Índice
Introdução
Para que o TReports seja capaz de recuperar dados externos para utilização de seus recursos, como por exemplo, a geração de relatórios retornando informações de um determinado ERP TOTVS, é necessário que o sistema consiga se comunicar com esse ERP, fazendo dele um Provedor de Dados para as informações do Relatório. Essa comunicação é feita através de um Conector.
Um conector pode estabelecer comunicação com dois tipos de provedores:
- Provedor Nativo - Provedor de dados oriundo de ERP TOTVS que disponibiliza objetos de negócio previamente cadastrados;
- Provedor SQL - Provedor de dados oriundo de um Banco de Dados ou ERP Totvs via provedor integrado. Nesse tipo de provedor é necessário a criação dos objetos de negócios no próprio TReports.
Informações |
---|
O cadastro e gerenciamento de Conectores é restrito ao usuário definido como Administrador do TReports. |
Provedor Nativo
No cadastro do Provedor Nativo é necessário informar um nome para o Conector e a URL disponibilizada pelo ERP TOTVS. Após o preenchimento das informações, deve-se validar a conexão com o Provedor Nativo através do botão "Testar conexão". Após confirmação de que o Conector está funcionando, clicar em "Salvar" para concluir o cadastro.
Abaixo um exemplo de configuração de Conector com Provedor Nativo:
Provedor Sql
No cadastro de Provedor Sql é necessário primeiramente escolher o tipo de provedor a ser utilizado, podendo ser:
- ORACLE;
- MySQL;
- PostgreSQL;
- SQL Server;
- Provedor Integrado.O nome do Provedor deve ser informado juntamente com os parâmetros de configuração para o cadastro e validação da conexão.
Para adicionar um novo parâmetro basta clicar no botão de mais '+', informar nome e valor, depois é preciso clicar novamente no botão de mais '+' para adiciona-lo ou no botão de excluir para deleta-lo.
Image Removed
Os bancos de dados disponiveis são: Oracle, MySQL, PostgreSQL e SQLServer, também é possivel utilizar Provedor Integrado.
Objetos de Negócio
Nota |
---|
|
O Provedor Integrado se trata de uma solução implementada pelo ERP TOTVS para acesso ao banco de dados utilizado, funcionando assim como um intermediário entre o TReports e Provedor de Dados. |
Em seguida, deve-se informar um nome para o Provedor de Dados e preencher os parâmetros de configuração, os quais dependem do tipo de provedor escolhido.
Para que um Relatório retorne os dados de um Conector, é necessário que essas informações sejam buscadas de um Objeto de Negócio.
Ao contrário do Provedor Nativo onde os Objetos de Negócio são previamente definidos, para o Provedor Sql os Objetos de Negócio serão cadastrados diretamente na aplicação.
- O nome, descrição e as áreas desejadas são totalmente customizáveis, além disso, é necessario uma consulta SQL para informar os dados que o objeto de negócio fornecerá. Para salvar todas as infomações é necessário fazer a pré-visualização dos dados.