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Produto:NF-e                        Versão: a partir 11.20                                                                
Processo:Modalidade contingencia Online
Subprocesso:Modalidade contingencia Online
Data da publicação:05/07/2013


Introdução:

Sendo identificado qualquer fator que impeça a transmissão das NF-e e/ou obtenção da autorização

de uso por um problema na SEFAZ, a empresa pode adotar a Contingência Online (SCAN), caso o sistema esteja em operação para a sua UF. Normalmente a SEFAZ de origem disponibiliza no site um aviso informando a situação SCAN habilitada:

 

Esta modalidade de operação deverá ser utilizada apenas quando a Sefaz autorizar a emissão de NF-e no modo Contingência Online (SCAN). 

Para isso, devem-se acessar o menu Utilitários | Sped | NF-e Estadual | Processos | Alterar Modalidade de Operação:

 

Observações:  

Ao alterar a modalidade para “Contingência Online”, devem-se observar os seguintes procedimentos:

1 – Monitorar o status do serviço do SCAN para verificar se o serviço está disponível para sua UF;

2 – Geração de novo arquivo XML da NF-e com o campo “tp_emis” alterado para 3. Isto o RM faz automaticamente.

Caso o movimento tenha sido enviado anteriormente para a modalidade “NORMAL” e esteja com o status “PENDENTE” é necessário realizar a emissão de um novo movimento para o envio da NF-E na modalidade Contingência Online.

Isto porque o lote que realizou a transmissão desta nota pode ter sido recebido pela SEFAZ, mas o Web Service da SEFAZ não retornou os dados da autorização da nota.

Quando o serviço for estabelecido, a nota que se encontrava com o status Pendente no sistema, deverá ser consultada, buscando assim os dados de autorização da mesma para posteriormente ser cancelada, uma vez que a nota que terá valor fiscal será a nota enviada e aprovada em contingência Online (SCAN).

3 – Alterar a série do novo movimento para a faixa de uso exclusivo do SCAN (900 a 999). A alteração da série implica na alteração da numeração da NF-e, uma vez que alterando a série, automaticamente a numeração é alterada.

4 – Transmissão da NF-e para o SCAN e obtenção da autorização de uso;(Ao contrário da Contingência Offline, o SCAN é enviado à SEFAZ normalmente e consultado a sua autorização)

5 – Impressão do DANFE em papel comum;

6 – Após o Web Service da SEFAZ estar disponível novamente, o emissor deve voltar à modalidade de operação para “NORMAL” e voltar à série de origem. Automaticamente o sistema irá continuar a sequencia de numerações da NF-e que foi interrompida anteriormente.

 

Para maiores informações:

 Consulte o WikiHelp TOTVS

 COMUNIDADE  R@Nfe

 

Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções: 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 - (RM), 3 - (Fiscal), 3 - (Nota Fiscal Eletrônica)