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Rotinas de Fechamento

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Objetivo

O Fechamento tem por objetivo agilizar o acesso às tabelas (mantendo sempre bases de períodos necessários), assim como organizar as tabelas, excluindo logicamente os dados existentes na área table space dados (dados), remanejando-os para a área table space dados históricos (fechamento), tornando o acesso à área de dados mais rápida, disponibilizando maior espaço em disco.
Alguns fechamentos já têm pré-definida a sua periodicidade no próprio nome, como por exemplo: Fechamento Diário, Semanal e Mensal. Os demais devem ser definidos pela própria Empresa, de acordo com as suas movimentações e de preferência com o auxílio de um consultor da RMS.
IMPORTANTE:
Para garantir a continuidade das operações de sua empresa, em caso de falhas na integridade dos dados (perda física de tabelas por falhas no equipamento), mantenha sempre cópias de segurança (back-up) dos dados.

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Fechamento de Recebimento

 


Agendas - PGRAFECH

Permite eliminar os dados de notas fiscais já processadas e integradas. Ao processá-la você exclui as informações desnecessárias, ganhando mais espaço para armazenamento de dados.
Esse programa utiliza as seguintes tabelas:

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  • Na função F6 o sistema permite o cadastro dos dias não úteis (feriados nacionais/feriados religiosos/feriados municipais). Esta parametrização poderá ser feita para todas as filias para os feriados nacionais e separadamente para cada filial seus feriados municipais.

 


  • Na função F7 o sistema irá mostrar o cadastro dos dias não úteis para compra.

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  • Informe a data de referência para a qual deseja efetuar e confirme o processamento. Da data de referência para trás, deleta todas as informações das tabelas.

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  • No fechamento, o sistema criará na área DBF a tabela chamada AG2FENSA, nesta tabela encontram-se os registros excluídos logicamente da tabela AG1IENSA, ou seja, os registros com data de movimentação inferior à data informada.

 


  • Ao executar o programa PGCFENSA, o sistema também fará o fechamento da tabela AG1FENSA, e guarda apenas informações pertinentes às notas fiscais que estão pendentes no Recebimento ou no Faturamento (não atualizadas), pois no momento da atualização das mesmas os dados são movidos para a tabela AG1IENSA.

 


  • Após o fechamento do AG1IENSA os usuários não terão mais acesso às seguintes informações inferiores à data informada no fechamento:

 


  • Relatório de Vendas por item;
  • Extrato de Itens (Inventário);
  • Consulta das últimas Entradas/Movimentações;
  • Consulta itens da Nota Fiscal em registros fiscais (Livro Fiscal).;

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Este fechamento tem por objetivo, eliminar os pedidos programados para serem recebidos e até a presente data e não foram entregues pelos fornecedores.
Ao executar o programa VGCCFECH, o sistema exibirá a seguinte tela:
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F5 Histórico

Irá emitir um relatório de logs para rastreamento dos usuários responsáveis pelos fechamentos e retornos de pedidos. 

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Filial: Lista de filiais para verificar seus pedidos fechados ou retornados
Fornecedor: Lista de fornecedores de pedidos para verificar seus pedidos fechados ou retornados
Número do pedido: Permite definir um único pedido para verificar seu fechamento ou retorno. Se não houver registro de histórico para o pedido, irá retornar "Valor inválido para este parâmetro"
Processo: Permite definir para listar apenas pedidos fechados ou retornados
Nome do Usuário: Permite criar uma lista com nomes de usuários do RMS para verificar os pedidos fechados ou reabertos por eles. Se o usuário não existir no RMS irá retornar "Valor inválido para este parâmetro"
Data Inicial e Final: Permite definir um período quando os processos de fechamento ou retorno foram executados


F7 Dias de Tolerância

Permite incluir dias de tolerância em aberto para os pedidos por filial, fornecedor e seção

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A opção Fechamento

Pressionando-se a opção Fechamento, o sistema apresenta a seguinte tela, onde deve-se digitar o valor mínimo:
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Uma vez fornecido o valor, informe o número do comprador e fornecedor com dígito.
Se confirmada a operação através da opção S, o fechamento será feito.
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A opção Retorno

O sistema irá pedir o código do pedido com um dígito e a filial com dígito.
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Caso o pedido não esteja cadastrado, o sistema exibirá a uma mensagem, caso esteja, o retorno será feito:

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