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Painel
titleColor#FF9000
titleIntrodução
A partir da versão 12.1.2209, o Portal de Imóveis está apto a gerenciar aplicativos cadastrados no RD Station, através de uma configuração simples que pode ser realizada seguindo alguns passos importantes.




Painel
titleColor#FF9000
titleIntrodução:

Neste material iremos entender como parametrizar e integrar o aplicativo do RD Station ao Portal de Imóveis, facilitando o gerenciamento e visualização de diversas funções tais como: 

  • Webhooks;
  • Contatos;
  • Campos customizados;
  • Códigos de monitoramento;
  • Manipular os estágios de funil de seus contatos;
  • Envio de eventos para os contatos.
  • Esta apresentação abaixo possui informações referentes ao RD Station e suas principais funcionalidades.

    View file
    nameTOTVS CONSTRUÇÃO PORTAL DE IMÓVEIS e RD STATION.pdf
    height250

Para realizar a integração com aplicativos do RD Station, consulte a documentação abaixo:




Deck of Cards
idRD STATION
Card
labelAplicativos

Cadastros de tipos de Aplicativos no RDStation para integração com o Portal de Imóveis:

Integração com o Marketing:


Para que este procedimento seja realizado é necessário uma conta do RD Station:  https://accounts.rdstation.com.br/

  • Informe o usuário de acesso a sua conta;
  • Login \ Senha: 
  • Clique em Acessar: Acessar RM Station Marketing



  • Clique em Acesse sua conta:


  • Insira suas credenciais de acesso:



  • Selecione a opção: Meus Apps (Para visualizar os Apps já existentes) ou Quero Criar um aplicativo (para inclusão de um novo aplicativo);


  • Informe o nome do aplicativo que deseja criar, e selecione a opção: Aplicativo Privado




Informe os dados do APP nos campos: 
Nome do aplicativo (informe um nome que você dará ao seu app criado);
Categoria: Selecione Marketing;
Idiomas do Aplicativo: (informe o idioma de preferencia que você utilizará);
Site da empresa: (informe o site da sua empresa;
URLs de Callback:(abaixo iremos instruir como criar o código para utilização); Após a geração da URL (Basta inserir o Cod neste campo e salvar as informações da tela)


Card
labelURL de Callback

Criando uma URL de Callback:


Para criar uma URL de Callback acesse o Portal de Imóveis > Backend > Integração > Adicionar , neste momento será gerado uma URL de Callback (neste momento a mesma será copiada para a área de transferência e deverá ser incluída no campo URLs de Calback (no RD Station) no momento da inclusão do Aplicativo.

Ainda na tela de integração, é possível clicar no botão URL Callback (Copiar URL), onde a mesma também poderá ser copiada.





  • Neste momento será apresentada a tela onde foi criado os códigos do: Client_ID e Client_Secret.
    Copie o código Client_ID e em seguida retorne ao Portal de Imóveis no menu de Integração, clique no botão Editar deste aplicativo que está sendo configurado onde será apresentada a tela com os dados a serem preenchidos.
    Cole o código no campo Client_ID e em seguida retorne ao RD Station e desta vez copie o código Client_Secret que deverá ser colado no campo Client_Secret no Portal de Imóveis.
  • Realizado estes passos, clique em salvar.



  • Veja no menu integração > Aplicativos do Portal de Imóveis onde (ao clicar em Editar) os códigos que anteriormente foram copiados do site do RD Station serão colados respectivamentes;



  • Cole o código no campo Client_ID e Client_Secret (em seguida clique em salvar) 


Gerando o CODE de autorização.



Neste momento será necessário gerar um código de autorização. Para realizar esta parametrização, acesse o Portal de Imóveis > Backend > Integração > (no Aplicativo que será configurado) ao final da linha > Clique em Editar > Gerar código no RD , esta ação irá redirecionar para o site do RD Station onde deverá ser selecionado o site que terá o acesso permitido (clique em continuar e na outra tela exibida: conectar), instantaneamente o CODE será gerado no Portal de imóveis para aquele aplicativo.



Com este conjunto de informações, é possível validar se a integração está validada ao clicar no botão Testar Integração.

Ao clicar neste botão será integrado e apresentado na tela estas informações.

Este processo possibilitará realizar chamadas das APIs no RD Station.


Integração com o CRM:



  • Este tópico ensina como criar os parametros da integração com CRM no RD Station e gerar o Token para integração.
    Para geração do Token acesse as instruções no link:
    https://ajuda.rdstation.com/s/article/Gerar-e-visualizar-Token?language=pt_BR 

    Observação: Importante lembrar que após o Token gerado (se em algum momento) o usuário clicar em desativar Token (esta chave será excluída) sendo necessário gerar uma nova chave que deverá ser informada novamente no portal de imóveis. 



  • Acesse o Portal de imóveis e acesse o menu: Backend > Integração > RD Station >Aplicativos, clique em Adicionar e em seguida Selecione CRM.



  • Informe o token e em seguida clique em salvar.
Card
labelCampos Personalizados

Configuração de campos no RD Station integrados com o Portal de Imóveis:


Nesta seção iremos visualizar como configurar os campos no RD Station que serão associados no Portal de Imóveis.

Para que este procedimento seja realizado é necessário acessar o RD Station, acessando o menu: Converter > Campos Personalizados

Neste momento selecione a opção: Criar campo personalizado

Utilizaremos como exemplo a inclusão do campo Estado Civil. Preenchendo os campos que serão relacionados. Ao final salve o registro incluído.

Acesse o portal de Imóveis, no menu: Integração > Campos personalizados


Clique em Sincronizar campos;

Os campos serão sincronizados e apresentados no Portal. 
Em nosso exemplo realize a edição do campo Estado Civil afim de que as chaves possam ser associadas as tabelas. 

Associe os campos respectivos e em seguida clique em salvar.

Card
labelInclusão de Leads

Introdução:


Nesta seção iremos visualizar a atualização de um Lead após uma venda ser enviada para o backoffice.

Informações
titleObservações:

Como Pré- Requisito, é necessário realizar a integração do Portal de imóveis com o RD Station para que os dados gerados sejam integrados:

Saiba mais acessando o link abaixo:
RD Station - Token WebHook - Cadastro de Leads enviados pelo RD


Procedimentos para utilização:


Para que este procedimento seja realizado é necessário acessar o RD Station incluído um Lead, marcando a opção oportunidade.

Observe neste momento que o registro será incluído com o Estágio do funil: Lead.


Neste momento este registro será enviado para o Portal de Imóveis:


Card
labelIntegração com Backoffice

Incluindo uma proposta no portal de imóveis e enviando para o backoffice:


Para que o Lead seja atualizado, será necessário incluir uma Proposta para este Lead e em seguida avançar esta para o Backoffice.

Ao realizar esta ação o sistema irá informar que haverá uma atualização deste Lead no RD Station.



A venda Foi gerada para o Backoffice.

Acesse novamente o RD Station e observe que o registro deste Lead foi atualizado para Cliente.

Card
labelStatus do LEAD

Motivo de desistência, alterando o Status do Lead no rd station:


É possível que o SDR informe o motivo de desistência de uma proposta (no menu de interesse) e neste momento o RD Station irá atualizar o status deste Lead.

Estágio do Funil: Cliente




Observe que foi informado um interesse que possui uma situação de desistência (Perdido). Neste momento o sistema irá atualizar o estágio do funil deste cliente no RD STATION.


Estágio do Funil atualizado para Lead, e foi desmarcada a opção Marcar oportunidade.



Informações
titleObservação

Caso este Lead já possua uma proposta gerada para o Backoffice, o mesmo terá seu status alterado para Cliente (como visualizamos acima).
Nesta condição, ao acessar a GUIA interesses (não será possível alterar uma situação de Interesse para o Status PERDIDO.
Caso o usuário teste realizar esta ação o sistema retornará a seguinte mensagem:

Card
labelTime Line \ Dados Externos

Para que a Time Line possa ser apresentada e atualizada na edição de um Lead, estes dados são originados a partir do momento em que as informações são preenchidas na TIMELINE na edição do Lead.

Já os dados externos são originados a partir das informações inseridas neste registro através da Integração com o RD Station.

Card
labelParâmetros

Trata-se de uma lista de parâmetros relacionados a integração do RD Station: 
Este parâmetros podem ser configurados acessando Backend / Integração / RD Station / Aplicativos:

  • Aplicativos: São os aplicativos possíveis de serem cadastrados e integrados com o Portal de Imóveis.


Parâmetros
 


  • RD Station - Token WebHook - Cadastro de Leads enviados pelo RD:  Para que o RD Station envie um lead para o PVI no momento em que ele for marcado como "Oportunidade" é necessário definir um token (chave de segurança para garantir identidade) onde o RD Station enviará nas requisiçoes de cadastro lead.
    informe um nome neste campo: Exemplo: portaltotvs123456 (em seguida copie esta chave)


    Na página principal do RD Station selecione a opção Integrações:



    Selecione a opção de Webhooks e em seguida clique em configurar:



    Selecione a opção criar Webhook preenchendo as informações do nome, URL do portal (veja observação abaixo) e o Gatilho oportunidade em seguida salve estas configurações.




    - URL: Nesta parte deverá ter uma atenção mais específica, observe que na primeira parte será informada o acesso ao Portal de Imóveis, em seguida para compor a URL informe o endereço: api/webhook/rdstation/ e para finalizar a chave que foi gerada no Portal de imóveis (nos parâmetros de Pessoas). Clique em “Salvar Webhook”
    Veja o exemplo detalhado:



Aviso
titleOBSERVAÇÃO

Abaixo segue a parametrização do Whebhook anterior a versão 12.1.2209,  observe que os parâmetros disponibilizados encontram-se em outra Guia, conforme orientações abaixo:
Acesse: Backend / Integração / RD Station / Aplicativos:

  • RD Station - Token WebHook - Cadastro de Leads enviados pelo RD: Para que o RD Station envie um lead para o Portal de Imóveis no momento em que ele for marcado como "Oportunidade" é necessário definir um token (chave de segurança para garantir identidade) onde o RD Station enviará nas requisições de cadastro lead.

Para mais informações, sobre como enviar o Lead para o Portal de Imóveis, veja o vídeo abaixo do nosso How-To:

Multimedia
nameIntegração PVI x RD Station.mp4



Card
labelPainel de Ofertas do Empreendimento

Ao acessar o painel de empreendimentos, quando integrado ao RD Station, teremos uma lista de subunidades disponíveis e seus status como disponível, em proposta, vendido, dentre outras.
Quando o status da subunidade é "disponível", poderemos passar a ofertá-la como um produto diretamente no RD Station, inserindo algumas informações básicas relacionadas a esta oferta.

Para dar inicio a oferta do produto, basta clicar na subunidade em questão e selecionar "RD Station: Ofertar Produto".

Serão apresentadas as informações a seguir:

  • Nome: O sistema automaticamente carrega o nome do empreendimento, do bloco e da subunidade por padrão. O usuário pode alterar o nome caso seja necessário.
  • Descrição: A descrição do produto que será exibida no RD Station. O campo é livre para edição pelo usuário.
  • Tabela de preço: O sistema irá listar todas as tabelas de preço associadas a subunidade, possibilitando a escolha da tabela de preço associando-a ao produto ofertado.
  • Lead: O Portal faz a busca dos Leads que vieram do RD Station (Leads marcados como oportunidade no RD Station). Ao selecionar um lead, o sistema irá listar as oportunidades de quaisquer campanhas que o Lead esteja associado bem como outras informações importantes. Vale lembrar que a busca pode ser feita pelo nome, e-mail ou telefone do Lead.
  • Oportunidade: Serão listadas todas as oportunidades de quaisquer campanhas que o Lead esteja participando. Ao selecionar a oportunidade, serão preenchidos os detalhes abaixo, estes campos são informativos e buscados diretamente do RD Station:
    • Campanha: A campanha atrelada a oportunidade. 
    • Empresa / Cliente: A empresa associada ao Lead;
    • Campos personalizados: Caso existam campos personalizados associados ao lead, eles serão mostrados aqui.
    • Produtos associados a oportunidade: O sistema irá enumerar a quantidade de produtos já associados a determinada oportunidade.
Card
labelModelo de Fluxos automatizados - Marketing \ CRM

Objetivo da Automação para CRM:


O Fluxo automatizado para CRM, como o próprio nome já diz, é quando você deixa de realizar processos manuais e parametriza esta ação de forma  automática. Ou seja, algo é executado sem a sua ajuda, sem você precisar executar. No RD Station existem diversas formas de automatizar e hoje vamos mostrar como ir do zero à automatização e disponibilizaremos o passo a passo de como montar 2 modelos processos automatizados aos quais recomendamos e que possibilitará realizar ações no sistema.

Veja o que estas automações irão realizar:

A primeira automação será desenvolvida para incluir um Lead no flúxo de um funil assim que o mesmo for inserido no sistema;

A Segunda automação possibilitará enviar um Lead para o Portal de imóveis, assim que o usuário decidir que o mesmo já trata-se de uma oportunidade;

Para que esta automação possa ser desenvolvida serão necessários criações de campos personalizados nos módulos de Marketing e CRM, e estes campos irão conversar entre si através de atividades (gatilhos) oferecidos pelo RD Station que possibilitarão que as ações disparem gatilhos (executando processos) que são definidos pelo próprio usuário (ADM).

Abaixo iniciaremos o passo a passo para que possa ser desenvolvido estas automações.

Veja a seguir:

1 - Configurando Campos Personalizados no RM Station Marketing:



Para que este procedimento seja realizado é necessário acessar sua conta do RD Station Marketing:
https://app.rdstation.com.br/dashboard

Após acessar o RD Station Marketing iremos criar os campos personalizados aos quais iremos associa-los para iniciar a preparação de nosso site para realizar as automações.

  • No menu Converter (selecione campos personalizados). 

Image Modified


  • Será apresentada a opção para Criar campo personalizado (selecione este botão);

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  • Observe que o campo personalizado que iremos incluir possui algumas definições que deverão ser seguidas. 
    - O Tipo de campo será Campo de seleção - Escolha Única;
    - O Enunciado do campo servirá para apresentar o campo na tela, como prática geralmente mantemos o mesmo nome informado no tipo de campo;
    - Opções de campo: Digite no primeiro campo a palavra SIM e no segundo campo a palavra NÂO, estas palavras irão compor este campo personalizado, para que o usário na tela ao visualizar este campo possa utilizar uma destas opções para que a ação seja executada. Ao final clique em salvar para que este campo seja incluído.

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2- Configurando Campos Personalizados no nono RM Station CRM:



Para configurar um campo personalizado no RD Station CRM acesse sua conta: 
https://crm.rdstation.com/app#/settings
Ao acessar a página serão apresnetados diversos menus, dentre eles o menu: Configurações, ao selecionar este menu, observe que serão listadas para o usuário opções para que o mesmo possa selecionar. 

  • Selecione: Campos personalizados;

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  • Clique em Adicionar novo campo;

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  • Observe que nesta tela exite um botão que ao ser selecionada irão apresentar 3 opções: Oportunidade, Empresas\Clientes e Contatos. Neste nosso exemplo iremos selecionar oportunidade;




Você está marcando um campo como VISÍVEL, ou seja, ele estará disponível no momento do primeiro cadastro, deixando seu formulário mais longo para criação de oportunidades. Sugerimos que marque como visível os campos que você possua informação no primeiro contato, para ganhar produtividade. Tem certeza que deseja marcar este campo como visível?









 

https://app.rdstation.com.br/dashboard



Utilizar automação de Fluxo

Enviar o Lead para o CRM sem Webhook











 

Segunda automação

Gatilho para enviar o Lead para o Portal de imóveis










Incluir o Link para visualizar a configuração do Webhook




 

Na prática

 

Enviar o Lead para o CRM utilizando automação de Marketing (sem webhook)

 

https://app.rdstation.com.br/dashboard





Observe que o Registro será inserido no Fluxo do CRM



Segundo Fluxo Disparar o Gatilho para enviar o Lead para Integração com o Portal de Imóveis