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Chave

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Informações
titleImportante!

O cancelamento da venda

...

será realizada na plataforma E-Commerce

...

e o TOTVS OMNI faz o envio da Mensagem Única RetailSalesCancellation

...

, ao TOTVS Protheus

Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem, acesse  https://api.totvs.com.br/legado Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em  Lista de Serviços e busque a mensagem RetailSalesCancellation.

Produto

Fluxo

Tipo da Mensagem

Versão MSU

Formato

CiaShop
TOTVS OMNIEnvia
Assíncrona
Síncrona1.002JSON
TOTVS ProtheusRecebe
Assíncrona
Síncrona1.002

JSON

   

      Pré-requisitos:

      Configuração do adapter RetailSalesCancellation. Para detalhes, acesse o link: Cadastro de Adapters / Cadastro De/Para Empresas.

Cancelamento de reserva (Pagamento da venda ainda não confirmado no E-Commerce)

  • Neste cenário ainda não temos o pedido integrado no Protheus, somente a reserva integrada.
  • Após o cancelamento do pedido no E-commerce, é enviado ao Protheus a mensagem ItemReserve com o evento DELETE, visando realizar o cancelamento desta reserva no Protheus.
  • Ao recepcionar a mensagem, é realizado todo o fluxo de cancelamento da reserva e após sua finalização é enviado um response da mensagem ItemReserve  ao E-Commerce com o status ok, caso a reserva tenha sido cancelada corretamente.

Dica
titleDica!

Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).

  • Mas afinal o que é um Adapter?

Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (RetailSalesCancellation) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.

  • Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.

Cadastro do adapter RetailSales

  1. No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
  2. Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:


Expandir
titleAssistir o vídeo

Adicionar vídeo

Informações
titleAuxilio no preenchimento dos campos

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Condição de envio

Canal de Envio

VersãoAliasRotaFormato
LOJA140RetailSalesCancellationCancelamento da vendaNãoSimSíncronoTodas


PAD.APP2.000

SUA_ROTA

JSON

Integração do cancelamento de venda 

Cancelamento de Venda não Faturada

Dica
titleFluxo de Cancelamento de venda não Faturada

...

  • Após a integração da venda entre

...

  • TOTVS OMNI x TOTVS Protheus, o cancelamento será

...

  • enviado da plataforma OMNI ao Protheus.
  • A mensagem de cancelamento RetailSalesCancellation será recepcionada e processada, com isso o sistema irá excluir/cancelar os seguintes registros: Orçamento, Venda, Pedido de venda Titulo a Receber.
  • Ao

...

  • concluir a Exclusão/Cancelamento dos registros de uma venda do tipo retira será gerado e enviado ao

...

  • TOTVS OMNI a mensagem DocumentTraceAbilityOrder, com o status Cancelado, se a venda cancelada for do tipo Retira, será gerado a mensagem DocumentTraceAbilityOrderRetail com o status Cancelado

Cancelamento de Venda Faturada

Dica
titleFluxo de
Informações
titleImportante

O status Cancelado não será atualizado no E-Commerce pois ao ter o pedido cancelado na plataforma E-Commerce o mesmo não atualiza o status do pedido

Cancelamento de Venda Faturada
  • Para uma venda integrada

...

  • entre TOTVS OMNI xTOTVSProtheus, caso a mesma já esteja faturada ao recepcionar a mensagem RetailSalesCancellation

...

  • será exibido no Monitor de Transações EAI a seguinte mensagem: Pedido já foi faturado, aguardando processo de devolução manual pelo ERP

...

  • .
  • Com isso será necessário realizar manualmente a devolução do pedido, através da rotina LOJA720 Rotina de Troca. Para realizar a devolução manual, siga o passo-a-passo abaixo. 


  1. No modulo Controle de Lojas(SIGALOJA), acesse, Atualizações/ Atendimento/ Rotina de Troca.
  2. Realize a Devolução da venda, como mostra o vídeo abaixo.


Expandir
titleAssistir o vídeo


Informações
titleRastreio da devolução

Após realizar a devolução da venda integrada, será gerada e enviada ao

...

TOTVS OMNI a mensagem DocummentTraceAbilityOrder, com o status Devolvido.

...

Informações
titleImportante

O status Devolvido não será atualizado no E-Commerce pois ao ter o pedido cancelado na plataforma E-Commerce o mesmo não atualiza o status do pedido.Caso seja uma venda do tipo Retira, será gerado a mensagem DocumentTraceAbilityOrderRetail com o status Devolvido. 

Aviso
titleAtenção

Caso seja gerada NCC para o cliente não existe integração deste processo com a plataforma E-Commerce.