Nota |
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As especificações deste documento se referem a versões superiores à versão 8.0 do software TOTVS CRM SFA. Para garantir a qualidade do produto, a TOTVS CRM se reserva ao direito de atualizar, sem necessidade de aviso prévio, a especificação destes requisitos infra estruturais mínimos (ou recomendados). Em caso de não cumprimento dos requisitos infra estruturais mínimos deste documento, é direto da TOTVS CRM: - Exigir do CLIENTE a assinatura de termo de não conformidade para dar prosseguimento aos devidos serviços contratados.
- Em casos de falhas infra estruturais, a TOTVS CRM não poderá ser responsabilizada por possíveis perjúrios.
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1 Hospedagem- É de reponsabilidade do CLIENTE a administração da infraestrutura, sendo composto desses serviços:
- Aquisição de recursos / servidores
- Backup
- Instalação/Atualização/Manutenção de sistema operacional e softwares de administração infra estrutural, como, por exemplo:
- Liberação de portas do firewall do servidor para acessos externos
- Antivírus
- DNS
- Proxy
- Certificados de segurança
- (Produto precisa estar hospedado em um ambiente exclusivo, com seus recursos infra estruturais isolados de outras aplicações)
- (Deverão ser provisionados 2 ambientes: HML e PRD)
- (Para faixa de usuários acima de 100 usuários, os ambientes de produção deverão ser separados entre: servidor de aplicação e servidor de integração / banco de dados)
2 SizingA especificação técnica de recursos mínimos de servidor(es) é detalhada na tabela a seguir: WindowsUsuários Contratados | #1 | #2 |
| TOTAL | De | Até | vCPU | RAM (GB) | Disco (GB) | vCPU | RAM (GB) | Disco (GB) |
| vCPU | RAM (GB) | 1 | 20 | 6 | 16 | 350 |
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| 6 | 16 | 21 | 50 | 6 | 20 | 350 |
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| 6 | 20 | 51 | 100 | 8 | 24 | 350 |
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| 8 | 24 | 101 | 200 | 8 | 16 | 200 | 10 | 20 | 350 |
| 20 | 36 | 201 | 500 | 10 | 28 | 200 | 10 | 32 | 350 |
| 20 | 60 | 501 | 1000 | Sob medida |
* #1 será utilizada para servir a aplicação e a #2 para integrações e banco de dados - Ambiente de desenvolvimento
Usuários Contratados | Core |
| TOTAL | De | Até | vCPU | RAM (GB) | Disco (GB) |
| vCPU | RAM (GB) | 1 | 50 | 4 | 10 | 75 |
| 4 | 10 | 51 | 100 | 4 | 12 | 150LinuxUsuários Contratados | #1 | #2 |
| TOTAL | De | Até | vCPU | RAM (GB) | Disco (GB) | vCPU | RAM (GB) | Disco (GB) |
| vCPU | RAM (GB) | 1 | 20 | 6 | 12 | 215061620050 | 6 | 16 | 200 |
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| 6 | 16 | 51 | 100 | 8 | 20 | 275 |
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| 8 | 20 |
275 | 820 | 10 | 24 | 350* #1 será utilizada para servir a aplicação e a #2 para integrações e banco de dados - Ambiente de desenvolvimento
Usuários Contratados | Core |
| TOTAL | De | Até | vCPU | RAM (GB) | Disco (GB) |
| vCPU | RAM (GB) | 1 | 20 | 2 | 8 | 75 |
| 2 | 8 | 21 | 50 | 2 | 8 | 75 |
| 4 | 16 | 51 | 100 | 4 | 10 | 100 |
| 8 | 20 | 101 | 200 | 4 | 12 | 150 |
| 8 | 24 |
| VM ou servidor #1 | VM ou servidor #2 | 1 a 20 usuários |
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| CPU | 4 |
| GB de memória | 12 |
| GB de storage SSD | 350 |
| 21 a 50 usuários |
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| CPU | 8 |
| GB de memória | 16 |
| GB de storage SSD | 350 |
| 51 a 100 usuários |
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| CPU | 8 |
| GB de memória | 20 |
| GB de storage SSD | 350 |
| 101 a 200 usuários |
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| CPU | 8 | 8 | GB de memória | 16 | 16 | GB de storage SSD | 350 | 350 | 201 a 500 usuários |
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| CPU | 12 | 8 | GB de memória | 32 | 32 | GB de storage SSD | 350 | 350 | 501 a 1000 usuários |
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| CPU | 24 | 8 | GB de memória | 128 | 64 | GB de storage SSD | 700 | 700 |
- Os sistemas operacionais homologados para a solução TOTVS CRM | SFA devem ser de 64 bits, visto que a configuração de memória de todos os servidores ultrapassa o limite indexado por sistemas operacionais de 32 bits. Caso seja optado por sistema operacional Linux, se faz necessário que a partição da raiz ( / ) deste tenha o espaço em disco solicitado. No quadro a seguir está evidenciado as versões homologadas:
SISTEMA OPERACIONAL | VERSÕES HOMOLOGADAS | Windows |
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| Windows 2012 Server 64 bits |
| Windows 2016 Server 64 bits | Linux |
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| RedHat Enterprise Linux 64 bits |
| CentOS 7 Linux 64 bits (versão do Kernel seja 3.10.0-957.12.1.el7.x86_64) |
| Debian Linux 64 bits |
3 Banco de Dados - A solução TOTVS CRM | SFA é homologada para rodar nos seguintes banco de dados: ORACLE e PostgreSQL.
Abaixo as versões homologadas.
| Versões do SFA < 8.3 | Versões do SFA >= 8.3 | Até 200 usuários1 |
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| Recomendado | PostgreSQL 9.5 | PostgreSQL 12.6 | Acima de 200 usuários1 |
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| Recomendado | Oracle 11G (exceto versão XE) | Oracle 19C |
[1] Este é um valor de referência e devem ser considerados inúmeros outros fatores como frequência das sincronizações, volume de dados por usuário e quantidade de sincronizações concorrentes. Desta forma é preciso detalhar tais variações a fim de dimensionar com maior precisão o servidor. - O PostgreSQL é SGBD (sistema de gerenciamento de banco de dados) relacional e orientado a objetos que fornece mecanismos eficientes de segurança e integridade dos dados, além de suportar grande parte das construções de SQL (linguagem estruturada para consultas).
- O backup do banco de dados é de responsabilidade do CLIENTE, tanto em realiza-lo quanto em armazená-lo em um lugar externo e seguro, passível de restauração.
- A TOTVS CRM fica com o compromisso de realizar APENAS o backup da base de dados, quando for PostgreSQL exclusivamente e, quando a gestão desse for realizada pela TOTVS CRM. E ainda, a TOTVS CRM comunicará o CLIENTE aonde estará este arquivo, portanto o compromisso e o zelo em guardar esse backup em um local externo e seguro, passível de restauração, é por conta do CLIENTE.
4 Gerais Links de Internet
| LINKS DE INTERNET | Até 50 usuários |
| Recomendado | 5 Mbps ou superior | De 51 a 100 usuários |
| Recomendado | 10 Mbps ou superior | De 101 a 200 usuários |
| Recomendado | 15 Mbps ou superior | Acima de 200 usuários |
| Recomendado | 50 Mbps ou superior |
Configurações de rede e de acesso
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| Endereço de acesso |
| Obrigatório | Um endereço de IP FIXO | Recomendado | Domínio ou subdomínio (Ex. sales.suaempresa.com.br) | Acesso remoto | Método de administração remota2 do servidor, seja via WTS ou SSH. | Usuário | Usuário com permissões de escrita, leitura, execução e instalação no diretório de nossos aplicativos. | Transferencia de arquivos | Ferramenta ou protocolo para transferência de arquivos (WTS área de transferência remota, SSH, VPN, FTP). | Portas de acesso | Liberar e redirecionar portas dos aplicativos: Portas de sincronização: 40920-40925; Portas Web: 80, 8080 e 8443; | Envio de email’s | Criar uma conta de e-mail funcional para que as rotinas do TOTVS CRM | SFA possam utilizar. Depois disso as informações de que o TOTVS CRM | SFA necessita são: - Endereço de e-mail;
- Usuário e senha do e-mail;
- Configuração do servidor SMTP
- Endereço (Ex: smtp.servidor.com.br);
- Porta (Ex.: Porta 587);
- Necessário saber se o servidor requer autenticação ou SSL, ou ambos;
Testar as configurações de envio de e-mails usando um cliente de e-mail off-line (Ex.: Outlook, Incredimail, Thunderbird...) | Acesso aos maps do Google | O firewall do servidor deve estar liberado para acesso aos endereços abaixo: |
[2] Para utilizar outro recurso de administração remota se faz necessário uma homologação prévia junto a TOTVS CRM. Nota |
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Nenhum dos servidores ou máquinas virtuais devem ser mantidos com o usuário root (ambiente Linux) ou administrador (ambiente Windows) por questão de segurança. O usuário root/administrador só pode ser utilizado para instalação dos softwares que precisam de permissão de root/administrador. Para monitoramento e manutenção será necessário criar um usuário sem permissões de administrador. O acesso remoto aos servidores da aplicação, banco de dados e meio de transferência de arquivos pode ser liberado apenas para os IP’s fixos: 201.47.88.134 200.170.186.61 189.108.75.98 187.19.100.167 |
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