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Relatório Adoção Inicial - FAS388AA
Visão Geral do Programa
Este relatório permite demonstrar os valores que devem ser enviados para o Lalur, com o seu devido tratamento, ou seja, os valores serão considerados como uma adição ou como uma exclusão na apuração.
A adoção inicial consiste em apurar a diferença de depreciação acumulada entre o cenário FISCAL e o Cenário IFRS - International Financial Reporting Standards até a data 31/12/2014 e gerar um registro contábil deste valor no cenário IFRS, a ser contabilizado numa subconta. Este registro deve ser gerado com a data de 01/01/2015, pois e legislação entrou em vigor a partir desta data. A partir de geração do registro de adoção inicial, o valor do lançamento para esta adoção, dever ser realizado mês a mês, até o final da vida útil do bem patrimonial.
Ao realizar a baixa de um bem, o valor do saldo da adoção inicial deve ser baixado (realizado). Se a baixa for total, todo o saldo de adoção inicial deve ser baixado. Se a baixa for parcial, deve ser baixado o saldo da adoção inicial na mesma proporção do percentual da baixa. As baixas por União, Desmembramento, Reclassificação e Transferência não gerarão o movimento de realização da adoção inicial. Somente quando o bem destino for baixado, a adoção inicial será baixada no bem origem, respeitando os percentuais de baixa envolvidos nas transações.
Relatório Adoção Inicial
Objetivo da tela: | Permitir a impressão dos valores que devem ser enviados para o Lalur, com o seu devido tratamento, ou seja, os valores serão considerados como uma adição ou como uma exclusão na apuração. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição |
Cenário Base | Informar o cenário Base, ou seja, o cenário Fiscal. |
Cenário Destino | Informar o cenário Destino, ou seja, o cenário Societário. |
Finalidade | Informar a Finalidade Econômica. |
Exercício | Informar o Exercício Contábil. |
Período | Faixa inicial e final do período do exercício contábil |
Conta Patrimonial | Faixa inicial e final das Contas Patrimoniais. |
Conteúdos Relacionados:
As informações serão geradas em um arquivo Excel, com os seguintes campos:
- Coluna A: Conta patrimonial
- Coluna B: Número do bem patrimonial
- Coluna C: Sequência do bem patrimonial
- Coluna D: Sequência da incorporação
- Coluna E: Descrição do bem patrimonial
- Coluna F: Conta contábil (conta de saldo da adoção inicial)
- Coluna G: Data de aquisição do bem patrimonial
- Coluna H: Data de início depreciação
- Coluna I: Data da baixa, quando houver
- Coluna J: Valor original do bem patrimonial
- Coluna K: Taxa anual depreciação Fiscal
- Coluna L: Número de meses a depreciar Fiscal
- Coluna M: Taxa anual depreciação Societário
- Coluna N: Número de meses a depreciar Societário
- Coluna O: Depreciação acumulada Fiscal
- Coluna P: Depreciação acumulada Societário
- Coluna Q: Subconta em 31/12/2014 (Depreciação acumulada FISCAL menos SOCIETARIA)
- Coluna R: Efeito da realização na apuração (SE a coluna Subconta (coluna Q) for MAIOR que zero então sua realização será uma Adição, SENÃO será uma Exclusão na Apuração IRPJ/CSLL)
- Coluna S: Meses para Realização da Subconta (SE a vida útil restante Societária for maior que a Fiscal será impressa a vida útil restante Societária, SENÃO, será impressa a Fiscal)
- Coluna T: Meses para iniciar a realização da Parte B da subconta (Neste caso é o inverso da vida útil utilizada para realização da Subconta. SE os meses a depreciar SOCIETÁRIO for MENOR que o FISCAL, será impresso o SOCIETÁRIO, SENÃO, será impresso o FISCAL. SEMPRE será impresso o inverso da coluna "S")
- Coluna U: Competência (mês que está sendo realizado o cálculo)
- Coluna V: Realização subconta na competência (Nesta coluna vai verificar SE na coluna meses para realizar a Subconta (coluna S) ainda não chegar na referencia numérica incluída para cada mês, então irá realizar com base na divisão da subconta (coluna Q) com o total de meses a realizar (coluna S), SENÃO será ZERO)
- Coluna W: Saldo subconta na competência (É a coluna da Subconta em 31/12/2014 (coluna Q) MENOS as realizações mensais (coluna V))
- Coluna X: Constituição parte B subconta na competência (SE a coluna meses para iniciar a realização parte B (coluna T) ainda não for igual ou superior a numeração correspondente ao mês (coluna U), então constitui, SENÃO será ZERO)
- Coluna Y: Realização parte B subconta na competência (Se na coluna de meses para iniciar a realização da parte B (coluna T) for menor ou igual ao numero de meses da competência (coluna U), então é zero, SE NÃO começa a realizar que será pelo Cálculo (Coluna "saldo subconta na competência" (coluna W) dividido pelos meses que ainda falta depreciar a Subconta)
- Coluna Z: Saldo subconta parte B (Será o cálculo (Saldo Subconta anterior + constituição Parte B Subconta (coluna X) - Realização Parte B Subconta (coluna Y))
As informações a partir da coluna U até a coluna Z são variáveis, ou seja, se o número de períodos selecionados na tela para impressão for maior que 01 (um), elas se repetirão a partir da coluna AA. Neste caso as informações a partir desta coluna serão do segundo mês de referência. Ex.:
Se emitir o relatório selecionando o exercício 2015 (ano de implantação da adoção inicial) e os períodos de 01 a 03, o relatório será impresso nas colunas de U a Z com as informações da competência 1, nas colunas de AA a AF da competência 2 e nas colunas de AG a AL da competência 3 e assim sucessivamente até a competência 12. Já para o exercício de 2016 a competência iniciará em 13, pois as primeiras 12 competências foram no exercício de 2015.
Conteúdos Relacionados:
Manutenção Cenário Contábil (UTB076AA)
Manutenção Finalidade Econômica (UTB077AA)