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Geração Registros Bloco K - LF0228
Visão Geral do Programa
Geração da Estrutura pela Engenharia do Produto
Na geração da estrutura pela ENG - Engenharia do Produto, os registros serão gerados conforme a estrutura cadastrada para o item no Módulo ENG - Engenharia do Produto.
Depois da leitura das ordens de produção no período, será verificado se o produto acabado ou em processo possui correspondente na estrutura (tabela estrutura ou tabela alternativo).
Na leitura da estrutura, será considerado apenas o primeiro nível, exceto para os “itens fantasmas”, pois neste caso também será verificado o primeiro nível da estrutura do “item fantasma”, inclusive de forma recursiva, quando existirem itens fantasmas na estrutura de um item fantasma.
Um “item fantasma” é identificado por um parâmetro que pode ser selecionado no componente do cadastro de estruturas do Módulo Engenharia - Programa Manutenção Estrutura do Item - EN0105 - Tabela estrutura campo F.
Exemplo: A é produzido com B# que é produzido de C e D (A = Acabado, B# = Item Fantasma, C e D = Insumos).
Serão considerados no arquivo: A produzido de C e D.
Será registrado no ENG - Engenharia do Produto, considerando a data de validade do Insumo (estrutura.data-inicio e estrutura.data-termino).
Durante o processo de fabricação de um produto existem casos em que existe sobra de material. Quando o valor ou a quantidade deste material é pequena, este é cadastrado como um item de Sobra, gerando um movimento de SOB no estoque. A geração dos registros do Bloco K no LF0228, estes movimentos de Sobra são considerados como uma produção conjunta, assim como os itens que são cadastrados como co-produto. Desta forma, quando ocorre este cenário, os registros do item principal e do item de sobra são gerados no registro K291 ou K301.
Observação: Para identificar o co-produto ou a sobra, será verificado se o produto acabado ou em processo (tipo item 03 ou 04) é diferente do item da ordem de produção.
Geração da Estrutura pela Movimentação da Ordem de Produção
Na geração da estrutura pela movimentação da ordem de produção, os registros serão gerados:
Com base na reserva dos insumos (tabela reservas e tabela al-res-op para configurados);
Com base na movimentação dos insumos já requisitados para as ordens do item, caso não tenha reserva.
Para compor a estrutura do item serão lidas todas as ordens de produção do item (interna, externa e interna/externa) que foram movimentadas no período e a estrutura final do item irá considerar todos insumos requisitados para o item, mesmo que tenha sido requisitado em apenas uma das ordens de produção.
Na leitura dos insumos das ordens para compor a estrutura serão considerados todos os movimentos da ordem, inclusive os movimentos de períodos anteriores ao período da data de referência.
O consumo padrão de cada componente será calculado com base na quantidade total produzida para o item “pai” e na quantidade total consumida de cada “insumo”. Além da variação de insumos que formam a estrutura padrão do item, o valor do campo da quantidade do componente poderá variar de um período para o outro ainda quando o insumo é vinculado na estrutura do item nos dois períodos; isto ocorre porque a quantidade consumida do insumo é calculada com base nos totais das quantidades produzida (item “pai”) e consumida (itens “filhos”).
Item produzido pela média ponderada de utilização de todos os insumos consumidos nas ordens de produção do período.
Exemplo:
- 10,00 Itens Afeito de 5,00 do Insumo B e 5,00 do Insumo C na OP1
- 15,00 Itens Afeito de 7,50 do Insumo B e 7,50 do Insumo C na OP2
- 20,00 Itens Afeito de 10,00 do Insumo B e 9,00 do Insumo C e 1,00 do Insumo D na OP3
Cálculo: QTD Ponderada Insumo = soma(Insumo) / soma(Total Produto)
1 Item A é feito de:
Soma Total QTD
Insumo Insumo Produto Ponderada
---------- ----------- ------------ ---------------
B 22,50 / 45,00 = 0,5000
C 21,50 / 45,00 = 0,4777
D 1,00 / 45,00 = 0,0222
O Fator de perda será calculado pela média das movimentações de REF - Refugo e ROP - Refugo por operação do insumo no período.
Registrando MOP - Movimentação da Ordem de Produção no campo de origem da estrutura.
Lista de Componentes
A geração da estrutura do item que utiliza lista de Componentes na ordem de produção será baseada na movimentação da ordem de produção, seguindo calculada pela média ponderada de utilização dos Insumos consumidos para o item, ainda que esteja parametrizada a geração da estrutura pela Engenharia do Produto.
Premissas para geração
a) Fechamento do período: Para incluir o Bloco K no arquivo do SPED Fiscal é necessário que o período da data de referência já tenha sido fechado no módulo de Estoque.
b) Diferenciação de itens por código: Os itens devem possuir uma codificação única de acordo com a estrutura de componentes utilizados na sua produção; a utilização de um único código de item para a produção de itens com estruturas diferenciadas resultará em dados inconsistentes no Bloco K.
c) Atualização do cadastro de itens: No programa Manutenção Itens X Estab Faturamento (CD0147), Cadastro Item x Estabelecimento Bloco K (CD0157) e/ou no programa Manutenção Itens Estoque (pasta “Gerais”) (CE0106), O campo “Tipo do Item” deverá estar informado corretamente, pois a geração dos registros do Bloco K baseia-se nos valores parametrizados neste campo.
d) Se o estabelecimento não utilizar o módulo de Engenharia/Produção Totvs, ficará responsável pela população das tabelas dwf criadas para digitação. Assim, a responsabilidade de geração dos registros 0200 pertinentes aos insumos, também é de responsabilidade do estabelecimento.
e) Produtos acabados (ACA) sem requisição de material, não serão gerados no Bloco K.
f) Caso o consumo de insumos possua saldo negativo no período, não será informado no Bloco K.
Contribuintes com mais de um período de apuração no mês declaram um registro K100 e os demais registros aninhados para cada período no mesmo arquivode Registros do Bloco K.
Geração Registros Bloco K - Seleção
Objetivo da tela: | Elaborar a estrutura dos Itens pela Engenharia de Produtos ou pela movimentação da ordem de produção, gerando a partir da seleção da estrutura completa ou filtrada. |
Outras Ações/Ações Relacionadas:
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Ação:
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Descrição:
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Marca/Desmarca
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Quando acionado, marca e desmarca com * para selecionar o registro.
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Todos
...
Quando acionado, marca todos os registros.
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Nenhum
...
Quando acionado, desmarca todos os registros.
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Consulta
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Quando acionado, gera relatório de consulta da estrutura gerada para o registro selecionado.
...
Exclui
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Quando acionado, exclui a estrutura gerada para o registro selecionado.
Determinar as informações que serão extraídas para geração dos registros do Bloco K. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: | |||||
Estabelecimento | Inserir uma faixa de Exibe o código do estabelecimento para geração da estrutura.que será considerado na geração do relatório. | |||||
Período | Inserir a data inicial e final dos movimentos que estabelecerão o período para a geração do relatório | Período Ord Prod | Inserir as datas inicial e final de ordens de produção para geração da estrutura. | |||
Gerar Registros Correção de Apontamentos | Quando assinaladoselecionado, possibilita ao usuário optar pela geração dos registros de apontamentos de erros: K270/K275/280. | |||||
Gerar Somente Estoque Escriturado (Registro K200) | Quando assinalado, determina que a geração deve considerar apenas o registro K200. Caso contrário, serão consideradas todos os registros do Bloco K.
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Gerar Registro: 0210 - Consumo Específico Padronizado | Quando assinalado, possibilita ao usuário optar pela geração do registro 0210 - Consumo específico padronizado.
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Gerar Registro K230/K235 para itens compostos composto (Faturamento de Kit's) | Quando assinalado, permite a geração dos registros K230 e K235 para os itens compostos que não baixam estoque e foram faturados no período de apuração. | |||||
Gera completo | Quando selecionado, indica que os registros do Bloco K serão gerados completos | |||||
Gera filtrado | Quando selecionado, serão habilitados os campos de filtro de seleção das informações. | |||||
Item | Inserir uma faixa de código do item para geração dos registros | |||||
Classificação Fiscal | Inserir uma faixa de classificação fiscal para geração dos registros | |||||
Grupo de Estoque | Inserir uma faixa de grupo de estoque para geração dos registros | |||||
Família | Inserir uma faixa da família para geração dos registros | |||||
Código Origem | Inserir uma faixa de código de origem para geração dos registros |
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