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Versões comparadas

Chave

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  • A formatação mudou.

2.1 Instalação

A instalação da ferramenta no ambiente Protheus, depende de algumas implementações e requisitos, conforme descritos abaixo:

VersãoLinkPrincipais Atualizações
v1.4.1https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=946864
  • Nova funcionalidade - Painel de visualização de pacotes de Stored Procedures do ambiente:
    • Status dos pacotes agrupados por Processo;
    • Status dos pacotes agrupados por Grupo de Empresas;
    • Opção de Download do pacote acumulado de procedures contendo todos os processos disponíveis (redirecionamento para o portal de downloads TOTVS);

2.1.1 Release 12.1.27 e superiores

O Release 12.1.27 tem a solução integrada em sua versão 1.0.4, não sendo necessário a aplicação de outras implementações; apenas, atualizações de novas versões.

Veja mais em Release Notes.

2.1.2 Releases 12.1.25 e 12.1.23

Para esses releases, deve-se:

  • Aplicar a implementação mencionada acima;
  • Atualizar a Lib para o Label 20200214 (expedida em fevereiro 2020 ou superior).

2.1.3. Requisitos

  • A chave MaxStringSize configurada com valor superior a 5 ou sem definição, pois o padrão já atende. Para mais detalhes, clique aqui.
  • Todos os dados são enviados para a URL https://api.tph.engpro.totvs.com.br Essa URL deve estar liberada no servidor de aplicação, permitindo assim, que o APPSERVER envie dados para a Central de Atualizações.

    Nota

    Obrigatoriamente, o ambiente deve estar vinculado a um License Server com código de instalação TotvsId.

2.1.4. Parametrização

Para mudar algum comportamento dessa solução, basta utilizar os parâmetros (SX6) , que devem se criados quando necessário.

  • MV_ENGTPH1: Disponibiliza a aplicação, apenas para usuários Administradores, quando configurado como verdadeiro (.T.).
X6_VARMV_ENGTPH1
X6_TIPOL
X6_DESCRICHabilita acesso apenas aos usuários administradores.
X6_CONTEUD
  • .T. (Habilitado)
  • .F. (Desabilitado). Valor padrão, mesmo quando não configurado o parâmetro.

2.2 Rotinas

Para executar a solução, acesse o menu em Miscelânea/ Central de Atualizações.

2.2.1. Acessar

Ao clicar na opção Acessar, o sistema "negocia" um token e disponibiliza uma URL de acesso para visualizar no Browser, que será aberto automaticamente. Entretanto, se isso não ocorrer é possível copiar a URL indicada e "abrir" manualmente. 

    














Para mais detalhes da interface PO-UI da Central de Atualizações, acesse: 3. Central de Atualizações - Ambiente - PO UI

2.2.2. Comparar Ambientes

Para usuários do grupo administradores, será exibido a opção de acessar a interface de comparação de ambientes. Ao clicar nesta opção Comparar Ambientes, o sistema "negocia" um token e disponibiliza uma URL de acesso para visualizar no Browser, que será aberto automaticamente. Entretanto, se isso não ocorrer é possível copiar a URL indicada e "abrir" manualmente. 

  

Para mais detalhes da interface PO-UI de Comparação de ambientes, acesse: 4. Central de Atualizações - Comparação de Ambientes - PO UI

2.2.3. Teste de conexão

Esta opção efetua uma simulação de conexão entre o Protheus e a Central de Atualizações, em um teste controlado, que permite identificar se a comunicação está correta ou se apresenta erros e, neste caso, quais erros.

    


Exemplo de Teste ok       Exemplo de Teste falhando

2.2.4. Enviar Dados

Os dados do ambiente são enviados uma vez ao dia, se for detectado alguma alteração.

No entanto, caso seja necessário fazer um envio manual, essa rotina envia os dados no momento em que é acionada e o ambiente "logado".

      


Informações

O envio de informações pode demorar alguns minutos.

2.2.5. Relatório de Log

O Relatório de Logs de controle da ferramenta, pode ser feito pelo time de Atendimento, em caso de análise de erros.

       

2.2.6. Documentação

Para acessar a documentação, observe o atalho destacado a seguir:















2.2.7. Atualizações

Verifica se a versão da Central de Atualizações possui atualizações disponíveis. Por meio desta opção, também pode ser direcionado para Documentação ou para o Portal de  Downloads, em caso de atualizações disponíveis. 

Nota

Opção disponível a partir da versão 1.2.0.

                  

2.2.8. Parâmetros

Caso durante o atendimento, for identificado a necessidade de ajustar algum parâmetro do relatório de logs, será disponibilizado o token para acessar a rotina e efetuar o ajuste. 

Nota

A interface de ajuste de parametrização possui acesso restrito por token que é disponibilizado pelo Suporte, para ajustes durante o atendimento.

2.2.9. JOB de Integração

É uma rotina de integração configurada na LIB, para rodar periodicamente e enviar dados do ambiente para a Central de Atualizações. Os dados apenas são enviados quando for identificado uma atualização no ambiente, evitando assim, processamento desnecessário.

Dados enviados:

  • Código dos Patchs (.ptm) aplicados;
  • Códigos e logs dos Upddistrs executados;
  • Versões de LIB, AppServer e DbaAccess;
  • Data de Fontes do RPO;
  • Código TotvsId (Código da instalação do License Server);
  • Nome dos Ambientes Protheus; 
  • Identificação dos Servers (Nome);
  • Identificação dos DBAccess (Nome ou IP, conforme a configuração do ambiente).


Nota

Por não se tratar de dados sensíveis (do cliente), sendo somente códigos e informações da TOTVS, não foi implementada a criptografia dos dados; apenas o tráfego dos dados em protocolo HTTPS.

HTML
<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}

.aui-tabs.horizontal-tabs>.tabs-menu>.menu-item.active-tab a::after { 
	background: #FF9900; !important 
}

.menu-item.active-tab { 
	border-bottom: none !important; 
}

</style>

2.3 Stored Procedures

Disponibilização de nova opção de menu chamada Procedures. Esta funcionalidade possibilita a visualização dos pacotes de stored procedures do ambiente. Para saber mais sobre este recurso clique aqui.

Existem duas formas possíveis de visualização destas informações:

2.3.1 Processos vs Empresas

Neste modo serão apresentados os dados sumarizados por processo:

2.3.2 Empresas vs Processos

Este modo somente estará disponível caso o ambiente esteja utilizando o conceito de Grupo de Empresas. Nele, os dados estarão sumarizados por Empresa (ou Grupo de Empresas):

Ainda neste modo, é possível mudar o estilo de apresentação dos dados, bastando clicar no botão Alterar visualização em destaque na imagem abaixo:


Visualização padrão - Widget


Visualização opcional - Tabela

Em ambas as formas de visualização (Processos vs Empresas ou Empresas vs Processos) existe a possibilidade de realizar o download do pacote acumulado contendo todos os processos disponíveis homologados.

Esta opção é acessada ao se clicar no botão Download como destacado abaixo:

Ao clicar neste botão, o usuário será redirecionado para o portal de downloads da TOTVS: