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Ao realizar a importação do arquivo de contestação do PTU A550 e ocorrer a inconsistência 8259 - Nota/Fatura não Encontrada, essa inconsistência pode ocorrer principalmente para as faturas do A500 exportadas em janeiro e fevereiro de 2022.
No início do ano de 2022 foi identificada uma inconsistência na exportação dos arquivos A500 onde o processo de exportação não gravava o código da fatura do A500 na tabela de exportação da fatura. Nesse caso o código da fatura ficava com valor zero na tabela do lote de exportação da fatura (FATULOTE), ao importar o A550 para essa fatura ocorria a inconsistência 8259.
Os programas com os ajustes desse processo foram liberados na versão 12.1.35 e também nos pacotes de patch 12.1.32.12, 12.1.33.6 e 12.1.34.1 liberados na console de atualização no dia 28/01/2022.

Guia passo a passo

Para realizar o ajuste de base disponibilizamos dois programas, um para realizar a consulta dos dados e outro que realiza o ajuste de base conforme as instruções abaixo.
Abaixo estão descritas as etapas para a atualização da base de dados. Primeiro com a verificação dos dados:

  1. Realizar o donwload do programa le-dados-fatura-exportacao;
  2. Executar o programa no TOTVS utilizando o programa de menu Roda Programa Progress;
  3. O programa irá solicitar o diretório onde será gravado o arquivo dados-fatura-a500_012022.csv;
  4. O programa le-dados-fatura-exportacao irá ler todos os registros da tabela fatulote exportados a partir de 01/01/2022 e que o código da fatura do A500 ficou com o valor zero;
  5. Após a geração do arquivo pode ser realizada a conferencia dos lotes ficaram com as colunas Fatura A500 e Fatura A500 Op valor zero ou nulo(?).


Informações
Os registros listados no relatório CSV são referentes aos lotes de exportação do A500 que não gravou o código da fatura exportado no A500 e ocasionavam a inconsistência 8259 no processo de importação do A550.
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titleOnde Verificar o Código da Fatura no A500
  • Para o PTU A500 versão 11.3
    • No manual do PTU temos o registro R501 – HEADER
    • Seq 019, Pos.Ini. 159, Pos.Fin. 178 - NR_DOCUMENTO_1 - Número do Documento 1 
  • Para o PTU A500 XML versão 1.0
    • Conforme o manual do PTU XML 1.0
    • Dentro da tag Cabecalho → tag dadosAvisoCobranca → tag Cobranca → tag documento1 → tag nr_Documento

Abaixo estão descritas as etapas para a atualização da base de dados, como utilizar o programa de acerto de base:

  1. Realizar o download do programa acerto-lote-exportacao-fatura para o acerto dos dados do lote de exportação da fatura;
  2. Executar o programa no TOTVS utilizando o programa de menu Roda Programa Progress;
  3. O programa irá solicitar o diretório onde serão gravados o arquivo de log e o arquivo com o relatório das faturas que não foram atualizadas;
  4. O programa acerto-lote-exportacao-fatura.p irá realizar a leitura da tabela fatulote exportados a partir de 01/01/2022 e que o código da fatura do A500 ficou com o valor zero, vai buscar a fatura do contratante e atualizar o código da fatura do A500 na tabela do lote de exportação com base no título da fatura.
    O processo padrão da exportação do A500, TXT ou XML sempre envia o código do título como o código da fatura do A500.
  5. Ao final do processo serão indicados quantos registros foram atualizados e onde os arquivos criados no processo foram gravados.


Informações
Não serão atualizados os registros do lote de exportação das fatura que o A500 era do tipo TXT e no cadastro Manutenção Parâmetros Exportação Contratante (HRC0510L) o campo Cabecalho Fatura estava como 02 - Informado.
Com essa parametrização, ao exportar o A500 TXT era solicitado em tela o código da fatura que foi exportado no A500, dessa forma esses registros deverão ser acertados manualmente.