Páginas filhas
  • 1- Instalação do Extrator de Dados e Parametrizações do Banco de Dados do ERP Winthor.

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabsProcesso de Instalação, Processo de Agendamento
idspasso1,passo2
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1
Aviso

Importante!

É de suma importância que para chegar nessa etapa da instalação do Wizard do Winthor2c, obrigatoriamente deve-se contratar a solução de Painel Financeiro com o time TechFin da TOTVS. Se por alguma eventualidade sua empresa não possui a solução Painel Financeiro da TechFin da TOTVS, não prossiga para essa próxima execução.


Para que seja realizado o envio de dados do ERP Winthor para a plataforma TOTVS Painel Financeiro, é necessário a instalação do serviço do Winthor2c em uma máquina que tenha acesso a internet e ao banco de dados do cliente. Esta máquina preferencialmente não pode ser a mesma que esteja instalado o WTA - Winthor Anywhere ou o DocFiscal para que não haja concorrência entre os serviços.

  1.  Efetue  o download do instalador do Winthor2c disponível no CCW - Central de Controle do WinThor  e execute o arquivo instalador “winthor2c.exe” como administrador.                                                                                                                                                                                                                                
                                                                                                      
                                                                                 
  2. No assistente de instalação clique na opção de “Avançar” para prosseguir com a instalação.




  3. Para que o arquivo de configurações seja criado e executado corretamente, é necessário que seja preenchido com os dados abaixo:                                             
    1. Fornecidos pelo TOTVS Painel Financeiro:
      1. Client ID
      2. Client Secret
    2. Acesso ao Banco de Dados Winthor
      1. Usuário/senha
      2. IP/Host
      3. Serviço/Porta
      4. Porta API (Porta que foi liberada para conexão com o TOTVS Carol)                                                                                                                                  
  4. Após preencher os dados clique na opção de “Avançar”                                                                                                                                                                       



  5.    Clique em  'Instalar'                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
  6. Aguarde a instalação e a inicialização do serviço.



                                                                                  
  7. Ao finalizar a instalação clique na opção “Concluir”.




  8. Ao final da instalação, deve-se iniciar o serviço do Winthor2c no Windows, para que as Views, Functions, Table e Triggers sejam instaladas no banco de dados. Assim sendo, deve-se acessar o banco de dados por algum programa de gerenciamento de banco de dados (SQL Navigator, PL/SQL, SQL Developer e entre outros) e verificar se os objetos abaixo, foram criados:

    1. Views:
      1. VW_BAIXA_SALDO_ANTECIPA
      2. VW_BANCO_FILIAL
      3. VW_CANC_TIT_ESTR_ANTECIPA
      4. VW_CENTRO_CUSTO_FILIAL
      5. VW_CLIENTES_FILIAL
      6. VW_FORNEC_FILIAL
      7. VW_MOEDA_EMPRESA
      8. VW_PARCELAS_PREST_ANTECIPA
      9. VW_VENC_REAL_ANTECIPA
    2. Functions:
      1. F_DTVENCIMENTOANTECIPA
    3. Table:
      1. PCW2C_QUEUE (Gerencia Fila de Envio de dados)
    4. Índices:
      1. W2C_QUEUEID_PK
    5. Triggers:
      1. TRG_PCBANCO2C
      2. TRG_PCCLIENT_2C
      3. TRG_PCCOB_2C
      4. TRG_PCCONSUM_2C
      5. TRG_PCCRECLI_2C
      6. TRG_PCDESD_2C
      7. TRG_PCDOCELETRONICO_2C
      8. TRG_PCEMPR_2C
      9. TRG_PCESTCOM_2C
      10. TRG_PCFILIAL_2C
      11. TRG_PCFINANC2_2C
      12. TRG_PCLANC_2C
      13. TRG_PCMODELOPC_2C
      14. TRG_PCMOVCRFOR_2C
      15. TRG_PCNFENT_2C
      16. TRG_PCNFSAID_2C
      17. TRG_PCNFSAID_NOTA_2C
      18. TRG_PCPREST_2C
      19. TRG_PCUSUARI_2C
      20. TRG_PCVERBA_2C

  9. Caso haja a necessidade de verificar os dados de instalação, pode-se acessar o caminho "C:\pcsist\produtos\winthor2c\target\settings.json" e abrir o arquivo para verificar os dados informados na instalação, como senha, nome do banco, client id e etc


10. Caso haja a necessidade de alterar, pode-se acessar o caminho "C:\pcsist\produtos\winthor2c\target\port.properties" e abrir o arquivo para verificar o dado informado na instalação. Realize a alteração da porta e reinicie o serviço  do WinThor 2c na central de serviços do Windows.



         


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2
  1. O serviço será instalado no seguinte caminho: “C:\pcsist\produtos\Winthor2c”, dentro desta pasta, existe uma subpasta que armazena o processamento das consultas realizadas no banco de dados que é a w2cFiles, é possível conferir as seguintes informações:




    A pasta “queries” armazena as consultas que serão executadas pelo Winthor2c, durante a instalação já são configuradas 31 consultas padrões de todas as tabelas que devem ser sincronizadas, divididas entre carga inicial e sincronização diária. O padrão de envio dos dados varia do tempo de 1 em 1 minuto até  1 em 1 hora. : Caso seja necessário incluir novos agendamentos devem ser realizados via POSTMAN (vide item 2).                                                          
    Na pasta “sync_queue”, possui as subpastas “inbox” e “relay”. Dentro da pasta “inbox” são armazenados os agendamentos, com os dados da consulta que será executada e seu agendamento. Exemplo: vw_parcelas_prest_antecipa.2022-11-10T10:38:35. Na pasta “relay” serão armazenadas as consultas que por algum problema deram falha na sincronização, para serem executadas novamente. O monitoramento dos registros enviados ou pendentes ficam registrados na tabela PCW2C_QUEUE, que indica os dados do registro, nome da tabela a ser enviada e possui o campo que sinaliza se os dados foram enviados ou não, o campo "SINCRONIZADO", caso ele esteja marcado como "S", indica que o dado já foi enviado para sincronização com a Plataforma do Painel Financeiro, porém se estiver marcado como "N" indica que o dado ainda está na fila para envios                                                                                                                         

  2. Para criar novos agendamentos ou executar novas consultas é necessário que tenha o POSTMAN conforme o link https://www.postman.com/downloads/ instalado no computador
    1. Executar uma requisição POST para o Endpoint:
      1. http://localhost:8080/api/v1/schedule/schedules
      2. Enviar no corpo da requisição os seguintes dados:
        • entity (Nome da tabela): pcprest
        • active (tabela ativa?): true
        • queryFile (caminho do arquivo de consulta sql): pcprest.sql (obs.: ao informar somente o nome do arquivo, automaticamente o serviço já olha na pasta: C:\pcsist\produtos\Winthor2c\w2cFiles\queries)
        • description (descrição da consulta, se é por hora, minuto, etc): sincronização de 30 em 30 min
        • timeExpression (expressão cron que define o tempo que deve ser executado a consulta): * 30 * ? * * (obs.: neste exemplo essa consulta será executada a cada 30 minutos)
        • dataConnector (nome do sistema): winthor

     Exemplo do corpo da requisição, onde pode ser enviado um array com uma ou várias consultas:

    Uma Agendamento:

    [

        {

            "entity": "pcprest",

            "active": true,

            "queryFile": "pcprest_diaria.sql",

            "description":"sincronização de 30 em 30 min",       

            "timeExpression": "* 30 * ? * *",

            "dataConnector":"winthor"

        }

    ]

     

    Mais de um Agendamento:

    [

        {

            "entity": "pcprest",

            "active": true,

            "queryFile": "pcprest_diaria.sql",

            "description":"sincronização de 30 em 30 min",       

            "timeExpression": "* 30 * ? * *",

            "dataConnector":"winthor"

        },

        {

            "entity": "pcprest",

            "active": true,

            "queryFile": "pcprest_diaria.sql",

            "description":"sincronização de 15 em 15 min",       

            "timeExpression": "* 0/15 * ? * *",

            "dataConnector":"winthor"

        }

     ]

  3. Para obter os agendamentos já criados, é necessário acessar o seguinte Endpoint:
          I. Executar uma requisição GET para o Endpoint:
                   http://localhost:8080/api/v1/schedule/schedules




  4. Para validar os agendamentos na fila de execução consultar o Endpoint:
                   http://localhost:8080/api/v1/status/schedules

  5. Para remover um agendamento acesse o seguinte Endpoint passando o id (consulte o Id no item 3)
                   http://localhost:8080/api/v1/schedule/schedules/:id


...