Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

       Seguindo o Modelo de Relatório Final, os dados de Histórico de Férias (Sub-Relatório) serão trazidos para cada Funcionário da Lista de Funcionários  Funcionários (Relatório Principal). Para passagem de valores do relatório principal para o sub-relatório, deve ser definido um parâmetro no relatório que está sendo usado como sub-relatório. Para que isso aconteça, será necessário:usado o Filtro

  • Adicionar o Parâmetro "pCHAPA" diretamente pelo Designer do Relatório
  • Adicionar a String de Filtro no relatório, condicionando campo CHAPA da Fonte de Dados com o Parâmetro "pCHAPA" criado:       

Image Added

Informações
titleFiltro do Relatório

O Filtro do Relatório será feito pelo Design do Relatório através da String de Filtro. Dessa forma a geração do sub-relatório acompanha cada linha gerada pelo Relatório Principal, assim, para cada Funcionário listado, será retornado Histórico de Férias referente a ele.

...

       Adicionando o Parâmetro "pCHAPA" diretamente pelo Designer do Relatório, será adicionada a String de Filtro no relatório, condicionando campo CHAPA da Fonte de Dados com o Parâmetro "pCHAPA" criado:

Image Removed

       Na geração individual desse Relatório, deve ser informado o valor dos parâmetros criado pelo Designer, resultando no relatório de Histórico de Férias referente ao Funcionário especificado:

Image Removed

info

O Filtro feito pelo Objeto de Negócio não se aplica para esse caso, uma vez que seria aplicado para toda a geração do Relatório. Por exemplo, filtrando o funcionário '00001', só seria retornado o Histórico de Férias (sub-relatório) desse Funcionário, não retornando outros funcionários listados pelo Relatório Principal.

       Na geração individual desse Relatório, deve ser informado o valor dos parâmetros criado pelo Designer, resultando no relatório de Histórico de Férias referente ao Funcionário especificado:

Image Added

       

       O próximo passo será criar o Relatório Principal, escolhendo o Objeto de Negócio Funcionários. O relatório será uma lista simples de Funcionários e não conta com a adição de Filtros ou Parâmetros.

...

Nota
Ao definir o 'Nome' do componente, é alterado apenas a exibição do componente no layout do Designer e não irá refletir na Visualização/Geração do relatório.

       Para passagem de valores do relatório principal para o sub-relatório, deve ser definido um parâmetro no relatório que está sendo usado como sub-relatório.       Ao inserir o sub-relatório no Relatório Principal, é possível fazer a ligação de um valor do Relatório Principal que deverá ser passado ao Parâmetro do sub-relatório.

...

       No Modelo de Dados usado é trazido o Histórico de Férias do primeiro Funcionário, trazendo os campos vazios para o segundo funcionário, que não possui um histórico de Férias:


Adicionando um Relatório

...

através do Componente Sub-Relatório


...


       Há duas formas de seguir com o  O Cadastro de um Relatório para que ele seja disponibilizado na lista do componente para ser usado como um Sub-Relatório :

  • Cadastro pelo fluxo de Novo Relatório no Menu Inicial do TReports.

       Nesse caso, pela Listagem de Relatórios, o fluxo a seguir será conforme qualquer outra criação de Relatório, seguindo para a definição de Objeto de Negócio e Filtros e Configuração do Layout pelo Designer.

...

pode ser feito diretamente no componente de Sub-Relatório.

       Para o Cadastro de Relatório através do Designer, após  Com o duplo-clique no componente que não está preenchido com nenhum sub-relatório, será aberta uma nova aba no Designer completamente vazia, onde ao clicar em Salvar, será aberta uma janela para informar o nome do Novo Relatório.

Dica

Ao fazer a criação de um Relatório através da abertura de Nova Guia pelo componente de Sub-Relatórios, o relatório criado é automaticamente vinculado como um Sub-Relatório pelo componente, no entanto, é necessário que essa alteração seja salva no Designer do Relatório Principal.

       O Relatório  Qualquer relatório referenciado como um sub-relatório pode ser acessado pelo duplo-clique do componente. O Relatório acessado dessa forma, implica apenas em uma nova aba dentro do Designer, . Isso significa que qualquer outro fluxo selecionado como , como Informações Gerais ou configuração de Objeto de Negócio, será referente ao Relatório Principal em edição. Para

Nota

A definição de Objeto de Negócio

...

deve ser feita pela edição específica do Relatório, acessada através da Listagem Principal

...

Dica

Ao fazer a criação de um Relatório através da abertura de Nova Guia pelo componente de Sub- Relatórios, o relatório criado é automaticamente vinculado como um Sub-Relatório pelo componente, no entanto, é necessário que essa alteração seja salva no Designer do Relatório Principal.

Informações

A aplicação conta com o Design de Relatórios da DevEx, para documentação sobre o uso de seus componentes, acesse: https://docs.devexpress.com/XtraReports/2162/reporting

...