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Totvs custom tabs box
tabsDocumentos Fiscais, Itens, Registro de Exportação
idspasso2,passo3,passo4
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso2

Na opção lista Documentos Fiscais, os documentos são apresentados em forma de lista, para facilitar a localização dos documentos, a lista é ordenada do documento mais recente para o mais antigo.

Neste formulário tem as opções:

  • Novo Documento: acessa o formulário de cadastro de documentos, para realizar a inclusão do documento;   
  • Remover: realiza a exclusão de um ou mais documentos; 
  • Outras ações 
    • Cancelar: realiza o cancelamento de um ou mais documentos;  
    • Importar: acessa o formulário de Importação de documentos fiscais;
    • Exportar: acessa o formulário de Exportar documentos, para exportar os documentos para arquivo de Excel;
  • Buscas Documentos: realiza uma pesquisa rápida pelo número do documento; 
  • Busca avançadas: acessa o formulário de Filtro Avançado, como os campos para realizar o filtro dos dados do documentos; 
  • Três pontos na linha do documento:
    • Editar: acessa o formulário de cadastro de documentos, para editar o documento; 
    • Copiar: acessa o formulário de cadastro de documentos, com todos os campos habilitados e com os dados do documento a ser copiado;
    • Visualizar: acessa o formulário de cadastro de documentos, com todos os campos desabilitados e com os dados do documento a ser visualizado;
    • Remover: realiza a exclusão de um documento;  
    • Itens: acessa o formulário da lista de Itens do Documento, para realizar inclusão e manutenção dos itens.  


Na coluna Situação será exibido a sigla da situação atual do documento: 

  • REG: Regular;
  • REGEX: Regular Extemporâneo;
  • CAN: Cancelado;
  • CANEX: Cancelado Extemporâneo;
  • NFED: NFe Denegada;
  • NFENI: NFe Numeração Inutilizada;
  • COMP: Complementar;
  • COMPEX: Complementar Extemporâneo;
  • REES: Regime Especial;
  • INC: Incompleto.

As ações gerais ou que podem ser executadas para mais de um documento ao mesmo tempo estão disponíveis no topo da lista, enquanto as ações individuais estão disponíveis nos três pontos na linha do documento. Para executar ações para mais de um documento, basta selecionar os documentos desejados na lista Documentos Fiscais.


Segue o detalhamento das opções para a manutenção dos Documentos Fiscais: 

Âncora
aba2
aba2

Deck of Cards
idDocumentos
Card
idNovo Documento
labelNovo Documento

Clique na opção Novo Documento, para habilitar os campos para cadastrar os dados do documento. 

Neste formulário tem as opções:

  • Cancelar: fecha o cadastro de documentos e retorna para a lista de Documento Fiscal;
  • Salvar Documentos: salva os dados do documento e exibe a mensagem com as duas opções:  
    • Tela principal: retorna para lista de Documentos Fiscal;
    • Avançar: acessa o cadastro de itens.

Os campos Número do Documento, Série, Natureza de OperaçãoEmitente e Estabelecimento são chave do documento, por isso a combinação destes campos não pode se repetir entre dois documentos. As demais informações do documento estão nas abas Geral, Endereço, Transporte e Observações, que serão detalhadas a seguir. 


Segue o detalhamento das abas:

Âncora
aba3
aba3

Deck of Cards
idAbas
Card
idGeral
labelGeral

Informe as configurações gerais do documento. 

Card
idEndereço
labelEndereço

Exibe o endereço do Remetente, este endereço é do cadastro, por isso o campos deste quadro permanecem desabilitados.  


Para facilitar o cadastro do Endereço de Entrega, busque no campo Código do endereço de Entrega os
locais de entrega do remetente. 


Os campos do quadro Endereço de Entrega, serão preenchidos de acordo com código selecionado. 


Card
idTransporte
labelTransporte

Informe os dados da empresa transportadora e veículo utilizado no transporte dos itens do documento.

Card
idObservações
labelObservações

Informe as observações para o documento.

Voltar para o início da aba Novo Documento

Card
idRemover
labelRemover

A exclusão de documentos podem ser efetuada de duas maneiras, sendo elas:

  • Botão Remover:
    Selecione um ou vários documentos através da caixa de seleção na linha do documento e clique no botão Remover.



    Selecione a opção Sim, para efetivar a exclusão dos documentos.
       



  • Três pontos na linha do documento:
    Clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Remover.



    Selecione a opção Sim, para efetivar a exclusão do documento.

Voltar para o início da aba Remover 

Card
idCancelar
labelCancelar

No botão Outras Ações na opção Cancelar, é possível realizar o cancelamento dos documentos de emissão própria, que pertença a um período aberto, não conste impresso no Livro Fiscal de Registro e não tenha integração com CIAP.  

Selecione um ou vários documentos através da caixa de seleção na linha do documento e clique no botão Outras Ações e selecione a opção Cancelar.



Selecione a opção Sim,para efetivar o cancelamento dos documentos.


O documento ficará com situação Cancelada.

Voltar para o início da Cancelar

Card
idImportar
labelImportar

No botão Outras Ações opção Importar,é possível realizar a importação de documentos fiscais em Obrigações Fiscais mediante a utilização de uma layout pré-definido pelo próprio programa, onde poderá ser efetuada a importação de um arquivo texto.

O layout deve ser seguido na sequência dos registros correspondentes.

  • Tipo de Registro (1) Nota Fiscal
  • Tipo de Registro (2) Item da Nota Fiscal
  • Tipo de Registro (5) Narrativa Item
  • Tipo de Registro (6) Informações Exportação
  • Tipo de Registro (7) Diferencial de Alíquota - FCP
  • Tipo de Registro (8) REINF - Capa do documento
  • Tipo de Registro (9) REINF - Item do documento

Arquivo para importação do documento 0022444:



Clique no botão Outras Ações e selecione a opção Importar.


Abrirá o formulário de Importação de documentos fiscais.
Selecione o arquivo dos documentos a ser importado, por meio da opção Selecionar arquivo, e clique no botão Importar.  


No final do processamento da importação será gerado o relatório de conferência.



Realizado a consulta rápida, pelo número do documento que foi importado.  

Voltar para o início da aba Importar 

Card
idExportar
labelExportar

No botão Outras Ações opção Exportar, exporta os documentos fiscais que estejam na lista de Documentos Fiscais para um arquivo .xlsx, gerando um relatório de conferência.

Execute a opção Buscar Documento ou Busca avançada para filtrar os documentos que deseja exportar para o relatório de conferência.


Clique no botão Outras Ações e selecione a opção Exportar.


Abrirá o formulário de Exportar documentos.
Caso não tenha realizado o filtro dos documentos, nesta etapa é possível selecionar a opção Novos filtros, que exibirá a opção da Busca avançada.
Preencha os campos e clique em Exportar.


Para grande volume de documentos, é recomendado utilizar o Tipo de execução em Batch.


No final do processamento da exportação será gerado o relatório de conferência.


E gera o relatório de conferência dos documentos em Excel.
Na aba Doc Fisc constam os documentos que estavam na lista de Documentos Fiscais:


E na aba Totais constam a totalização dos documentos:

Voltar para o início da aba Exportar

Card
idBuscar Documento
labelBuscar Documento

 Campo Buscar Documento, realiza a busca rápida pelo número do documento.

Voltar para o início da aba Buscar Documento 

Card
idBusca avançada
labelBusca avançada

A Busca Avançada de documentos possibilita a localização de documentos através de diversos critérios de pesquisa, como Estabelecimento, Série, Número do Documento, Emitente, Natureza de Operação, Data de Entrada do Documento, Data do Documento, Estado, País, Espécie do Documento e Tipo de Natureza de Operação.

Clique em Busca avançada, a opção está ao lado do campo Buscar Documento.


Abrirá o formulário de Filtro Avançado. A pesquisa é efetuada por faixa de valores, e para pesquisar por um único valor basta preencher o mesmo valor nos campos iniciais e finais. Para efetuar a pesquisa é necessário preencher apenas os campos desejados. O sistema desconsidera automaticamente faixas que não foram preenchidas, bem como atribui automaticamente o valor máximo ou mínimo para os campos caso apenas um dos campos da faixa seja preenchido.

Por exemplo, para pesquisar todos os documentos a partir de 2022, basta preencher a Data do Documento Inicial com 01/01/2022, deixando o valor final em branco.

Preencha os campos e clique em Confirmar.




A lista de Documentos Fiscal com os documentos com Data de Entrada maior e igual a 01/01/2022

Voltar para o início da aba Busca avançadas 

Card
idEditar
labelEditar

Na lista de Documentos Fiscais, clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Editar.

Ao selecionar essa ação, os campos das abas Geral, Endereço, Transporte e Observações serão habilitados para edição. Os campos Número do Documento, Série, Natureza de Operação, Emitente e Estabelecimento que compõem a chave do documento continuaram desabilitados.


Neste formulário tem as opções:

  • Outra Ações
    • Itens: acessa o formulário da lista de Itens do Documento, para realizar inclusão e manutenção dos itens
    • Informações adicionais, acessa o CD4035;
    • Total de tributos: acesso formulário com os valores totais do documento;
  • Voltar: retorna para a lista de Documentos Fiscais;
  • Salvar Documentos: salva os dados do documento e exibe a mensagem com as duas opções:  
    • Tela principal: retorna para lista de Documentos Fiscal;
    • Avançar: acessa o cadastro de itens. 


Voltar para o início da aba Editar 

Card
idCopiar
labelCopiar

Para aproveitar os dados já cadastrados em outros documentos e criar um novo documento fiscal de forma ágil, existe a ação Copiar.

Na lista de Documentos Fiscais, clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Copiar.
Ao selecionar essa ação, todos os campos que compõem a chave do documento e os campos das abas Geral, Endereço, Transporte e Observações ficarão habilitados para edição.


Os campos Número do Documento, Série, Natureza de OperaçãoEmitente e Estabelecimento são chave do documento, por isso a combinação destes campos não pode se repetir entre dois documentos, por isso é necessário alterar ao menos um campo da chave para que seja possível criar o novo documento

Neste formulário tem as opções:

  • Cancelar:cancela a copia do documento e retorna para a lista de Documentos Fiscais;
  • Salvar Documentos: salva os dados do documento e exibe a mensagem com as duas opções:  
    • Tela principal: retorna para lista de Documentos Fiscal;
    • Avançar: acessa o cadastro de itens.
       

Voltar para o início da aba Copiar 

Card
idVisualizar
labelVisualizar

Caso seja necessário consultar o documento sem correr o risco de alterar qualquer informação, é possível realizar essa ação através da opção Visualizar.

Na lista de Documentos Fiscais, clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Visualizar
Ao selecionar essa ação, será exibido os dados do documento com todos os campos desabilitados.


Voltar para o início da aba Visualizar

Voltar para o início da aba Documentos Fiscais 

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3

A três formas de acessar a opção Itens,para realizar o cadastro de itens: 

  • Na lista de Documentos Fiscais, botão Novo Documento Fiscal, botão Salvar Documento:
    Ao clicar no botão Salvar Documento, para finalizar a inclusão do Novo Documento, será exibido a mensagem abaixo, clique no botão Avançar, para acessar o formulário Itens do Documento.


      

  • Na lista de Documentos Fiscais:
    Clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Itens.



  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Editar:
    No formulário Editar do documento, clique no botão Outras ações e selecione a opção Itens.

      

Segue o detalhamento das opções para a manutenção dos itens:

Âncora
aba2_itens
aba2_itens

Deck of Cards
idLista
Card
idItens do Documento
labelItens do Documento

Assim como é feito na lista de Documentos Fiscais, os Itens do Documento seguem o mesmo padrão, onde os registros são exibidos através de uma lista, possui as mesmas funcionalidades de navegação como a opção de Novo item, Editar, Visualizar e Remover.

Neste formulário tem as opções:

  • Voltar: retorna para o formulário de edição do documento;
  • Total de tributos: acesso o formulário com os valores totais do documento;
  • Novo Itens: acessa o cadastro de itens; 
  • Remover: realiza a exclusão de um ou maisitens; 
  • Campo Buscar Item: realizar pesquisa rápida pelo código do item;
  • Aba Registro de Exportação: será exibida somente para os documentos de exportação;  
  • Três pontos na linha do item:
    • Editar: acessa o formulário de cadastro de itens, para editar o item; 
    • Visualizar: acessa o formulário de cadastro de itens, com todos os campos desabilitado e com os dados do item a ser visualizado;
    • Remover: realiza a exclusão de um item.


As ações gerais ou que podem ser executadas para mais de um item ao mesmo tempo estão disponíveis no topo da lista, enquanto as ações individuais estão disponíveis ao fim da linha do item. Para executar ações para mais de um item, basta selecionar os itens desejados na lista.

Quando o documento não possuir itens, será exibido o formulário de Itens do Documento abaixo.


Quando o documento possuir itens cadastrados, será exibido a lista de itens e serão habilitadas as opções de Remove, Editar e Visualizar.

Para os documentos de exportação será exibido a aba Itens para o cadastro de itens, e a aba Registro de Exportação para cadastrar os dados da exportação.

Voltar para o início da aba Itens do Documento

Card
idNovo Itens
labelNovo Itens

Clique na opção Novo Item, para habilitar os campos para cadastrar os dados do item. 

Neste formulário tem as opções:

  • Voltar: retorna para o formulário de Itens do Documento;
  • Salvar e Novo: salva os dados do item atual e deixa os campos habilitados para cadastrar o próximo item;
  • Salvar: salva os dados do item e retorna para a lista de Itens do Documento.


Aba Descrição Completar do Item.



Na aba Tributos, os campos são agrupados por tributos.



Segue o detalhamento das abas de impostos:

Âncora
aba3_itens
aba3_itens

Deck of Cards
idItens
Card
idICMS
labelICMS

Campos do Imposto ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Voltar para o início da aba ICMS

Card
idCOFINS
labelCOFINS

Campos do Imposto COFINS -  Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

Quando a data de contabilização para o estabelecimento no módulo Recuperador de Impostos é maior ou igual a data do documento  e na natureza de operação estiver parametrizado como Compra/Venda de ativo, os campos Base de Cálculo COFINS, Valor COFINSAlíquota COFINS Pago, Valor COFINS Pago e Valor Retenção COFINS serão desabilitados. 


Voltar para o início da aba COFINS

Card
idPIS
labelPIS

Campos do Imposto PIS - Programa de Integração Social.

Quando a data de contabilização para o estabelecimento no módulo Recuperador de Impostos é maior ou igual a data do documento e na natureza de operação estiver parametrizado como Compra/Venda de ativo, os campos Base de Cálculo PIS, Valor PIS, Alíquota PIS Pago, Valor PIS Pago e Valor Retenção PIS serão desabilitados. 

Voltar para o início da aba PIS

Card
id FCP
label FCP

Campos do Imposto FCP - Fundo de Combate a Pobreza.

 

Voltar para o início da aba FCP

Card
idIPI
labelIPI

Campos do Imposto IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.

Voltar para o início da aba IPI

Card
idISS INSS e CSLL
labelISS INSS e CSLL

Campos do Imposto ISS - Serviços de Qualquer Natureza, INSS - Instituto Nacional do Seguro Social e CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Voltar para o início da aba ISS, INSS e CSLL 

Voltar para o início da aba Novo Item 

Card
idTotal de Tributos
labelTotal de Tributos

A duas formas de acessar a opção Total tributos:

  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens:
    No formulário Itens do Documentos, clique no botão Total de Tributos.


  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Editar:
    No formulário Editar do documento, clique no botão Outras ações, e selecione a opção Total de Tributos.


Na opção Total de Tributos, são apresentados os valores totais dos documentos, como Totais de Tributos, Valor Contábeis e totais dos impostos do documento.


Para visualizar os valores totais dos impostos, clique na descrição do imposto desejado:

ICMS


ICMS ST


IPI


ISS


PIS


COFINS


FCP

Voltar para o início da aba Total de Tributos 

Card
idEditar
labelEditar

A duas formas de acessar a opção Editar, para alterar o cadastro de itens: 

  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens:
    Clique nos três pontos na linha do item e selecione a opção Editar.



  • Na lista de Documentos Fiscais:
    Clique na seta ao lado da caixa de seleção para expandir os itens do documento, clique nos três pontos da linha do item e selecione a opção Editar.


Neste formulário tem as opções:

  • Voltar: retorna para o formulário de Itens do Documento;
  • Salvar: salva os dados do item e retorna para a lista de Itens do Documento.

Ao executar a ação Editar do item, os campos do cadastro de itens e das abas Tributos e Descrição Complementar do Item ficarão habilitados para edição. Os campos Sequência e Item não serão habilitados, pois são campos chaves do cadastro de itens. 

Voltar para o início da aba Editar

Card
idVisualizar
labelVisualizar

Caso seja necessário consultar um item sem correr o risco de alterar qualquer informação, é possível realizar essa ação através da opção Visualizar.

A duas formas de acessar o opção Visualizar

  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens:
    Clique nos três pontos na linha do item e selecione a opção Visualizar.



  • Na lista de Documentos Fiscais:
    Clique na seta ao lado da caixa de seleção para expandir os itens do documento, clique nos três pontos da linha do item e selecione a opção Visualizar.


Neste formulário temos as opção Voltar, retorna para o formulário de Itens do Documento.

Ao selecionar essa ação Visualizar, será exibido os dados do item com todos os campos desabilitados.


Voltar para o início da aba Visualizar

Card
idRemover
labelRemover

A exclusão de itens podem ser efetuada de três maneiras, sendo elas:

  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens, botão Remover:
    Selecione um ou vários itens através da caixa de seleção na linha do item e clique no botão Remover.



    Selecione a opção Sim,para efetivar a exclusão dos itens. 



  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens, linha do item:  
    Clique nos três pontos na linha do item e selecione a opção Remover.

     

    Selecione a opção Sim,para efetivar a exclusão do item.


  • Na lista de Documentos Fiscais:
    Clique na seta ao lado da caixa de seleção para expandir os itens do documento, clique nos três pontos da linha do item e selecione a opção Remover.



    Selecione a opção Sim,para efetivar a exclusão do item.

Voltar para o início da aba Remover Itens

Voltar para o início da aba Itens do Documento 

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso4

Aba Registros de Exportação, só será exibida para os documentos que utilizarem natureza de operação de exportação.
Esta aba encontra-se no formulário Itens, as formas para acessar cadastro de Itens,já estão detalhados na aba Itens neste documento técnico.

Assim como é feito na aba Itens, a aba Registros de Exportação seguem o mesmo padrão, onde os registros são exibidos através de uma lista, possui as mesmas funcionalidades de navegação como a opção de Novo Registro, Editar, Visualizar e Remover.

Neste formulário tem as opções:

  • Voltar: retorna para o formulário de edição do documento;
  • Total de tributos: acesso o formulário com os valores totais do documento;
  • Novo Registro: acessa o cadastro de registros de exportação; 
  • Remover: realiza a exclusão de um ou mais registros de exportação; 
  • Aba Itens: acessa o cadastro de itens;
  • Aba Registro de Exportação: acessa o cadastro de registros de exportação;  
  • Três pontos na linha do registro:
    • Editar: acessa o formulário de cadastro de registros de exportação, para editar o registro de exportação; 
    • Visualizar: acessa o formulário de cadastro registros de exportação, com todos os campos desabilitado e com os dados do registro de exportação a ser visualizado;
    • Remover: realiza a exclusão de um registro de exportação.


As ações gerais ou que podem ser executadas para mais de um registro ao mesmo tempo estão disponíveis no topo da lista, enquanto as ações individuais estão disponíveis ao fim da linha do registro de exportação. Para executar ações para mais de um registro, basta selecionar os registros desejados na lista.

Quando o documento não possuir registros de exportação, será exibido o formulário abaixo.


Quando o documento possuir registros de exportação cadastrados, será exibido a lista de
registros de exportação e serão habilitadas as opções de Remove, Editar e Visualizar.


Segue o detalhamento das opções para a manutenção dos registros de exportação:

Âncora
aba2_registro
aba2_registro

Deck of Cards
idLista
Card
idNovo Registro
labelNovo Registro

Clique na opção Novo Registro, para habilitar os campos para cadastrar os dados do registro de exportação. 

Neste formulário tem as opções:

  • Voltar: retorna para o formulário de Itens do Documento;
  • Salvar e Novo: salva os dados do registro de exportação atual e deixa os campos habilitados para cadastrar o próximo registro de exportação;
  • Salvar: salva os dados do registro de exportação e retorna para a lista de Itens do Documento.



Voltar para o início da aba Novo Registro 

Card
idEditar
labelEditar

Clique nos três pontos na linha do registro de exportação e selecione a opção Editar.


Neste formulário tem as opções:

  • Voltar: retorna para o formulário de Itens do Documento;
  • Salvar: salva os dados do registro de exportação e retorna para a lista de Itens do Documento.

Ao executar a ação Editar do registro de exportação, os campos do cadastro de registros de exportação ficarão habilitados para edição. O campo Registro de Exportação não será habilitado, pois é campo chave do cadastro de registros de exportação. 


Voltar para o início da aba Editar

Card
idVisualizar
labelVisualizar

Caso seja necessário consultar um registro de exportação sem correr o risco de alterar qualquer informação, é possível realizar essa ação através da opção Visualizar.
Clique nos três pontos na linha do registro de exportação e selecione a opção Visualizar.


Neste formulário temos as opção Voltar, que retorna para o formulário de Itens do Documento;

Ao selecionar essa ação Visualizar, será exibido os dados do registro de exportação com todos os campos desabilitados.



Voltar para o início da aba Visualizar

Card
idRemover
labelRemover

A exclusão de registros de exportação podem ser efetuada de duas maneiras, sendo elas:

  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens, aba Registro de Exportação, botão Remover:
    Selecione um ou vários registros de exportação através da caixa de seleção na linha do registro e clique no botão Remover.



    Selecione a opção Sim, para efetivar a exclusão dos registros de exportação. 



  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens, aba Registro de Exportação, linha do registro:  
    Clique nos três pontos na linha do registro de exportação e selecione a opção Remover.



    Selecione a opção 
    Sim, para efetivar a exclusão do registro de exportação. 


Voltar para o início da aba Remover

Voltar para o início da aba Registro de Exportação

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