Páginas filhas
  • DI Quírons x BackOffice RM - EAI 2.0

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para atender a demanda de clientes que possuem o TOTVS BackOffice - Linha RM e o Quirons foi desenvolvida esta integração que possibilita a gestão das solicitações de produtos EPIs (sincronização de produtos EPI's, posição de estoque, requisição, baixa, vinculação do equipamento funcionário e devolução de equipamentos) a partir do BackOffice RM e a gestão de medicina e segurança do trabalho através do Quirons sincronizando informações entre tais módulos utilizando a plataforma de integração baseada na Mensagem Única TOTVS.

Modelo de Mensagem Única TOTVS

Durante o processo de consolidação de marcas, iniciado pela TOTVS, várias empresas diferentes foram adquiridas e com elas vários produtos passaram a compor o portfólio de ofertas disponível aos clientes. Esta expansão de ofertas permitiu que clientes de uma marca, antes limitados pelas opções com aquela “etiqueta”, pudessem agora compor o seu ambiente de TI utilizando produtos de origens diferentes (Exemplo: BackOffice RM x SigaMNT Protheus, TOTVS Gestão Hospitalar x EAI Datasul, TOTVS Educacional x BackOffice Protheus, TOTVS Folha de Pagamento RM x BackOffice Protheus, TOTVS Construção Gestão Imóveis (TCGI) x BackOffice Protheus, TOTVS Obras e Projetos x BackOffice Protheus ).

Esta mesma iniciativa já era uma prática comum nos clientes, porém todo o custo envolvido na integração entre estes aplicativos era visto pelo cliente como parte da escolha de utilizar-se de produtos de diferentes fornecedores. Uma vez que estes produtos passam a fazer parte de uma mesma oferta, os clientes TOTVS passam a demandar que estes produtos sejam naturalmente integrados. Isto significa que se antes o cliente arcava com o custo e o risco envolvido em uma integração (como corrupção da base de dados, por exemplo), ele agora entende que a TOTVS deve prover soluções já integradas, independente da origem dos produtos oferecidos.

Com o objetivo de padronizar as integrações com os produtos TOTVS, foi definida uma nova diretriz para os projetos de integração: A de que todos os produtos TOTVS devam trabalhar com uma mensagem XML ou REST/JSON único evitando, desta forma, o processo de transformação de mensagens. Neste cenário, teríamos o seguinte quadro:

Image Removed

Neste cenário, qualquer produto TOTVS trabalhará com o mesmo XML ou REST/JSON para uma mesma entidade, vamos supor que tenhamos um XML ou REST/JSON correspondente à mensagem de CLIENTES, ela poderá ser enviada para qualquer um dos produtos que suporte o recebimento desta entidade.
Uma vez que os vários produtos TOTVS terão um "idioma" comum (o XML único), as integrações entre estes produtos não exigirão mais que as mensagens sejam transformadas de um formato para outro. Com isto, será possível conectar diretamente dois produtos, sem a necessidade do TOTVS ESB, como no diagrama abaixo: 

Image Removed

Arquitetura da Integração

DESENHOAlém de questões referentes ao formato das mensagens, a mensagem única também torna uniforme o tratamento destas mensagens XML ou REST/JSON pelos aplicativos, principalmente no que diz respeito à capacidade de rastreamento.

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

...