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Descrição | Processo Seletivo |
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Observações | Cobrança de Taxa de Inscrição |
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Informações |
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Esta página se destina à explicação detalhada do processo de seleção de alunos com cobrança de taxa de inscrição. O diferencial de um Processo Seletivo com Taxa é de que o processo acontece por meio do pagamento da Taxa de Inscrição, ao candito candidato ao se inscrever. |
PREMISSAS:
- Cadastros básicos inseridos (imagem abaixo), conforme manual SGE_SENAI_MC_Cadastros Básicos
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A seguir acompanhe as particularidades de um processo seletivo cuja realize taxa de inscrição.
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É necessário que já exista uma conta caixa
Acesse: Educacional | Processo Seletivo | Cadastros | Processo Seletivo / Venda Online de Cursos.
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Inseria (ou edite) um registro e acesse Acesse a guia Identificação. | Valor da inscrição
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Informações Financeiras
Informações |
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Caso o Processo seletivo tenha taxa de inscrição, deve-se seguir as informações abaixo para sua parametrização. |
Caminho:Módulo Processo Seletivo > Cadastro > Processo Seletivo >Aba: Informações Financeiras
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id | Pagamento de Profissionais |
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label | Inscrições -Geral 1 |
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Processo Seletivo | Informações Financeiras
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Nesta aba são configuradas diversas informações utilizadas na integração com o Módulo Gestão Financeira. Os serviços do Módulo Gestão Financeira são necessários para inclusão de lançamentos financeiros, servindo de base para emissão e baixa de boletos da inscrição. Os lançamentos financeiros também são realizados para o pagamento de Fornecedores que tenham trabalhado em um determinado Processo Seletivo.
Aviso |
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O campo “nosso número” pertencente ao lançamento e será gerado com base no Id Boleto (Código sequencial utilizado para gerar o campo nosso número). |
Na opção “Informações Financeiras – Inscrições”, devem ser definidos os parâmetros para geração dos lançamentos e boletos de inscrição por meio da integração com o Módulo Gestão Financeira.
Cliente/Fornecedor - Deve ser selecionado um registro de cliente a partir do cadastro de clientes/ fornecedores. Esse registro compõe o lançamento financeiro de cada uma das inscrições, evitando a necessidade de se criar uma entrada no cadastro de clientes/fornecedores para cada um dos candidatos.
Conta/Caixa - Identifica a conta corrente utilizada no processo de recebimento dos boletos. Ex: “Caixa Econômica Federal”.
Tipo de Documento - Deve ser selecionado um tipo de documento a partir da lista de “Tipos de Documento” disponível. Um tipo de documento, é um registro que armazena uma série de parâmetros que caracterizam um lançamento financeiro. Uma das funções de um registro de “Tipo de Lançamento” é parametrizar o lançamento a ser feito, informando se ele é um lançamento “A pagar” ou “A Receber”. Para os lançamentos de inscrição devem ser usados tipos de registro a “A Receber”. Ex: “Recebimento de Taxas”.
Aviso |
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Os tipos de documentos tratados aqui não devem ser confundidos com os tipos de documentos presentes na tabela auxiliar documentos. |
Moeda - Moeda corrente utilizada na geração dos boletos. Ex: “Real”.
Histórico: Informação textual que compõe o campo histórico dos lançamentos.
Testar geração de lançamento - Através deste recurso, é possível simular uma geração de lançamento para a inscrição, verificando se os parâmetros financeiros configurados são válidos, segundo as regras do Módulo Gestão Financeira. Após a simulação do lançamento, uma mensagem informará se a configuração é válida ou se houve algum erro, informando o motivo.
Disponibilizar pagamento de cartão de crédito no portal - Este parâmetro tem como objetivo, permitir que os candidatos do processo seletivo possam efetuar o pagamento da inscrição através do portal utilizando cartão de crédito. O pagamento ficará disponível nos serviços de Impressão após a inscrição do candidato e em 2ª via de boleto e será exibido um ícone, possibilitando ao usuário clicar na tela para informação dos dados de cartão de crédito, caso o processo seletivo esteja configurado. Caso contrário, será exibido somente o código IPTE do boleto e a opção de impressão do boleto.
- Importante: Para realizar o pagamento da inscrição via cartão de crédito é preciso que seja parametrizado no RM Fluxus as configurações do cartão de crédito.
Gerar lançamentos /boletos com registro online - Este parâmetro tem como objetivo permitir aos candidatos a impressão do boleto de inscrição registrado.
Apresentar boleto de cobrança registrada ainda não registrado no Portal - Este parâmetro tem como objetivo permitir que os boletos provenientes de convênios com cobrança registrada sejam impressos, mesmo que os boletos não tenham sido registrados.
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“Filial do lançamento” – Filial (Unidade Operacional) responsável pelos lançamentos.
Nota |
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Os tipos de documentos tratados aqui não devem ser confundidos com os tipos de documentos presentes na tabela auxiliar Documentos. Esse campo, fica visível após “salvar” todo o cadastro do processo seletivo. |
“Departamento do lançamento” - Departamento da filial (Unidade Operacional) responsável pelos lançamentos.
“Centro de Custo”: Identifica o centro de custo que é o responsável pela receita gerada com as inscrições.
“Tipo Contábil” - Define o status contábil do lançamento que será criado. As opções disponíveis são: “Não contábil”, “Contábil”, “Baixa contábil” e “A contabilizar”.
“Evento Contábil de inclusão” - Identifica o registro contábil que será gerado em decorrência do lançamento de inscrição.
Deck of Cards |
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id | Pagamento de Profissionais |
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Card |
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label | Inscrições -Geral 1 |
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Na opção “Informações Financeiras – Inscrições”, devem ser definidos os parâmetros para geração dos lançamentos e boletos de inscrição por meio da integração com o Módulo Gestão Financeira. Cliente/Fornecedor - Deve ser selecionado um registro de cliente a partir do cadastro de clientes/ fornecedores. Esse registro compõe o lançamento financeiro de cada uma das inscrições, evitando a necessidade de se criar uma entrada no cadastro de clientes/fornecedores para cada um dos candidatos. Conta/Caixa - Identifica a conta corrente utilizada no processo de recebimento dos boletos. Ex: “Caixa Econômica Federal”. Tipo de Documento - Deve ser selecionado um tipo de documento a partir da lista de “Tipos de Documento” disponível. Um tipo de documento, é um registro que armazena uma série de parâmetros que caracterizam um lançamento financeiro. Uma das funções de um registro de “Tipo de Lançamento” é parametrizar o lançamento a ser feito, informando se ele é um lançamento “A pagar” ou “A Receber”. Para os lançamentos de inscrição devem ser usados tipos de registro a “A Receber”. Ex: “Recebimento de Taxas”. Aviso |
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Os tipos de documentos tratados aqui não devem ser confundidos com os tipos de documentos presentes na tabela auxiliar documentos. |
Moeda - Moeda corrente utilizada na geração dos boletos. Ex: “Real”. Histórico: Informação textual que compõe o campo histórico dos lançamentos. Testar geração de lançamento - Através deste recurso, é possível simular uma geração de lançamento para a inscrição, verificando se os parâmetros financeiros configurados são válidos, segundo as regras do Módulo Gestão Financeira. Após a simulação do lançamento, uma mensagem informará se a configuração é válida ou se houve algum erro, informando o motivo. Disponibilizar pagamento de cartão de crédito no portal - Este parâmetro tem como objetivo, permitir que os candidatos do processo seletivo possam efetuar o pagamento da inscrição através do portal utilizando cartão de crédito. O pagamento ficará disponível nos serviços de Impressão após a inscrição do candidato e em 2ª via de boleto e será exibido um ícone, possibilitando ao usuário clicar na tela para informação dos dados de cartão de crédito, caso o processo seletivo esteja configurado. Caso contrário, será exibido somente o código IPTE do boleto e a opção de impressão do boleto. - Importante: Para realizar o pagamento da inscrição via cartão de crédito é preciso que seja parametrizado no RM Fluxus as configurações do cartão de crédito.
Gerar lançamentos /boletos com registro online - Este parâmetro tem como objetivo permitir aos candidatos a impressão do boleto de inscrição registrado. Apresentar boleto de cobrança registrada ainda não registrado no Portal - Este parâmetro tem como objetivo permitir que os boletos provenientes de convênios com cobrança registrada sejam impressos, mesmo que os boletos não tenham sido registrados. |
Card |
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| ![](/download/attachments/550336382/image2020-5-27_12-41-32.png?version=1&modificationDate=1590758940710&api=v2)
Campo “Filial do lançamento” – Filial (Unidade Operacional) responsável pelos lançamentos. Nota |
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Os tipos de documentos tratados aqui não devem ser confundidos com os tipos de documentos presentes na tabela auxiliar Documentos. Esse campo, fica visível após “salvar” todo o cadastro do processo seletivo. |
Campo “Departamento do lançamento” - Departamento da filial (Unidade Operacional) responsável pelos lançamentos. Campo “Centro de Custo”: Identifica o centro de custo que é o responsável pela receita gerada com as inscrições. Campo “Tipo Contábil” - Define o status contábil do lançamento que será criado. As opções disponíveis são: “Não contábil”, “Contábil”, “Baixa contábil” e “A contabilizar”. Campo “Evento Contábil de inclusão” - Identifica o registro contábil que será gerado em decorrência do lançamento de inscrição. |
Card |
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| ![](/download/attachments/550336382/image2020-5-27_12-46-38.png?version=1&modificationDate=1590758940753&api=v2)
Campo “Tabelas opcionais” - Permite que seja informado o valor para cada uma das tabelas opcionais que tenham sido parametrizadas para utilização no Módulo Gestão Financeira. Campo: “Campos alfa” - Permite que seja informado o valor para cada um dos campos alfanuméricos opcionais que tenham sido parametrizados para utilização no Módulo Gestão Financeira. Na opção “Informações Financeiras - Pagamento de Profissionais - Cliente/Fornecedor”, são definidos os parâmetros para geração dos lançamentos “A pagar”, que devem ser efetuados para pagamento dos fornecedores durante a execução do processo Gerar Pagamento de Profissionais. Campo “Conta/Caixa”: Identifica a conta corrente utilizada no processo de pagamento do fornecedor. Campo “Pessoa Física/Pessoa Jurídica - Tipo de Documento” - Deve ser selecionado um tipo de documento a partir da lista de “Tipos de Documento” disponível. Um tipo de documento, é um registro que armazena uma série de parâmetros que caracterizam um lançamento financeiro. Esse tipo de documento irá compor os lançamentos de pagamento dos fornecedores, logo, deve ser selecionado o tipo “A pagar”. A parametrização deste campo é diferenciada de acordo com o tipo de fornecedor: pessoa física ou jurídica. Ex: “NF RPA - RPA”.
Aviso |
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Os tipos de documentos tratados aqui não devem ser confundidos com os tipos de documentos presentes na tabela auxiliar Documentos. Campo “Pessoa Física/Jurídica - Código de Receita” - Deve ser preenchido se o respectivo “Tipo de Documento” possuir no Módulo Gestão Financeira, as classificações “Gerar IRRF” ou “Gerar IRRF e INSS”. |
Campo “Moeda” - Moeda corrente que será utilizada na geração dos lançamentos de pagamento;
Se o código de receita não for preenchido e o tipo de documento é um tipo parametrizado para reter imposto de renda sobre o lançamento, o serviço de integração não fará o lançamento de pagamento, será gerado um erro.
Campo “Centro de custo” - Identifica qual centro de custo é o responsável pela despesa gerada com o pagamento dos profissionais; Campo “Histórico” - Informação textual que compõe o campo histórico dos lançamentos; Campo “Filial do lançamento” - Filial (Unidade Operacional) responsável pelos lançamentos; Campo “Departamento do lançamento” - Departamento da Filial (Unidade Operacional) responsável pelos lançamentos; Campo “Data do lançamento” - Define a data dos lançamentos que são criados para pagamento dos profissionais; Campo “Tipo Contábil” - Define o status contábil do lançamento que é criado. As opções disponíveis são: “Não contábil”, “Contábil”, “Baixa contábil” e “A contabilizar”; Campo “Evento Contábil” - Identifica o registro contábil que é gerado em decorrência do lançamento de inscrição . Campo “Tabelas opcionais” - Permite que seja informado o valor para cada uma das tabelas opcionais que tenham sido parametrizadas para utilização no Módulo Gestão Financeira; Campo “Campos alfa” - Permite que seja informado valor para cada um dos campos alfanuméricos opcionais que tenham sido parametrizados para utilização no Módulo Gestão Financeira. Informações |
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A aba “Teste de geração de lançamento” permite que as configurações feitas para geração de lançamento de pagamento de profissionais sejam testadas. Ao clicar em “Testar geração de lançamento”, o Sistema realiza uma simulação de inclusão de lançamento a pagar conforme a parametrização feita nas abas anteriores, sendo necessário informar um “Cliente/Fornecedor” (Pessoa Física ou Jurídica) no campo correspondente. |
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