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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Ocorrências Bancárias
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Ocorrências Bancárias
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

As ocorrências são códigos de comunicação entre empresa x banco, do qual, por exemplo, nos arquivos de remessa, a empresa informa por meio de ocorrência quando existe algum tipo de alteração no sistema em um título que está no banco e/ou o banco informa no retorno se o título foi pago, rejeitado, etc. Para utilizar o processo de cobrança eletrônica, é preciso parametrizar as Ocorrências Bancárias.

Está atividade visa demonstrar como realizar o cadastro de Ocorrência Bancária.  Para cadastrar é necessário informar o tipo de ocorrência (remessa ou retorno), o banco do qual a mesma pertence e selecionar a ocorrência financeira que diz respeito a essa ocorrência bancária. Para algumas ocorrências podem existir motivos, e caso houver, são informadas no layout do banco, por isso, se faz necessário, vincular as ocorrências bancárias disponíveis no layout do banco com as ocorrências financeiras, para ocorrer as ações no ERP.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Supervisor > Parâmetros > Cobrança > Ocorrência Bancária - FIOCORBANC.

Pré-Requisitos 

Possuir acesso ao Sistema Financeiro e suas aplicações.

Ter cadastro de

  • Tooltip
    appendIconKein Icon
    linkTextUnderlinetrue
    linkTextBanco

    Na aplicação Supervisor Financeiro > Cadastros > Banco - GCSVMBANCO01, informe o Nro do Banco, Razão Social e Nome Fantasia.

    Clique no botão Atualizar - <F4> para salvar o cadastro.

  • Tooltip
    appendIconKein Icon
    linkTextUnderlinetrue
    linkTextOcorrência Financeira

    Supervisor Financeiro > Cadastros > Ocorrência Financeira - FIOCORFINANC.

Passo a Passo

Acesse o módulo Supervisor Financeiro, clique no menu Parâmetros, em seguida clique na opção Cobrança, aplicação Ocorrência Bancária.

 Imagem 1 - Menu de acesso


Informe o Banco e defina o tipo, se Remessa ou Retorno.

Para informar a Ocorrência Bancária deve pesquisar no layout de cobrança eletrônica do banco, quais são as ocorrências disponibilizadas que serão vinculadas com a Ocorrência Financeira do sistema ERP.

Inst. Cod 1 e Inst. Cod 2 são instruções específicas que alguns bancos solicitam e que devem ser informados conforme informação disponibilizada no botão .

O campo Ocorrência não vinculada a título é habilitado no tipo de arquivo de Retorno: Com o parâmetro marcado e a ocorrência não estiver vinculada a nenhum título, não deixará a ocorrência bancária rejeitada para ser acertada na aplicação Atualização dos Títulos Rejeitados no CNAB.

Ao final, clique no botão Incluir - <F3>.

Imagem 2 - Cadastro de Ocorrências Bancárias



Painel
titleExemplos
Deck of Cards
id01
tabLocationleft
Card
defaulttrue
id1
labelExemplo 1
titleRemessa

Exemplo 1: Remessa

Ocorrência primordial para gerar o arquivo CNAB, pois, caso não tenha sido cadastrada, não será possível selecionar o título para geração do CNAB.

Informações

Nem sempre o código da Ocorrência Bancária será igual ao código da Ocorrência Financeira.

Imagem 3 - Exemplo 1 - Remessa

Card
id2
labelExemplo 2
titlePedido de Baixa

Exemplo 2: Pedido de Baixa

Na quitação de um título, o cliente pagou o título na empresa ao invés de pagar o boleto via banco. Ao quitar o título, o sistema automaticamente irá gerar uma ocorrência de Pedido de Baixa.

Imagem 4 - Exemplo 2 - Pedido de Baixa

Card
id3
labelExemplo 3
titleEntrada Confirmada

Exemplo 3: Entrada Confirmada

Do tipo Retorno, ocorrência da qual informa que as entradas no arquivo de retorno foram confirmadas.

Imagem 5 - Exemplo 3 - Entrada confirmada

Card
id4
labelExemplo 4
titleEntrada Rejeitada

Exemplo 4: Entrada Rejeitada

Do tipo Retorno, onde a remessa foi enviada e o Banco retornou informando que a entrada foi rejeitada, sendo necessário saber o(s) motivo(s) da rejeição.

Será exibido abaixo os códigos dos motivos. 

Para cadastrar, aperte a tecla Insert do teclado e para excluir uma linha, aperte a tecla Delete.

Ainda é possível vincular o motivo a uma Ocorrência Financeira, ou simplesmente deixar em branco.

Imagem 6 - Exemplo 4 - Entrada Rejeitada

Composition Setup
deck.tab.inactive.backgroud = #F2F2F2
deck.tab.active.background = #FF9E21

03. TELA OCORRÊNCIAS BANCÁRIAS

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição

Geração do Arquivo de Cobrança CNAB

Geração do arquivo para envio ao banco com informações de cobrança

04. TELA OCORRÊNCIAS BANCÁRIAS

Principais Campos e Parâmetros

Não há


05. TABELAS UTILIZADAS

  • Não há