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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Agendamento
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Agendamento 
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

        Nesta documentação estão relacionados os procedimentos para utilizar o Agendamento Web.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

       Caminho

        Módulo Agendamento Web > Agendamento > Agendamento > Agendamento - AGE0001

       Pré-Requisitos e Restrições

        Ter publicado através da ferramenta PublicaWeb o site do Agendamento Web.

        O Agendamento Web deverá estar implantado e pronto para ser utilizado conforme documentação Processo Agendamento Web

       Passo a Passo

        Módulo Agendamento Web > Agendamento > Agendamento > Agendamento

Imagem 1 - Agendamento

    • Novo Agendamento: botão utilizado para gerar um novo agendamento;
    • Empresa: empresa que o usuário irá utilizar no agendamento;
    • Tipo de Carga: ao selecionar um tipo de carga, o sistema exibirá em tela a quantidade de janelas de entregas existentes desse tipo da carga;
    • Box: ao selecionar um box, o sistema exibirá em tela a quantidade de janelas de entregas existentes desse box;
    • Fornecedor: ao selecionar um fornecedor, o sistema exibirá em tela somente os pré-agendamentos e agendamentos existentes desse fornecedor;
    • Pré-Agendamento: se estiver marcado, o sistema exibirá em tela no calendário a grid circular na cor azul-escuro essa grid será responsável por exibir a quantidade de Pré-Agendamentos existentes em cada dia (exemplo: no calendário acima note que no dia 07 não existe nenhum pré-agendamento gerado, já no dia 08 há dois pré-agendamentos gerados);
    • Agendamento: se estiver marcado, o sistema exibirá em tela no calendário a grid circular na cor cinza essa grid será responsável por exibir a quantidade de Agendamentos existente em cada dia (exemplo: no calendário acima note que no dia 07 existe um agendamento gerado, já no dia 08 existe três agendamentos gerados);
    • Disponíveis: se estiver marcado, o sistema exibirá em tem tela no calendário a grid circular na cor azul mais claro essa grid será responsável por exibir a quantidade de janelas de entregas disponíveis existente em cada dia (exemplo: no calendário acima note que no dia 07 há quatorze janelas de entregas disponíveis e no dia 08 existe quarenta e quatro janelas de entregas disponíveis);

        Para ficar mais claro a questão de Pré-Agendamentos, Agendamentos e Disponíveis observe no calendário acima o dia 08/11, sendo: dois pré-agendamentos gerados, três agendamentos e quarenta e quatro janelas de entregas disponíveis, se clicar em uma grid o sistema exibirá uma tela com os dados pertinentes a grid, exemplo: se clicar na grid agendamentodo dia 08/11, o sistema exibirá os agendamentos desse dia.

Imagem 2 - Consulta Agendamentos

    • Total Volumes: total de volumes das entregas do dia;
    • Total Peso: total de peso das entregas do dia;
    • Total Paletes: total de paletes das entregas do dia;
    • Doca: box da entrega;
    • Início: horário início da entrega;
    • Fim: horário fim da entrega;
    • Descrição: descrição da entrega;
    • Fornecedor: fornecedor da entrega;
    • Transportadora: transportadora da entrega;
    • Nota/Pedido: número da nota fiscal ou pedido de compra da entrega;
    • Volume: quantidade de volumes da entrega;
    • Peso: peso da entrega;
    • Palete: quantidade de paletes da entrega;
    • Tipo de Carga: tipo de carga da entrega;

        Para gerar um Agendamento é necessário primeiro que haja Entregas ou Pré-Agendamentos gerados, pois a etapa de agendar será encontrar uma data, horário e box para determinada Entrega ou Pré-Agendamento levando em consideração o Tipo de Carga, estaremos explicando as duas situações no decorrer deste documento.


        1. Entrega

        A entrega pode ser registrada de três formas, sendo:

    • Pedido de Compra: será utilizado pedidos de compra integrados ao sistema;
    • Nota Fiscal: será utilizado xml das notas fiscais integradas ao sistema;
    • Avulsa: quando o cliente não quer informar pedido de compra e nem nota fiscal;

        Após ter gerado a Entrega será possível gerar o Agendamento da mesma, vamos estar explicando os três tipos de Entrega e posteriormente o Agendamento das mesmas.

        Na tela inicial clicar no botão Novo Agendamento, será aberto a tela Entregas.

Imagem 3 - Entregas


        1.1. Entrega por Pedido de Compra

        A partir do momento que um Pedido de Compra é intregado ao sistema de Agendamento Web já será possível gerar uma Entrega Total ou Parcial do mesmo.

        Em Tipo de Agendamento selecionar a opção Pedido de Compra e em seguida clicar na opção Pesquisar Pedido.

Imagem 4 - Entrega por Pedido de Compra

        Sistema abrirá a tela Pesquisa, clicar no botão para que seja exibido todos os pedidos de compras integrados que ainda estão pendentes para entrega. 

Imagem 5 - Pesquisa por Pedido de Compra

        Poderá filtrar a busca conforme opções:

    • Pedido de Compra: pelo número do pedido de compra;
    • Fora do Prazo: Sim ou Não,sistema verifica a data de recebimento do pedido de compra para saber se está no prazo ou não;
    • Data de Emissão: pela data de emissão do pedido de compra;
    • Data de Recebimento: pela data de recebimento do pedido de compra;
    • Fornecedor: poderá selecionar um fornecedor específico;
    • Comprador: poderá selecionar um comprador específico;

        Após realizar a busca e com os dados em tela dar um clique duplo sobre a linha do pedido de compra desejado ou após selecionar a linha clicar no botão Retornar, o sistema retornará com os dados do pedido para a tela Entregas conforme abaixo.

Imagem 6 - Peencher Tela Pedidos de Compra

        Deverá preencher o campo Descrição e selecionar no campo Tipo de Carga o tipo desejado. O campo Transportadora só ficará habilitado se o fornecedor do pedido de compra utilizar transportadora (não será possível realizar uma entrega onde seja selecionado pedidos de fornecedores diferentes e um deles utilizar transportadora e outro não), clique aqui e consulte o passo a passo da aplicação Cadastro de Fornecedor.

        Os demais campos já virão preenchidos com as informações constantes no pedido de compra selecionado e não poderão ser alterados, salvo se modificar a coluna Entrega para a opção Parcial que será explicado mais abaixo.      

        Campo Limite Receb.: se no pedido de compra constar uma data limite de recebimento, essa data será retornada nesse campo, caso essa data já tenha sido ultrapassada o pedido não aparecerá mais para realizar entregas.

        Pode acontecer do pedido de compra selecionado não ser entregue totalmente em uma única vez mas sim em mais de uma entrega, nesse caso deverá ir na linha do pedido de compra e clicar no botão, com isso o sistema habilitará a coluna Entrega e deverá selecionar a opção Parcial, dessa forma o sistema habilitará as colunas Peso, Volumes e Paletes para que seja possível informar manualmente essas informações, conforme exemplo abaixo no print. Após alteração clicar no botão Atualizar.         

Imagem 7 - Entrega Parcial

        Para salvar a Entrega, seja Integral ou Parcial clicar no botão Adicionar, com isso o sistema salvará a Entrega, se for do tipo Integral o pedido de compra não será mais exibido natela Pesquisa (Imagem 4 - Pesquisa por Pedido de Compra), se for Parcial o pedido aparecerá e se for selecionado será exibido com os dados Peso, Volumes e Paletes atualizados.

        Nota: no exemplo utilizamso somente um pedido de compra mas poderá utilizar vários para gerar uma entrega.


        1.2. Entrega por Nota Fiscal        

        Quando o XML de uma Nota Fiscal for integrado com o sistema Agendamento Web já será possível realizar uma entrega dessa nota fiscal.

        Em Tipo de Agendamento selecionar a opção Nota Fiscal e em seguida clicar na opção Pesquisar Nota.

Imagem 8 - Entrega por Nota Fiscal

        Sistema abrirá a tela Pesquisa, clicar no botão para que seja exibido todas as notas fiscais integradas que ainda estão pendentes para entrega. 

Imagem 9 - Pesquisa por Nota Fiscal

        Poderá filtrar a busca conforme opções:

    • Número: pelo número da nota fiscal;
    • Série: pelo número da série da nota fiscal;
    • Fornecedor: poderá selecionar um fornecedor específico;
    • Emissão: pela data de emissão da nota fiscal;

        Após realizar a busca e com os dados em tela dar um clique duplo sobre a linha da nota fiscal desejada ou após selecionar a linha clicar no botão Retornar, o sistema retornará com os dados da nota fiscal para a tela Entregas conforme abaixo.

Imagem 10 - Preencher Tela Nota Fiscal

        Deverá preencher o campo Descrição e selecionar no campo Tipo de Carga o tipo desejado. O campo Transportadora só ficará habilitado se o fornecedor da nota fiscal utilizar transportadora, clique aqui e consulte o passo a passo da aplicação Cadastro de Fornecedor.

        Os demais campos já virão preenchidos com as informações constantes na nota fiscal selecionada.         

        Para salvar os dados da entrega clicar no botão Adicionar, com isso o sistema salvará a Entrega.


        1.3. Entrega Avulsa

        O tipo de entrega Avulsa é utilizada para registrar entregas de um Fornecedor sem ter que informar Pedido de Compra ou Nota Fiscal.

        Em Tipo de Agendamento selecionar a opção Avulsa.

Imagem 11 - Entrega Avulsa

        O sistema habilitará os campos para edição:

    • Descrição: informar a descrição da entrega;
    • Tipo de Carga: selecionar um tipo de carga existente;
    • Peso: digitar o peso da entrega;
    • Volumes: digitar a quantidade de volumes da entrega;
    • Paletes: digitar a quantidade de paletes da entrega;
    • Fornecedor: informar o código do fornecedor e pressionar Tab ou clicar no botão Pesquisar Fornecedor para que seja aberta a tela de pesquisa Pesquisar Fornecedor e assim possa pesquisar e selecionar o fornecedor desejado; 
    • Transportadora: campo para informar a transportadora da entrega, só ficará habilitado se o fornecedor da entrega estiver parametrizado para utilizar transportadora, clique aqui e consulte o passo a passo da aplicação Cadastro de Fornecedor.

        Para salvar os dados da entrega clicar no botão Adicionar, com isso o sistema salvará a Entrega.

Imagem 12 - Preencher Tela Entrega Avulsa


        2. Agendamento

        Momento de realizar o agendamento de uma Entrega gerada ou confirmar um Pré-Agendamento gerado, estaremos explicando as duas formas.


        2.1. Agendamento de Entrega

        Na tela Entregas (Imagem 3 - Entregas), clicar no botão Visualizar em modo Tabela, será aberta a tela abaixo que exibirá as entregas geradas que ainda não foram agendadas.

        O procedimento de agendar uma entrega é igual para os três tipos apresentados (por Pedido de Compra, por Nota Fiscal e Avulsa), estaremos demonstrando somente um dos tipos.

        Selecionar a linha da entrega desejada e clicar no botão Retornar.

Imagem 13 - Selecionar Entrega

        O sistema retornará com os dados da entrega selecionada para a tela abaixo, para que assim possa selecionar a data e depois box e horário da entrega.

Imagem 14 - Entrega Agendamento

    • Descrição da Carga: exibirá a descrição da entrega selecionada;
    • Peso: peso total da entrega selecionada;
    • Volumes: quantidade total de volumes da entrega selecionada;
    • Paletes: quantidade total de paletes da entrega selecionada;
    • Tipo de Carga: tipo de carga da entrega selecionada;
    • Janelas: quantidade de janelas necessárias para realizar o agendamento do tipo de carga selecionado, se no cadastro de Tipo de Carga estiver parametrizado algum valor para o tipo de carga selecionada o sistema já exibirá em tela esse valor e o calendário já será exibido considerando esse valor, esse valor pode ser manipulado manualmente na tela acima conforme desejado, clique aqui e consulte o passo a passo da aplicação Cadastro de Tipo de Carga.
    • Cancelar: retorna para a tela inicial (Imagem 1 - Agendamento).

        Ao clicar na grid das janelas disponíveis da data desejada, no exemplo vamos clicar na grid do dia 08 do calendário acima (significa que para o tipo de carga paletizada que foi a selecionada existem quarenta e duas janelas disponíveis no dia 08), será aberto a tela abaixo.

Imagem 15 - Seleção de Janela        

        Nessa tela será exibido as janelas de entregas existentes nos boxes para o tipo de carga selecionada, sendo:

    • Disponível: as janelas que estão livres e que podem ser utilizadas;
    • Agendado: janelas de entregas que já possuem agendamentos gerados e não podem ser utilizadas;
    • Ordenar Docas por Disponibilidade: ao marcar essa opção o sistema exibirá em tela de forma ordenada os boxes que possuem mais janelas disponíveis, no exemplo se marcar essa opção o sistema exibiria primeiro o box 02, depois o box 01 e por fim o box 03.

        Para efetuar o agendamento ir na coluna do box desejado e clicar no horário da janela desejada (no exemplo foi clicado na janela das 06:00 do Box 03), se for usar mais de uma janela deverá clicar na primeira e arrastar até a última desejada (exemplo: poderia clicar na janela 06:00 do box 03 e arrastar até a janela das 08:00, com isso o sistema usaria as 3 janelas para o agendamento que seria 06:00, 07:00 e 08:00 do box 03), para confirmar clicar no botão Salvar, com isso o sistema transformará a Entrega selecionada em um Agendamento, nesse momento o Fornecedor será notificado via E-mail sobre os dados do Agendamento (data e horário).

        Nota:

    • Se o tipo de carga selecionada (no exemplo foi a paletizada) possuir no seu cadastro na opção Janelas algum número parametrizado, exemplo, se tivesse com 3, no momento de clicar na primeira janela o sistema já reservaria ela e as 2 próximas janelas automaticamente sem precisar arrastar, clique aqui e consulte o passo a passo da aplicação Cadastro de Tipo de Carga.
    • Quando utilizar algum bloqueio que exija permissão especial, exemplo: se a janela 18:01 do box 02 estiver parametrizada com bloqueio de restrição, onde essa janela suporte no máximo 10 volumes e a entrega possur 11 volumes, ao selecionar essa janela o sistema informará sobre o limite ultrapassado e para salvar a entrega será necessário informar um usuário e senha parametrizado com a opção de permissão especial DESBLOQUEIORESTRICAO, clique aqui e consulte o passo a passo da aplicação Permissões Especiais.


        2.2. Agendamento de Pré-Agendamento

        Conforme já mencionado, no calendário a grid representada pelo círculo de cor azul-escuro será responsável por exibir os Pré-Agendamentos gerados para determinado dia, no exemplo abaixo, na terça-feira dia 08 há dois pré-agendamentos gerados aguardando confirmação, para visualizar os pré-agendamentos deverá clicar na grid do pré-agendamento do dia desejado, iremos clicar na grid do pré-agendamento do dia 08.

        Nota: pré-agendamentos são gerados através da aplicação Pré-Agendamento, detalhes consultar a documentação Processo Pré-Agendamento Web.

Imagem 16 - Pré-Agendamento

        Será aberto a tela abaixo com os dados dos pré-agendamentos do dia (nesse exemplo exibirá os pré-agendamentos do dia 08, pois foi a grid clicada).

Imagem 17 - Pré-Agendamentos do Dia

    • Dta Pré Agendada:  data dos pré-agendamentos;
    • Descrição: exibirá como descrição o nome do usuário que gerou o pré-agendamento e os números dos pedidos de compra utilizados;
    • Fornecedor: fornecedor dos pedidos de compras do pré-agendamento;
    • Transportadora: transportadora do pré-agendamento;
    • Volume: volume do pré-agendamento;
    • Peso: peso dos pedidos de compra utilizados no pré-agendamento;
    • Palete: paletes do pré-agendamento;
    • Tipo de Carga: tipo de carga o pré-agendamento;
    • Prioritário: exibe Sim ou Não para que o responsável de confirmar o pré-agendamento tenha ciência que esse pré-agendamento é prioritário, essa opção é informada no momento de gerar o pré-agendamento selecionando ou não a opção Agendamento Prioritário;
    • Agendamento: exibe o tipo do pré-agendamento gerado, se é do tipo Interno, gerado pelo setor Comercial do cliente ou Externo, gerado por um site externo pelo próprio Fornecedor.

        Para confirmar ir no final da linha do pré-agendamento desejado e clicar no botão Editar, será aberto a tela Entrega Agendamento (conforme print Imagem 13 - Entrega Agendamento) para que seja selecionado box, data, hora e quantidade de janelas para o agendamento, mesmo processo já explicado até aqui.

        Após salvar o agendamento, o Fornecedor será notificado via E-mail sobre os dados do Agendamento (data e horário), esses dados poderão ser vistos também na aplicação Pré-Agendamento, conforme explicado na documentação Processo Pré-Agendamento Web.

        Nota: Para cancelar um pré-agendamento deverá clicar no botão Cancelar,localizado no final da linha do pré-agenamento, com isso o pedido de compra desse pré-agendamento voltará a ficar disponível para realizar novo pré-agendamento ou nova entrega.


        2.3 Modificar/Excluir um Agendamento

        Será possível alterar a data, hora de um agendamento já gerado, para isso deverá clicar na grid do agendamento da data desejada, exemplo vamos clicar na griddo dia 05/12.

Imagem 18 - Agendamentos Gerados

        Será aberto a tela abaixo com os dados dos agendamentos gerados para o dia, para alterar ir no final da linha do agendamento desejado e clicar no botão Editar, será aberto a tela Entrega Agendamento (conforme print Imagem 13 - Entrega Agendamento) para que seja selecionada a data, hora e quantidade de janelas para o agendamento, mesmo processo já explicado até aqui.

        Para cancelar um agendamento deverá clicar no botão Cancelar localizado no final da linha do agendamento, com isso o pedido de compra ou nota fiscal do agendamento voltará a ficar disponível para realizar nova entrega ou pré-agendamento se for pedido de compra.

Imagem 19 - Alterar Agendamentos Gerados


        3. Relatório de Agendamento

        Será possível visualizar um relatatório com os agendamentos gerados por um período especificado, clique aqui e consulte o passo a passo da aplicação Relatório de Agendamento.     


03. TELA Agendamento

Outras Ações / Ações relacionadas

Não há.

04. TELA Agendamento

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.



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