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O processo de mudança de turma/turno consiste em alterar a matrícula de um aluno no período letivo, mudando a turma atual para uma nova turma, sendo que as turmas em questão possuem o mesmo turno. Este processo permite fazer a matrícula nas disciplinas da nova turma e levar para estas disciplinas as notas e faltas já existentes nas disciplinas da turma anterior.

Caso as turmas não sejam do mesmo turno, também é possível fazer a mudança de turno. Para o ensino básico ao mudar de turno será criada uma nova matrícula no período letivo para o aluno e para esta feita a matrícula nas disciplinas. Nesse cenário, a situação de matrícula da nova matrícula no período letivo será a mesma da matrícula da turma de origem, a situação de matrícula do período letivo da turma antiga será alterada para a configurada no campo "Sit. Matrícula P. Letivo Origem" (esse campo será exibido apenas para ensino básico e quando ocorrer mudança de turno), já o status das disciplinas de destino é definido pelo parâmetro do processo "Situação de matrícula das disciplinas após a mudança de turma"). Para o ensino superior a troca de turno não implica em uma nova matrícula no período letivo, é feita apenas a alteração da situação de matrícula das disciplinas antigas e a matrícula nas disciplinas novas.

O usuário poderá definir no processo se deseja ou não aproveitar o contrato na mudança de turma/turno através do parâmetro aproveitar contrato na mudança de turma, mas para que o contrato seja aproveitado, as seguintes premissas devem ser obedecidas:
1. O plano de pagamento das matrizes de origem e destino deverão ser os mesmos;
2. O status da matrícula de origem deve estar configurado para não cancelar o contrato e o status da matrícula de destino, deve estar configurado para exigir contrato.
3. O centro de custo e default contábil das matrizes de origem e destino deverão ser os mesmos.

Observação: quando a opção Aproveitar Contrato estiver marcada o sistema NÃO irá cancelar o contrato da turma original, mesmo se o centro de custo da turma destino for diferente da origem. Caso o parâmetro esteja desmarcado o sistema emitirá em seguida uma tela de informação de datas para cancelamento dos lançamentos e contratos.
No contexto ensino superior é exibida a etapa de seleção de disciplina, onde o usuário poderá selecionar as turmas/disciplinas que serão alteradas para o aluno. Nesta etapa poderão ser visualizadas informações das disciplinas e suas turmas/disciplinas.

Apagar o número do diário da origem
No processo existe a possibilidade apagar ou manter o número do diário do aluno na matrícula de origem do aluno. Para apagar o número do diário é necessário marcar o item Apagar o número do diário da origem, o mesmo será apagado mesmo que a data limite da numeração automática da parametrização por curso esteja vencida.

No contexto do ensino básico ao marcar este parâmetro o número do diário da matrícula no período letivo e da disciplina, ambos da origem, serão apagados. Já no contexto do ensino superior ao marcar este parâmetro apenas o número do diário da matrícula na disciplina, da origem, que será apagado, pois não existe este número na matrícula no período letivo. 

Remanejar turma mista de origem com a de destino

Aviso
Disponível a partir das versões: 12.1.33.275, 12.1.34.177, 12.1.2205.116 e 12.1.2209.

Caso esteja marcado ao realizar a mudança de turma a turma mista de origem é remanejada para turma/disciplina de destino e a sua situação de matrícula será mesma da turma/disciplina de destino, caso contrário a turma mista irá permanecer vinculada à turma/disciplina de origem e sua situação de matrícula será a mesma da origem.

Observações gerais do processo:

  • Para os casos em que o contrato de origem será cancelado e consequentemente os lançamentos em aberto, e se o sistema estiver parametrizado para "Cancelar Remessa automaticamente ao cancelar o lançamento financeiro quando o boleto estiver com status Remetido ou Registrado", os lançamentos em que o boleto esteja com status igual a remetido ou registrado terão a remessa cancelada e será apresentado uma mensagem de alerta no log do processo.
  • A realização do processo de mudança de turma não irá cancelar o contrato financeiro mesmo se, ao realizar a mudança de turma com aproveitamento do contrato financeiro, o status de matrícula no período letivo de destino não exigir contrato financeiro.
  • Na realização do processo de mudança de turma, ocorrerá o cancelamento do contrato financeiro se a situação de matrícula no período letivo de origem estiver parametrizada para cancelar o contrato.
  • O processo de mudança de turma/turno irá gravar o número do diário no histórico de alteração de matrícula no período letivo, caso a opção numerar aluno automaticamente esteja marcada nos parâmetros educacionais da matrícula.
  • A numeração da matrícula do aluno no período letivo e/ou na disciplina, de destino, dependerá da parametrização do educacional da numeração em Configurações | Parâmetros | Matrícula.
Aviso

A partir das versões 12.1.2205.219, 12.1.2209.163 e 12.1.2302, este processo passou por uma reestruturação de layout e incremento de funcionalidade referente ao itinerário formativo (ensino básico).


Clique aqui para mais informações

Aviso

Este processo não sofreu alteração, ou seja, ela apenas manipula as turmas/disciplinas normais do aluno. Tudo que for de itinerário formativo (apenas ensino básico - novo ensino médio) será ignorado. Este processo ainda passará por evolução.


Veja Também

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Boletim Técnico: Troca de Turno na Matrícula