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  • DT 4.3 - Integração da Alteração e Cancelamento do Pedido de Venda

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tabsRotina 336 - Alterando Pedidos, Rotina 336 - Cancelando Pedidos, Rotina 329 - Cancelar Pedidos
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Haverá situações aonde o usuário solicitou um crédito junto a Supplier e após a autorização notou a necessidade de fazer uma alteração no pedido. Outra situação é no ato da liberação do pedido para prosseguir para o de expedição/faturamento, notou-se que houve um corte integral do pedido, e conforme a parametrização da rotina 336 - Alterar Pedido de Venda. 

Para ambas a situações, há a necessidade de informar a Supplier que o pedido será cancelado, pois ou o pedido será alterado ou ele será cancelado. Em virtude disso, iremos abordar aqui, em dois tópicos essas duas situações.

  • Alterar Pedidos

    No cenário onde, após a aprovação do pedido, há a necessidade de se fazer a alteração do pedido, devemos acessar a rotina 336 - Alterar Pedido de Venda e na grid aonde encontra-se o pedido aprovado pela Supplier e liberado, conforme explicado no link DT 4.2 - Integração do Pedido de Venda, aba Rotina 336. Para alterar o pedido, será necessário solicitar o "cancelamento" desse pedido, junto a instituição, pois eles precisam receber essa informação para cancelar o ticket em sua plataforma e devolver o crédito consumido na primeira solicitação.




    Ao observar a necessidade de se alterar o pedido, inserido um novo item ou alterando a quantidade do produto, incluir despesas no rodapé da futura NF ou alterar o preço do pedido, há a necessidade de se colocar o pedido para o processo de cancelamento. Para isso, basta colocar o mesmo pedido, por meio da rotina 336 - Alterar Pedido de Venda, novamente na fila de integração para a Supplier, efetuando um duplo clique no registro que foi, anteriormente, aprovado. Após, só aguardar a integração de envio e retorno do cancelamento ocorrer, para que faça a alteração necessária.






    Aviso

    Importante!

    Se por ventura, tentar fazer essa alteração do pedido, durante a integração do cancelamento do pedido irá apresentar uma mensagem de impedimento ao usuário:

    image2022-2-10_11-21-58.png

    Logo, deverá aguardar o envio e retorno do cancelamento da aprovação ser realizado junto a Supplierque pode ser acompanhado pela rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico.



    Após essa etapa, poderá analisar se a integração junto a Supplier ocorreu. Caso queira acompanhar o log de integração, basta seguir os passos do link DT 3.3 - Rotina 1294 - Usabilidade dos menus e sub-menus. na aba Histórico




    Note que, conforme a imagem acima, há um registro com a operação CP - Cancelamento de Pedido com o status de Sucesso, ou seja, indica que a integração de cancelamento foi feita com sucesso. Assim, deve-se atentar, agora, ao histórico apresentado na opção Detalhes, onde que se a mensagem indicar que o processo foi realizado com Sucesso, indica que a Supplier autorizou o cancelamento. Caso no histórico seja apresentado como Rejeitado, possivelmente terá que analisar e reenviar o cancelamento por meio da rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin, sub-menu Painel de Acompanhamento, conforme explicado por meio do link DT 3.3 - Rotina 1294 - Usabilidade dos menus e sub-menus., na aba Painel de Acompanhamento.

    Ao final, notará que os botões de edição dos pedidos, na rotina 336 - Alterar Pedido de Venda ficaram ativos. Assim o usuário poderá fazer a alteração desejada no pedido e, após a edição, basta efetuar novamente um duplo clique no registro (conforme já explicado anteriormente e também no link DT 4.2 - Integração do Pedido de Venda, aba Rotina 336 tópico 2. Pedidos Rejeitados) para que seja enviado novamente o ticket a Supplier para posterior análise e se tudo estiver correto a respectiva aprovação do pedido. Como de praxe, poderá também acompanhar esse processo de integração, por meio da rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfinconforme já explicado anteriormente.



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Haverá situações aonde o usuário solicitou um crédito junto a Supplier e após a autorização notou a necessidade de fazer uma alteração no pedido. Outra situação é no ato da liberação do pedido para prosseguir para o de expedição/faturamento, notou-se que houve um corte integral do pedido, e conforme a parametrização da rotina 336 - Alterar Pedido de Venda. 

Para ambas a situações, há a necessidade de informar a Supplier que o pedido será cancelado, pois ou o pedido será alterado ou ele será cancelado. Em virtude disso, iremos abordar aqui, em dois tópicos essas duas situações.

  • Cancelando Pedidos

    Pode haver situações, em que todos o itens de um pedido, durante o processo de integração entre a Supplier possa esgotar no estoque. Assim, quando vai para liberar o pedido, por meio do duplo clique no registro na grid, irá apresentar ao usuário que todos o itens daquele pedido estão sem estoque. 

    Daí, dependendo da parametrização da rotina 336 - Alterar Pedido de Venda a rotina pode ilustrar ao usuário, que para esse cenário, o pedido deverá ser cancelado, pois não há mais itens válidos para seguir ao processo de expedição/faturamento. Para que o processo de cancelamento da rotina 336 - Alterar Pedido de Venda ocorra, é necessário que os parâmetros da aba Opções de Tela(F7) estejam desmarcados. Os parâmetros são:

                           * Não excluir pedido quando todos os itens não possuírem estoque;
                           * Liberar apenas itens com toda a quantidade pedida disponível em estoque.

    Se esses parâmetros estiverem marcados, poderá ignorar essa etapa, uma vez que a rotina 336 - Alterar Pedido de Venda não irá excluir o pedido (referente ao primeiro parâmetro) ou não irá liberar o pedido (referente ao segundo parâmetro), mesmo já tendo sido aprovado pela Supplier.




    Para se chegar a esse etapa, primeiro, deve-se digitar e aguardar a aprovação do pedido pela Supplier, conforme já explicado anteriormente e também no link DT 4.2 - Integração do Pedido de Venda, abas Rotina 316 e 336. Após a aprovação da Supplier, também conforme já explicado anteriormente, ao liberar o pedido para prosseguir com os procedimentos de expedição e faturamento, notará que o(s) item(ns) apresentará(ão) sem estoque, conforme legenda. Em seguida, notará uma série de alertas da rotina 336 - Alterar Pedido de Venda ilustrando ao usuário que o pedido terá que ser cancelado, em virtude da falta de estoque de todo o pedido. Por fim, o pedido será cancelado e posteriormente informado a Supplier o cancelamento desse pedido, uma vez que agora ele foi cancelado.









    Aviso

    Importante!

    Se por ventura, em alguma das mensagem de confirmação, clicar no botão Não, o pedido não será cancelado e a posição do pedido será alterado de B - Bloqueado para P - Pendente. Assim, o usuário poderá optar por aguardar a reposição do estoque daquele item e quando for reposto, poderá seguir normalmente com o fluxo de liberado do pedido para o processo de expedição/faturamento interno.


    Após esse processo, o pedido também entra no processo da integração junto a Supplier, uma vez o que esse pedido foi cancelado. Caso queira acompanhar o log de integração, basta acompanhar por meio da rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin ouseguir os passos do link DT 3.3 - Rotina 1294 - Usabilidade dos menus e sub-menus. na aba Histórico.




    Note que, conforme a imagem acima, há um registro com a operação CP - Cancelamento de Pedido com o status de Sucesso, ou seja, indica que a integração de cancelamento foi feita com sucesso. Assim, deve-se atentar, agora, ao histórico apresentado na opção Detalhes, onde que se a mensagem indicar que o processo foi realizado com Sucesso, indica que a Supplier autorizou o cancelamento. Caso no histórico seja apresentado como Rejeitado, possivelmente terá que analisar e reenviar o cancelamento por meio da rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin, sub-menu Painel de Acompanhamento, conforme explicado por meio do link DT 3.3 - Rotina 1294 - Usabilidade dos menus e sub-menus., na aba Painel de Acompanhamento.

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referenciapasso3

Por fim, haverá situações aonde será necessário cancelar o pedido, seja ele por qualquer motivo, mesmo após ter sido aprovado pela Supplier. Assim, deve-se preparar o ERP Winthor para que consiga realizar esse cancelamento normalmente e informar a Supplier desse cancelamento, para que assim, o valor consumido da pré-autorização para esse ticket seja ressarcido ao limite disponível.


  • Cancelar Pedidos

    O processo de cancelamento de pedidos, também podem ser feitos por meio da rotina 329 - Cancelar pedido de venda dentro do ERP Winthor. As situações, para a utilização dessa rotina seriam para situações aonde após a aprovação ou rejeição da Supplier haja a necessidade de cancelar o pedido. Logo, como não haverá mais a intenção de compra pelo cliente, é necessário realizar o cancelamento. 

    Para isso, após a análise e o retorno da análise da Supplier, basta abrir a rotina 329 - Cancelar pedido de venda e realizar o cancelamento do referido pedido.

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    Após informar o histórico do cancelamento e confirmar o cancelamento, a rotina 329 - Cancelar pedido de venda irá comunicar junto ao WTA- Winthor Anywhere para ver se o pedido está apto ao cancelamento e se estiver tudo ok, a rotina irá colocar essa solicitação na fila de integração de cancelamento junto a Supplier.

    Se por ventura, na rotina 329 - Cancelar pedido de venda, tentar cancelar apenas os itens do pedido, a rotina emitirá o alertar abaixo, descrevendo que não é possível fazer esse tipo de cancelamento, ou seja, se precisar fazer a exclusão de algum item, mantendo o pedido original para o processo do Mais Negócios, deve-se editar o pedido conforme explicado anteriormente, na aba Rotina 336 - Alterando Pedidos.

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    Após o cancelamento, caso queira acompanhar o log de integração, basta acompanhar por meio da rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin ouseguir os passos do link DT 3.3 - Rotina 1294 - Usabilidade dos menus e sub-menus. na aba Histórico.

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    Aviso

    Importante!

    Se por ventura, tentar fazer o cancelamento do pedido, durante a integração da aprovação do pedido irá apresentar uma mensagem de impedimento ao usuário:

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    Logo, deverá aguardar o envio e retorno da aprovação ser realizado junto a Supplier, que pode ser acompanhado pela rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico.

04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Aviso

Importante!

As versões estarão disponíveis para download no CCW. 

https://centraldecontrole.pcinformatica.com.br/


Mantenha suas rotinas sempre atualizadas!

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