Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Sumário
Novo Gestor de Stored Procedures – CFGX051M
Migração para o novo modelo
Nova interface
Relação de empresas
Relação de processos
Guia Empresa vs Processos
Guia Processo vs Empresas
Visualizando detalhes
Entendendo os status dos pacotesprocessos e ações que podem ser tomadas
Instalando pacotes de procedures
Desinstalando pacotes de procedures
Consultando o histórico de operações
Relatório de Log
Configurações adicionais da rotina

...

O detalhamento dos status e ações a serem tomadas estarão descritos está no tópico Entendendo os status dos processos e ações que podem ser tomadas.

...

  • Status;
  • Assinatura da rotina AdvPL de gestão de procedures;
  • Nome da rotina/programa fonte;
  • Data e hora da rotina contida no RPO;
  • Data e hora da rotina disponível na Central de Atualizações;
  • Botão Buscar atualização: direciona para o portal de atualização, para obtenção do patch contendo a rotina em questão. Botão disponível apenas se houver integração com a Central de Atualizações.

Âncora

...

entendendo_os_

...

status

...

entendendo_os_

...

status
_headingh.f41wful3yjzh
Entendendo os status dos processos e ações que podem ser realizadas

A nova interface exibe uma série de ícones para representar os status possíveis para os processos. Aqui estão relacionados os possíveis status e as ações que podem ser tomadas para cada situação.

...

DESATUALIZADO: O processo instalado na base de dados não está na sua versão mais recente disponibilizada pela TOTVS. Isso significa que o ID do pacote instalado é inferior ao ID do último pacote homologado. Aqui cabe deve-se realizar a seguinte análise:


Em ambientes ONLINE (quando a conectividade com a Central de Atualizações está ativa): A comparação é realizada com os pacotes disponíveis na Central de Atualizações.  Vamos pegar como exemplo um processo desatualizado onde o ID instalado é inferior ao ID disponível na Central:

...

  • Caso a conectividade entre a aplicação e a Central de Atualizações e a aplicação esteja interrompida seja interrompida ou inexistente no ambiente durante a análise realizada pela ferramenta , que ocorre quando a interface é iniciada oue
  • Quando não existe nenhum arquivo de pacote de procedures embarcado no RPO (arquivos .ZSPS)

A imagem abaixo ilustra essa situação:

Image Removed Indica que o processo não está instalado.

...

Peguemos como exemplo um processo nesta situação:

Image Added


Ao analisarmos os detalhes do processo, veremos:

Image Added


No exemplo acima, constatamos que não há informações sobre o pacote no RPO. Isso significa que não existe o arquivo ZSPS do processo em questão de forma embarcada. Isso pode acontecer, por exemplo, se:

    • Não foi aplicado nenhum patch (.PTM) contendo os pacotes de procedures (recomendamos a leitura do tópico Migração para o novo modelo);
    • O arquivo ZSPS foi deletado do RPO;


Também constatamos que não há informações sobre o pacote na Central de Atualizações. O campo TPH nem ao menos foi exibido na janela de detalhes. Isso significa que no momento em que a rotina foi executada a conectividade entre a aplicação e a Central de Atualizações foi interrompida ou é inexistente no ambiente em questão. Por estes motivos o status do processo é não avaliado

Solução:

A solução neste caso envolve:

    • Checagem da conectividade entre a aplicação e a Central de Atualizações;
    • Aplicação de patchs (.PTM) contendo o pacote ZSPS do pacote em questão;

Após certificar de que o ambiente está normalizado, a reabertura da interface se faz necessária para que o status do processo seja novamente analisado. Não é necessário realizar a instalação/atualização do processo. 


Image Added NÃO INSTALADO: O processo não instalado não representa uma anormalidade ou um erro. A instalação ou não do processo deve seguir as necessidades de cada ambiente onde a responsabilidade é dividida entre o administrador do sistema e as equipes que farão uso daquele processo. As rotinas Protheus associadas aos processos (ver o tópico Visualizando detalhes) funcionam normalmente sem que os processos sejam instalados na base de dados, porém o desempenho das rotinas AdvPL não é o mesmo se comparadas às stored procedures.

Solução:

Caso seja necessário instalar um processo, basta seguir o procedimento descrito no tópico a seguir Instalando/atualizando pacotes de procedures.


Image Added INCOMPATÍVEL: Nesta situação as assinaturas do processo e da rotina AdvPL (ver tópico Visualizando detalhes) são incompatíveis. Isso significa que a rotina AdvPL que faz a chamada para as procedures não poderá utilizá-las, pois não são compatíveis. Ao tentar executar uma rotina através de seu processo (usando as stored procedures), o usuário receberá a seguinte mensagem de erro:


Exemplo: Erro de incompatibilidade entre Rotina AdvPL e Stored Procedures:

Image Added


No exemplo acima vemos que a rotina FINA410 tentou executar a stored procedure FIN003_09 e recebeu um erro. Esse erro ocorreu porque a assinatura da rotina (013) não é a mesma assinatura da stored procedure (011). A rotina não executará esta procedure até que as assinaturas sejam compatibilizadas.

Podemos verificar estas informações ao visualizarmos os detalhes do processo.



Âncora
instalando_pacotes
instalando_pacotes
_headingh.f41wful3yjzh
Instalando/Atualizando pacotes de procedures

...