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Dica
titleNota:

Realizados todos os cadastros e parametrizações essenciais à Gestão do TCC, os processos seguirão o fluxo de desenvolvimento, conforme:

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REGISTRO TCC - PORTAL DO ALUNO

Considerando O registro do TCC pode ser realizado por um aluno com matrícula válida/vigenteque tenha vínculo de matrícula (ativa), em período letivo e disciplina /unidade curricular associados a um TCCexclusiva de TCC

Para se inscrever, através do Portal Educacional, o aluno poderá cadastrar o "TCC, incluindo o "Tema" e "Linha de pesquisa".

Em "TCC", selecione "cadastrar TCC".  (informação) Lembrando que este cadastro poderá ser feito também pela Secretaria via sistema;

Após, vincule o "Tema", "Linha de Pesquisa" e o "Tipo de TCC". Selecione a flag "Autoriza publicação de TCC", caso desejar a sua publicação.

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Após cadastrar  o "TCC" seu status é apresentado como: "Aberto".

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do Aluno, no menu: TCC, ao clicar em: Cadastrar TCC, deverão ser adicionadas as demais informações:

  • Tema do TCC;
  • Matrícula vinculada ao TCC;
  • Linha de Pesquisa;
  • Tipo;
  • Autoriza Publicação de TCC.

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 (informação) Este cadastro também poderá ser realizado pela Secretaria Escolar via TOTVS Educacional (SGE).


Após, em: Identificador do TCC l Aba: Orientador(es), o aluno deverá associar o Professor orientador desejado e, e, seguida, clicar em: Convidar Orientador.

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ACESSO E ACEITE AO

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Ao selecionar “Convidar professor”, este aparecerá na lista de orientadores cadastrados para o TCC com a situação de “Convite pendente”, até que este o visualize realize 

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CONVITE DE ORIENTAÇÃO - PORTAL DO PROFESSOR

Após Ao acessar o " Portal Educacional", clique em "Convites para TCC"do Professor, através do menu: TCC l Convites para Orientação de TCC, o Professor orientador terá acesso ao convite de orientação do TCC.

Tratando-se de um novo convite, este será apresentado com status de “Não aceito”.  Selecione “Editar” para aceite ou recusa do convite.: Não Aceito. 

Para realizar o Aceite ou recusa de um convite de orientação, o Professor orientador deverá clicar em: Editar.

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Para registrar o Aceite, o  Professor orientador deverá clicar em: Convite Aceito.

Para registrar a Recusa, será Após aceite, o mesmo apresentará status "Sim" em "Convite aceito" e será encaminhado ao aluno solicitante. Nas situações de recusa, é obrigatório o preenchimento do campo “Justificativa”: Justificativa.


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AGENDAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE REUNIÕES - PORTAL DO PROFESSOR

O desenvolvimento do acompanhamento de TCC é realizado/registrado através do menu: TCC l Acompanhamento.

Neste menu, o professor orientador Em "TCC" "Acompanhamento" , o "Professor/orientador" poderá incluir, editar ou excluir "Agendamentos" agendamentos (reuniões) .Os "Agendamentos" para desenvolvimento das atividades, que possibilitam a interação entre aluno e professor / orientador acerca do desenvolvimento do TCC, inclusive permitindo o , incluindo permissão para envio e recebimento de arquivos.

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ACOMPANHAMENTO DE REUNIÕES - PORTAL DO ALUNO

Ao acessar o "Portal Educacional", em "Acompanhamento", o aluno visualiza os "Agendamentos" realizados pelo professor/orientador.
O aluno poderá incluir "Observações" e "Enviar arquivos", além de registrar ou não o "Aceite para o acompanhamento.

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Quando do registro de interação do aluno ao agendamento realizado pelo professor orientador, o mesmo terá acesso às observações registradas e aos anexo(s) inserido(s) Após, no "Portal Educacional", em "Acompanhamento" / "Agendamentos" o professor/orientador visualiza as observações e anexos inseridos pelo aluno.
Ao clicar em ": Baixar arquivoArquivo, o professor / orientador terá acesso ao documento(s) arquivo(s) anexado(s).

Para concluir Finalizada a interação , deve-se selecionar a flag "Reunião encerrada" e "Salvar".relacionada ao agendamento, o parâmetro: Reunião Encerrada deverá ser selecionado para sua conclusão.

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ACOMPANHAMENTO DE REUNIÕES - PORTAL DO ALUNO

O desenvolvimento do acompanhamento de TCC é realizado/registrado através do menu: TCC l Acompanhamento.

Neste menu, o aluno poderá visualizar agendamentos (reuniões) registradas pelo Professor orientador para desenvolvimento das atividades, que possibilitam a interação entre aluno e professor orientador, incluindo registro do aceite, registro de observações e permissão para envio e recebimento de arquivos.

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BANCA AVALIADORA - PORTAL DO PROFESSOR

Concluídas as interações entre professor/orientador e aluno, o professor/relacionadas ao desenvolvimento de TCC, ao acessar o Portal do Professor, através do menu: TCC l Banca, o Professor orientador deverá selecionar/cadastrar a " Banca " que irá compor a análise do " TCC " a ser apresentado pelo aluno.

Em "Banca", selecione "Incluir banca". Associe o "TCC" a ser apresentado, "Data/horário" e "Local" da apresentação. Após, clique em "Salvar".

Ao clicar em: Incluir Banca. vincule as informações:

  • TCC;
  • Data e Horário;
  • Local da Banca.

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Após, ao clicar em "Incluir participante", informe os dados relacionados à pessoa e sua participação. Clique em "Salvar".

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(informação) Este cadastro também poderá ser realizado pela Secretaria Escolar via TOTVS Educacional (SGE).Image Removed


Aviso

É importante registrar se a pessoa convidada a ser convidada para compor a banca é um "Professor da instituição" ou uma "Pessoa externa"Banca é uma Pessoa Externa ou Professor da Instituição.

Neste primeiro momento, deve ser realizado o cadastro vínculo de um Professor da instituição"Instituição.

RELATÓRIO FINAL E AVALIAÇÃO - PORTAL DO ALUNO

Após Finalizado o cadastro e a composição da " Banca", o aluno deve acessar o Portal Educacional, para deverá realizar o envio do arquivo final Arquivo Final do " TCC".

Em "TCC", na aba “Arquivo final”, selecione “Enviar arquivo final”, Insira o documento e, após, clique em "Enviar arquivo".

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Através do Portal do Aluno, através do menu: TCC l Aba: Arquivo Final, ao clicar em: Enviar Arquivo Final, o relatório deverá ser anexado. Após, ao clicar em: Enviar Arquivo, o mesmo será disponibilizado ao Professor orientador..

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RELATÓRIO FINAL E AVALIAÇÃO - PORTAL DO PROFESSOR

Realizado o envio do "Arquivo final", o orientador receberá via e-mail a notificação de envio, juntamente com o arquivo anexado.

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Considerando Após a apresentação e considerando a conclusão de todas as etapas de avaliação do " TCC "e a sua apresentação, o professor Professor orientador deverá registrar a nota final no "Portal Educacional.

Em "Diário de classe", selecione a "Disciplina" correspondente ao "TCC". Após, clique em "Notas/faltas etapa".

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obtida pelo aluno.

Ao acessar o Portal do Professor, através do menu: Diário de Classe l Seleção de Disciplina l Notas/Faltas de Etapas, será apresentada a tela de registro de nota.

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Após selecionar, na coluna: Nota deverá ser registrada No campo "Nota" registre a pontuação obtida pelo aluno e, após, selecione "Salvar".

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Aplicado o registro, clique em: Salvar.

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Aviso

Após registro de nota,

Aviso

Neste momento é possível a equipe de Secretaria Escolar poderá executar a apuração Apuração de resultado final Resultado Final para a disciplinaDisciplina (TCC), conforme orientações do Material Manual de Capacitação de Processos Educacionais (Módulo 2II), no item: Rendimento Escolar.

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Realizado o processo de apuração de resultados, o aluno poderá consultar no Portal Educacional o status de aprovação final da disciplina "TCC".

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