Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Nota

O processo permite ao aluno realizar Aproveitamento de Estudos e Competências, para prosseguir com estudos em Cursos, Programas de Educação Básica e Profissional Nível Médio

Aviso

As solicitações para Aproveitamento de Estudos e Competências podem ter cobranças de taxas ou não, definidas por Departamento Regional

Informações

A solicitação para Aproveitamento de Estudos e Competências pode ser realizada de duas formas:

• Presencialmente Balcão de Atendimento (Secretaria Escolar)

• Portal Educacional do Aluno

Presencialmente Balcão de Atendimento (Secretaria Escolar)

SOLICITAR ATENDIMENTO

Acessar: Módulo Educacional > Educacional > Atividades Acadêmicas > Requerimentos > Requerimentos


Grupo de atendimento: Solicitações de Alunos

Tipo de atendimento: Aproveitamento de Estudos e Competências (Sem Taxa/ Com Taxa)


Preencher Dados do Aluno


Preencher Dados da Solicitação


ATENDIMENTO

Análise da Solicitação (Análise de Documento)

Acessar: Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento

Acessar: Meus Atendimentos > Atendimentos > Atendimentos

Dica

Todos os atendimentos existentes serão listados, excetos aos que estão na fila para serem apropriados. Clique no ícone destacado para visualizar os atendimentos não apropriados.

"Atendimento da Fila" (Não Apropriados)


Selecionar Atendimento


Selecionar: Apropriar-se de um Atendimento em uma Fila


Encaminhar Conclusão

Atendimento segue fluxo normal até a finalização

Constituir Comissão Avaliadora

Acessar: Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento

Acessar: Meus Atendimentos > Atendimentos > Atendimentos

Dica

Todos os atendimentos existentes serão listados, excetos aos que estão na fila para serem apropriados. Clique no ícone destacado para visualizar os atendimentos não apropriados.

"Atendimento da Fila" (Não Apropriados)


Selecionar Atendimento


Selecionar: Apropriar-se de um Atendimento em uma Fila


ATENDIMENTO


Preencher: Parâmetros > Professor > Dia > Horário > Local


Encaminhar Conclusão

Atendimento segue fluxo normal até a finalização

Aviso

Concluído processo Avançar Etapa, os Professores selecionados receberão e-mail sendo convocados para constituírem Comissão Avaliadora

Avaliação da Comissão




































Após a constituição da comissão e da reunião realizada no seu divido dia, o usuário responsável deve dar continuidade ao atendimento, informando o parecer final da avaliação da comissão, conforme os passos a seguir.

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem

Neste momento, o atendente deverá analisar as informações preenchidas e selecionar a opção adequada, podendo esta ser: “Indeferido”, “Deferido por Análise Documental” ou “Deferido com Diagnóstico”.

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem

O atendimento estando na etapa “Efetivar Aproveitamento de Estudo”, o atendente deverá acessar o Módulo Educacional e realizar o lançamento de Nota na(s) disciplina(s) aproveitada(s) e em seguida, realizar a alteração de “Situação de matrícula” na disciplina, mudando de “Matriculado” ou “Pré-Matrícula” para “Dispensado”, conforme os passos a seguir no item 6.1.4-Efetivar Aproveitamento de Estudos e Competências.

Efetivar Aproveitamento de Estudos e Competências

Para realizar o lançamento de Nota na(s) disciplina(s) aproveitada(s) e alterar a “Situação de matrícula” na disciplina (mudando de “Matriculado” ou “Pré-Matrícula” para “Dispensado”), o usuário deve acessar o Módulo Educacional e seguir os passos abaixo.

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem

A seguir, o usuário deve realizar a alteração ou inclusão de notas/conceitos na(s) disciplina(s) selecionada(s) e/ou informar o total de faltas que o aluno obteve durante o curso dessa disciplina.

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem

Aviso

A nota deve ser lançada na Etapa Final, ou seja, a nota que será importada para o Histórico Escolar.

Após realizar as alterações/inclusões de Notas/Conceitos e Faltas, o usuário deve acessar a matrícula do aluno e alterar o status da disciplina em que foi solicitado o Aproveitamento de Estudos e Competências, conforme passos a seguir.

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem









Após efetivar o Aproveitamento de Estudos e Competências através do Módulo Educacional, é necessário concluir o atendimento no Módulo Gestão de Relacionamento com o Cliente, preenchendo o campo “Ata de parecer final”.

Concluir a Solicitação

Para concluir o atendimento (solicitação) o usuário deve:

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem


Via Portal Educacional do Aluno.

A outra alternativa para o aluno solicitar um aproveitamento de estudos e competência, é através do Portal Educacional. Para isso, o aluno deve realizar os procedimentos a seguir.

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem

Aviso

Apenas os alunos cadastrados no Sistema possuem acesso ao Portal Educacional. Caso o aluno não esteja cadastrado no Sistema, ele não conseguirá realizar este processo via Portal Educacional.

A seguir, a tela inicial do Portal Educacional do Aluno e o passo a passo para a solicitação.

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem

Aviso

As cores e fontes presentes na imagem acima são personalizadas nos Parâmetros de cada Filial.

Ao entrar no Módulo Educacional, o aluno deve selecionar o Contexto em questão, ou seja, o período letivo e curso/série no qual deseja realizar a solicitação

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem

Informe o Curso, o Tipo do Aproveitamento de Estudos e o Componente Curricular. Marque o Local de Entrega e descreva a Solicitação.

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem

Após clicar em “Solicitar” o atendimento será enviado para a Secretaria Escolar.

Dica
 Na tela a seguir, o aluno pode acompanhar o status das solicitações abertas via Portal Educacional ou as solicitações abertas pelo atendente no balcão de atendimento da Secretaria Escolar.
Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem

Após selecionar o atendimento, o aluno poderá acompanhar o andamento e solução propostas para a sua solicitação na aba “Atendimentos”.

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem

Se necessário anexar algum documento à solicitação, o aluno deve acessar a opção “Outras Ações”, em seguida “Enviar Arquivos” e realizar os passos a seguir.

Expandir
titleClique aqui para visualizar a imagem


Os documentos anexados ao atendimento, será utilizado para a análise documental da área responsável por avaliar a solicitação de aproveitamento de estudos e competências do aluno.

Após anexar os documentos necessários para o atendimento, o aluno deve clicar em “Salvar” e “Fechar”.

Retornar para página inicial do SESI