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VISÃO GERAL

Este documento é um exemplo para criação da conta caixa que será utilizada na parametrização do TOTVS Pagamento Digital.

Informações

IMPORTANTE

Ressaltamos que este exemplo não contempla as particularidades de cada instituição e por isso, não recomendamos a cópia fiel para o sistema. Se necessário, solicite auxilio de sua consultoria contábil para adicionar as necessidades legais de sua instituição.


Uma boa prática seria a criação de um conta contábil específica para a conta caixa transitória que será responsável pela contabililização da taxa e o repasse para a conta banco da insituição ao concluir do processo de conciliação.


CONTA CAIXA TRANSITÓRIA

A parametrização do recebimento via TOTVS Pagamento Instantâneo utiliza uma conta caixa para simular a conta transitória cadastrada no banco Original que é responsável pelo recebimento e repasse dos valores referente as transações aprovadas.

No processo de recebimento com PIX, os valores são pagos para o banco Original e repassados em 4 janelas diarias para a conta banco da insitutição, por este motivo é necessario a criação de uma conta caixa sem integraçãpo bancaria no TOTVS Gestão Financeira.


Informações

IMPORTANTE

Caso utilize a contabilização na baixa do lançamento, recomendamos que a baixa seja efetuada na conta contábil vinculada à conta caixa transitória, assim ao realizar a conciliação do extrato, a transfêrencia do valor referente ao pagamento será contabilizada para a conta banco da instituição finalizando o processo da contabilização..


Inclusão da Conta caixa

BackOffice > Gestão Financeira > Movimentações bancarias > Contas/Caixa

Clicar no botão novo para criação da Conta caixa transitoria

Após inserir o código e descrição, salvar o cadastastro da conta caixa e acessar a aba Integração bancária.

Por se tratar de uma conta transtória e não existir dados de banco, agencia ou conta, não é necessario inserir as os dados, podem manter os campos em branco.

Aviso

Existindo integração Educacional X Protheus os campos precisam ser informados com dados fictcios, pois são informações obrigatorias para a funcionamento da integração. 

Acessar a Aba Contabilidade e clicar no botão de Defaults. 

No botão Defaults informar a conta contabil default de Débito e Crédito.

Após inserir as contas contabeis de credito e debito salvar o cadastro.