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Visão Geral do Processo
A geração de ticket é utilizada para que possa ser efetuada uma reserva de um valor para um faturamento, que será realizado posteriormente (conforme prazo acordado com a Supplier).
Essa reserva garante que o que foi acordado no pedido será atendido na hora do faturamento.
O ticket passará por uma verificação junto a Supplier, validando as datas das parcelas, valor do pedido junto ao crédito do cliente, situação do cliente, entre outros.
O ticket será gerado após a liberação do pedido de venda, através da própria rotina do pedido de venda, ou pela rotina de liberação de pedido de venda.
Regras de negócio
A integração com a supplier só ocorrerá se usar a condição de pagamento que estiver com o parâmetro: "Mais Negócios" marcado. Caso
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contrário usará a avaliação de crédito padrão do Protheus. O cliente também deve possuir uma concessão aprovada.
Os tickets serão gerados para todos os clientes com situação Ativo na Supplier, para as demais situações:
- Se o cliente estiver bloqueado por atraso na Supplier, somente poderá comprar na modalidade de pagamento à vista ou antecipado na área de Crédito interna Protheus.
- Se o cliente estiver bloqueado por crédito na Supplier e possuir saldo em aberto na Supplier (Limite utilizado), somente poderá comprar na modalidade de pagamento à vista ou antecipado na área de Crédito interna Protheus.
- Se o cliente estiver bloqueado por crédito na Supplier e NÃO possuir saldo em aberto na Supplier (Limite utilizado), poderá comprar em qualquer modalidade de pagamento interna do Protheus.
O valor do ticket é gerado com o valor total do pedido, mas na hora do faturamento pode ocorrer acréscimos de impostos que não estão disponíveis no pedido ou o valor do frete, então deve ser calculado uma média de valor que possa dar de diferença e informar esse percentual no parametro "MV_RSKPACR", via módulo configurador do Protheus, para mais informações acesse aqui.
Regras de validação do ticket de crédito (pré-autorização):
- Prazo mínimo dias do primeiro vencimento >= Número de dias para o primeiro informado;
- Prazo máximo dias do primeiro vencimento <= Número de dias para o primeiro informado;
- Prazo máximo dias do último vencimento >= (Número de parcelas informado * Intervalo entre as parcelas informado);
- Número mínimo de parcelas <= Número de parcelas informado;
- Número máximo de parcelas >= Número de parcelas informado;
- Distanciamento mínimo entre parcelas (dias) <= Intervalo entre as parcelas informado;
- Distanciamento máximo entre parcelas (dias) >= Intervalo entre as parcelas informado;
Essas regras de prazos são estipuladas junto com a Supplier no momento da implementação da integração.
Os tickets serão gerado quando
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o pedido for liberado, mas se o pedido sofrer alguma alteração
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, o ticket será cancelado e será gerado um novo ticket, ou poderá ser configurado a opção de Reuso, essa opção é para quando o pedido ainda sobre algumas outras alterações, para isso também é necessário ativar a opção via parâmetros, verifique aqui, para ativar o reuso, e em caso de dúvida acione o suporte do Mais Negócios.
Processo de criação de tickets
Inserir um pedido de venda para um cliente ativo (com concessão aprovada na Supplier, verificar regras de negócio citadas acima).
Informar uma condição de pagamento com o parâmetro marcado.
Acesse Atualizações → Pedidos → Pedidos de Venda
O sistema irá carregar a janela com os pedidos já inseridos, clique sobre o botão incluir e preencha as informações:
Ao escolher a condição de pagamento, é onde se inicia o processo do Mais Negócios, a condição escolhida deve estar com o flag que é Mais Negócios:
Importante notar que ao escolher a condição Mais Negócios, irá gatilhar uma mensagem para a Nota Fiscal, veja abaixo o Print, essa mensagem é de acordo com a Supplier, para informar o cliente que o título foi para a Supplier, onde contém os telefones da central de atendimento e central de cobrança.
Ao finalizar o pedido onde ele fica com o status pedido de venda em aberto, ainda não é gerado o ticket de crédito/pré-autorização para a Supplier.
Liberaçao do Pedido de Venda
A liberação pode ocorrer pela própria tela do pedido, preenchendo o campo Qtd.Liberada, e no botão "Salvar".
Ou pela rotina de liberação de pedido de venda no menu Atualizações → Pedidos → Liberação de Pedido de Venda;
Onde irá aparecer todos os pedidos, e posicionado sobre o pedido que quer liberar clicar sobre o botão Liberar.
O sistema irá trazer a tela para escolher os itens que
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deseja liberar
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já preenchido, ao validar as informações clique no botão Salvar:
Ao finalizar, saia da rotina de liberação de pedido de venda
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e acesse o novo menu do Mais Negócios
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, através da opção Ticket de Crédito:
Atualizações → Mais Negócios → Tickets de Crédito
Nessa tela temos todo o acompanhamento dos tickets gerados para o pedidos com a condição Mais Negócios, e seus devidos Status.
Note que o sistema irá gerar o ticket de Crédito automaticamente, através dos Jobs que estão ativos, no nosso modelo é o Num Pd Venda: 000066 que está no Status: "Aguardando Envio", em poucos minutos o status é alterado.
Abaixo os status para os tickets:
Observe que na segunda figura o nosso pedido modelo 000066 já está aprovado, um processo muito rapido.
Dentro dessa tela temos as seguintes funcionalidades:
1 - Atualizar: Para verificar se o status é alterado;
2 - Visualizar: Para ver os detalhes do ticket de crédito/Pré-Autorização;
3 - Reanálise: Solicitar Reanálise quando o ticket apresenta alguma inconsitencia, e ai após corrigir, ao clicar na função irá comandar um novo envio a Supplier;
4 - Limpa Saldo: É para utilizar quando o pedido foi faturado parcialmente, e é necessário liberar o crédito para outros pedidos;
5 - Legenda: Apresenta a legenda dos Status.
6 - Imprimir Browser: Pode ser utilizado como um relatório, com as opções de filtro da tela.
Abaixo a tela de visualização:
Onde temos os principais campos:
1 - Tkt Crédito: Se refere o número do ticket de crédito no sistema;
2 - Cod Cliente: É o codigo do cliente no Protheus;
3 - Loja Cliente: É a loja do cliente no Protheus;
4 - Nome: Nome do cliente no Protheus;
5 - Num Pd Venda: É o número do pedido de venda do Protheus;
6 - Valor: É o valor do Ticket de Crédito;
7 - Status: É o status do Ticket;
8 - Dt/Hr Solicitação: Temos a informação da data e hora que foi solicitado o ticket.
9 - Obs.Risk: Temos as mensagem de retorno que pode haver nos tickets, em especial os não aprovados;
10 - Dt/Hr Aval.: Temos a informação da data e hora que foi avalidado pela Supplier.
11 - Tk.Trans.Par: É o número da transação na Supplier, com esse número e o CNPJ do cliente facilita a comunicação com a Supplier;
Outros links:
Processos Mais Negócios x Fontes Protheus#02