A instalação pode ser abortada através do botão "Cancelar". Na tela de confirmação de cancelamento poderá cancelar ou não o processo.
A instalação do ODBC do Firebird está integrada ao Setup do Compilador. Quando ela aparecer, aceite a instalação selecionando o botão "Next".
Entretanto, a instalação do ODBC só irá aparecer se não existir outro instalado anteriormente. Além da instalação do ODBC também é configurado o DSN (Databse Source Name). Sem o Firebird o compilador não irá funcionar.
É necessário informar o local onde o ODBC do Firebird será instalado. Recomendamos o local default, entretanto, se o usuário desejar instalar em outra pasta, basta clicar no botão "Browser" para efetuar a escolha.
O programa de instalação está pronto para começar a instalação do ODBC do Firebird. Na tela “Ready to Install” é possível visualizar as configurações do Firebird. Clique em "Install" para iniciar a instalação.
Aguarde enquanto o Setup instala o ODBC do Firebird no computador.
Leia as informações adicionais e clique no botão "Next".
Instalação do Firebird realizada com sucesso. Marque o check box “view Readme.txt” caso deseje que o arquivo README seja exibido quando a tela for encerrada. Clique em "Finish para encerrar o "Setup".
Após a instalação do ODBC do Firebird será retomada a instalação do Compilador. Aguarde enquanto o programa de instalação instala o compilador de políticas no computador.
O Programa de Instalação irá finalizar a instalação do Compilador de políticas com sucesso. Clique no botão "Concluir" para sair do Programa de Instalação.
Atualizando uma versão existente
O processo de atualização do Compilador é um processo simples e rápido quando a tela exibida no slide for apresentada, selecione a opção “Atualizar uma versão existente” e clique em "Avançar".
Nesse momento, escolha a pasta onde está instalada a versão que deseja atualizar. Clique em "Avançar".
Se o usuário escolher uma pasta onde não exista uma instalação anterior, uma notificação será exibida.
O programa de instalação está pronto para começar a atualização do compilador de políticas no computador. Clique em "Instalar" para iniciar a instalação.
Aguarde enquanto o programa de instalação atualiza o compilador de políticas no computador.
O Programa de Instalação irá finalizar a atualização do Compilador de políticas com sucesso. Clique no botão "Concluir" para sair do Programa de Instalação.
Executando o Compilador
Após a instalação do Compilador nenhum ajuste na configuração será necessário, basta clicar no ícone da aplicação e usar. Para a primeira execução, use o usuário admin e a senha tools01. Esse usuário e senha devem ser substituídos para evitar acessos indesejáveis.
Importação da Base Legada
A tela apresentada no slide somente aparece na primeira execução do compilador após a instalação. Nessa tela ocorre a pergunta se existe alguma base legada do SQL AnyWhere para ser migrada para essa nova versão.
O arquivo editor.ini aponta para essa base legada. Caso esse arquivo exista e se deseje fazer a migração, nesse momento, escolha a opção "Não", para a aplicação não ser iniciada, copie editor.ini para o diretório da aplicação atual, e reinicie a aplicação. O sistema dessa forma fará a importação sem fazer a pergunta novamente. Se confirmada, clicar no botão "Sim", para não fazer a importação, essa mensagem não aparecerá novamente.
Tela Principal da Aplicação
Após a validação de usuário e senha, a aplicação será disponibilizada para a edição de políticas, ou para a pesquisa de políticas existentes.
Substituindo Usuário e Senha
Como foi dito anteriormente, usuário e senha devem ser substituídos para evitar acessos indesejáveis. Para iniciar o processo de substituição do usuário e da senha, acesse o menu “Arquivo” e selecione a opção “Usuários”.
A página para configuração de Usuários será aberta.
Selecione a opção “Inclui” no menu “Registro” ou no menu vertical de ícones. Ao selecionar a opção “Inclui”, uma nova linha é adicionada na tabela para permitir a inserção de um novo registro.
Preencha os campos com dados válidos e selecione a opção “Grava” no menu “Registro” ou no menu vertical de ícones.
Selecione a opção “Permissões” no menu vertical de ícones.
A tela “Associação de Ações” será exibida. Arraste a função “compilador” da coluna “Funções não Autorizadas” para a coluna “Funções Autorizadas” e selecione a opção “Grava”.
Selecione a opção “Fecha” no menu “Registro” ou no menu vertical de ícones para retornar à tela principal da aplicação. Na próxima vez que a aplicação for executada, o novo usuário cadastrado poderá ser utilizado para realizar o acesso.