Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Essas turmas/disciplinas estão associadas a Turma: EF5ªSR
Ao iniciar o processo de digitação de frequência diária por turma, informar a data (de acordo com o Plano de Aula) e em seguida informar a Turma (só serão listadas turmas que o professor der aula na data selecionada); o portal irá listar todas as disciplinas correspondente de acordo com a data.

03. EXECUÇÃO DO PROCESSO DE FREQUÊNCIA POR TURMA

Ao clicar no botão Pesquisar, o portal irá listar a relação de alunos matriculados nas turmas/disciplinas.




Dica

Caso o professor queria ter uma melhor visualização da foto do aluno, basta colocar o cursor do mouse sobre a Foto do mesmo.

Image Added

Para marcar a Ausência para o(s) aluno(s), o professor deverá alterar a marcação do ícone: onde se tiver em o "V" para o lado direito o Aluno está "Presente" no dia, e quando o "V"  tiver habilitado para o lado esquerdo, o aluno estará  "Ausente". 

Informações
iconfalse

No Novo portal o professor, tem a particularidade, onde o processo de digitação de faltas, o professor poderá informar uma ausência/presença para uma turma/disciplina em específico.

EXEMPLO:

Na listagem abaixo, são exibidas todas as Turmas/disciplinas no qual o professor leciona, neste caso o professor poderá conceder a ausência/presença apenas para a Turma/disciplina de Geografia.

Image Added

Image Added

A funcionalidade trabalha com ausência no dia como um todo, ou seja, será exibido como ausente o aluno que não tiver comparecido em nenhuma aula do professor no dia.

Caso o aluno tenha recebido uma falta em apenas alguma das Turmas/disciplinas (Menu: Diário de Classe | Frequência) e/ou no menu Frequência Diária no .exe (Educacional | Matrícula e Avaliação | Frequência Diária) o aluno estará destacado em vermelho, informando que ele possui presença/ausência em algumas aulas do dia porém, não em todas que o professor leciona:

Image Added

JUSTIFICATIVA DE FALTAS

Para incluir uma justificativa, como premissa , o Aluno deverá estar como ausente em pelo menos uma Image Removeduma Turma/disciplina.

Image Added

LIBERAR FREQUÊNCIA

Como default o parâmetro: "Liberar Frequência após salvar" virá habilitado, onde após informar a presença/ausência para os alunos e clicar no botão: Salvar, a frequência será liberada para todas as Turmas/disciplinas e Alunos listados.

Image Added

Caso o professor não queria liberar a Frequência para os alunos para as Turmas/disciplinas listadas, basta alterar a marcação do ícone: Image Addedonde se tiver em o "V" para o lado esquerdo.

Image Added


Aviso
iconfalse

Esse comportamento será permitido  se o parâmetro "Justificar as faltas e liberar frequência pelo coordenador definido na turma/disciplina" NÃO estiver marcado a liberação pelo coordenador, conforme mostra a figura abaixo:

Image Added

Informações
titleIMPORTANTE!!!
  • Quando a Turma/disciplina tiver aula geminada, o portal irá inserir a falta para todos os horários e caso a mesma seja justificada, o portal irá replicar a informação para ambas aulas;
  • Assim como nas demais funcionalidades de registro de frequência, a quantidade de ausências só será consolidada na nota da etapa para o aluno caso as aulas dadas estejam informadas. Respeitando ainda essa sincronização o parâmetro "Justificar as faltas e liberar frequência pelo coordenador definido na turma/disciplina" (Educacional | Parâmetros | Secretaria | Notas/Faltas), ao marcado só será feita a sincronização após o coordenador da turma/disciplina executar o processo de aprovação de frequência;
  • A sugestão de aula dadas é baseada nas datas da etapa da turma/disciplina;
  • A tela respeita o parâmetro "Utilizar turma/disciplina gerencial na digitação de notas, faltas, avaliação, frequência diária, plano de aula e upload de matérias no portal" (Educacional | Parâmetros | Secretaria | Geral 1), se ele estiver marcado só serão exibidas turma/disciplina gerencial, porém o aluno irá visualizar a falta na gerenciada como é realizado atualmente.