Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

       O primeiro passo será criar o Relatório Principal, escolhendo o Objeto de Negócio Funcionários. O relatório será uma lista simples de Funcionários e não conta com a adição de Filtros ou Parâmetros.       O próximo passo será criar um segundo Relatório que será referenciado como um Sub-Relatório. Para ele, será configurado com o Objeto de Negócio Histórico de Férias.

       Seguindo o Modelo de Relatório Final, os dados de Histórico de Férias (Sub-Relatório) serão trazidos para cada Funcionário da Lista de Funcionários (Relatório Principal). Para que isso aconteça, será necessário:

usado o Filtro pelo Design do Relatório através da String de Filtro. Dessa forma a geração do sub-relatório acompanha cada linha gerada pelo Relatório Principal, assim, para cada Funcionário listado, será retornado Histórico de Férias referente a ele.

...

Informações

O Filtro feito pelo Objeto de Negócio não se aplica para esse caso, uma vez que seria aplicado para toda a geração do Relatório. Por exemplo, filtrando o funcionário '00001', só seria retornado o Histórico de Férias (sub-relatório) desse Funcionário, não retornando outros funcionários listados pelo Relatório Principal.

       

       O próximo passo será criar o Relatório Principal, escolhendo o Objeto de Negócio Funcionários. O relatório será uma lista simples de Funcionários e não conta com a adição de Filtros ou Parâmetros.

       No Designer do Relatório Principal, será trazido para o Layout o Componente de Sub-Relatório, referenciando assim o relatório de Histórico de Férias:

Image Added

       O componente de Sub-Relatório se encontra na Barra de Controles na lateral esquerda do Designer e assim como os outros controles, o componente deve ser arrastado para o Layout para configuração.

       Na Barra de Propriedades, na lateral direita, é onde será configurado o Sub-Relatório, sendo na propriedade "Relatório Fonte Url" onde será selecionado o relatório a ser vinculado ao relatório principal como um Sub-Relatório. Image Removed

Informações

São listados na propriedade Relatório Fonte Url todos os relatórios aos quais o usuário logado possui permissão, sendo Proprietário, Editor ou Leitor do relatório em questão.

Nota
Ao definir o 'Nome' do componente, é alterado apenas a exibição do componente no layout do Designer e não irá refletir na Visualização/Geração do relatório.

       No Designer do Relatório Principal, será trazido para o Layout o Componente de Sub-Relatório, referenciando assim o relatório de Histórico de Férias:

Image Removed

       

       Para passagem de parâmetros valores do relatório principal para o sub-relatório, deve ser definido um parâmetro no relatório que está sendo usado como sub-relatório.

       Ao inserir o sub-relatório no Relatório Principal, é possível selecionar o parâmetro do relatório e fazer a ligação de um valor do Relatório Principal que poderão deverá ser passados do Relatório Principal para o parâmetro no passado ao Parâmetro do sub-relatório.

       Para esse caso, será aplicado da seguinte forma:

  • O Parâmetro pCHAPA do sub-relatório será vinculado ao campo Chapa do Relatório Principal.

Image RemovedImage Added

       O relatório Final será gerado, preenchendo para cada linha do Relatório Principal, o Sub-Relatório referente a essa linha.

...

       Nesse caso, pela Listagem de Relatórios, o fluxo a seguir será conforme qualquer outra criação de Relatório, seguindo para a definição de Objeto de Negócio e Filtros e Configuração do Layout pelo Designer. 

  • Cadastro pelo Designer de Relatórios, disponível com o duplo-clique no componente de Sub-Relatórios.

...