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  • Configurador de dados pessoais e sensíveis (LOG10000)

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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela LOG10000
    1. Principais Campos e Parâmetros
  4. Operações

01. VISÃO GERAL

Disponibilizar uma aplicação para que seja possível manter uma lista de campos do produto que tenham relação com informações de usuários consideradas pessoais e/ou sensíveis. Esta lista de campos é identificada por tabelas e colunas do Banco de Dados onde as informações são armazenadas e também faz referência ao nome dos programas do produto Logix que exibem estas informações, de forma que facilite a identificação de uso de dados sensíveis nas telas do produto.

O usuário responsável por manter a atualização destas informações no produto é denominado Controlador.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Com a utilização da aplicação LOG10000 (Dados Protegidos), o Controlador tem acesso a registrar as seguintes informações:

  1. Indicar se um determinado campo utilizado e exibido em telas do produto é considerada pessoal e/ou sensível;
  2. Indicar se o conteúdo de um determinado campo que é exibido em telas do produto pode ou não ser anonimizado;
  3. Classificar a informação conforme seu tipo de documento (CPF, RG, e-mail);
  4. Âncora
    tipo_tratamento
    tipo_tratamento
    Classificar a informação quanto ao tipo de tratamento;
  5. Informar os processos que utilizam o campo;

03. TELA LOG10000


Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Tabela

Nome da tabela do banco de dados utilizada pelo produto Logix, que faz referência a alguma coluna que possui informações sensíveis ou pessoais.

(seleção) Esta tabela obrigatoriamente precisa estar registrada no cadastro de tabelas do metadados Logix (FRM1007).

ColunaNome da coluna relacionada a tabela de banco de dados que armazena alguma informação de usuário que seja considerada pessoal ou sensível.
ProprietárioCampo informativo (não editável) que representa se o campo foi registrado e é mantido pela TOTVS (Padrão) ou se foi registrado manualmente (Específico).
Características

Permite parametrizar a informação como Pessoal, Sensível e se deve ser anonimizada.

Nota
titleNota

Quando a informação é registrada como Sensível, o sistema obrigatoriamente assume que é também uma informação Pessoal.

Tipo de documento

Classifica a informação quanto ao seu tipo / origem (CPF, RG ou e-mail)

Classificações

Classifica a informação quanto a forma que será tratada no sistema, conforme lista de classificações pré-determinada:

  • Execução de contrato;
  • Obrigação Legal;
  • Consentimento;
  • Execução de políticas públicas;
  • Estudo por órgão de pesquisa;
  • Exercício regular de direito;
  • Para a proteção da vida;
  • Para tutela de saúde;
  • Interesse legítimo;
  • Proteção de crédito;
  • Outros.

É obrigatória a inclusão de pelo menos um classificador e para cada classificador deverá haver uma justificativa.

ProcessosLista dos processos (programas) do produto Logix que utilizam e exibem as informações da tabela e coluna do banco de dados informado.


04. OPERAÇÕES


NomeFunção
SituaçãoAltera a situação do campo protegido. Mais detalhes aqui

Exportar

Realiza a exportação dos campos protegidos. Mais detalhes aqui

Importar

Realiza a importação dos campos protegidos. Mais detalhes aqui
AuditoriaGera a auditoria dos campos protegidos. Mais detalhes aqui
SincronizarSincroniza os registros com o TOTVS Privacidade de Dados. Mais detalhes aqui



Situação

Âncora
situacao
situacao

Responsável por alterar a situação do campo, sendo que existem dois tipos de situação: Ativo e Inativo.


Âncora
auditoria
auditoria
Auditoria

Responsável por criar auditoria para os campos existentes no cadastro. Será criada uma auditoria do tipo "rotina" no LOG08100 com o nome "DadosProteg[DIA][MES][ANO]". Ela será criada de modo inativo e o usuário terá de ativá-la manualmente através do LOG08100. Atentar também para:

  • Se já houver auditoria com esse nome e estiver inativa, ela será deletada.
  • Caso os campos já estejam inclusos em alguma auditoria, eles serão mantidos na auditoria em que já estavam.
  • Caso o usuário exclua algum campo do cadastro que está incluso em auditoria, será emitida mensagem de alerta para que o usuário faça a desativação manual

Exportador (LOG10001)

Âncora
exportacao
exportacao

Nesta tela existe o campo para definição do diretório da origem do arquivo que será exportado. O nome do arquivo é definido na geração do arquivo, não sendo possível informá-lo

A funcionalidade consiste em exportar todas as informações relacionadas aos dados pessoais e sensíveis presente no banco de dados.

A representação desta tela pode ser verificada na imagem abaixo:

É importante se atentar para o NOME do arquivo, pois ele é definido na geração do arquivo e NÃO é possível informá-lo! O padrão do nome utilizado para criação do arquivo é "private_data.mzp".


Importação (LOG10002)

Âncora
importacao
importacao

Nesta tela é apresentado o campo para seleção do arquivo que será importado, ele precisa existir previamente, sendo aceito apenas arquivos no formato *.mzp exportados pelo LOG10001 ou enviados pela TOTVS.

Abaixo deste campo existe a opção para indicar se no processo de importação, serão eliminados os registros específicos que já estão presentes na base do cliente. 

A representação desta tela pode ser verificada na imagem abaixo:

É importante se atentar para o FORMATO do arquivo, pois somente serão aceitos no formato MZP exportados pelo LOG10001 ou enviados pela TOTVS.

Atenção para as regras da importação:

  • Se a opção "Sobrescrever sugestões alteradas?" não estiver selecionada:
    • Os registros são inseridos ou atualizados de acordo com o arquivo;
    • Os registros que estão inativos, permanecem inalterados;
    • Caso o arquivo contenha um registro que no banco está Inativo, o mesmo não será 'reativado' e atualizado;
    • Os registros de processos são adicionados, caso não exista.
  • Se a opção "Sobrescrever sugestões alteradas?" estiver selecionada:
    • Os registros são inseridos ou atualizados de acordo com o arquivo;
    • As sugestões alteradas que se tornaram específicos, são sobrescritas (volta ao estado de sugestão inicial);
    • Os registros inativos, não são atualizados;
    • Caso o arquivo contenha um registro que no banco está Inativo, o mesmo não será 'reativado' e atualizado;
    • Os registros de processos são adicionados, caso não exista.


Aviso
titleAviso

Os registros gerados ou modificados pelo cliente nunca serão atualizadas pelos arquivos enviados pela TOTVS. 


Card documentos
InformacaoMelhoria disponível no pacote oficial 12.1.27 ou Framework Fix 12.1.26.FIX02.
TituloIMPORTANTE!


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