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Sumário

Índice
maxLevel4


Introdução à aplicação Minhas Ordens de Serviço

Informações Gerais

O aplicativo Minhas Ordens de Serviço permite que os técnicos realizem apontamentos de suas respectivas ordens de serviço, facilitando a gestão e o monitoramento do serviço realizado. Ele proporciona mobilidade, agilidade e automação na gestão das ordens de serviço.


Veja algumas das vantagens em utilizar o aplicativo Minhas Ordens de Serviço:

  • Agilidade na operação: realize o atendimento e o apontamento das ordens de serviço diretamente do smartphone.
  • Velocidade: acompanhe o status e atualizações das ordens de serviço em tempo real.
  • Facilidade: aponte os produtos utilizados na ordem de serviço e solicite as peças conforme a necessidade.
  • Gestão fácil: visualize as ordens de serviço com facilidade e de onde quiser.

Informações
titleImportante

Minhas Ordens de Serviço é um aplicativo corporativo complementar ao TOTVS Microsiga Protheus ERP. Você pode fazer login com seu usuário do Prestadores de Serviços Terceirização Protheus (a partir da versão 12.1.31), com serviços móveis ativados pelo seu time de TI.

Configuração do Protheus para utilização


O aplicativo Minhas Ordens de Serviço utiliza os serviços REST do Protheus para consulta e sincronização das informações. Para mais informações sobre como configurar os serviços REST no Protheus, consulte:


Aviso
titleATENÇÃO

Para o consumo correto de licenças na utilização do aplicativo, siga as orientações do consumo de Licença por demanda no REST do Protheus descritas em: Consumo de Licença por demanda no REST do Protheus.


Fontes e Dicionário de Dados

Para o funcionamento do app, os fontes a seguir devem ter data igual ou superior a informada. Caso não possua estes fontes no repositório ou se estiverem desatualizados acesse: pacote de atualização.

  • TECM200.PRW   -    ou superior;
  • TECA450.PRW    -    ou superior;
  • TECA450A.PRW  -    ou superior;

Para atualização de dicionário de dados em releases anteriores ao 12.1.33, consulte:

Pacote de atualização

Acesse a página Pacote de atualização para ter acesso ao pacote da Expedição Contínua que contém o patch acumulado de fontes dos serviços Protheus com todas as alterações publicadas até a data da geração do pacote.

Configuração da Base de Dados

  1. Faça o backup da base de dados atual e dos dicionários de dados da base atual.
  2.  Copie o arquivo sdfbra.txt dentro da pasta systemload e execute o programa UPDDISTR.
  3. Siga as instruções do Wizard.
    • Serão criados campos na Ordem de Serviço (AB6): 
      • Status APP (AB6_APPSTA),  Dt Ini APP (AB6_APPDTI), Hr Ini App (AB6_APPHRI), AB6_APPDCH (Dt Cheg APP) e o campo Hr Cheg APP (AB6_APPHCH) .
    • Serão criados campos no atendimento da ordem de serviço (AB9):
      • Responsável (AB9_APPRES) e Assinatura (AB9_APPASS).
    • Será criada uma tabela (TXM) com seus respectivos campos e índices para armazenar as informações das fotos geradas no atendimento da ordem de serviço.

Pré-requisitos

Para utilizar o aplicativo Minhas Ordens de Serviço, os pré-requisitos são:

Smartphone:

  • Possuir um usuário e senha válidos para um ambiente Protheus.
  • Um smartphone com Android 4.1 ou superior.
  • Acesso à internet do dispositivo móvel.

Protheus:

Antes de utilizar o aplicativo, será necessário realizar cadastros e processos no Protheus para a geração da agendas dos técnicos, no módulo Prestadores de Serviços Terceirização. Veja a seguir como realizar os cadastros necessários:


1. Cadastro de Atendentes


No cadastro do atendente, na aba Outros, os campos de login e senha deverão ser preenchidos, pois esses serão os dados que o atendente utilizará para acessar o aplicativo.



Para mais informações acesse: Cadastro de Atendentes.


2. Geração da Ordem de Serviço:


No módulo Prestadores de Serviços Terceirização, para a criação de uma agenda para o técnico, é necessário realizar antes a criação de uma ordem de serviço onde serão informados o cliente para a ordem de serviço, os produtos da base de atendimento e seus respectivos Id únicos para a realização do atendimento.


Para mais informações acesse: Base de Atendimento.


3. Geração da Agenda:


No módulo Prestadores de Serviços Terceirização, após gerar a ordem de serviço e cadastrar os atendentes, será necessário gerar uma agenda do atendente, para que seja possível utilizar o aplicativo.  Este é o momento em que será definida a agenda que o técnico irá realizar o atendimento, com os dias e horários. A realização do atendimento da ordem de serviço no aplicativo Minhas Ordens de Serviço só poderá ser feita se o técnico estiver alocado (possuir agenda).



Para mais informações, acesse: Agenda dos Atendentes.


4. Cadastro de Produtos


No módulo Prestadores de Serviços Terceirização, pode-se definir qual produto será utilizado no APP, para isso é necessário configurar o campo Minhas O.S?(B1_TECAPP) como Sim, ou deixar o conteúdo em branco, assim o mesmo será utilizado no APP.


Para maiores informações dessa funcionalidade clique aqui.

Primeiro acesso ao aplicativo

Com o ambiente Protheus configurado, você poderá utilizar o aplicativo. Para iniciar, baixe e instale o aplicativo para sua plataforma:

  • Google Play Store.

Para realizar o primeiro acesso, será necessário um usuário e senha do Protheus, e um ALIAS através do TOTVS Mingle. Depois que você estiver logado, o aplicativo fará o login automaticamente todas as vezes que você acessá-lo. 

Para informações sobre o primeiro acesso, consulte: Primeiro Login no App.

Para informações sobre ALIAS, acesse: Como obter um ALIAS para os aplicativos da TOTVS?


Manual de utilização

Abaixo será apresentado um guia que contém as telas e botões do aplicativo para melhor entendimento.

Deck of Cards
idTelas
Card
idlogin-do-ambiente
labelLogin do Ambiente
titleLogin do Ambiente

Âncora
login-do-ambiente
login-do-ambiente
Login
do Ambiente

Ao entrar pela primeira vez no app é necessário logar no seu ambiente Protheus com o nome e senha do Protheus e o alias do aplicativo.

Imagem 1.1 - Tela de Login do Ambiente


Caso o usuário a senha ou o alias estejam incorretos, será mostrado um alerta avisando sobre o erro:

Imagem 1.2 - Tela de Login do Ambiente com erro


A tela de login do ambiente possui campos para o usuário do Protheus, a senha e o alias configurado no Mingle, um toggle para exibir ou ocultar a senha digitada e um botão "Entrar" para realizar o login.

CampoDescrição
 UsuárioCampo para o usuário  do Protheus.
SenhaCampo para a senha do Protheus.
Exibir SenhaBotão Toggle para exibir/ocultar a senha.
EntrarBotão "Entrar" para realizar o primeiro login.
Card
idlogin-do-atendente
labelLogin do Atendente
titleLogin do Atendente

Âncora
login-do-atendente
login-do-atendente
Login
do Atendente

Após realizar o primeiro login no aplicativo com as informações de usuário, senha e alias, será apresentada a tela de login para os atendentes. Nesta tela os atendentes utilizarão os dados que foram previamente cadastrados no Protheus, na rotina de cadastro de atendentes, conforme o exemplo a seguir:

Imagem 2.1 - Cadastro de login e senha na rotina de Atendentes


O login e a senha que foram cadastrados serão utilizados pelo atendente na segunda tela de login.

Imagem 2.2 - Tela de Login do Atendente


Muito parecida como a primeira Tela de Login essa tela tem campos para o código do atendente e senha. Ela também tem o botão toggle para exibir ou ocultar a senha. Após preencher os campos, clique no botão “Entrar” para acessar a próxima tela: a Agenda do Técnico. Caso o código do Atendente ou senha sejam inválidos, a tela apresenta um alerta, notificando o usuário que há um erro com os dados inseridos nos campos da tela, idêntico ao alerta na primeira Tela de Login.

Imagem 2.3 - Tela de Login do Atendente com erro


CampoDescrição
Código do AtendenteCampo para o código do atendente.
SenhaCampo para a senha do atendente.
Exibir SenhaBotão Toggle para exibir/ocultar a senha do Atendente.
EntrarBotão "Entrar" no aplicativo.
Card
idagenda-do-tecnico
labelAgenda do Técnico
titleAgenda do Técnico

Âncora
agenda-do-tecnico
agenda-do-tecnico
Agenda do Técnico

Após realizar o login será apresentada a tela principal com as ordens de serviços abertas para o técnico no dia corrente. Na tela é possível navegar entre os dias e meses. Assim, se o técnico tiver a necessidade de visualizar uma ordem de serviço de um dia anterior ou do mês seguinte, poderá utilizar os botões de navegação do calendário. 


Imagem 3.1 - Tela da Agenda do Técnico


As ordens de serviço serão listadas em cards com algumas informações como o nome do cliente, o horário previsto de atendimento e a ocorrência:

Imagem 3.2 - Tela da Agenda do Técnico com destaque no card
Card
idinicio-do-atendimento-da-os
labelInício do Atendimento da O.S.
titleInício do Atendimento da O.S.

Âncora
inicio-do-atendimento
inicio-do-atendimento
Início do Atendimento da Ordem de Serviço

Ao clicar no botão Iniciar , contido no card da ordem de serviço na tela de Agenda do Técnico, a tela de início de atendimento será aberta. Essa tela possui o número da O.S. que está sendo atendida, um card informativo com os dados (contato, endereço, telefone e e-mail) cadastrados no cliente, um botão "Iniciar Visita", um botão "Chegada ao Cliente" e um mapa integrado com o Google Maps para facilitar a visualização do endereço.

Imagem 4.1 - Clicando em "Iniciar"


Imagem 4.2 – Tela de Início do atendimento


CampoDescrição
O.S.Número da Ordem de serviço a ser atendida
ícone (Contato)Nome do contato cadastrado no cliente
ícone (Endereço)Endereço cadastrado no cliente
ícone (Telefone)Telefone cadastrado no cliente
ícone (E-mail)E-mail cadastrado no cliente
Botão (Iniciar Visita)Ao clicar neste botão a visita será iniciada
Deck of Cards
idInício do Atendimento
Card
idiniciar-visita
labelIniciar a Visita
titleIniciar a Visita

Âncora
iniciar-visita
iniciar-visita
Iniciar Visita

Ao clicar no botão "Iniciar Visita" irá aparecer uma confirmação para começar o deslocamento até o lugar de atendimento. Ao clicar em "Não" o aplicativo irá retornar para a tela principal a Agenda do Técnico, caso clique em "Sim" a visita será iniciada e aparecerá uma caixa de confirmação para o usuário decidir se irá utilizar o serviço Google Maps para traçar a rota até o local da prestação do serviço, tendo como base a localização do técnico e o endereço do cliente (ou o endereço da base de atendimento se cadastrado). caso clique em "Sim" irá abrir o aplicativo "Google Maps" para o usuário seguir a rota definida, caso clique em "Não" o aplicativo irá retornar para a Agenda do Técnico.  

Imagem 5.1 - Iniciando a visita
Card
idcancelar-visita
labelCancelar Visita
titleCancelar Visita

Âncora
cancelar-visita
cancelar-visita
Cancelar Visita

Ao clicar no botão "Atender" (só disponível com a O.S. no status "Em trânsito"), irá abrir a mesma tela do Início do Atendimento porém o botão "Iniciar Visita" foi substituído pelo botão "Cancelar Visita". Ao clicar em "Cancelar Visita" irá aparecer uma caixa de confirmação para cancelar a visita, caso clique em "Não" nada irá acontecer, caso clique em "Sim" o status da O.S. irá retornar para "Aberta" e o aplicativo irá para a tela da Agenda do Técnico.

Imagem 6.2 - Cancelando visita
Card
idchegada-ao-cliente
labelChegada ao Cliente
titleChegada ao Cliente

Âncora
chegada-ao-cliente
chegada-ao-cliente
Chegada ao Cliente

Ao clicar no botão "Atender" (só disponível com a O.S. no status "Em trânsito"), irá abrir a mesma tela do Início do Atendimento com as opções "Cancelar Visita" e "Chegada ao Cliente" ao clicar em "Chegada ao Cliente" irá aparecer uma caixa de confirmação, caso escolha a opção "Sim" a chegada ao cliente será concluída, o status da O.S. será alterado para "Em atendimento" e o aplicativo irá retornar para a Agenda do Técnicocaso clique em "Não" irá para o processo da "Visita Improdutiva"caso a opção escolhida seja "Cancelar" nada irá acontecer.

Imagem 7.1 - Chegada ao cliente
Card
idvisita-improdutiva
labelVisita Improdutiva
titleVisita Improdutiva

Âncora
visita-improdutiva
visita-improdutiva
Visita Improdutiva

Ao chegar no cliente caso não tenha conseguido entrar no cliente ou por algum motivo não conseguiu realizar o atendimento e houve a necessidade de encerrar a ordem de serviço, pode-se apontar uma visita improdutiva, para isso clique no botão "Chegada ao Cliente" e em seguida na opção "Não" depois na caixa de confirmação clique na opção "Sim", caso clique em "Não" irá iniciar o processo para encerrar uma ordem de serviço improdutiva.

Imagem 7.1: Navegando para a tela de visita improdutiva


Na tela de Visita Improdutiva poderá apontar o motivo da visita improdutiva e uma foto para vincular com a visita improdutiva.

Imagem 7.3 – Tela de Visita Improdutiva


CampoDescrição
MotivoCampo para informar o motivo da visita improdutiva.
ícone (Foto)Ao clicar no ícone é possível vincular uma foto à visita improdutiva.
SalvarAo clicar no botão, um atendimento será gerado e a ordem de serviço encerrada.
Card
idencerrar-os-improdutiva
labelEncerrar O.S. Improdutiva
titleEncerrar O.S. Improdutiva

Âncora
encerrar-os-improdutiva
encerrar-os-improdutiva
Encerrar O.S. Improdutiva

Ao chegar no cliente caso não tenha conseguido entrar no cliente ou por algum motivo não conseguiu realizar o atendimento e houve a necessidade de encerrar a ordem de serviço, pode-se apontar uma visita improdutiva, para isso clique no botão "Chegada ao Cliente" e em seguida na opção "Não" depois na caixa de confirmação clique na opção "Não", irá aparecer uma confirmação para o encerramento improdutivo então clique em "Sim" .

Imagem 8.1 - Encerramento improdutivo
Card
idatendimento-da-os
labelAtendimento
titleAtendimento da O.S.

Âncora
atendimento-da-os
atendimento-da-os
Atendimento da Ordem de Serviço

Após confirmar a chegada no cliente o botão "Encerrar" ficará disponível na tela de Agenda do Técnico, ao clicar no botão "Encerrar" irá abrir a tela com os itens da O.S. Na tela de Itens da Ordem de Serviço são listados os equipamentos para manutenção, sendo que para cada item será gerado um atendimento.

Nessa tela também é possível colher a assinatura do cliente e encerrar o atendimento de todos os itens da Ordem de Serviço.


Imagem 9.1 - Navegando para a tela de atendimento da O.S.


Na tela de atendimento da O.S. será listado os itens da ordem de serviço, ao deslizar o card do item para a esquerda aparecerá duas opções: "Ver Histórico do Equipamento" e "Navegar até o Item".

CampoDescrição
O.S.Número da Ordem de Serviço a ser atendida.
Id do ProdutoId Único cadastrado na base de atendimento do cliente.
ProdutoCódigo do Produto utilizado na ordem de serviço.
Agendado Para: Data de agendamento definida na agenda do técnico.
Obs. da OcorrênciaObservações sobre a ocorrência.
Assinatura (botão)Botão para capturar a assinatura do cliente.
Encerrar (botão)Botão para encerrar o atendimento da ordem de serviço.
Deck of Cards
idAtendimento da O.S.
Card
idatendendo-item-da-os
labelAtendendo item da O.S.
titleAtendendo item da O.S.

Âncora
atendendo-item-da-os
atendendo-item-da-os
Atendendo Item da O.S.

Na tela dos itens da O.S. ao clicar no card do item da ordem de serviço irá abrir a tela de apontamentos para o item.

Imagem 10.1 - Navegando para a tela de apontamentos do item da O.S.

Imagem 10.2 - Tela de apontamentos


Nessa tela é possível apontar os produtos utilizados no serviço prestado, solicitar peças para o atendimento, escrever um laudo sobre o atendimento e inserir fotos.

CampoDescrição
OSNúmero e Item da Ordem de Serviço.
ProdutosProdutos utilizados no atendimento da ordem de serviço.
Solicitar PeçaProdutos para solicitação de peça.
LaudoDescrição do serviço realizado.
Ícone(Foto)Possibilidade de tirar fotos do serviço realizado.



Deck of Cards
idApontamentos
Card
idapontar-produtos
labelApontar Produtos
titleApontar Produtos

Apontar Produtos

Na tela de apontamentos, ao clicar na opção "Produto" uma guia será aberta para selecionar o produto, a quantidade e o serviço.

Imagem 11.1 - Clicando no botão "Produtos"

Imagem 11.2 - Guia para apontar produtos utilizados


Também é possível indicar se o produto foi trocado e, neste caso, informar o substituto. 

Imagem 11.3 - Clicando em produtos com opção de troca ativada

Imagem 11.4 - Guia de apontar produtos com opção de troca ativada


Campos Descrição
ProdutoDescrição do produto utilizado no atendimento da Ordem de Serviço.
QuantidadeQuantidade do produto.
ServiçoDescrição do serviço utilizado para o produto apontado.
TrocaIndica se o produto foi trocado.
Ícone(Cancelar)Cancela a tela.
Ícone(Salvar)Salva o apontamento do produto.
Card
idsolicitar-pecas
labelSolicitar Peças
titleSolicitar Peças

Solicitar Peças

Na tela de apontamentos, ao clicar em "Solicitar Peças" uma guia será aberta para informar qual produto será utilizado e realizar a solicitação com a quantidade e serviço.

Imagem 12.1 - Clicando em "Solicitar Peças"

Imagem 12.2 - Guia para informar a peça solicitada


Campos Descrição
ProdutoDescrição do Produto utilizado no atendimento da Ordem de Serviço.
QuantidadeQuantidade do produto.
ServiçoDescrição do serviço utilizado para o produto apontado.
Ícone(Cancelar)Cancela a tela.
Ícone(Salvar)Salva a solicitação de peça.
Card
idescrever-laudo
labelEscrever Laudo
titleEscrever Laudo

Escrever Laudo

Card
idadicionar-fotos
labelAdicionar Fotos
titleAdicionar Fotos

Adicionar Fotos

Na tela de apontamentos, ao clicar no ícone de "Câmera", irá abrir uma tela para para tirar fotos o serviço realizado. As fotos não são obrigatórias para o encerramento da ordem de serviço.

Imagem X - Navegando para a tela de fotos do item da O.S.

Imagem X - Tela de fotos



Card
idassinatura
labelAssinatura
titleAssinatura

Âncora
assinatura
assinatura
Assinatura

Na tela dos itens da O.S. ao clicar no botão "Assinatura", uma tela será aberta para o cliente colocar a própria assinatura e respectivo nome.

Imagem X - Colhendo assinatura


Imagem X - Tela de assinatura
CampoDescrição
SalvarSalva a assinatura do cliente.
LimparApaga a assinatura do cliente.
Nome CompletoNome do responsável pela assinatura.
Card
idencerramento
labelEncerramento da O.S.
titleEncerramento da O.S.

Âncora
encerramento-da-os
encerramento-da-os
Encerramento da O.S.

Card
idhistorico-do-equipamento
labelHistórico do Equipamento
titleHistórico do Equipamento

Âncora
historico-do-equipamento
historico-do-equipamento
Histórico do Equipamento

Na tela de histórico do equipamento possibilita a visualização de atendimentos já realizados para o equipamento, é possível navegar entre as datas para buscar o histórico no intervalo desejado.

Imagem X - Navegação de datas na tela do histórico

Imagem X - Tela do histórico do item


CampoDescrição
EquipamentoNome do equipamento de que o histórico se refere.
StatusO status da Ordem de Serviço listada.
Ícone(Data)Data de Abertura da Ordem de Serviço.
Ícone(Ferramenta)Código da Ordem de Serviço.
Ícone(Lista)Descrição da Ocorrência aberta para a Ordem de Serviço.


Também é possível ver detalhes do atendimento de uma ordem de serviço no histórico

Imagem X - Navegando para os detalhes do histórico

Imagem X - Tela de detalhes do histórico


CampoDescrição
DataData de Inicio e Fim do atendimento da Ordem de serviço.
TécnicoNome do Técnico que realizou o atendimento.
OcorrênciaDescrição da Ocorrência utilizada na abertura da Ordem de Serviço.
LaudoDescrição do serviço realizado pelo técnico.
Itens Apontados

Lista de produtos utilizados no atendimento da ordem de serviço com suas respectivas quantidades e serviços realizados.

Card
idnavegar-ate-o-item
labelNavegar até o Item
titleNavegar até o Item

Âncora
navegar-ate-o-item
navegar-ate-o-item
Navegar até o Item

Na tela de navegação até o item ao clicar no botão "Iniciar Navegação" irá abrir um serviço de mapas (Google Maps) para ir até o local.



Atendimento da Ordem de Serviço

Somente após a chegada ao cliente, é possível encerrar a ordem de serviço.

Veja as instruções:

  1. Na Agenda do técnico (Imagem 3), clique no Ícone  da ordem de serviço que será apontada e consequentemente atendida.
  2. Será aberta a tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7).
  3. Na tela serão exibidos os cards correspondentes aos itens da ordem de serviço. Clique no card que será atendido.
  4. Será aberta a tela de Apontamento da Ordem de Serviço (Imagem 12).
  5. Ao clicar em Produtos, é possível incluir produtos utilizados no serviço, informando a quantidade e também o serviço realizado. Para salvar clique no ícone Salvar.
  6. No campo Laudo, informe um descritivo do serviço realizado.
  7. Ao clicar no ícone de Foto, é possível tirar fotos do serviço realizado e a tela Itens da ordem de serviço (Foto) (Imagem 15) será aberta.
  8. Clique no botão voltar, sinalizado como uma seta na parte superior esquerda da tela.
  9. Na tela de Apontamento da Ordem de Serviço (Imagem 12), clique na seta localizada na parte superior esquerda da tela.
  10. Caso necessário, clique no botão Assinatura da tela Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7).
  11. Ao clicar no botão assinatura, a tela de Assinatura (Imagem 7.1) será aberta e nela será possível cadastrar a assinatura e o nome do cliente.
  12. Clique em Salvar na tela de Assinatura (Imagem 7.1).
  13. Ao voltar na tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7), clique no botão Encerrar.
  14. No final do processo, uma mensagem será exibida "Ordem de Serviço Atualizado com sucesso!", clique em OK.
  15. O app voltará para a Agenda do técnico (Imagem 3) e o status da Ordem de serviço será atualizado para Encerrada na cor vermelha.



Aviso
titleImportante

Ao clicar no botão Encerrar da tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7), todos os itens da ordem de serviço serão encerrados.


Solicitação de Peça

Somente após a chegada ao cliente, é possível solicitar peças.

Veja as instruções:

  1. Na Agenda do técnico (Imagem 3), clique no Ícone  da ordem de serviço que será apontada e consequentemente atendida.
  2. Será aberta a tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7).
  3. Na tela serão exibidos os cards correspondentes aos itens da ordem de serviço. Clique no card que será atendido.
  4. Será aberta a tela de Apontamento da Ordem de Serviço (Imagem 12).
  5. Clique em Solicitar Peça. Na tela que será aberta, informe o produto que será requisitado, a quantidade e o serviço.
  6. Clique no ícone Salvar.
  7. No campo Laudo, informe o motivo da solicitação de peça.
  8. Caso necessário, inclua uma foto ao atendimento, clicando no ícone Foto.
  9. Volte na tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7)
  10. Caso necessário, clique no botão Assinatura da tela Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7).
  11. Ao clicar no botão assinatura, a tela de Assinatura (Imagem 7.1) será aberta e será possível cadastrar a assinatura e o nome do cliente.
  12. Clique em Salvar na tela de Assinatura (Imagem 7.1).
  13. Ao voltar na tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7), clique no botão Encerrar.
  14. No final do processo, uma mensagem será exibida "Ordem de Serviço Atualizado com sucesso!", clique em OK.
  15. O app voltará para a Agenda do técnico (Imagem 3) e o status da Ordem de serviço será atualizado para Pendente na cor roxa.



Ao confirmar, é gerada uma requisição ao Armazém. Para visualizar, acesse a rotina Atualizações/ Field Service/ Requisições da OS.


Após realizar a requisição, é necessário gerar a pré-requisição e depois a baixa da pré-requisição. Desta forma, a integração processa a informação de que a peça já foi enviada para o técnico, uma vez que a movimentação no estoque já foi realizada.

Para mais informações, acesse: Gera pré-requisiçãoBaixa pré-requisição

Para realizar a confirmação de recebimento da peça solicitada e encerrar a ordem de serviço, siga as instruções abaixo:

  1. Na Agenda do técnico (Imagem 3), clique no Ícone  da ordem de serviço que será apontada e consequentemente atendida.
  2. Será aberta a tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7).
  3. Na tela serão exibidos os cards correspondentes aos itens da ordem de serviço. Clique no card que será atendido.
  4. Será aberta a tela de Apontamento da Ordem de Serviço (Imagem 12).
  5. Um ícone será exibido solicitando a confirmação do recebimento da peça.
  6. Ao clicar, uma pergunta será exibida "Deseja confirmar o recebimento de todas as peças?", clique em Sim para realizar a baixa de todas as peças solicitadas.
  7. Informe no campo Laudo o término do serviço.
  8. Caso necessário, inclua uma foto ao atendimento, clicando no ícone Foto.
  9. Volte na tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7).
  10. Caso necessário, clique no botão Assinatura da tela Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7). Ao clicar no botão Assinatura, a tela de Assinatura (Imagem 7.1) será aberta para que seja possível cadastrar a assinatura e o nome do cliente.
  11. Clique em Salvar na tela de Assinatura (Imagem 7.1).
  12. Ao voltar na tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7), clique no botão Encerrar.
  13. No final do processo, uma mensagem será exibida "Ordem de Serviço Atualizado com sucesso!", clique em OK.
  14. O app voltará  para a Agenda do técnico (Imagem 3) e o status da Ordem de serviço será atualizado para Encerrada na cor vermelha.




Suporte

Perguntas Frequentes (FAQs)


Qual o meu Usuário e Senha?

O aplicativo tem dois momentos distintos onde é preciso um usuário e senha.

No primeiro, durante a configuração, o usuário e a senha são os mesmos de um usuário do Protheus. Este login é necessário durante a primeira inicialização do aplicativo ou quando se deseja acessar as telas de configurações.

O segundo, que deve ser utilizado no acesso do Atendente, corresponde ao código do técnico e a senha cadastrados para o respectivo atendente no Protheus.


O que é o Alias?

Um Alias é um identificador único do cliente na TOTVS. Cada cliente pode ter mais de um Alias e cada Alias corresponde a um Protheus instalado.

O Alias é a chave para que o aplicativo consiga encontrar o Protheus e assim realizar a comunicação.

Se você ainda não possui um alias, solicite o seu através da abertura de um chamado no Portal do Cliente.


Esqueci o meu Usuário e/ou Senha. O que faço?

Sua senha pode ser redefinida somente através do Protheus.


Qual o meu Código do Atendente e Senha?

O código de atendente e senha são cadastrados no módulo Prestadores de Serviços Terceirização do Protheus.


Esqueci o meu Código do Atendente e/ou Senha. O que faço?

Entre em contato com o administrador do seu ambiente Protheus para recuperar seu código de atendente ou senha.


Qual a diferença entre o Código do Atendente e o Usuário?

Código de Atendente é o código utilizado pelo atendente (não usuário Protheus) para visualizar suas informações. Usuário é um usuário válido do módulo Prestadores de Serviços Terceirização do Protheus. Normalmente os usuários do aplicativo são os supervisores ou apoios da área de tecnologia da informação.


É obrigatório inserir a assinatura ou fotos?

Não, a assinatura e as fotos não são obrigatórias para a finalização da ordem de serviço.


Como vejo se uma ordem de serviço foi finalizada?

Ao finalizar uma ordem de serviço, o status ficará como Encerrada e a cor de borda do card ficará vermelha.


Aonde acho os meu dados de login e as configurações do Minhas Ordens de Serviço?

Seus dados de acesso ao menu configurações são os mesmos do seu acesso ao Protheus.


O aplicativo Minhas Ordens de Serviço funciona no modo Off-line?

Sim, o aplicativo funciona da mesma forma, tanto on-line quanto off-line, apenas a funcionalidade de histórico de equipamento não está disponível para o modo off-line.


Posso utilizar o aplicativo Minhas Ordens de Serviço para atender agendas que foram cadastradas com entidade AB7 (item da ordem de serviço)?


Sim, a partir da versão de 10/12/2021, ao cadastrar agendas com entidade AB7, elas são automaticamente desagrupadas na tela de visualização das ordens de serviço, ordenadas por horário e também é possível navegar (ao clicar no botão atender) para o local de atendimento da base de atendimento, quando este dado consta no cadastro de locais de atendimento e a base possui vínculo com este local.