Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Processo para tratamento da CPC 06 – R2 (IFRS 16) no Produto Datasul referente aos contratos de Leasing/Arrendamento

Muitas empresas tem Contratos de Leasing/arrendamento já em andamento e ao implantar estes contratos no sistema, está gerando diferenças na contabilização devido ao fato deste contrato já ter sido amortização por um período, então o valor da implantação do bem patrimonial fica diferente do valor do contrato.

Para atender esta situação, foram efetuadas as seguintes melhorias no Datasul:

  • Implantação destes Contratos de Leasing/arrendamento: Deve ser feita pelo Manutenção Contrato Leasing - FAS012AA (não houve mudanças nesse processo), considerando a sua data inicial, ou seja, o contrato será implantado pelo valor total, com todas as suas parcelas. Porém, as parcelas retroativas, ou seja, que já havia sido pagas antes da sua implantação, serão marcadas automaticamente como já apropriadas através do programa Implantação Bem já Imobilizado - FAS734AA.
  • Implantação do bem patrimonial: Também será feita pelo seu valor total, porém a implantação deve ser feita pela rotina do Implantação Bem já Imobilizado - FAS734AA, parametrizando para que sejam considerados os valores históricos, onde os parâmetros de tela Contabiliza Valores e Valores Históricos devem ser assinalados. Desta forma os valores já depreciados/amortizados do bem serão gerados na implantação.

Importante: Então a rotina de bem imobilizado cria os registros de cálculo e as apropriações da implantação do bem, marcando automaticamente como apropriadas as parcelas do contratos de leasing/arrendamento com data menor ou igual ao campo Data Fim Cálculo, ou seja, os valores que já foram pagos/amortizados.

  • Contabilização/Geração de apropriações contábeis: Também será feita pelo seu valor total, porém a implantação deve ser feita pela rotina do Implantação Bem já Imobilizado - FAS734AA, parametrizando para que sejam considerados os valores históricos, onde os parâmetros de tela Contabiliza Valores e Valores Históricos devem ser assinalados. Desta forma os valores já depreciados/amortizados do bem serão gerados na implantação.

Ou seja, o bem será implantado com seu valor normal, gerando todas as apropriações que já são geradas atualmente, mas isso faz com que fique uma diferença na contabilização, porque os valores já amortizados também são contabilizados. Para corrigir este problema, serão gerados novos lançamentos para “estornar” estes valores da contabilização.

- Aí, na rotina de bem imobilizado, no momento da implantação do bem, precisaremos tratar a geração das apropriações contábeis, para considerar os valores que já foram pagos/amortizados. Ou seja, o bem será implantado com seu valor normal, gerando todas as apropriações que já são geradas atualmente, mas isso faz com que fique uma diferença na contabilização, porque os valores já amortizados também são contabilizados. Para corrigir este problema, serão gerados novos lançamentos para “estornar” estes valores da contabilização.

Abaixo o esquema de contabilização, apresentando todos os lançamentos, ou seja, os que já são feitos atualmente e os novos que passarão a ser criados:

Lançamentos destacados em verde são novos que serão criados.

O Lançamento 1.2 (122.500) será feito para reduzir o saldo da conta de arrendamento (passivo), considerando os valores que já pagos antes da implantação.

O lançamento 3.1 será feito para reduzir o saldo da conta de AVP (passivo), considerando os valores já pagos antes da implantação.

Abaixo o esquema de contabilização, apresentando todos os lançamentos, ou seja, os que já são feitos atualmente e os novos que passarão a ser criados:


1 - Cadastro de Arrendador

...