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INTRODUÇÃO

O plugin Nexxera é uma solução para conciliar todas as vendas de cartões de débito e crédito (com utilização ou não de TEF), conectando bancos e adquirentes com o cliente por meio da integração com a plataforma parceira Nexxera, concentrando na mesma operação a baixa automática dos documentos.


Informações

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é uma solução de vendas que efetua transações financeiras de modo eletrônico na hora em que uma compra por cartão de crédito ou débito é efetuada.



ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Objetivo
  3. Configurações
  4. Procedimentos
  5. Estrutura do Arquivo
  6. Exemplo de Utilização


01. VISÃO GERAL

Tem como objetivo a integração dos dados das transações de cartões de crédito com a parceira Nexxera. Os arquivos com os extratos dos cartões são enviados e recebidos através de um serviço de troca eletrônica de dados (Skyline) e importados e interpretados pelo plugin para conciliação e baixa automática desses recebimentos.


02. CONFIGURAÇÕES


Configuração dos Cartões

Para execução do plugin, deve ser realizado o cadastro da administradora/operadora dos cartões, acessando o caminho no menu (Passo 1) e em seguida incluindo todos os dados solicitados no formulário (Passo 2):


Passo 1Passo 2Códigos Nexxera

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nameTabela Códigos Pgn Nexxera.pdf
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Configuração de Diretórios

Para integração dos arquivos enviados pela aplicação Skyline, os seguintes diretórios devem ser parametrizados:

  1. Diretório para Arquivo Remessa

    1. Neste campo indique o diretório onde serão gravados os arquivos do log de venda (arquivo extensão txt), gerados pelo plugin para a Nexxera.

  2. Diretório de Arquivo Retorno 

    1. Neste campo indique o diretório onde serão recebidos os arquivos de retorno da Nexxera (arquivo extensão csv), que serão importados pelo plugin.

  3. Diretório para Arquivos de Retorno Importados

    1. Neste campo indique o diretório aonde serão transferidos os arquivos de retorno da Nexxera após a integração.

  4. Diretório para Arquivos de Retorno com Erros de Importação

    1. Neste campo indique o diretório onde será gravado o arquivo de log caso ocorra erro de integração.

  5. Modelo do Arquivo

    1. Atualmente, o layout do log de vendas utilizado está na versão 1014.

Passo 1





Configuração VHF

O cenário ideal para utilização do plugin é que o cliente possua o sistema TEF. O maior benefício desse sistema para a operação é, principalmente, evitar o preenchimento manual do código NSU (um dos principais filtros para operação de conciliação) durante a transação de pagamento com cartão de crédito. Caso o cliente não faça uso do TEF, será necessário a parametrização do Tipo de Débito e Crédito no FrontOffice, acessando o seguinte caminho no menu (Passo 1):

  1. Cadastro
  2. Caixa
  3. Tipo de Débito/Crédito
  4. Tipos de Débito/Crédito

Na aba Parâmetros marcar a opção Obriga gravar transação de CC (Passo 2). 

Com essa configuração, no momento da operação de venda, a opção para preenchimento do código NSU será exibido para o usuário no VHF Caixa (Passo 3).

Passo 1 (VHF)Passo 2 (VHF)Passo 3 (VHF Caixa)



Configuração TOTVS PDV

Também caso o cliente não faça uso do TEF e possua a solução TOTVS PDV, apesar da ferramenta não disponibilizar de forma nativa a configuração do campo como o VHF, é possível criar um campo adicional para forma de pagamento e indicar nela o NSU, acessando o seguinte caminho no menu (Passo 1):

  1. Cadastro
  2. Forma de Pagamento
  3. Campo Adicional
  4. Preencha o nome do campo (NSU) e clique em "Incluir" (Passo 2)
  5. Indique o tipo do campo (Texto)
  6. Associe à forma de pagamento ao(s) cartão(ões) desejado(s) (Passo 3)

Com essa configuração, no momento da operação de venda, a opção para preenchimento do código NSU será exibido para o usuário, ao selecionar o cartão associado ao campo adicional (NSU) criado (Passo 4).

Passo 1Passo 2Passo 3Passo 4



Configuração Extra (Opcional)

Ainda no caso do cliente não fazer uso do TEF, é possível concentrar a inclusão/correção do NSU diretamente no plugin, acessando o menu Nexxera > Nexxera Baixa Liquidação (Passo 1). Selecione a data inicial e final e clique no botaõ "Selecionar". Ao carregar a grid com os documentos:

  1. Clique na caixa selecionando o documento em que será incluído ou corrigido o NSU
  2. Posicione o mouse na coluna Transação e clique na linha do documento selecionado. O campo abrirá para edição (Passo 2).
  3. Preencha o NSU e clique em Enter no teclado e em seguida no botão Confirmar (Passo 3).
  4. Na aba "Exclusão", buscando o documento pela data da alteração, é possível verificar que o novo NSU foi adicionado (Passo 4). 

Esse procedimento deve ser realizado, preferencialmente, antes da geração do Log de Vendas (link), pois ao clicar em Confirmar o lançamento será incluído no log e removido da lista. Mas o documento pode ser recuperado individualmente, realizando o processo de exclusão do log (link) e após a inclusão/correção do NSU o log desse lançamento pode ser gerado novamente.    


Passo 1Passo 2Passo 3Passo 4

Informações

NSU (Número sequencial único) é o número de identificação de uma operação de venda realizada com cartões. É atribuído a cada documento fiscal emitido.





03. PROCEDIMENTOS




As etapas da integração consistem na geração do log de vendas, importação/exportação dos arquivos de retorno da Nexxera e conciliação e baixa dos documentos no sistema.

Diagrama da integração


  • Geração do Log de Vendas

As transações realizadas pelo hotel são consultadas e listadas na tela Nexxera integração Log de Vendas, acessada através do menu Nexxera > Nexxera integração Log de Vendas (Passo 1).   

    1. Selecione a data inicial e final (passo 2.1 e 2.2).
    2. Clique em Selecionar (passo 2.3).
    3. Os lançamentos por padrão vem todos selecionados, mas é possível marcar ou desmarcar algum deles (passo 2.4).
      1. Obs: apenas os lançamentos marcados irão compor o log de venda que será gerado.
    4.   Clique em Confirmar (passo 2.5).
Passo 1Passo 2

Obs.: O log pode ser revertido a qualquer tempo, através do seguinte procedimento na tela "Nexxera log de vendas':

    1. Acesse a aba "Exclusão"
    2. Insira a Data Inicial e Final e clique em Selecionar
    3. Selecione o(s) documento(s) e clique em Confirmar (Passo 1) 
Passo 1



  • Importação dos Arquivos de Retorno da Nexxera

Essa rotina é executada simultâneamente com a geração do log de vendas (âncora). Os arquivos importados são lidos, interpretados e salvos na base do cliente. Caso não hajam mais arquivos de retorno na pasta inbox a serem importados, deve ser realizada a execução da aplicação Skyline para que seja feito o tráfego de novos arquivos.      


  • Conciliação e Baixa de Documentos

A conciliação e baixa dos documentos são realizadas na tela Nexxera Baixa Liquidação de Vendas, acessada através do menu Nexxera > Nexxera Baixa Liquidação (Passo 1).

    1. Selecione a data inicial e final.
    2. Clique em Selecionar.
    3. Os lançamentos serão listados nos respectivos grids da tela:
      1. Registro de Liquidação de Parcelas (grid à esquerda): esse grid representa os lançamentos importados do arquivo de retorno da Nexxera.
      2. Documentos Contas a Receber (grid à direita): esse grid representa os lançamentos carregados do módulo CAR.
    4. Em seguida, selecione na coluna da esquerda o cartão para exibição dos documentos em tela e conferência dos registros do CAR com o repasse feito pela operadora. Se a conciliação for realizada com sucesso, os valores totais serão igualados e o botão "Confirmar" habilitado para a baixa dos documentos (Passo 2).
    5. Para confirmar a operação de baixa, devem ser selecionadas a conta e a data para baixa nos campos "Conta Caixa x Forma de Cobrança" e "Data baixa", respectivamente (Passo 3). 


Passo 1Passo 2Passo 3

Funcionalidades adicionais

Acima da grid de "Documentos Contas a Receber", a tela conta com funções complementares:

  • Adicionar Documento: permite selecionar e incluir documento do CAR (Botão 1).
  • Retirar Documento: permite remover o documento selecionado no grid (Botão 2).
  • Saldo: permite lançamento de alterador de acréscimo ou decréscimo, alterando o valor do documento selecionado no grid (Botão 3).
  • Carregar Antecipação: permite carregar documentos do CAR com recebimento antecipado, clicando em "Sim" para a nova regra de antecipação e "Não" para a regra anterior (Botão 4):
    • Não: Busca documento com crédito antecipado em 5 dias.
    • Sim: Busca documento com crédito antecipado sem limite de dias.      
Botão 1Botão 2Botão 3Botão 4

04. ESTRUTURA DO ARQUIVO 


A Nexxera disponibiliza diversos tipos de extrato para o layout de baixa. O layout homologado é o do extrato de venda, onde são demonstradas todas as vendas reconhecidas pela administradora e enviadas à Nexxera em uma determinada data de referência.  No entanto, caso conste no log de vendas enviado pelo cliente alguma transação não enviada no extrato de vendas (administradora), esta não irá constar neste extrato, portanto, neste caso o cliente deve acionar a administradora de seu cartão e/ou a Nexxera.




03.02. NSU

No caso do cliente possuir o TOTVS PDV

O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF

O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF


 Cadastro dos Clientes Operadora        

Cadastro necessário para geração do Log de Vendas, todos os clientes cartão de créditos associados aos Tipos de Débitos Créditos devem ser associados a esse cadastro, caso contrário o mesmo não será gerado no log de vendas e não haverá conciliação automática na liquidação de vendas.

      

Passo

Ação

Descrição

1 No Módulo Contas a Receber, clique na opção de menu "Nexxera"O sistema exibirá o submenu com as opções "Nexxera Alterar NSU Cartão",
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
2Clique na opção de submenu "Nexxera cliente x Operadora"O sistema exibirá a Tela Cliente x Operadora.


Integração Envio e recebimento de Arquivos 


       A integração Nexxera X Totvs  é realizado de acordo com diretório em rede disponibilizado pela Nexxera, o SkyLine. É necessário acompanhamento nas primeiras semanas para garantir que todos os cartões estão configurados para integração.

       A tela principal pode ser conciliado com borderô de débitos e créditos do front e caso necessário o campo transação pode ser alterado antes da geração do log de vendas. Assim que a integração estiver conciliada com painel Nexxera solicitar a automatização da integração por Robot .


Passo

Ação

Descrição

1 No Módulo Contas a Receber, clique na opção de menu "Nexxera"O sistema exibirá o submenu com as opções "Nexxera Alterar NSU Cartão",
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
2Clique na opção de submenu "Nexxera  Log de Vendas"O sistema exibirá a Tela Nexxera  Log de Vendas.
3.Acesse a guia "Geração".


 Alteração de NSU após integração       

     

Passo

Ação

Descrição

1 No Módulo Contas a Receber, clique na opção de menu "Nexxera"O sistema exibirá o submenu com as opções "Nexxera Alterar NSU Cartão",
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
2Clique na opção de submenu "Nexxera Integração Log de Vendas"

O sistema exibirá a Tela Nexxera Log de Vendas.



3Acesse a guia "Exclusão".


Para realizar alteração de NSU após a integração, o usuário deve excluir a integração, em seguida na tela de integração alterar o número do NSU e gerar novamente o log de vendas.


Definir os diretórios:

    

Passo

Ação

Descrição

1 No Módulo Contas a Receber, clique na opção de menu "Nexxera"O sistema exibirá o submenu com as opções "Nexxera Alterar NSU Cartão",
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
2Clique na opção de submenu "Nexxera Integração Log de Vendas"

O sistema exibirá a Tela Nexxera Log de Vendas.



3Acesse a guia "Configuração".


     Arquivo de Remessa – Log de Vendas;

     Retorno – Arquivo Liquidação de Vendas  - CSV;

     Retorno de Importados – Assim que a importação for finalizada é transferida para esse segundo diretório;

     Retorno Erros na importação – Em caso de erro no processamento da liquidação;

Conciliação Automática    


Passo

Ação

Descrição

1 No Módulo Contas a Receber, clique na opção de menu "Nexxera"O sistema exibirá o submenu com as opções "Nexxera Alterar NSU Cartão",
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
2Clique na opção de submenu "Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"O sistema exibirá a Tela Nexxera Baixa Liquidação de Vendas.


Na tela de conciliação é montado o valor dos cartões por Operadora depois por Bandeira, onde é possível incluir ou excluir um documento ao lote de recebimento, e realizar lançamento de alteradores.

A opção de realizar a baixa somente será habilitada se o total enviado pela administradora for igual ao total de documento selecionados por cartão de crédito.

Alterar NSU antes da integração


Passo

Ação

Descrição

1 No Módulo Contas a Receber, clique na opção de menu "Nexxera"O sistema exibirá o submenu com as opções "Nexxera Alterar NSU Cartão",
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
2Clique na opção de submenu "Nexxera Alterar NSU Cartão"O sistema exibirá a Tela Nexxera Alterar NSU Cartão.


Na opção altera NSU, todo usuário que realizou lançamentos pode alterar o número da transação antes da auditoria.

Os usuários que estão no grupo "Gerente" no PDV, podem alterar a transação de qualquer cartão realizado no dia antes da auditoria.


Atualização

O NSU também pode ser alterado através da tela "Nexxera Integração Log de Vendas". Editando a coluna Transação e confirmando a operação do Log de Vendas, o NSU será alterado.

 


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