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Deck of Cards |
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Card |
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id | login-do-ambiente |
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label | Login do Ambiente |
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title | Login do Ambiente |
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| Âncora |
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| login-do-ambiente |
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| login-do-ambiente |
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| Login do Ambiente
Ao entrar pela primeira vez no app é necessário logar no seu ambiente Protheus com o nome e senha do Protheus e o alias do aplicativo.
Imagem 1.1 - Tela de Login do Ambiente
Caso o usuário a senha ou o alias estejam incorretos, será mostrado um alerta avisando sobre o erro:
Imagem 1.2 - Tela de Login do Ambiente com erro
A tela de login do ambiente possui campos para o usuário do Protheus, a senha e o alias configurado no Mingle, um toggle para exibir ou ocultar a senha digitada e um botão "Entrar" para realizar o login. Campo | Descrição | Usuário | Campo para o usuário do Protheus. | Senha | Campo para a senha do Protheus. | Exibir Senha | Botão Toggle para exibir/ocultar a senha. | Entrar | Botão "Entrar" para realizar o primeiro login. |
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Card |
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id | login-do-atendente |
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label | Login do Atendente |
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title | Login do Atendente |
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| Âncora |
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| login-do-atendente |
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| login-do-atendente |
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| Login do Atendente
Após realizar o primeiro login no aplicativo com as informações de usuário, senha e alias, será apresentada a tela de login para os atendentes. Nesta tela os atendentes utilizarão os dados que foram previamente cadastrados no Protheus, na rotina de cadastro de atendentes, conforme o exemplo a seguir:
Imagem 2.1 - Cadastro de login e senha na rotina de Atendentes
O login e a senha que foram cadastrados serão utilizados pelo atendente na segunda tela de login.
Imagem 2.2 - Tela de Login do Atendente
Muito parecida como aprimeira tela de login, essa Tela de Login essa tela tem campos para o código do atendente e senha. Ela também tem o botão toggle para exibir ou ocultar a senha. Após preencher os campos, clique no botão “Entrar” para acessar a próxima tela: a Agenda do Técnico. Caso o código do Atendente ou senha sejam inválidos, a tela apresenta um alerta, notificando o usuário que há um erro com os dados inseridos nos campos da tela, idêntico ao alerta na primeira Tela de Login.
Imagem 2.3 - Tela de Login do Atendente com erro
Campo | Descrição | Código do Atendente | Campo para o código do atendente. | Senha | Campo para a senha do atendente. | Exibir Senha | Botão Toggle para exibir/ocultar a senha do Atendente. | Entrar | Botão "Entrar" no aplicativo. |
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Card |
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id | agenda-do-tecnico |
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label | Agenda do Técnico |
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title | Agenda do Técnico |
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| Âncora |
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| agenda-do-tecnico |
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| agenda-do-tecnico |
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| Agenda do Técnico
Após realizar o login será apresentada a tela principal com as ordens de serviços abertas para o técnico no dia corrente. Na tela é possível navegar entre os dias e meses. Assim, se o técnico tiver a necessidade de visualizar uma ordem de serviço de um dia anterior ou do mês seguinte, poderá utilizar os botões de navegação do calendário.
Imagem 3.1 - Tela da Agenda do Técnico
As ordens de serviço serão listadas em cards com algumas informações como o nome do cliente, o horário previsto de atendimento e a ocorrência:
Imagem 3.2 - Tela da Agenda do Técnico com destaque no card |
Card |
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id | inicio-do-atendimento-da-os |
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label | Início do Atendimento da O.S. |
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title | Início do Atendimento da O.S. |
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| Âncora |
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| inicio-do-atendimento |
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| inicio-do-atendimento |
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| Início do Atendimento da Ordem de Serviço
Ao clicar no botão Iniciar , contido no card da ordem de serviço na tela de Agenda do Técnico, a tela de início de atendimento será aberta. Essa tela possui o número da O.S. que está sendo atendida, um card informativo com os dados (contato, endereço, telefone e e-mail) cadastrados no cliente, um botão "Iniciar Visita", um botão "Chegada ao Cliente" e um mapa integrado com o Google Maps para facilitar a visualização do endereço. Imagem 4.1 - Clicando em "Iniciar"
Imagem 4.2 – Tela de Início do atendimento
Campo | Descrição |
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O.S. | Número da Ordem de serviço a ser atendida | ícone (Contato) | Nome do contato cadastrado no cliente | ícone (Endereço) | Endereço cadastrado no cliente | ícone (Telefone) | Telefone cadastrado no cliente | ícone (E-mail) | E-mail cadastrado no cliente | Botão (Iniciar Visita) | Ao clicar neste botão a visita será iniciada |
Deck of Cards |
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| Card |
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id | iniciar-visita |
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label | Iniciar a Visita |
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title | Iniciar a Visita |
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| Âncora |
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| iniciar-visita |
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| iniciar-visita |
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| Iniciar Visita
Ao clicar no botão "Iniciar Visita" irá aparecer uma confirmação para começar o deslocamento até o lugar de atendimento. Ao clicar em "Não" o aplicativo irá retornar para a tela principal a Agenda do Técnico, caso clique em "Sim" a visita será iniciada e aparecerá uma caixa de confirmação para o usuário decidir se irá utilizar o serviço Google Maps para traçar a rota até o local da prestação do serviço, tendo como base a localização do técnico e o endereço do cliente (ou o endereço da base de atendimento se cadastrado). caso clique em "Sim" irá abrir o aplicativo "Google Maps" para o usuário seguir a rota definida, caso clique em "Não" o aplicativo irá retornar para a Agenda do Técnico.
Imagem 5.1 - Iniciando a visita |
Card |
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id | cancelar-visita |
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label | Cancelar Visita |
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title | Cancelar Visita |
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| Âncora |
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| cancelar-visita |
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| cancelar-visita |
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| Cancelar VisitaAo clicar no botão "Atender" (só disponível com a O.S. no status "Em trânsito"), irá abrir a mesma tela do Início do Atendimento porém o botão "Iniciar Visita" foi substituído pelo botão "Cancelar Visita". Ao clicar em "Cancelar Visita" irá aparecer uma caixa de confirmação para cancelar a visita, caso clique em "Não" nada irá acontecer, caso clique em "Sim" o status da O.S. irá retornar para "Aberta" e o aplicativo irá para a tela da Agenda do Técnico.
Imagem 6.2 - Cancelando visita |
Card |
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id | chegada-ao-cliente |
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label | Chegada ao Cliente |
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title | Chegada ao Cliente |
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| Âncora |
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| chegada-ao-cliente |
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| chegada-ao-cliente |
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| Chegada ao Cliente
Ao clicar no botão "Atender" (só disponível com a O.S. no status "Em trânsito"), irá abrir a mesma tela do Início do Atendimento com as opções "Cancelar Visita" e "Chegada ao Cliente" ao clicar em "Chegada ao Cliente" irá aparecer uma caixa de confirmação, caso escolha a opção "Sim" a chegada ao cliente será concluída, o status da O.S. será alterado para "Em atendimento" e o aplicativo irá retornar para a Agenda do Técnico, caso clique em "Não" irá para o processo da "Visita Improdutiva", caso a opção escolhida seja "Cancelar" nada irá acontecer.
Imagem 7.1 - Chegada ao cliente |
Card |
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id | visita-improdutiva |
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label | Visita Improdutiva |
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title | Visita Improdutiva |
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| Âncora |
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| #visita-improdutiva |
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| #visita-improdutiva |
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| Visita Improdutiva
Ao chegar no cliente caso não tenha conseguido entrar no cliente ou por algum motivo não conseguiu realizar o atendimento e houve a necessidade de encerrar a ordem de serviço, pode-se apontar uma visita improdutiva, para isso clique no botão "Chegada ao Cliente" e em seguida na opção "Não" depois na caixa de confirmação clique na opção "Sim", caso clique em "Não" irá iniciar o processo para encerrar uma ordem de serviço improdutiva.
Imagem 7.1: Navegando para a tela de visita improdutiva
Na tela de Visita Improdutiva poderá apontar o motivo da visita improdutiva e uma foto para vincular com a visita improdutiva.
Imagem 7.3 – Tela de Visita Improdutiva
Campo | Descrição |
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Motivo | Campo para informar o motivo da visita improdutiva. | ícone (Foto) | Ao clicar no ícone é possível vincular uma foto à visita improdutiva. | Salvar | Ao clicar no botão, um atendimento será gerado e a ordem de serviço encerrada. |
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Card |
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id | encerrar-os-improdutiva |
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label | Encerrar O.S. Improdutiva |
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title | Encerrar O.S. Improdutiva |
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| Âncora |
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| #encerrar-os-improdutiva |
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| #encerrar-os-improdutiva |
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| Encerrar O.S. ImprodutivaAo chegar no cliente caso não tenha conseguido entrar no cliente ou por algum motivo não conseguiu realizar o atendimento e houve a necessidade de encerrar a ordem de serviço, pode-se apontar uma visita improdutiva, para isso clique no botão "Chegada ao Cliente" e em seguida na opção "Não" depois na caixa de confirmação clique na opção "Não", irá aparecer uma confirmação para o encerramento improdutivo então clique em "Sim" .
Imagem 8.1 - Encerramento improdutivo |
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- Na Agenda do técnico (Imagem 3), clique no Ícone da ordem de serviço em que será cancelada a visita;
- Será aberta a tela de Início da visita/ Chegada ao cliente (Imagem 5);
- Clique no botão Cancelar a Visita que está destacado em vermelho;
- Será exibida uma pergunta "Deseja cancelar a visita?". Clique em Sim para cancelar.
- O aplicativo vai retornar para a tela da Agenda do Técnico (Imagem 3) e o status da ordem de serviço vai voltar para Aberto.
Chegada ao Cliente
Somente após o inicio de uma visita, é possível indicar a Chegada ao Cliente.
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- Na Agenda do técnico (Imagem 3), clique no Ícone da ordem de serviço em que será confirmada a chegada ao cliente.
- Será aberta a tela de Início da vista/Chegada ao cliente (Imagem 5)
- Clique no Botão "Chegada ao Cliente".
- Será exibida uma pergunta "Entrou no Cliente?", clique em Sim para indicar que chegou ao cliente e vai realizar o serviço.
- Uma mensagem será exibida "Chegada ao cliente concluída com sucesso", clique em OK.
- O app vai voltar para a Agenda do técnico (Imagem 3) e o status da Ordem de serviço será atualizado para Em Atendimento na cor azul.
Visita Improdutiva
Somente após o início de uma visita, é possível indicar uma Visita Improdutiva.
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