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Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis. |
01. VISÃO GERAL
Esse processo visa disponibilizar o envio de cartas de cobrança para os clientes que possuam títulos em atraso, a vencer ou em situações personalizadas.
A rotina de envio de carta de cobrança permite que os títulos que estejam em atraso, ou a vencer, possam ser devidamente cobrados através do envio de cartas de cobrança eletrônica (e-mail) e/ou física.
Para que as cartas possam ser geradas e envidas, primeiramente deve-se definir os tipos de situação de cobrança que serão considerados, o período no qual as cobranças se encontram (referente ao tempo de atraso e/ou período a vencer), além de definir o teor do texto de cobrança que será apresentado.
As cartas enviadas vão conter os juros e multas calculados até uma data pré definida (em parâmetro), possibilitando aos destinatários saber o valor atualizado de cobrança.
É possível o envio da carta de diferentes tipos de texto bem como é permitido complementar as validações, de forma específica, dos clientes que receberão as cartas de cobrança.
Um relatório de cobranças já efetuadas está disponível para facilitar o acompanhamento das cartas de cobrança enviadas e os seus respectivos destinatários e títulos cobrados.
02. REGRAS E DEFINIÇÕES
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Rotina: FINA810 - Layouts de Carta de Cobrança Cada carta enviada será definida conforme o teor de cobrança, ou seja, será possível incluir um texto de um determinado teor para diferentes tipos de cobrança. Para tanto, serão disponibilizadas formas de configurar os textos das cartas e associá-las a determinadas regras via cadastro. Estarão disponíveis somente características do cliente para validação combinada com o filtro de/até. Não sendo necessário, o mesmo poderá ser mantido em branco, para que as cartas sejam enviados para qualquer cliente. As cartas obedecem aos filtros informados na rotina de envio, validando os dados do cliente associado, ao teor da carta. Esta configuração poderá utilizar campos customizados para sua composição. Já na listagem de títulos, as colunas consideradas como padrão estão abaixo:
Haverá a possibilidade de adição/retirada de novas colunas, desde que as mesmas façam parte do título a receber (SE1), considerando que, por se tratar de um envio de e-mail e/ou carta física, poderá haver algum tipo de restrição quanto a quantidade de informação contida na carta/folha. Independente do método de envio selecionado, e-mail, físico ou ambos, a carta irá conter no topo os dados de envio como o nome e endereço do cliente. O endereço utilizado será o endereço de cobrança contido no cadastro do cliente. Caso esse endereço esteja em branco, o envio será feito para o endereço do cliente. No layout da carta, será possível definir o alinhamento do endereço do cliente no topo da carta. - Digitação do cabeçalho do cadastro onde é definido o método de envio, os textos (principal da carta, saudação e conclusão), bem como a posição do endereço (para cartas impressas). - No rodapé existem 2 abas onde são definidos os campos do contas a receber (tabela SE1) que irão ser apresentados na carta (nro do título, valor, data de vencimento, etc), bem como são definidas as regras personalizadas de envio. Nesse campo deve ser informado uma expressão como as de filtros de tela (browse) do Protheus. Está posicionada a tabela de Clientes (SA1). |
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Rotina: FINA811 - Envio das Cartas de Cobrança Para o envio das cartas, deve ser respondida cada etapa do wizard, conforme explicação a seguir. - Tela inicial do wizard. - Definição dos parâmetros para busca e filtragem das informações.
- Seleção do layout da carta (apenas 1 layout poderá ser selecionado). - Seleção do(s) cliente(s). IMPORTANTE: Nesta tela do wizard existe um botão para realização de filtros na lista de clientes ("Filtrar"), porém somente os campos a seguir estão habilitados para realização/execução de filtros: A1_FILIAL (Filial do cadastro do cliente), A1_COD (Código do cliente), A1_LOJA (Loja do cliente), A1_NOME (Razão social do cliente), A1_END (Endereço do cliente) e, A1_EMAIL (E-mail do cliente) - Seleção do(s) título(s). É importante ressaltar que a seleção de títulos deve considerar o bloqueio de situação de cobrança configurado (conforme já citado anteriormente). - Envio ou impressão das cartas. - Consulta de log dos envios e conclusão do processo. - Consulta do log - Modelo do e-mail enviado ao cliente.
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Rotina: FINR811 - Relatório das Cartas de Cobrança O relatório permite a execução de 2 formas (analítica ou sintética). Na forma analítica é exibida a carta completa, contendo os textos e demais detalhes. Na forma sintética, são exibidos apenas as cartas que foram enviados, porém sem os textos, ou seja, apenas um resumo. Além do tipo de impressão (sintético ou analítico), o relatório permite as seguintes parametrizações: - Impressão no modelo analítico Haverá um salto de página a cada impressão de carta e as colunas dos títulos não seguirão o configurado no layout, uma vez que o relatório exige uma estrutura fixa. - Impressão no modelo sintético Outros campos da tabela SE1 estarão disponíveis para adição no relatório, considerando a limitação da área de impressão x tamanho da página. Lembrando que o modelo do relatório deve ser o mesmo do e-mail enviado, remontado em tempo de impressão com os dados armazenados. |
03. PARÂMETROS UTILIZADOS
Para envio das cartas por e-mail são utilizados os parâmetros já existentes:
- MV_RELSERV - Nome do servidor de envio de e-mail;
- MV_RELACNT - Conta a ser utilizada no envio de e-mail;
- MV_RELPSW - Senha da conta de e-mail;
- MV_RELFROM - E-mail utilizado no campo FROM no envio do e-mail;
- MV_RELBODY - Determina o assunto padrão no envio do e-mail. Será usado quando o campo FWP_TXTASS não for preenchido.
- MV_RELAUTH - Determina se o servidor exige autenticação
- MV_RELAUSR - Usuário para autenticação no servidor de e-mail (caso servidor assim exigir);
- MV_RELAPSW - Senha para autenticação no servidor de e-mail (caso servidor assim exigir).
As rotinas referentes ao processo de Carta de Cobrança não cria novos parâmetros.
04. PONTOS DE ENTRADA
F811PAR: Ponto de entrada para inicializar as variáveis private da segunda janela do wizard (parâmetros) de envio das cartas de cobrança. As variáveis disponíveis são:
cCliDe: Cliente de
cLojaDe: Loja do cliente de
cCliAte: Cliente até
cLojaAte: Loja do cliente até
dDataDe: Data de emissão de
dDataAte: Data de emissão até
nValDe: Valor de
nValAte: Valor até
cComboFil: Seleciona filial ("1"=Sim ; "2" = Não)
cSitCob: Seleciona situação de cobrança ("1"=Sim ; "2" = Não)
cComboVenc: Titulo a vencer ("1"=Sim ; "2" = Não)
dDtRef: Data de referência
cComboConVl: Considera Valor ("1"=Sim ; "2" = Não)
- F811QRY: Ponto de entrada que permite complementar a query que considera os parâmetros informados para listas os clientes disponíveis. Esse ponto de entrada é executado na terceira janela do wizard (Seleção de Clientes) de envio das cartas de cobrança.
- F811MAILTO: Ponto de entrada que permite modificar a variável cTo, que contém o endereço de e-mail ao qual será enviada a carta de cobrança de forma eletrônica. O Ponto de entrada recebe como parâmetro um array contendo a seguinte estrutura:
Array[1] = String concatenada de A1_FILIAL + A1_COD + A1_LOJA posicionado
Array[2] = Array de títulos
Array[2][1] = Array do primeiro título
Array[2][1][1] = Número do Processo da carta de correção selecionada no Wizard
Array[2][1][2] = String com o valor referente ao campo FK7_IDDOC
Array[2][1][3] = String da E1_FILORIG
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Para mais informações sobre os pontos de entrada dessa rotina acesse Envio de carta de cobrança - FINA811. |
05. DADOS TÉCNICOS
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Arquivo: FWP – Carta de Cobrança
Arquivo: FWQ – Regras de Envio
Arquivo: FWS – Dados dos Títulos
Arquivo: FWT – Cartas Enviadas
Grupo de Perguntoas (SX1): FINR810
Consulta Padrão (SXB): FWP
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Para a correta execução automática da rotina FINA811, é necessário informar os parâmetros da função conforme abaixo: nOpcAuto = Parâmetro não utilizado no momento, enviar valor 0. a811Param = Este array deverá receber o filtro desejado para seleção dos registros e envio das cartas de cobrança. Todos os registros retornados pelo filtro terão uma carta de cobrança gerada. Ex.: a811Param[01] := Código do cliente De (tipo caracter) a811Param[02] := Loja do cliente De (tipo caracter) a811Param[03] := Código do cliente Até (tipo caracter) a811Param[04] := Loja do cliente Até (tipo caracter) a811Param[05] := Data de emissão De (tipo data) a811Param[06] := Data de emissão Até (tipo data) a811Param[07] := Data de referência (tipo data) a811Param[08] := Valor de (tipo numérico) a811Param[09] := Valor Até (tipo numérico) a811Param[10] := "2" (tipo caracter) - IMPORTANTE: SEMPRE 2 PARA NÃO APRESENTAR TELA DE SELEÇÃO DE FILIAIS a811Param[11] := Títulos a vencer (tipo caracter sendo "1" = Sim ou "2" = Não) a811Param[12] := Considera valor (tipo caracter sendo "1" = Total ou "2" = Saldo) a811Param[13] :="2" (tipo caracter) - IMPORTANTE: SEMPRE 2 PARA NÃO APRESENTAR TELA DE SELEÇÃO DE SITUAÇÃO DE COBRANÇA a811Param[14] := {} (tipo array) - IMPORTANTE: ENVIAR ARRAY VAZIO a811Param[15] := "" (tipo caracter) - IMPORTANTE: SEMPRE VAZIO a811Param[16] := Código do layout da carta a ser utilizado (tipo caracter) a811Param[17] := Considera clientes bloqueados (A1_MSBLQL) no filtro. Espera-se conteúdo "1" para considerar clientes bloqueados ou "2" para considerar apenas clientes ativos |