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Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • Os registros impressos no arquivo são os registros conforme documentação do layout disponibilizada pelo Governo
    • 1 - Cabeçalho,
    • 3 - Marcações e
    • 9 - Trailer
  • A nomenclatura do arquivo mudou para conter a seguinte junção "AFD" + CNPJ/CPF do empregador + "REP_A" + código do dispositivo + ".txt"
  • Campos necessários a serem informados para a geração do arquivo e também para realização de filtros no Settings pode ser visto no próximo item abaixo. 
Aviso

A assinatura digital do AFD ainda não foi disponibilizada para o mercado pelo fato do Governo não ter publicado o Manual Técnico 

02. CONFIGURAÇÃO NO SETTINGS 


02. PROCESSO PARA ASSINATURA DIGITAL DO ARQUIVO AFD


Conforme determinado pela Portaria no 671/2021 o arquivo AFD deverá ser assinado digitalmente pela empresa fabricante/desenvolvedor do REP, utilizando seu certificado digital válido e emitido no âmbito da ICP-Brasil.  As assinaturas eletrônicas podem ser verificadas sempre que surgirem dúvidas em relação à autenticidade e integridade dos arquivos gerados; por exemplo, para fins de utilização em fiscalização ou processos judiciais. (item 32 e 33 - Perguntas e Resposta - Portaria no 671/2021)

Para o arquivo AFD, as assinaturas eletrônicas geradas pelo REP-A devem ser no padrão CAdES (CMS Advanced Electronic Signature) e devem ser armazenadas em um arquivo no formato p7s destacado (detached). Preencher o registro (última linha do arquivo) referente à assinatura digital com o texto literal “ASSINATURA_DIGITAL_EM_ARQUIVO_P7S” e espaços à direita para complementar os 100 caracteres. Ademais, o arquivo p7s deve ser nomeado com nome do arquivo AFD incluindo a extensão “.p7s”. Por exemplo, o arquivo AFD “00000000000000REP_A.txt” deve ter arquivo de assinatura p7s nomeado como “00000000000000REP_A.txt.p7s”. (item 28 - Perguntas e Resposta - Portaria no 671/2021) .

Para possibilitar a efetivação da assinatura digital utilizando o certificado da TOTVS, foi disponibilizado um processo que irá permitir que os clientes efetuem assinatura digital quando solicitado pelo Ministério do Trabalho. Segue abaixo o procedimento para Assinatura Digital do arquivo AFD:

Para assinar digitalmente o arquivo AFD (Arquivo de Fonte de Dados) deverá seguir o seguinte procedimento:

  1. Entrar em contato com os canais de atendimento da TOTVS, por meio do Central de Atendimento TOTVS, opção CST - Central de Serviços TOTVS, ou telefone 011 4003 0015, opção 4, sub opção 9.  Caso não tenha acesso aos nossos canais de atendimento, entre em contato com o telefone 11 4003 0015, opção 7.
  2. Deverá utilizar o template abaixo para abertura do ticket:
    • Assunto: Assinatura Digital dos arquivos fiscais da Portaria 671
    • Descrição: 
      • Produto: TOTVS Meu RH
      • Data da Extração: 18/01/23
      • Solicitação: Assinatura digital do(s) arquivo(s) AFD111111_A_02.pdf
    • Anexar os arquivos AFD que foram gerados pelo ERP TOTVS no formato PDF.
    • Anexar o termo de responsabilidade ABAIXO, garantindo que o arquivo gerado não tem nenhuma alteração com relação ao que foi extraído pelo ERP TOTVS

 

View file
nameTermo de Responsabilidade - Portaria 671.docx
height250

03. CONFIGURAÇÃO NO SETTINGS 


Para que seja possível efetuar efetuar a geração do AFD é necessária efetuar configurações no Settings do ambiente do Backoffice. Para isso, acessar a Plataforma, após o Menu Lateral da Plataforma pressionar opção Carol Apps,  selecionar a opção do Carol App Backoffice e por fim selecionar a Aba Settings. Abaixo os campos que deverão ser informados para a geração do AFD:

  • AFD AFD - Código Convença Coletiva: help do campo está localizado no grupo AFD do Settings
  • AFD - CNPJ do desenvolvedor: help do campo está localizado no grupo AFD do Settings
  • AFD - Data Final da geração do AFD:  help do campo está localizado no grupo AFD do Settings
  • AFD - Data Inicial da geração do AFD: help do campo está localizado no grupo AFD do Settings
  • AFD - lista de CNPJ: help do campo está localizado no grupo AFD do Settings
  • AFD - Versão do Layout: help do campo está localizado no grupo AFD do Settings

Para geração de arquivo AFD com filtro o arquivo disponibilizado no Storage da Plataforma será sobreposto, para gerar a informação completa o arquivo deverá ser gerado novamente sem os filtros no Settings.

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04. INFORMAR CONVENÇÃO COLETIVA PARA O DISPOSTIVO


Com a portaria 671 também foi disponibilizada o campo Convenção Coletiva no DM Device para permitir a configuração de Convenção coletiva quando existe a possibilidade de ter mais de uma convenção para o ambiente. Desta forma se foi informado a Convenção Coletiva no campo "AFD - Convenção Coletiva" do Settings  e for informado o campo "Convenção Coletiva" no Device, o arquivo AFD gerado para o device será com a "Convenção Coletiva" informada no DM Device. 

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05. O PROCESSO DE GERAÇÃO DO AFD


O processo de geração de AFD do Clockin efetua a geração de todas as marcações encontradas no período de geração sem nenhum filtro especificado exceto o filtro informado no Settings.   Para efetuar a geração do AFD o processo poderá ser agendado através do botão Edit (imagem abaixo) ou o usuário poderá pressionar o botão RUN da TASK.

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Aviso

Recomendamos que o parâmetro "Data início exportação Arquivo de Dados"  do Settings  esteja sempre informado para que a geração possa ser de informações de um período determinado. Caso o campo não esteja preenchido a geração considera todos os registros de marcações para a geração o que pode acarretar em erros de execução na geração.

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06. ARQUIVO AFD


A mesma aborda um tema essencial junto ao Clock In, falamos do Arquivo AFD (Arquivo de fonte de dados), que trata-se é um documento que reúne todas as informações sobre o registro de ponto dos seus colaboradores.
Dentro do arquivo AFD no ponto eletrônico, é possível encontrar algumas informações importantes, como:

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Ou seja: o arquivo AFD no ponto eletrônico veio para garantir a transparência entre a empresa e o Ministério do Trabalho.

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Como tudo isso se relaciona ao Clock IN ?

Tivemos alterações no Settings do AFD:

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07. ARQUIVOS NO STORAGE


Com a implantação do AFD, teremos agora 2 arquivos no Storage da Plataforma Carol, como diferenciar um do outro?
Através da nomenclatura.
No formato antigo (em destaque na cor vermelha) tínhamos a string “clockin” associada ao dispositivo.
No formato novo e atual (cor verde) temos a string “AFD” associada a outros dados.

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Com a geração dos AFDs no formato novo, logo não teremos mais contato com o formato antigo.

08. CLOCK IN RECORDS


Na tabela No Data Model  Clock In Records (onde normalmente visualizamos as marcações realizadas), é possível visualizar o campo (coluna) "Collective Agreement".

Na qual se refere a adequação a convenção coletiva.

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08.PROBLEMAS E SOLUÇÕES


Na ocorrência de um possível Problema em uma task do AFD, sugere-se a verificação do LOG da mesma.

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