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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de Utilização
    1. Atualização da Base de Dados
    Configuração
    1. Menu
    2. CadastrosCadastro dos Prazos do Atendimento
    3. Cadastro das Especialidades
    4. Cadastro dos Procedimentos
    Regra
    1. Regras para os Prazos
  3. Tela de Auditoria por Guia
    1. Outras Ações / Prazos do Atendimento 
      1. Legenda
      2. Consultas
        1. Status dos Prazos
        2. Filtro dos Prazos
  4. Tabelas utilizadas
  5. Dicionário de Dados
    1. Ações relacionadas
  6. Tela Auditoria por Guia
    1. Principais Campos e Parâmetros
  7. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

A implementação dos Prazos de Atendimento do Beneficiário tem como objetivo atender a Resolução Normativa RNº 259, que dispõe sobre a garantia de atendimento dos beneficiários de plano privado de assistência à saúde.

Prazos Máximos Para Atendimento ao beneficiário:

I – consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia: em até 7 (sete) dias úteis;

...

XIV – urgência e emergência: imediato.

Para mais informações, acessem o site: RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN N° 259, DE 17 DE JUNHO DE 2011

02. 

...

EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Abaixo segue o passo a passo de como configurar os Prazos do Atendimento no sistema

...

.

ATUALIAZAÇÃO DA BASE DE DADOS

Deverá ser aplicado o patch referente ao documento técnico: DSAUBE-13828 DT Prazos do Atendimento do Beneficiário Para a Auditoria - RN 259, além da atualização do dicionário de dados

...

a. MENU

...

.

Importante: Na tabela de Auditoria (B53), foram criados os campos de Status Prazo (B53_LEGPRZ) e Prazo Atend. (B53_PRZATE) para serem exibidos no browser, portanto foi liberado a permissão para alterar o ordem dos campos da tabela via configurador, para que o usuário consiga visualizar melhor os prazos.

MENU

Deverá ser adicionado ao menu do Plano de Saúde (Módulo SIGAPLS), o cadastro dos Prazos do Atendimento

...

:

DescriçãoPrazos do Atendimento
ProgramaPLMVCPRZATEND
MóduloPlano de Saúde
TipoPlano de Saúde


Card documentos
Informacao

...

Por padrão o Prazo do Atendimento

...

ficara

...

na pasta: Atualizações > A.N.S > Prazos do Atendimento

...

TituloImportante!

b. CADASTROS

...

CADASTRO DOS PRAZOS DO ATENDIMENTO

...

Para cadastrar os Prazos do Atendimento

...

, deverá ser feita a importação via Wizard de Atualização (Miscelanea > Configurações), importando o CSV que consta no patch do documento técnico mencionado acima: b6y-prazo_atendimento.

Feito a importação, a tabela de Prazos do Atendimento ficará assim: 

Cadastro dos Prazos de Atendimento do BeneficiárioImage Removed

Nesse cadastro

...

será permito somente alterar a Descrição e o Prazo (Dias)

...

. O código do prazo é fixo para cada tipo, ou seja, o sistema entende que o código 12 será sempre referente ao prazo de Hospital-Dia.

...

CADASTRO DAS ESPECIALIDADES

No Cadastro das Especialidades (PLSA370),

...

deverá ser configurado o

...

Prazo do Atendimento (Campo BAQ_PRZATE)

...

que está vinculado a especialidade. 

Esse vinculo será utilizado para o sistema identificar o tipo da consulta de acordo com a especialidade

...

, para calcular os prazos dos itens I ao VII

...

CADASTRO DOS PROCEDIMENTOS

No cadastro de Tabela Padrão (PLSA940), será necessário configurar

...

somente os procedimentos de Sessões com a Classificação do SIP Ambulatorial (Campo BR8_CLASIP). Sendo: 

  • Sessão com Fisioterapeuta: B1
  • Sessão com Fonoaudiólogo: B2
  • Sessão com Nutricionista: B3
  • Sessão com Terapeuta Ocupacional: B4
  • Sessão com Psicólogo: B5

Mais informações para a classificação do SIP: SIP - PLSCENTOBR

...

REGRAS PARA OS PRAZOS

Os prazos do atendimento serão definidos das seguintes regras:

Código do PrazoDescriçãoRegra para Definir como Prazo
01Consulta Básica (Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia

Procedimento da Guia do Tipo Consulta (Definido pela Função PLSISCON)

Especialidade não informada na Guia ou Especialidade informada vinculada com o código do Prazo 01 através do campo BAQ_PRZATE.

02Consulta nas Demais Especialidades Médicas

Procedimento da Guia do Tipo Consulta (Definido pela Função PLSISCON)

Especialidade informada na Guia não vinculada aos códigos 01, 03, 04, 05, 06 e 07.

03Consulta/Sessão com Fonoaudiólogo

Para Consulta:

Procedimento da Guia do Tipo Consulta (Definido pela Função PLSISCON)

Especialidade informada na Guia vinculada ao código com o código do Prazo 03 através do campo BAQ_PRZATE

Para Sessão:

Procedimento da Guia com o campo BR8_CLASIP (Classificação do SIP) igual a B2.

04Consulta/Sessão com Nutricionista

Para Consulta:

Procedimento da Guia do Tipo Consulta (Definido pela Função PLSISCON)

Especialidade informada na Guia vinculada ao código com o código do Prazo 04 através do campo BAQ_PRZATE

Para Sessão:

Procedimento da Guia com o campo BR8_CLASIP (Classificação do SIP) igual a B3.

05Consulta/Sessão com Psicólogo

Para Consulta:

Procedimento da Guia do Tipo Consulta (Definido pela Função PLSISCON)

Especialidade informada na Guia vinculada ao código com o código do Prazo 05 através do campo BAQ_PRZATE

Para Sessão:

Procedimento da Guia com o campo BR8_CLASIP (Classificação do SIP) igual a B5.

06Consulta/Sessão com Terapeuta Ocupacional

Para Consulta:

Procedimento da Guia do Tipo Consulta (Definido pela Função PLSISCON)

Especialidade informada na Guia vinculada ao código com o código do Prazo 06 através do campo BAQ_PRZATE

Para Sessão:

Procedimento da Guia com o campo BR8_CLASIP (Classificação do SIP) igual a B4.

07Consulta/Sessão com Fisioterapeuta

Para Consulta:

Procedimento da Guia do Tipo Consulta (Definido pela Função PLSISCON)

Especialidade informada na Guia vinculada ao código com o código do Prazo 07 através do campo BAQ_PRZATE

Para Sessão:

Procedimento da Guia com o campo BR8_CLASIP (Classificação do SIP) igual a B1.

08Consulta e Procedimentos Realizados em Consultório/Clínica com Cirurgião-Dentista

Guia do Tipo Odontológica, através do campo BEA_TIPO igual 4

Procedimento da Guia do Tipo Odonto, através do campo BR8_ODONTO

09Serviços de Diagnóstico por Laboratório de Análises Clínicas em Regime Ambulatorial

Guia com o campo BEA_ATEAMB (Atend. Ambulatorial) igual a 1-Sim.

Tipo do Prestador da Guia igual a 'LAB', através do campo BEA_TIPPRE.

Serviço não pode ser de Complexidade Alta (BR8_ALTCUS igual a 1), Odontológico (BR8_ODONTO igual a 1) ou Sessão (BR8_CLASIP do B1 ao B5)

10Demais Serviços de Diagnóstico e Terapia em Regime Ambulatorial

Guia com o campo BEA_ATEAMB (Atend. Ambulatorial) igual a 1-Sim.

Serviço não pode ser de Complexidade Alta (BR8_ALTCUS igual a 1), Odontológico (BR8_ODONTO igual a 1) ou Sessão (BR8_CLASIP do B1 ao B5)

11Procedimentos de Alta Complexidade - PAC

Procedimento da Guia de Alto Custo, através do campo BR8_ALTCUS igual a 1=Sim.

12Atendimento em Regime de Hospital-Dia

Guia de Internação com o campo de Regime de Internação (BE4_REGINT) igual a 2=Hospital-Dia

13Atendimento em Regime de Internação Eletiva

Guia de Internação, onde o tipo de Admissão informada no campo BE4_TIPADM, está cadastrada como Eletiva (BDR_CARINT igual a 'E')

14Urgência e Emergência

Qualquer guia onde o tipo de Admissão informada no campo BE4_TIPADM ou BEA_TIPADM, está cadastrada como Urgência/Emergência (BDR_CARINT igual a 'U')

Observação

Importante: Caso o atendimento se enquadre em mais de uma regra, o sistema irá utilizar o menor prazo para o atendimento do beneficiário. 

...

03.

...

TELA

...

AUDITORIA

...

Na tela de Auditoria por Guia (PLSA790V), o Auditor irá acompanhar os prazos máximos para o atendimento do beneficiário. No Browser foi adicionado dois campos para visualização dos prazos, sendo Status Prazo e Prazo Atend. Como mostra a imagem abaixo:

Image Removed

Card documentos
InformacaoOs campos da tabela de Auditoria por Guia (B53) foram ajustados para permitir alterar a ordem, para que seja colocado o status do prazo no inicio do browser.
TituloImportante!

a. OUTRAS AÇÕES / PRAZOS DO ATENDIMENTO 

Através do botão Outras Ações > Prazo do Atendimento é possível acessar mais informações referente ao Prazo do Atendimento:

Image Removed

i. LEGENDA

Legenda dos Prazos:

Image Removed

ii. CONSULTAS

Com essa opção é possível realizar filtros no browser das Guias de acordo com os prazos, além consultar um Status de todos os prazos.

1 . STATUS DOS PRAZOS

...

POR GUIA

Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

Prazos do AtendimentoInformações referente aos Prazos do Atendimento
Prazos do Atendimento > LegendaLegenda dos Prazos
Prazos do Atendimento > ConsultasRealiza filtros no browser de acordo com os prazos
Prazos do Atendimento > Consultas > Status dos PrazosApresenta uma tela com a quantidade de Guias de acordo com os Prazos

...

Image Removed

2 .FILTRO DOS PRAZOS

Através das opções abaixo é possível filtrar o browser, clicando em cada opção o sistema irá automaticamente apresentar somente as guias daquele Prazo.

...

Prazos do Atendimento > Consultas > Prazo para HojeRealiza o filtro no browser, somente as guias com o prazo pra hoje
Prazos do Atendimento > Consultas > Prazo em até 3 diasRealiza o filtro no browser, somente as guias com o prazo

...

em até 3 dias
Prazos do Atendimento > Consultas > Prazo em até 7 diasRealiza o filtro no browser, somente as guias com o prazo em até 7 dias
Prazos do Atendimento > Consultas > Prazo em até 14 diasRealiza o filtro no browser, somente as guias com o prazo em até 14 dias 
Prazos do Atendimento > Consultas > Prazo a partir de 14 diasRealiza o filtro no browser, somente as guias com o prazo a partir de 14 dias
Prazos do Atendimento > Consultas > Todos os PrazosRealiza o filtro no browser, como todos os prazos

04. TELA AUDITORIA POR GUIA

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

BA0_MSURST

Informe o Endpoint da API de atualização de status do protocolo de alteração cadastral
BBA_IDOPERID da Operadora na Mobile Saúde
BBA_MSHASHHASH que identifica de qual ambiente (Homologação ou Produção)









2 .FILTRO DOS PRAZOS


05. TABELAS UTILIZADAS

  • Prazos de Atend. Beneficiário - B6Y
  • Auditoria de Guias - B53
  • Complementos Movimentações - BEA
  • Internações - BE4
  • Tabela Padrão - BR8
  • Tipo de Admissão - BDR
  • Especialidades - BAQ

...