DADOS GERAIS
Produto: |
| ||||
---|---|---|---|---|---|
Linha de Produto: | Franquias e Redes | ||||
Segmento: |
| ||||
Módulo: | Totvs PDV Desktop | ||||
Função: | Logística Reversa | ||||
Epico | DVARLIVEPDV-12677 |
Segue abaixo as funcionalidades disponíveis com o desenvolvimento da Logística Reversa:
No TVFR PDV Desktop, será permitido que o operador de caixa/consultor possa através do PDV:
ÍNDICE
Índice |
---|
Através do (TVFR) Live, no parâmetros da unidade de negócio, deve ser possível que a loja realize a configuração do "Logística Reversa”
Os parâmetros referente ao processo de "Logística Reversa", estarão disponíveis em Global (Unidades de Negócio): Cadastros> Parâmetros do Sistema(Redes/Centrais/Un. Negócios) > Modulo: “Global”.
Quando habilitado e configurado as opções de logística reversa no TFVR Retaguarda, ao abrir o PDV os parâmetros serão gravados no arquivo \pdvarq\pdv.cfg:
Dica |
---|
O conteúdo dos parâmetros é disponibilizado pela SOMA e pode ser solicitado através do cliente. |
Quando habilitada a utilização da logística reversa na loja ,o TVFR PDV Desktop durante sua inicialização irá verificar se o cadastro da loja foi realizado na SOMA. Caso não seja identificado o operatorIR e authToken da loja o TVFR PDV Desktop irá enviar os seguintes dados da loja para Cadastro:
O cadastro sendo realizado com sucesso na SOMA os dados retornados, operatorIR e authToken, serão armazenados no arquivo \PDVARQ\PDV.CFG
E a funcionalidade de logística reversa estará disponível no TVFR PDV Desktop.
Quando habilitada a utilização da logística reversa na loja o TVFR PDV Desktop irá apresentar no menu a opção "Logística Reversa”, que também será acessível a partir da tecla de atalho “Ctrl+L”.
Informações |
---|
A funcionalidade só será habilitada se TODOS os parâmetros mencionados no item 1) estiverem configurados corretamente, por loja. |
Com a configuração da loja ativada, a opção ficará disponível no PDV através do botão no Menu e com o comando CTRL + L , conforme imagem abaixo:
Ao acionar a opção o TVFR PDV Desktop irá apresentar as opções:
Opções disponíveis quando não estiver com uma venda em andamento:
Opções disponíveis quando estiver com uma venda em andamento e modalidade de venda "Consumidor Final":
Opção disponível quando estiver com uma venda em andamento e modalidade de venda diferente de "Consumidor Final".
Informações |
---|
A funcionalidade de resgate de recompensa somente é permitido para a modalidade de venda: Consumidor final |
É permitido consultar as informações de pontuação e recompensas do cliente, à partir da opção “Consultar cliente" que estará disponível na funcionalidade "Logística Reversa”.
Realizado a implementação para comunicação com a API da SOMA e o processo de consulta de cliente. Irá ocorrer da seguinte forma, através do atalho Ctrl+L ou no menu lateral opção "Logística Reversa", selecionar a opção Consultar cliente:
Após selecionar a opção, será solicitado a identificação do cliente para consulta.
Ao confirmar será iniciado a integração com a SOMA para efetuar a consulta dos dados do cliente.
Ao acionar a opção “Devolução de embalagem" o TVFR PDV Desktop irá permitir que o usuário localize ou cadastre um novo cliente. A pesquisa de cliente irá ocorrer em base local, a partir dos clientes cadastrados na loja. Após a confirmação da identificação do cliente a integração do cadastro com a SOMA será realizada na URL configurada.
A comunicação e o cadastro sendo realizado com sucesso o TVFR PDV Desktop irá realizar o processo para devolução de embalagem. O TVFR PDV Desktop irá obter as marcas disponíveis para devolução a partir da API da SOMA. As marcas retornadas serão listadas ao usuário onde será possível o usuário informar a quantidade de cada marca e será possível informar mais de uma marca ao mesmo tempo.
Ao confirmar a quantidade de embalagens para devolução, o TVFR PDV Desktop irá integrar a SOMA os dados informados pelo usuário para creditar pontos ao cliente.
Segue o passo a passo: Com o PDV aberto e sem nenhum item lançado no PDV, através do atalho Ctrl+L ou no menu lateral opção "Logística Reversa", selecionar a opção Devolução de Embalagem:
Após selecionar a opção, será apresentado a rotina de identificação de cliente para confirmação dados ou um novo cadastro:
Ao confirmar será iniciado a integração com a SOMA para informar os dados do cliente e em caso de sucesso, será apresentado as marcas, para selecionar a marca e informar a quantidade devolvida:
Em caso de sucesso, a mensagem será apresentada abaixo e os pontos creditados ao cliente.
O usuário poderá realizar o resgate do desconto a partir da opção “Resgate de recompensa” que estará disponível no funcionalidade "Logística Reversa”.
Ao acionar a opção o TVFR PDV Desktop irá permitir que o usuário selecione a opção desejada, sendo:
A opção deverá estar disponível apenas quando:
Segue passo a passo: Através do atalho Ctrl+L ou no menu lateral opção "Logística Reversa", selecionar a opção Resgate de recompensa:
Após selecionar a opção, será solicitado a identificação do cliente para efetuar o resgate.
Ao confirmar será iniciado a integração com a SOMA para selecionar a recompensa que será utilizada na venda.
Após selecionar a recompensa, será exibido o percentual de desconto e será solicitada a confirmação da utilização da recompensa.
Ao finalizar a venda serão exibido no rodapé o saldo de pontos do cliente e será confirmado o resgate da recompensa na SOMA.
O motivo de desconto será enviado para a retaguarda com o nome de "Logística Reversa" e a observação será o nome da recompensa selecionada.
Informações |
---|
Pontos importantes:
|
Ao recuperar uma recompensa da Logística Reversa no PDV, durante a finalização da venda caso ocorra alguma falha de comunicação com a API, os dados serão armazenados no arquivo \pdvarq\reprocessarresgate.dbf com as seguintes informações:
guid → chave única para identificação da informação.
idcliente → Informação recuperada ao identificar o cliente para resgate da recompensa.
idresgate → Informação recuperada ao selecionar a recompensa.
quantidade → Informação recuperada ao selecionar a recompensa.
dataresgat → Data em ocorreu o resgate da recompensa.
datareproc → Data em que ocorreu o reprocessamento com sucesso.
horareproc → Hora em que ocorreu o reprocessamento com sucesso.
sucesso → Informação preenchida ao gravar o resgate pendente e alterado após reenvio a API da SOMA.
O controle do reenvio ficará através do TaskManager na tarefa 044.
Para fazer o reenvio será realizado uma consulta no DBF apenas do que estiver com sucesso = F e os ID's preenchidos corretamente. Após execução da tarefa é possível validar o reenvio da informação no arquivo \pdvarq\logs\Totvs.Consumo.Api.Client461.Interop.log:
Produto | Versão |
---|---|
TOTVS Franquias e Redes - Retaguarda | 6.5.62.0 |
TOTVS Varejo Franquias e Rede | 2022.2.9.X |