Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabsRequisição GET,Requisição POST,Resultado,Log,Estatísticas
idsrequisicaoget,requisicaopost,resultado,log,estatisticas
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciarequisicaoget
Totvs custom tabs box
tabsFormatando a requisição,Adicionando cabeçalhos,Executando o teste
idsprincipal,addheader,executar
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaprincipal

Para executar um teste de estresse em um endpoint GET é necessário configurar, conforme a imagem abaixo:

  1. A URL completa para o endpoint, incluindo parâmetros URL ou por Query String;
  2. Os parâmetros de execução, sendo:
    1. Threads: o número de requisições simultâneas a serem executadas, entre 1 e 5.000;
    2. Repetições: o número de vezes em que cada requisição é executada, entre 1 e 5.000;
    3. Intervalo: o intervalo, em milissegundos, entre as requisições cíclicas, quando Repetições for maior do que 1, entre 50 e 500 e;
  3. Os cabeçalhos, quando aplicáveis.

URL deve conter toda a rota exposta pelo endpoint, uma vez que, se ela não estiver completa, o endpoint pode não ser encontrado, fazendo com que o teste acuse uma falha. Sendo assim, caso ela possua parâmetros de URI - https://viacep.com.br/ws/{cep}/{formato}, por exemplo -, estes devem ser adicionados, assim como quando o endpoint possuir parâmetros do tipo Query String.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaaddheader

Ao clicar no botão para adicionar um cabeçalho, é possível adicionar os cabeçalhos exigidos pelo endpoint, como Authorization, por exemplo. Cabeçalhos são enviados nos testes para validação de seu tratamento, uma vez que não enviá-los não implicaria em uma falha de processamento no teste. Contudo, não enviar cabeçalhos para um endpoint que espera recebê-los pode indicar, na API, uma falha de tratamento da sua ausência, o que ajuda a resolver problemas relacionados à segurança no endpoint.

Para incluí-los, basta preencher os campos conforme a imagem abaixo, sendo:

  1. Cabeçalho: o nome do cabeçalho. Ex.: Authorization;
  2. Valor: o valor relativo ao cabeçalho. Ex.: Bearer eyJhbGciOiJIUzI1NiIsInR5cCI6IkpXVCJ9.eyJhdWQiOiJSZWNpbnRvcyBBZHVhbmVpcm9zIiwiaXNzIjoiU0FSQSIsInN1YiI6IlNBUkFMb2dpbiIsImV4cCI6MTUxNjIzOTAyMn0.w8ze3iCo537hWi-VN40mMEsVYuOOwXyQ2tByYp_3d34 e;
  3. Ativo: flag que indica se o cabeçalho está ativo durante a requisição.

Após adicionado ao teste, o cabeçalho pode ser desativado, editado ou excluído, a qualquer momento, através das ferramentas disponíveis na barra lateral direita painel de cabeçalhos.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaexecutar

Para executar o teste, basta clicar no botão Iniciar e selecionar a opção Iniciar (F9) ou usar sua tecla de atalho F9, conforme imagem abaixo.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciarequisicaopost

Assim como o procedimento para realizar o teste com endpoints GET, a aplicação permite que também seja feito o teste com endpoints POST. Para tanto, nas configurações do endpoint, basta selecionar a opção POST na caixa de seleção do método a ser executado. Isso habilitará a opção para inclusão do corpo da requisição, no formato JSON, conforme imagens abaixo.

Após determinados os parâmetros de protocolo, rota e corpo, assim como numa requisição GET, basta selecionar a opção para iniciar o teste e aguardar os resultados.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaresultado

Após a execução de um teste, a aplicação mostrará os resultados obtidos. Em uma lista, ela exibira o Handle (identificador da thread executada), seu menor, médio e maior tempo, em milissegundos, além da taxa de sucesso e erro e o tempo total do teste, conforme imagem abaixo.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencialog

Após a execução do teste e a apresentação do resultado, a aplicação disponibilizará um log com as ocorrências de erros durante os testes, conforme imagem abaixo.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaestatisticas

Assim como a aplicação exibe seus resultados e o log de erros durante a execução dos testes, ela também exibe as estatísticas de ocorrências, separadas por sucessos e por cada ocorrência de erro, conforme imagem abaixo.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Para uma perfeita integração com o sistema TOTVS Recintos Aduaneiros, este deve estar em sua versão 12.1.2301 ou superior, uma vez que esta versão está preparada para a integração com o sistema de integração com balanças rodoviárias TCP/IP. Em versões anteriores a esta, a tentativa de integração ocasionará falhas no processo de integração que podem paralisar o serviço de integração e, na pior das hipóteses, paralisar o servidor onde ele esteja abrigado.

...

  • Norma RFC 7231 - Protocolo HTTP/1.1: Semântica e Conteúdo
  • Norma RFC 9205 - Construção de protocolos HTTP