Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

SITUAÇÃO

Estou utilizando as seguintes configurações para o processo:

MV_IMPCTC = 0 - ERP

MV_LIBCTC = T

MV_GERTIT = T

DUJ_TITFRE = 2 - Não

DVG_GERTIT = 1 - Sim

DEG_REPQUI = 2 - Encerramento

DEG_GERCTC = 1 - Fechamento da viagem

Parametrizando o sistema dessa forma, será seguido o seguindo fluxo:

  • Criação da viagem
  • Fechamento da viagem. Neste momento será primeiro criado o contrato de carreteiro para após fechar a viagem. No fechamento, será efetuada a integração com a Repom, criando o contrato na Repom com o status Em trânsito. O contrato de carreteiro irá nascer como em aberto.
  • Apontamento das operações
  • Apontamento do registro de ocorrência
  • Encerramento da viagem. Neste momento, o sistema irá encerrar a viagem, alterar o contrato de carreteiro para o status Aguardando Aprovação (ou seja, será enviado para a rotina TMSA251 para aprovação) e será enviado a quitação para a Repom do contrato, quitando o contrato na Repom.

Ocorre que, ao enviar a quitação do contrato para a Repom no Encerramento da viagem, invalida o processo do MV_LIBCTC, visto que, caso no momento da liberação seja identificado pela equipe aprovadora que o contrato está com algum valor incorreto não haverá a possibilidade de estornar o processo na Repom.

Verifiquei a documentação do processo onde estou utilizando como base tanto para parametrização quanto para conceito o diagrama abaixo:

Como podemos visualizar neste diagrama, é possível a utilização da parametrização MV_LIBCTC igual a T com o parâmetro MV_IMPCTC igual a 0 e o DEG_REPQUI igual a Encerramento da viagem desde que o contrato de carreteiro tenha sido gerado antes do fechamento da viagem, que é o que está ocorrendo na parametrização citada acima, visto que ao fechar a viagem o sistema primeiro chama a geração do contrato de carreteiro, para após efetivar o fechamento da viagem e integração com a Repom.

Em outro ponto desta mesma documentação, inclusive na sequencia do diagrama, é citado sobre a utilização da parametrização do MV_LIBCTC, onde caso este parâmetro esteja configurado com MV_LIBCTC igual T e o DUJ_TITFRE igual a 2 - Não, o momento do envio da quitação do contrato da Repom será por meio da rotina TMSA251 - Liberação de Contratos:

O cliente já possui em seu processo do TMS o conceito de Liberação de Contratos, onde está implementado a muito tempo o MV_LIBCTC igual a T. Também deseja que seja efetuado o cálculo dos impostos pelo Protheus, como já era efetuado em seu processo padrão sem a integração.

RESULTADO ESPERADO

Deve ser efetuado um dos processos abaixo:

  • Alterar os fontes envolvidos no processo para que quando o cliente utilize o parâmetro MV_LIBCTC igual a T, a quitação do contrato para a Repom seja enviada somente no momento da liberação do contrato na rotina TMSA251
  • Alterar os fontes envolvidos no processo para que quando o cliente utilize o parâmetro MV_LIBCTC igual a T, o contrato de carreteiro seja enviado para aprovação antes do encerramento da viagem, permitindo assim efetuar o fluxo de aprovação do contrato
  • Caso não seja efetuado nenhum ajuste no sistema, alterar a documentação deixando claro que o parâmetro MV_LIBCTC não irá atender seu conceito no cenário exposto acima

...