Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Informações
titleImportante!

O cadastro de Produtos 

...

será realizado no

...

sistema TOTVS Protheus, e será integrado com o sistema 

...

TOTVS OMNI através de comunicação de Mensagem Única

...

(CommercialFamily).

Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de

...

Categoria, acesse  https://api.totvs.com.br/legado

...

Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em  Lista de

...

serviços e busque a mensagem Item.


ProdutoFluxoTipo da MensagemVersão MSUFormato
ProtheusEnviaAssincrona4.005 APIJSON
CiaShopRecebeAssincrona4.005JSON

Pré requisitos:

...

 Inclusão de Produto

...

Dica
titleDica!

Antes de realizar a integração de uma Categoria, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).

  • Mas afinal o que é um Adapter?

Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (Item) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.

  • Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.


  1. No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i

  2. Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:


Expandir
titleAssistir o vídeo

Image Added

Informações
titleAuxilio no preenchimento dos campos

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Condição de envio

Canal de Envio

VersãoAliasRotaFormato
MATA010ItemProdutoSimNãoSíncronoTodas

LjxjCsCoPr()

PAD.APP4.005

SUA_ROTA

JSON


 Inclusão de Produto

  1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Cadastros / Produtos (MATA010).
  2. Inclua/Altere o produto com as informações necessárias, como mostra o vídeo abaixo:

Conector de Widget
width700
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=eLoLWcfcLoU&list=PLXa8l0dq5zRmzBg2ZVvB0yfQdth9tf0EL
height700

Expandir
titleAssistir o vídeo


Informações
titleDuvida

O que um produto precisa ter para ser integrado com o TOTVS OMNI corretamente?

Informações
titlePrecisa ter as seguintes informações

Ter categoria previamente cadastrada no Protheus

Vincular Produto à categoria

Cadastrar ou ter o complemento do Produto já existente no Protheus e preencher o campo E-commerce(B5_ECFLAG)  = 1 - Ativo.



Dica
titleVisualizar o dado gerado

Após realizar o cadastro de Produto e suas demais informações necessárias para integrar é possível visualizar a mensagem gerada e enviada para o TOTVS OMNI, para isso siga o passo a passo abaixo:



  1. Acesse o ambiente Configurador (SIGACFG) em Ambiente/Schedule/Schedule, opção EAI:


Expandir
titleAssista o vídeo


Expandir
titleJson de envio

...

     Registro do envio da mensagem no EAI Protheus e "Visualizar Mensagem Original"

        Acesse o ambiente Configurador (SIGACFG) em Ambiente/Schedule/Schedule, opção EAI:

            Image Removed

Mensagem única do ITEM

Selecionar a mensagem desejada, clicar na Lupa e clique na opção Visualizar Mensagem Original.

Código da Função: ITEM

UUID: 51f3a62a-4765-3fcf-1b33-142f2167bb65

Descrição da Mensagem: PRODUTO

Tipo da Transação: Envio

Tipo da Mensagem: Business Message

Url Enviada: http://eaistaging.ciashop.com.br/protheus/tirateima

Evento: UpSert

Image Removed

Json:

Image Removed

  • CiaShop - Recebimento

       Recebimento da mensagem:

         Para identificar o registro da mensagem enviada pelo sistema Protheus,é necessário acessar o DashBoard (Ferramenta de visualização de processamento de mensagens) e em seguida pesquisar pelo UUID da mensagem enviada pelo Protheus na categoria ITEM nos seguintes destinos:

    • Aguarando processamento: Indica a quantidade de processos específicos, por exemplo (Reserva) estão aguardando na fila para serem executados.
    • Processando: Significa que após aguardar na fila o arquivo é envidado para ser processado.
    • Processado: Significa que o arquivo foi processado com sucesso, como por exemplo, enviou uma reserva para o Protheus e o mesmo retorno uma mensagem de sucesso. 
    • Error: Significa que receberá o log de erro da integração especifica, tanto ao tentar enviar quanto AguardoCallback com retorno de erro.
    • Reprocessar: Indica que a mensagem estava processando e teve algum tipo de erro ou uma possível instabilidade e a mensagem irá reprocessar novamente

  OBS: link do DashBoard é fornecido pela CiaShop.

Image Removed

...

Image Removed

Obs: Informe seu usUario e senha de administrador.

  1. No Manager acesse Categorias e Produtos / Catálogo de Produtos.

Image Removed

Visualizando o Produto no Site do E-commerce

  1. Acesse o site do E-commerce e Procure na barra lateral esquerda a categoria que foi vinculada ao produto no Protheus.

Image Removed

Protheus – Recebimento da Response Message (Mensagens assíncronas)

Recebimento de respostas

  • Sucesso: Indica que a mensagem foi processada com sucesso pela CiaShop e já esta no Manager do E-Commerce.
  • Erro: Indica que a mensagem teve erro ao ser processada, e o motivo do erro esta descrito na mensagem de resposta da CiaShop.

Mensagem única do ITEM

Selecionar a mensagem desejada, clicar na Lupa e clique na opção Visualizar Mensagem Original:

Código da Função: Item

Descrição da  Mensagem: TotvsMessage ITEM Response Message

Tipo da Trasação: Recebimento

Tipo da Mensagem: Response Message

UUID da Mensagem Original: 51f3a62a-4765-3fcf-1b33-142f2167bb65

Image Removed

Json:

...