Este documento tem como objetivo demonstrar como verificar se dispositivos que estão com o campo "Data e Hora Automáticos" desabilitado. Isso indica que o dispositivo pode ter sofrido sofrido alteração de data/hora ou GMT. Para a verificação das informações é necessário oter ter o entendimento de como funciona a parametrização da Estratégia de horário de marcação do Settings:
Para a obtenção do campo GMT o aplicativo busca sempre do dispositivo, independente da parametrização do campo "Origem da Data/hora utilizada pelo dispositivo para definir o instante da marcação de ponto". Desta forma se o usuário desabilitou a "Data e Hora Automáticas" do dispositivo existe o risco de ter ocorrido uma alteração no GMT do dispositivo.
Outro ponto que dever ser observado é que mesmo habilitando "Data e Hora Automáticas" o sistema operacional do dispositivo mantém o último GMT informado. Desta forma se ocorreu alguma alteração no GMT com o parâmetro desabilitado o último GMT é o que vai ser considerado.
Nos casos em que origem da data e hora é do Dispositivo e como é feito para consultar se foi feita alteração do horário duas informações hoje podem ser rastreadas na marcação:
...
Passo 5 - Acessar o registro do Clock in Records e verificar se o campo "Update Date/Time Mobile automatically?" estiver como "False" e o campo "Date/Time Provider" estiver como "Device" conforme a tela abaixa existe o risco do horário ter sido alterado no dispositivo.
É possível pela Plataforma gerar um arquivo Excel que indicará os dispositivos que estão com o campo "Update Date/Time Mobile automatically?" desabilitado (false) cujo o campo "Date/Time Provider" igual a "device". Com essa relação é possível realizar um comunicado a essas pessoas para que alterem a configuração do dispositivo para "Data e Hora Automáticos"