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INTRODUÇÃO

O plugin Nexxera é uma solução para conciliar todas as vendas de cartões de débito e crédito (com utilização ou não de TEF), conectando bancos e adquirentes com o cliente por meio da integração com a plataforma parceira Nexxera, concentrando na mesma operação a baixa automática dos documentos.


Informações

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é uma solução de vendas que efetua transações financeiras de modo eletrônico na hora em que uma compra por cartão de crédito ou débito é efetuada.




01.
Âncora
geral
geral
VISÃO GERAL

Tem como objetivo a integração dos dados das transações de cartões de crédito com a parceira Nexxera. Os arquivos com os extratos dos cartões são enviados e recebidos através de um serviço de troca eletrônica de dados (Skyline) e importados e interpretados pelo plugin para conciliação e baixa automática desses recebimentos.


02.
Âncora
config
config
CONFIGURAÇÕES


Configuração dos Cartões

Cadastro necessário para geração do Log de Vendas. Todos os clientes cartão de créditos associados aos Tipos de Débitos Créditos devem ser associados a esse cadastro, caso contrário não será gerado no log de vendas desses cartões e não haverá conciliação automática na liquidação de vendas.

O cadastro será realizado acessando o caminho no menu (Passo 1) e em seguida incluindo todos os dados solicitados no formulário (Passo 2):


Passo 1Passo 2Códigos Nexxera

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nameTabela Códigos Pgn Nexxera.pdf
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Configuração de Diretórios

Para integração dos arquivos enviados pela aplicação Skyline, os seguintes diretórios devem ser parametrizados:

  1. Diretório para Arquivo Remessa

    1. Neste campo indique o diretório onde serão gravados os arquivos do log de venda (arquivo extensão txt), gerados pelo plugin para a Nexxera.

  2. Diretório de Arquivo Retorno 

    1. Neste campo indique o diretório onde serão recebidos os arquivos de retorno da Nexxera (arquivo extensão csv), que serão importados pelo plugin.

  3. Diretório para Arquivos de Retorno Importados

    1. Neste campo indique o diretório aonde serão transferidos os arquivos de retorno da Nexxera após a integração.

  4. Diretório para Arquivos de Retorno com Erros de Importação

    1. Neste campo indique o diretório onde será gravado o arquivo de log caso ocorra erro de integração.

  5. Modelo do Arquivo

    1. Atualmente, o layout do log de vendas utilizado está na versão 1014.

Passo 1



Configuração VHF

O cenário ideal para utilização do plugin é que o cliente possua o sistema TEF. O maior benefício desse sistema para a operação é, principalmente, evitar o preenchimento manual do código NSU (um dos principais filtros para operação de conciliação) durante a transação de pagamento com cartão de crédito. Caso o cliente não faça uso do TEF, será necessário a parametrização do Tipo de Débito e Crédito no FrontOffice, acessando o seguinte caminho no menu (Passo 1):

  1. Cadastro
  2. Caixa
  3. Tipo de Débito/Crédito
  4. Tipos de Débito/Crédito

Na aba Parâmetros marcar a opção Obriga gravar transação de CC (Passo 2). 

Com essa configuração, no momento da operação de venda, a opção para preenchimento do código NSU será exibido para o usuário no VHF Caixa (Passo 3).

Passo 1 (VHF)Passo 2 (VHF)Passo 3 (VHF Caixa)



Configuração TOTVS PDV

Também caso o cliente não faça uso do TEF e possua a solução TOTVS PDV, apesar da ferramenta não disponibilizar de forma nativa a configuração do campo como o VHF, é possível criar um campo adicional para forma de pagamento e indicar nela o NSU, acessando o seguinte caminho no menu (Passo 1):

  1. Cadastro
  2. Forma de Pagamento
  3. Campo Adicional
  4. Preencha o nome do campo (NSU) e clique em "Incluir" (Passo 2)
  5. Indique o tipo do campo (Texto)
  6. Associe à forma de pagamento ao(s) cartão(ões) desejado(s) (Passo 3)

Com essa configuração, no momento da operação de venda, a opção para preenchimento do código NSU será exibido para o usuário, ao selecionar o cartão associado ao campo adicional (NSU) criado (Passo 4).

Passo 1Passo 2Passo 3Passo 4



Configuração Extra (Opcional)

Ainda no caso do cliente não fazer uso do TEF, é possível concentrar a inclusão/correção do NSU diretamente no plugin, acessando o menu Nexxera > Nexxera Baixa Liquidação (Passo 1). Selecione a data inicial e final e clique no botaõ "Selecionar". Ao carregar a grid com os documentos:

  1. Clique na caixa selecionando o documento em que será incluído ou corrigido o NSU
  2. Posicione o mouse na coluna Transação e clique na linha do documento selecionado. O campo abrirá para edição (Passo 2).
  3. Preencha o NSU e clique em Enter no teclado e em seguida no botão Confirmar (Passo 3).
  4. Na aba "Exclusão", buscando o documento pela data da alteração, é possível verificar que o novo NSU foi adicionado (Passo 4). 

Esse procedimento deve ser realizado, preferencialmente, antes da geração do Log de Vendas (link), pois ao clicar em Confirmar o lançamento será incluído no log e removido da lista. Mas o documento pode ser recuperado individualmente, realizando o processo de exclusão do log (link) e após a inclusão/correção do NSU o log desse lançamento pode ser gerado novamente.

Passo 1Passo 2Passo 3Passo 4

Outra possibilidade de alteração do NSU é na tela "Nexxera Altera NSU Cartão" (Passo 1), onde é possível alterar o NSU de qualquer cartão antes da auditoria, selecionando o documento e incluindo/alterando o NSU clicando na coluna Transação, da linha selecionada, para a edição (Passo 2).   

Passo 1Passo 2

Informações

NSU (Número sequencial único) é o número de identificação de uma operação de venda realizada com cartões. É atribuído a cada documento fiscal emitido.





03.
Âncora
proc
proc
PROCEDIMENTO




As etapas da integração consistem na geração do log de vendas, importação/exportação dos arquivos de retorno da Nexxera e conciliação e baixa dos documentos no sistema.

Diagrama da integração


  • Geração do Log de Vendas

É que todos os cartões estejam configurados para integração (ãncora config cart). A tela principal pode ser conciliada com o borderô de débitos e créditos do front e caso necessário o NSU pode ser alterado antes da geração do log de vendas (ãncora config extra).

As transações realizadas pelo hotel são consultadas e listadas na tela Nexxera integração Log de Vendas, acessada através do menu Nexxera > Nexxera integração Log de Vendas (Passo 1).   

    1. Selecione a data inicial e final (passo 2.1 e 2.2).
    2. Clique em Selecionar (passo 2.3).
    3. Os lançamentos por padrão vem todos selecionados, mas é possível marcar ou desmarcar algum deles (passo 2.4).
      1. Obs: apenas os lançamentos marcados irão compor o log de venda que será gerado.
    4.   Clique em Confirmar (passo 2.5).
Passo 1Passo 2

Obs.: O log pode ser revertido a qualquer tempo, através do seguinte procedimento na tela "Nexxera log de vendas':

    1. Acesse a aba "Exclusão"
    2. Insira a Data Inicial e Final e clique em Selecionar
    3. Selecione o(s) documento(s) e clique em Confirmar (Passo 1) 
Passo 1



  • Importação dos Arquivos de Retorno da Nexxera

Essa rotina é executada simultâneamente com a geração do log de vendas (âncora). Os arquivos importados são lidos, interpretados e salvos na base do cliente. Caso não hajam mais arquivos de retorno na pasta inbox a serem importados, deve ser realizada a execução da aplicação Skyline para que seja feito o tráfego de novos arquivos.      


  • Conciliação e Baixa de Documentos

A conciliação e baixa dos documentos são realizadas na tela Nexxera Baixa Liquidação de Vendas, acessada através do menu Nexxera > Nexxera Baixa Liquidação (Passo 1).

    1. Selecione a data inicial e final.
    2. Clique em Selecionar.
    3. Os lançamentos serão listados nos respectivos grids da tela:
      1. Registro de Liquidação de Parcelas (grid à esquerda): esse grid representa os lançamentos importados do arquivo de retorno da Nexxera.
      2. Documentos Contas a Receber (grid à direita): esse grid representa os lançamentos carregados do módulo CAR.
    4. Em seguida, selecione na coluna da esquerda o cartão para exibição dos documentos em tela e conferência dos registros do CAR com o repasse feito pela operadora. Se a conciliação for realizada com sucesso, os valores totais serão igualados e o botão "Confirmar" habilitado para a baixa dos documentos (Passo 2).
    5. Para confirmar a operação de baixa, devem ser selecionadas a conta e a data para baixa nos campos "Conta Caixa x Forma de Cobrança" e "Data baixa", respectivamente (Passo 3). 


Passo 1Passo 2Passo 3

Funcionalidades adicionais

Acima da grid de "Documentos Contas a Receber", a tela conta com funções complementares:

  • Adicionar Documento: permite selecionar e incluir documento do CAR (Botão 1).
  • Retirar Documento: permite remover o documento selecionado no grid (Botão 2).
  • Saldo: permite lançamento de alterador de acréscimo ou decréscimo, alterando o valor do documento selecionado no grid (Botão 3).
  • Carregar Antecipação: permite carregar documentos do CAR com recebimento antecipado, clicando em "Sim" para a nova regra de antecipação e "Não" para a regra anterior (Botão 4):
    • Não: Busca documento com crédito antecipado em 5 dias.
    • Sim: Busca documento com crédito antecipado sem limite de dias.      
Botão 1Botão 2Botão 3Botão 4

04.
Âncora
arq
arq
ESTRUTURA DO ARQUIVO
 


A Nexxera disponibiliza diversos tipos de extrato para o layout de baixa. O layout homologado é o do extrato de venda, onde são demonstradas todas as vendas reconhecidas pela administradora e enviadas à Nexxera em uma determinada data de referência. Esse arquivo geralmente vem com a descrição "RELATORIO_LPN_VENDA_cnpj_data", na extensão CSV.

No entanto, caso conste no log de vendas enviado pelo cliente alguma transação não enviada no extrato de vendas (administradora), esta não irá constar neste extrato, portanto, neste caso o cliente deve acionar a administradora de seu cartão e/ou a Nexxera.




05.
Âncora
prob
prob
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS


Checklist em caso de problemas de funcionamento.

01. Documento não aparece na tela de baixa 

R: Verificar se todo o procedimento de execução do plugin foi realizado e se mesmo assim o documento ainda não for exibido, entrar em contato com a operadora e /ou Nexxera.

02. Documento não aparece na tela de baixa apenas no lado direito (CAR)

R: Verificar se os dados de Data Programada e NSU do documento no CAR conferem com os do crédito recebido da Nexxera. Caso negativo, os dados precisam ser corrigidos para exibição, conciliação e baixa.

03. Por que as linhas ficam amarelas no lado esquerdo do grid (Nexxera)?

R: O grid receberá a coloração amarela nas linhas dos lançamentos que estiverem nas seguintes condições:

    • Documento não localizado
    • Numeração do documento em branco
    • Status do documento diferente de 0 (“Aberto”)
    • Coluna Tipo Venda do grid igual a “A” (Pagamento Carnê)

04. Os créditos da operadora não conferem com os documentos no CAR

R: O plugin realiza a alteração apenas de valores de documentos gerados pelo sistema TOTVS, os valores do arquivo Nexxera não podem ser modificados pelo plugin. Em caso de divergência, entrar em contato com a operadora e /ou Nexxera.

05. A baixa foi realizada por engano

R: A operação de conciliação e baixa do plugin não pode se revertida.


  




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