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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Parâmetros de Geração da Agenda
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Parâmetros de Geração da Agenda
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

O objetivo desta atividade é demonstrar como realizar as parametrizações necessárias para a utilização de aplicações que derivam os processos financeiros como Agenda de Cobrança, Pagamentos, Cobrança.

O fechamento, consiste, entre outras finalidades em negativar clientes em atraso e suspender sua disponibilidade para compras futuras, gerar agenda de cobrança de títulos em atraso,  compensar cheques depositados a fim de liberar o limite de crédito do cliente, entre outras.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Financeiro > Supervisor Financeiro > Comissão > Parâmetros do Fechamento - FIPARAMFECH.

Pré-Requisitos e Restrições

Possuir acesso ao Sistema Financeiro e suas aplicações.

Passo a Passo 

Acesse o módulo Supervisor Financeiro, clique no menu Parâmetros, em seguida clique na aplicação Parâmetros do Fechamento.

Imagem 1 - Menu de acesso


Aviso
Para as empresas que possuírem mais de uma empresa mãe, será respeitado o parâmetro da empresa de menor número.

Âncora
Tab1
Tab1

Painel
Deck of Cards
nextAfter2
effectDuration2
historyfalse
id1
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelAgenda de Cobrança
titleAba Agenda de Cobrança
Aba Agenda de Cobrança

Parâmetros para modelar o processo de Agenda de Cobrança.

  • Empresas da Agenda de Cobrança: Defina as Empresas das quais será gerada a Agenda de Cobrança;
  • Gerar agenda de cobrança para títulos em atraso há mais de X dias: configurar a quantidade de dias desejáveis a partir atraso do título para a geração da agenda de cobrança;

Agendar cobrança para X dias a partir da data do fechamento: Assim que for definido a quantidade de dias de atraso em que serão considerados para ser gerada agenda de cobrança para o título é necessário definir também para quando (quantidade de dias) após a data de fechamento será gerada a agenda de cobrança para o título;

  • Gerar agenda de cobrança para cheques devolvidos: É possível definir se será gerada agenda de cobrança para títulos devolvidos, ou seja, para títulos de espécies aplicadas a Cheque (Devolução). A parametrização dever ser efetuada na aplicação Espécie.

  • Efetuar correção de Agenda de Cobrança: Deleta títulos da agenda que não possuem data de conclusão da agenda e que estão quitados, assim como os resultados das agendas e possíveis agendas que não possuem títulos.

Imagem 1 - Parâmetros do Fechamento

Dica

Para completar o processo da Agenda de Cobrança, acesse a documentação Parâmetros de Geração da Agenda.

Card
id2
labelProcessamento de Gerações
titleAba Processamento de Gerações
Aba Processamento e Gerações

Compensar cheques depositados há mais de __ dias: Informe o período em dias que será compensado os cheques depositados.

Compensar cheques com base na data de: Quitação ou Vencimento.

Compensar cheques devolvidos apenas após a quitação dos novos cheques lançamentos há mais de __ dias: Quando um cheque devolvido for quitado através da inclusão de outros cheques, só efetuar sua compensação quando os novos cheques forem compensados. Para o cálculo de dias para compensação dos cheques 
devolvidos sempre será usada a data de quitação dos novos cheques.

Compensar cheques devolvidos apenas após a quitação dos novos Títulos.

Gerar ocorrência para títulos em atraso (conforme Espécie): Se este parâmetro estiver marcado na execução do fechamento financeiro, e houverem títulos em atraso de pessoas da rede, as ocorrências de atraso serão geradas para todas as pessoas da rede. Em Operador > Consulta > Análise Financeira, assim que o processo de fechamento financeiro for executado, as ocorrências de atraso serão geradas para todas as pessoas da rede.

Imagem 2 - Parâmetros

Gerar ocorrência configurável para títulos em atraso conforme parametrizado na espécie: Ao marcar esta opção, no fechamento financeiro, para todas as espécies, que estiverem marcadas para gerar ocorrência para títulos em atraso conforme a quantidade de dias definida, será gerada a ocorrência parametrizada na espécie.
Para que o cliente seja bloqueado, a ocorrência configurada deverá ter pontuação igual ou superior ao valor definido para bloqueio. Além desta configuração, é necessário que no cadastro de Espécie, a opção

Tooltip
linkTextStrongtrue
appendIcondocument
iconColororange
linkTextGerar ocorrência configurável para títulos em atraso há mais de__ dias

Ao marcar esta opção, no fechamento financeiro, para todas as espécies marcadas para gerar ocorrência para títulos em atraso conforme a quantidade de dias definida, será gerada a ocorrência que foi parametrizada.
Para que o cliente seja bloqueado, a ocorrência configurada deverá ter pontuação igual ou superior ao valor definido para bloqueio.


, esteja marcada.


Enviar relação de cheques devolvidos aos clientes, por e-mail, a cada __dias: Envia e-mail para todos os clientes com cheques devolvidos conforme o período informado, ou com novos cheques devolvidos. Apenas os clientes parametrizados para receber o e-mail farão parte desse processo. Opção disponível em Operador Financeiro > Manutenção > Cliente -

Tooltip
linkTextStrongtrue
appendIcondocument
iconColororange
linkTextEnvio de relação de cheques devolvidos

.

Imagem 3 - Parâmetros

Efetuar quitação dos títulos parametrizados em débito automático: Processo de Quitação de títulos com espécies parametrizadas para débito automático.

Parâmetros:

Espécie: Parametrizar a espécie para

Tooltip
linkTextStrongtrue
appendIcondocument
iconColororange
linkTextDébito Automático

.
Fechamento: Clique no botão Detalhes para abrir a tela de Parâmetros para quitação por débito em conta.Parametrizar a Operação, Conta Corrente, Data de Vencimento/Contabilização, Dia de Quitação e se considera Desconto.

O título será quitado ao realizar o fechamento financeiro.  

Imagem 4 - Parâmetro s- Detalhes


Imagem 5 - Parâmetros para quitação por débito em conta.


Alterar ordem dos filtros de busca do DDA conforme quantidade de registros encontrada: Ao marcar este parâmetro, na execução do fechamento o campo Ordem dos filtros do DDA serão alterados conforme a quantidade de registros encontrada. Os filtros com maior quantidade encontrada serão alterados para ter prioridade na busca.

As informações podem ser visualizadas em Supervirsor > Parâmetros > Pagamento > Débito Direto Autorizado - DDA >

Tooltip
linkTextStrongtrue
appendIcondocument
iconColororange
linkTextFiltros DDA

.


Excluir informações de cálculo de Desconto de Antecip. de Títulos quitados há mais de __ dias. Uma vez configurado este parâmetro, ao ser executado o Fechamento Financeiro, serão excluídas todas as simulações de antecipação dos títulos que já estejam quitados conforme a quantidade de dias determinado. Parametrização opcional para a aplicação Operador Financeiro > Pagamento > Aplica antecipação em títulos.

Imagem 6 - Parâmetros

Card
id3
labelLimite de Crédito
titleAba Limite de Crédito
Aba Limite de Crédito

Parâmetros para modelar o processo de alteração de limite de crédito contido na aplicação Análise Financeira.

*Zerar limite de crédito de clientes que não compram há mais de __ dias: Para as empresas que possuírem mais de uma empresa mãe, será respeitado o parâmetro da empresa de menor número.

Reduzir __% o limite de crédito de clientes que não compram há mais de __ dias: A data usada para verificação dos dias será a data da última compra ou data do último título, ou ainda a data da última ocorrência de alteração manual, ou eletrônica de limite de crédito (

Tooltip
appendIcondocument
iconColorORANGE
linkText13-ALTERACAO DO LIMITE DE CREDITO

Supervisor Financeiro > Cadastros > Ocorrência Financeira - FIOCORFINANC.

), e ela só será considerada caso for maior do que a data da última alteração de limite de crédito.

Exemplo:
-O parâmetro está como 1 dia e reduzirá 10% o limite de crédito do cliente.
-Hoje é dia 03/06, a data da última compra foi dia 01/06 e a data da última redução foi dia 30/05.
-Como 30/05 é menor do que 01/06 e faz mais de 1 dia que o cliente não compra, o limite de crédito dele será reduzido em 10%.

Imagem 7 - Parâmetros Limite de Crédito


Aumento do Limite de Crédito

Aumentar __% o limite de crédito de clientes com base na análise de um período de 90 dias: é possível definir a porcentagem de aumento do limite de crédito apenas de clientes (Redes e clientes que participam de redes não terão o limite alterado) com base na análise de um período (em dias) e com a possibilidade de aplicação dos seguintes indicadores:

Inadimplência de até __%: Porcentagem calculada verificando a quantidade de títulos em atraso (usando como base a data programada) em relação à quantidade de títulos no período informado. Para os títulos quitados, será comparada a data de quitação com a data programada. Serão verificados títulos a partir da data anterior a execução do fechamento financeiro.

Atraso médio dos títulos inferior a __ dias: Será verificado no período estabelecido a quantidade de dias que os títulos estão em atraso calculando a média (soma de dias em atraso / quantidade de títulos em atraso).

Cliente cadastrado há mais de __ meses: Verifica a data de inclusão dos clientes, e apenas aumentará o limite de crédito dos clientes incluídos no período definido.

Cliente deve ter ao menos _- compra(s) no mês: Caso informado, a rotina verificará se o cliente teve pelo menos o número de compra(s) parametrizado por mês, ou seja, se em algum mês do período não possuir a(s) compra(s) necessárias, o limite não será aumentado.

Cliente com status de crédito Liberado: aumenta o limite de crédito dos clientes que possuem status de crédito Liberado.

Não ter tido alteração de limite de crédito no período: Verifica se não houve alteração de limite de crédito (ocorrência financeira).

Imagem 8 - Aumento do Limite de Crédito


Adicione as Espécies de Obrigação e Direito que farão parte do processo de movimentações e transações que possuem parametrizações específicas.

Clique no botão Log de alteração de Limite de Crédito para consultar o detalhamento e a quantidade de limites de crédito que foram aumentados.

Imagem 9 - Log de alteração de Limite de Crédito

Utilize os filtros Período e selecione a Pessoa da qual deseja pesquisar.

Clique no botão Selecionar - <F8>.

Imagem 10- Log da alteração do Limite de Crédito

Composition Setup
deck.tab.inactive.background = #F2F2F2
deck.tab.active.background = #FFAB00

03. TELA PARÂMETROS DE GERAÇÃO DA AGENDA

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Parâmetros de Geração da AgendaParametrização para utilização da Agenda de Cobrança

Agenda de Cobrança

Gerenciar os títulos de clientes em atraso para ser realizada a cobrança. 

Parâmetros de Geração e Distribuição da Agenda

Cadastrar regras para distribuição automática da agenda de cobrança entre os cobradores.
Análise FinanceiraConsultar Análise Financeira de Cliente/Redes.

04. TELA PARÂMETROS DE GERAÇÃO DA AGENDA

Principais Campos e Parâmetros

Não há

05. TABELAS UTILIZADAS

  • Não há