Histórico da Página
Índice |
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1-Cadastros
1.1 Cadastro do Curso
Os Cursos serão criados da seguinte forma:
Código | Nome |
NEM-HT | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional |
NEM-CN | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza |
NEM-MT | Novo Ensino Médio - Matemática |
Sendo o código do curso lido como: Novo Ensino Médio – “Itinerário”
Obs.: Estes 3 cursos / séries serão criados por script
“Modalidade” => A modalidade será criada por script: Itinerários do Novo Ensino Médio
1.2. Cadastro da Série
Para cada curso será criado os 3 anos (séries)
- 1º Ano
- 2º Ano
- 3º Ano
Ao cadastrar as “Séries (Anos) ” do Curso, deverá ser informado o campo complementar “Produto/Serviço (SCAE) ” e Código do Curso no SCAE. Esse campo será exigido no momento do reporte de produção SCAE.
1.3. Cadastro das Matrizes Curriculares
Para cada Série inserir uma matriz curricular informando os campos:
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Os códigos das Matrizes Curriculares deverão ser compostos pelo seguinte padrão:
Código | Nome |
NEM-HT-101 | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional-1ºAno |
NEM-CN-101 | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-1ºAno |
Sendo o código da matriz lido como: Novo Ensino Médio – “Itinerário” – Nº da Série - Sequencial da Matriz
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Exemplo de Estrutura Curricular para efetuar os cadastros no SGE para Novo Ensino Médio
Cód. Curso | Nome do Curso | Cód. Série
| Nome da Série | Cód. Matriz | Matriz Curricular | Itinerário Formativo |
NEM – HT | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional | 1 | 1º Ano | NEM-HT-101 | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional - 1ºAno | Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 1º Ano |
NEM – HT | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional | 1 | 1º Ano | NEM-HT-101 | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional - 1ºAno | Habilitação de Técnico em Eletrotécnica - 1º Ano |
NEM – HT | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional | 2 | 2º Ano | NEM-HT-201 | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional – 2º Ano | Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 2º Ano |
NEM – HT | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional | 3 | 3º Ano | NEM-HT-301 | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional – 3º Ano | Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 3º Ano |
NEM-CN | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza | 1 | 1º Ano | NEM-CN-101 | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-1ºAno | Ciências da Natureza - 1º Ano |
NEM-CN | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza | 2 | 2º Ano | NEM-CN-101 | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-2ºAno | Ciências da Natureza - 2º Ano |
VISÃO NO SISTEMA
1.4. Cadastro das Disciplinas
Cadastrar todas as Áreas do Conhecimento - SESI e Unidades Curriculares – SENAI.
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As disciplinas dos cursos do Novo Ensino Médio deverão ser criadas da seguinte forma:
Cód. Disc. | Descrição |
NEM-MAT | Matemática e suas Tecnologias |
NEM-CNT | Ciências da Natureza e suas Tecnologias |
NEM-CSA | Ciências Humanas e Sociais Aplicadas |
NEM-LIT | Linguagem e suas Tecnologias |
NEM-MT-AUT | Mundo do Trabalho - Autoconhecimento |
NEM-MT-MTR | Mundo do Trabalho - Mundo do Trabalho |
NEM-ME-CTC | Módulo Específico - Desenvolvimento de Sistemas |
NEM-MI-FBD | Módulo Integrador - Fundamentos de Banco de Dados |
NEM-MT-XXX NEM-ME-XXX MEM-MI-XXX | Outras: “Mundo do Trabalho, Módulo Específico e Módulo Integrador”. |
Dentro de cada “Disciplina”, deverá ser incluído posteriormente o (s) professor (es) responsável pela disciplina. Isso será possível por meio da opção “Anexos: Professor responsável pela disciplina”.
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Aviso |
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Somente os professores que estiverem vinculados como responsável pela disciplina poderão incluir os complementos de disciplina (Metodologia, Referências, Objetivos, dentre outros) considerando o período inicial e final para alteração no Portal. |
1.5. Cadastro da Área de Conhecimento
Os cadastros das Áreas do Conhecimento serão criados através de Scripts nas bases dos regionais:
- Linguagens e suas tecnologias
- Matemática e suas tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Mundo do trabalho
- Módulo Específico
- Módulo Integrador
1.6. Cadastro do Período
Considerar o período como a Série.
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Conforme exemplo acima, no campo “Período” informar número 1 e no campo “Descrição” 1º Ano.
1.7. Cadastro de Disciplinas na Matriz Curricular
Criar as disciplinas (Áreas de Conhecimento) vinculando ao Período.
- Cadastrar a Carga Horária, número de casas decimais (1) e tipo de Nota (numérica ou conceitual).
- Marcar a opção de “Indica se imprime no boletim e Exibe no Portal”
- Na Atividade selecionar “Disciplina”
- Vincular a Área do Conhecimento
1.8. Associar as Habilidades e Competências
Novo!
Este processo tem por objetivo vincular de maneira rápida e em lote várias habilidades às várias disciplinas da matriz curricular e/ou do Itinerário.
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Aviso |
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Liberar a funcionalidade para o Perfil dos Usuários. |
1.9. Cadastro de Itinerários
Cadastrar os Itinerários e estes deverão ser separados por série conforme abaixo:
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Aviso |
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Para enviar para aprovação o Campo “Itinerário” deverá estar inativo. |
1.10. Cadastro das Disciplinas dos Itinerários
Criar as disciplinas (Unidades Curriculares - Senai)
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Obs.: Nos Itinerários serão vinculadas as Disciplinas (Unidades Curriculares – SENAI) do Mundo do Trabalho, Módulo Integradores e Módulo Específicos.
1.11. Itinerários Vinculas nas Matrizes Curriculares
Em cada Matriz Curricular deverá ser criado as opções de itinerários que serão ofertados pelo Regional.
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Obs.: Este é um exemplo de estrutura curricular do Curso de Habilitação Técnica em Desenvolvimento de Sistemas no SENAI.
1.12. Competências e Habilidades
O cadastro de competência permite que sejam informadas quais as competências desejadas que o aluno desenvolva em determinada área do conhecimento.
Uma vez definida a competência para a área do conhecimento, deve-se cadastrar as habilidades que o aluno precisa demonstrar para que seja considerado apto naquela competência. O cadastro das habilidades e o vínculo com a competência deve ser feito através do anexo Habilidades, existente no cadastro de Competência..
Após o cadastro da competência, clique em Anexos| Habilidades, para cadastrar as habilidades de acordo com as competências.
Observações:
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Dica |
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Atentar para o preenchimento correto das informações necessárias no Pré-Projeto de Curso. Estas estão localizadas na aba “Campos Complementares” do cadastro do Curso. |
2- Planejamento Escolar
Objetivo: Este processo tem como objetivo planejar e aprovar as atividades pedagógicas conforme plano de Curso. Estabelecer e organizar a execução das atividades administrativas e pedagógicas para o ano. |
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- Calendário Escolar (Corporativo e UO);
- Plano de Aula
- Complemento de Disciplina (Plano de Ensino);
2.1- Calendário Escolar (Corporativo e e UO)
Elaborar Calendário Escolar
Para incluir um novo calendário, é necessário acessar a opção “Gestão” no Módulo Educacional, conforme passos a seguir.
Dica |
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É possível criar um novo Calendário ou editar um já existente no Sistema. Para editar, basta selecionar o Calendário desejado, marcar com o “x” e clicar no ícone editar ou dar um duplo clique na descrição. |
Após preencher os campos Código e Nome, deve ser incluído os feriados.
Ao finalizar o registro do Calendário e seus Feriados, é necessário incluir os Eventos Acadêmicos e seus Contextos, ou seja, em qual Nível de Ensino e Filial este calendário pode ser utilizado.
Aviso |
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Quando Quando o usuário estiver criando o Calendário Corporativo, todos os contextos (Nível de Ensino e Filial) devem ser incluídos, já que o calendário corporativo é válido para todas as Unidades Operacionais. |
Tratando do Calendário da Unidade Operacional, apenas o contexto da Unidade Operacional em questão, deve ser incluído.
Novo!
O Calendário Corporativo deverá ser visualizado pelo SESI e SENAI, liberar pelos contextos.
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Ao finalizar o preenchimento de todos os dados necessários do Calendário, é necessário gerar o relatório, para que este seja posteriormente anexado e enviado para aprovação.
Aviso |
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AVISO: Antes de “Submeter o relatório” é importante informar/preencher os parâmetros Ano e Código do Calendário. |
Ao gerar o relatório, o mesmo deve ser salvo (ex: em formato pdf) para ser anexado ao workflow e enviado para aprovação, conforme passos a seguir.
2.1.2 -Calendário (Unidade Operacional)
O mesmo procedimento realizado no Calendário Escolar Corporativo, deve ser realizado para elaborar o Calendário Escolar da Unidade Operacional, no entanto, para este caso, deve ser vinculado apenas o Contexto da Unidade Operacional em Questão.
2.2 -Plano de Aula
Após a Secretaria gerar os Planos de Aula para as Disciplinas da Turma, o usuário deve elaborar o Plano de Aula, conforme os passos a seguir:
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Aviso |
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O Relatório que deve ser extraído e anexado ao workflow para aprovação é emitido através das opções “Anexos “Anexos -> Relatórios -> Plano de Aula”Aula”. Após a geração do Plano de Aula (processo realizado pela Secretaria Escolar), é o Professor pode cadastrar o conteúdo do Plano de Aula através do Portal. |
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Para acessar o Portal do Professor, o mesmo deve acessar a página do Portal e entrar com os seus dados de “Login” e “Senha”. As atividades a seguir são realizadas pelo Professor através do Portal Educacional (Portal do Professor).
Novo!
- Para as Áreas de Conhecimento, o Plano de Aula deverá ser cadastrado na estrutura curricular no SESI.
- Para as Unidades Curriculares, o Plano de Aula deverá ser cadastrado na estrutura curricular no SENAI.
- O aluno terá acesso ao Plano de Aula por relatório consolidado com as informações do SESI e SENAI.
- Para que seja possível a consolidação das Informações do Plano de Aula das disciplinas de SESI e SENAI em um único relatório será criado um campo complementar na turma/disciplina na estrutura do SESI que precisará ser preenchido com o ID da turma/disciplina correspondente do SENAI.
- No perfil do aluno deverá ser desabilitado o menu de Portal / Plano de Aula, pois a consulta do aluno será feita através de relatório. Terá que ter um Novo Perfil para os alunos do Novo Ensino Médio.
2.3 -Complemento de Disciplina (Plano de Ensino)
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Os complementos de disciplinas serão preenchidos pelos professores via Portal.
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Aviso |
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3- Processo Seletivo
Objetivo: Selecionar candidatos aptos à matrícula nos cursos conforme requisitos, critérios e condições definidas nas diretrizes do Departamento Regional e regulamentação específica |
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3.1 -Elaborar Plano de Seleção
A Sede do DR do SENAI e SESI analisam as demandas de cursos, as vagas disponíveis e as metas do Planejamento Anual já definidas, e elaboram um Plano de Seleção considerando no mínimo:
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Aviso |
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As orientações detalhadas sobre o processo de PROCESSO SELETIVO no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_1 E Venda Online de Cursos - https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=425458929 |
3.2 Área de interesse ofertada – Itinerários
No executável, foi implementado na Área de Interesse Ofertada quais itinerários formativos serão ofertados na inscrição do candidato.
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Área de Interesse Ofertada – É por meio desse cadastro que é disponibilizada as opções ou áreas de interesse de um processo seletivo. Este cadastro é controlado por filial e por período de calendário (do processo seletivo), ou seja, se iniciar o período de seleção no calendário não será possível alterar dados deste cadastro.
Novo!
Campo Itinerário Informativo
3.3- Processo Seletivo - Inscrição
Via Sistema
Na Inscrição, após preencher a Área de Interesse Ofertada irá exibir a Aba Itinerário. Nesta serão exibidos os Itinerário vinculados na Área Ofertada.
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