Manutenção Documentos Entrada (RE3001)
INCLUSÃO DO DOCUMENTO: O campo Documento é apresentado em três campos separados, devem ser informados o Estabelecimento de Fatura, o Ponto de Venda e o Número do Documento respectivamente. Para o campo Tipo Documento, as opções são: - Guia de Remissão
- Reembolso de Despesas
- Liquidação de Compras
- Nota de Débito
- Nota de Crédito
- Nota Fiscal
- Nota de Venda
- Comprovante Emitido no Exterior
- Documentos Administrativos Emitidos pelo Estado
- Tíquetes/Vales Emitidos por Máquinas Registradoras
- Passagens Expedidas por Empresa Aviação
- Pagamento de parcelas ou aportes
- Liquidação de Compras Eletrônica
O campo Nota de Débito Reembolsada será habilitado somente se o tipo do documento for Nota de Débito. A Autorização SRI deve possuir o número de caracteres igual a 10, 37 ou 49. A Data de Autorização não pode ser menor que a Data de Emissão do documento.
INCLUSÃO DO ITEM: Foram adicionados os campos Item Serviço, Sustento Tributário e Código de Retenção na aba Compras. Se for adicionada uma ordem de serviço, o campo Item Serviço será marcado automaticamente. Quando o item possui um imposto de IVA informado que seja diferente de 0% e somente no momento de incluir o item: - Se o campo Item Serviço estiver marcado e o item possui um imposto de IVA informado que seja diferente de 0%, será carregado o imposto de Retenção IVA Serviço, parametrizado no programa Manutenção de Fornecedores (CD0401).
- Se o campo Item Serviço estiver desmarcado e o item possui um imposto de IVA informado que seja diferente de 0%, será carregado o imposto de Retenção IVA Bem, parametrizado no programa Manutenção de Fornecedores (CD0401).
Se o item possuir o campo Retenção IR parametrizado no programa Manutenção Itens Recebimento (html.mre.receivingitem), será carregado automaticamente na aba Impostos. Não será permitido excluir um imposto de retenção se esse estiver vinculado a um Comprovante de Retenção. O valor inicial sugerido para o campo Sustento Tributário será o parametrizado no programa Manutenção Itens Recebimento (html.mre.receivingitem) para o item. O Código de Retenção será obrigatório se não houver impostos de retenção informados para o item.
Na aba Impostos, ao incluir/modificar um imposto manualmente, foi adicionado o campo Valor Imposto MN, para exibir o valor do imposto na moeda local.
Na aba Valores, foi adicionado o campo Reembolso que será exibido somente se o documento for do tipo Liquidação de Compras Eletrônica. Esse campo será habilitado somente se for item de débito direto e não exista outro item em que este parâmetro esteja marcado. Se existir documento de reembolso vinculado, não será possível desmarcar o campo ou eliminar o item. Se o novo parâmetro for selecionado, todos os campos dessa aba ficarão desabilitados, com quantidade 1 e valores zerados.
Se o tipo de documento for Reembolso de Gastos ou Liquidação de Compras, será possível incluir somente um item no documento, que deve ser de débito direto e com quantidade 0 ou 1. Os campos de preços ficarão zerados, pois os valores serão adicionados conforme inclusão dos documentos de reembolso. Se houver documentos de reembolso vinculados, não será possível eliminar o item.
COMPROVANTE DE RETENÇÃO: Quando o documento possuir um imposto do tipo Retenção associado aos itens, será possível inserir um Comprovante de Retenção para este documento, através do botão Gera Comprovante de Retenção:
Para gerar o comprovante de retenção, devem ser selecionados os impostos de retenção que farão parte de comprovante, na tela Geração Comprovante Retenção (ECU0118):
Consulta do Detalhe Imposto Retenção (ECU0115A):
REEMBOLSO DE GASTOS: Foi adicionada a aba Reembolso de Gastos para que seja possível vincular os documentos que serão reembolsados. Será habilitada quando o documento principal for Reembolso de Gastos, Liquidação de Compras ou Liquidação de Compras Eletrônica. O documento de reembolso não pode ser do tipo Liquidação de Compras, Reembolso de Gastos, Guia de Remissão ou Nota de Crédito e deve estar atualizado no estoque. O mesmo reembolso não pode ser vinculado em dois documentos diferentes.
O Valor Reembolsado não pode ser maior que o Valor Total e o valor de Crédito de IVA não pode ser maior que o Valor IVA. O valor informado no campo Valor Reembolsado será adicionado ao Preço Unitário e Preço Total do item de débito direto informado no documento principal. Para o tipo de documento Reembolso de Gastos, o Valor Reembolsado ficará desabilitado.
GERAÇÃO DE NOTA DE CRÉDITO/DÉBITO (RE3905): Inserido o campo Tipo de Imposto, que será solicitado para impostos de retenção do documento. As opções disponíveis são: IVA, IR, Outros.
ATUALIZAÇÃO DO DOCUMENTO É obrigatório que tenha sido gerado o comprovante de retenção para todos os impostos de retenção inclusos no documento principal. Para Reembolso de Gastos, é obrigatório que exista um documento de reembolso vinculado. Para Liquidação de Compras que possua reembolso, é obrigatório que tinha sido informada somente uma unidade de item. Para Liquidação de Compras Eletrônica, será atualizada a numeração da nota fiscal no programa Manutenção Série x Estabelecimento (FT0114) conforme a série e estabelecimento do documento.
|