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Nota |
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Você deve estar se perguntando o que é uma Rota e pra que serve, certo? A Rota é apenas um Endpoint ou seja o endereço do sistema que vai se comunicar com o TOTVS Protheus. Esse cadastro de Rota é necessário para que o TOTVS Protheus possa enviar dados ao TOTVS OMNI é necessário que seja informado o endereço HTTP do TOTVS OMNI. Pendente, definir jornada: Onde posso conseguir a Rota/Endereço do TOTVS OMNI? Essa informação deve ser solicitada para o time de serviços responsável pelo projeto. |
Agora que já sabe o que é uma Rota e esta com ela em mãos, o que deve fazer?
- No módulo Configurador(SIGACFG) na opção Atualizações\ Schedule\ Cadastro de Rotas EAI, acesse a rotina Cadastro de Rotas EAI
- Pressione o botão Incluir para cadastrar a rota do sistema TOTVS OMNI, no vídeo abaixo o exemplo de um cadastro de Rota.
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Conector de Widget |
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width | 600 |
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url | https://www.youtube.com/watch?v=PHIjk3Wxx0I |
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height | 400 |
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Informações |
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title | Auxílio no preenchimento dos campos |
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Produto : Deve conter o nome do Produto com o qual o PROTHEUS irá ser integrado. Deve-se obrigatoriamente usar a palavra: OMNI Aplicação : Deve ser o nome do Produto utilizado na integração (obs.: Quando recepcionamos uma mensagem da OMNI, o sistema verifica este campo que deve estar de acordo com a TAG <SourceApplication> ) Deve-se obrigatoriamente usar a palavra: OMNI Url : É o caminho ou endereço do servidor de destino ex: http://XXXXXXXX/OMNI/. A URL deve ser solicitada para o time de serviços responsável pela implantação do TOTVS OMNI → Definir Jornada. Client WS : É o tipo do cliente utilizado. Padrão: WSEAISERVICE. Metodo : É o método do utilizado para a integração. Padrão: receiveMessage. Usuário : Usuário utilizado caso o destino obrigue a ter um usuário padrão, caso obrigue essa informação deve ser solicitada para o time de serviços responsável pela implantação do TOTVS OMNI → Definir Jornada. Senha : Palavra chave para a validação e liberação dos acesso no destino , caso este precise de validação deve ser solicitada para o time de serviços responsável pela implantação do TOTVS OMNI → Definir Jornada. Canal Env : Especificamos o tipo da integração que para o TOTVS OMNI deve ser 2-REST |
Cadastro de Agent
Dica |
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O que é, e para que serve? Para que o envio das mensagens assíncronas seja realizado, é necessário efetuar o cadastro de duas rotinas no Schedule Protheus, sendo elas: - FWEAISEND : Esta rotina é exclusiva para o envio das mensagens da fila do EAI. O agendamento desta rotina é realizado por Empresa cadastrada no sistema. No envio da mensagem, um canal de comunicação é aberto com o webservice do produto integrado, e esta comunicação é encerrada após o recebimento da mensagem de retorno (no caso das Mensagens Única Totvs, após o recebimento da ReceiptMessage, indicando que que o processo ocorreu corretamente) ou por timeout (mensagem com status de falha).
- FWEAIRECE : Esta rotina é exclusiva para o recebimento das mensagens do EAI Protheus. Quando configurada esta rotina inicia o processamento das mensagens disponíveis para processamento na fila do EAI Protheus.
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Inclusão do Agent:
- No Configurador ( SIGACFG) acesse Schedule / Agent.
- Essa tela lista todos os agentes cadastrados e as tarefas atribuídas a cada um. Aqui é possível inicializar ou parar os agentes (todos ou de cada vez) através da seguinte barra de opções:
- Para criar um novo agente, clique na opção “Cadastro”
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600 | url | https://www.youtube.com/watch?v=vE_oxK60iEE |
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height | 400 |
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Image Removed |
Informações |
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title | Auxilio no preenchimento dos campos |
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- Código: Valor sequencial que representa o identificador único desse agente no sistema. Ele é preenchido automaticamente;
Nome: Nome que identifica o agente. O preenchimento é livre e, sugere-se que indique o tipo de tarefa executada nos agendamentos; IP: Endereço IP do servidor do Protheus no qual o agente se conectará para executar as tarefas agendadas é interessante sempre informar o IP do servidor; Porta: Porta do serviço do Protheus no IP informado. Essas informações são indispensáveis para que o agente consiga se conectar corretamente; Ambiente: Ambiente do Protheus utilizado para a conexão. Automaticamente, o sistema já traz o ambiente em que o usuário que está fazendo a manutenção está autenticado; Empresa: Qual a empresa em que o Agente irá se logar no sistema. Embora exista essa informação no cadastro, nada impede que o desenvolvedor utilize funções específicas para abrir o ambiente de execução da função em outra empresa; Nome da Empresa: Nome da empresa, de acordo com a instalação do Protheus (sigamat.emp – SM0). Valor preenchido automaticamente através do código da empresa informado anteriormente; Número de Threads: Quantidade de instâncias do Protheus que esse agente irá utilizar quando ativado. Esse controle é muito importante pois impacta diretamente na quantidade de licenças que serão consumidas durante a execução; Habilitado:Flag que indica se o Agente está ativo no momento ou não. Lembrando que as rotinas atreladas a um Agente só serão executadas caso ele esteja ativo, não importando o horário e data para o qual estão agendadas.
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Nota |
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Após cadastrar corretamente um Agente, não se esqueça de ativá-lo. Para bases TOTVS CLOUD o IP a ser configurado deve ser o IP interno. Para mais detalhes, acesse o link A camada do EAI |
Cadastro do Agendamento FWEAISEND:
Inclusão da rotina de Recebimento das Mensagens do EAI Protheus: FWEAISEND
- Para incluir um novo agendamento, clique no item “Cadastro”
- Essa tela irá apresentar uma listagem dos agendamentos já cadastrados e, na parte inferior, uma área de manutenção dos agendamentos:
Expandir |
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Image Removed |
Aguardando Upload do Vídeo
Informações |
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title | Auxilio no preenchimento dos campos |
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- Código: Valor sequencial que representa o identificador único desse agente no sistema. Ele é preenchido automaticamente.
Usuário: Usuário do Protheus que será utilizado para inicializar o processo. Nome do usuário: Nome do usuário no sistema. É preenchido à partir do Usuário selecionado no campo anterior. Rotina: FWEAISEND( Rotina recebimento de mensagens do EAI Protheus). Data: Qual a data da execução do agendamento. Hora: Qual a hora em que a função será executada. - Empresa/Filial: Qual empresa e filial será aberta no momento da execução. Novamente, repare que esses campos não invalidam funcionalidades que abram e utilizem um ambiente diferente.
- Módulo: Qual o módulo do Protheus que será utilizado na execução do agendamento. Essa informação é importante pois interfere na forma como o Protheus irá consumir as licenças disponíveis para a execução do job.
- Nome do Módulo: O nome do módulo selecionado no campo anterior e é preenchido automaticamente.
- Habilitada:Flag que determina se a execução do agendamento está habilitada ou não.
- Descrição: Descrição livre sobre o agendamento.
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Cadastro do Agendamento FWEAIRECE:
Inclusão da rotina de Recebimento das Mensagens do EAI Protheus: FWEAIRECE
- Para incluir um novo agendamento, clique no item “Cadastro”
- Essa tela irá apresentar uma listagem dos agendamentos já cadastrados e, na parte inferior, uma área de manutenção dos agendamentos:
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600 | url | https://www.youtube.com/watch?v=_jGMA1QG7T0 |
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height | 400 |
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Informações |
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title | Auxilio no preenchimento dos campos |
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Image Removed |
Informações |
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title | Auxilio no preenchimento dos campos |
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- Código: Valor sequencial que representa o identificador único desse agente no sistema. Ele é preenchido automaticamente;
Usuário: Usuário do Protheus que será utilizado para inicializar o processo; Nome do usuário: Nome do usuário no sistema. É preenchido à partir do Usuário selecionado no campo anterior; Rotina: FWEAIRECE ( Rotina recebimento de mensagens do EAI Protheus). Data: Qual a data da execução do agendamento. Hora: Qual a hora em que a função será executada. - Ambiente: Qual o ambiente que será inicializado na execução;
Empresa/Filial: Qual empresa e filial será aberta no momento da execução. Novamente, repare que esses campos não invalidam funcionalidades que abram e utilizem um ambiente diferente; Módulo: Qual o módulo do Protheus que será utilizado na execução do agendamento. Essa informação é importante pois interfere na forma como o Protheus irá consumir as licenças disponíveis para a execução do job; Nome do Módulo: O nome do módulo selecionado no campo anterior e é preenchido automaticamente; Habilitada:Flag que determina se a execução do agendamento está habilitada ou não; - Descrição: Descrição livre sobre o agendamento;
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da rotina FWEAIRECE é necessário realizar a inicialização do Schedule |
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Expandir |
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Cadastro de De/Para de Empresas
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- No modulo Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Schedule/Emp.Fil.Msg.Unica.
- Cadastre o De/Para de Empresas e Filiais de acordo com sua necessidade como mostra o exemplo abaixo:
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Conector de Widget |
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width | 600 |
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url | https://www.youtube.com/watch?v=30CTXItU_7g |
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height | 400 |
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Informações |
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title | Auxilio no preenchimento dos campos |
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- Referência: OMNI
- Empresa : Código da Loja/Empresa OMNI a integrar. Importante caso não tenha essa informação pode ser o código da empresa Protheus, como mostra o vídeo acima.
- Filial: Código da Filial do OMNI, esta informação pode ser obtida através desta pagina. (.Beatriz irá enviar o link.)
- Grupo Emp. Protheus: Código da Empresa no Protheus a integrar com o sistema OMNI.
- Fil. Protheus: Código da Filial no Protheus a integrar com o sistema OMNI.
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Dica |
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Após realizar os procedimentos acima no configurador do Protheus, vamos para o próximo passo, iniciando a integração |