Histórico da Página
...
Nesta manutenção, é possível lançar os valores recebidos como adiantamento por parte do cliente. Estes pagamentos poderão ser utilizados em qualquer processo - tanto na fase de pedido como na fase de embarque. Além disso, é possível fazer o acompanhamento da utilização dos adiantamentos por meio de um histórico, que indica o(s) processo(s) onde foram vinculados, a que fase (Pedido/Embarque), quantidades utilizadas, saldo disponível, entre outras informações.
Nas fases de adiantamento de cliente e adiantamento sobre o pedido de exportação, o campo“Decréscimos”(EEQ_DECRESC) no controle de câmbio representa descontos e/ou abatimentos concedidos sobre a parcela e já deduzidos do valor total. Sua informação é transportada por integração ao campo “Descontos Ctr”(E1_MDDESC) do título a receber no módulo financeiro (SIGAFIN). Estes campos não impactam no saldo dos adiantamentos das fases de cliente, pedido e embarque.
Na fase de Embarque, no câmbio de Exportação em modo de inclusão/alteração, tanto do câmbio a receber, quanto do câmbio a pagar, o campo “Decréscimos”(EEQ_DECRESC) representa descontos e/ou abatimentos concedidos sobre a parcela na emissão e a deduzir do valor total quando realizada a liquidação do câmbio. Sua informação é transportada por integração ao campo “Decréscimos”(E1_DECRES para títulos a receber e E2_DECRESC para títulos a pagar) na baixa do título financeiro no SIGAFIN.
O campo “Acréscimos”(EEQ_ACRESC) representa acréscimos sobre a parcela de câmbio na emissão e a somar no valor total quando realizada a liquidação do câmbio. Sua informação é transportada por integração ao campo “Acréscimos”(E1_ACRESC para títulos a receber e E2_ACRESC para títulos a pagar) no módulo financeiro (SIGAFIN).
Na mesma fase de embarque, porém somente na liquidação do câmbio de exportação são disponibilizados os campos “Multa”(EEQ_MULTA), “Juros”(EEQ_JUROS) e “Desconto”(EEQ_DESCON) que representam valores a compor o campo de Valor de Fechamento de Câmbio da parcela a pagar ou a receber e, consequentemente são transportados para o módulo financeiro como informações de multa, juros e descontos sobre a baixa do respectivo título no Contas a Pagar ou a Receber no SIGAFIN.
Estes campos não refletem no saldo das Invoices a serem vinculadas no contrato de Financiamento, quando a integração com o módulo de Financiamento (SIGAEFF) está ativada.
...
02. Exemplo de utilização
...
7.Possuir no módulo financeiro a cotação da moeda do banco utilizado para baixa e cotação da moeda do título cadastrada na data em que for efetuada a baixa das parcelas de câmbio de exportação que possuam desconto.Sequência 001 –
Inclusão do adiantamento de cliente:
1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações/ Cadastros/ Import./ Clientes.
2.No browser de clientes, posicione sobre o registro do cliente desejado e clique no botão “Outras Ações/Adiantamentos”.
3.No browser de adiantamentos do cliente selecionado, clique no botão “Outras Ações/Incluir” para inserir um novo adiantamento.
4.Clique em Incluir.
5.Na tela de dados da parcela, verifique que o sistema exibirá o campo de decréscimo. Informe um valor neste campo.
6.Informe os dados do banco do adiantamento e em seguida clique no botão Confirmar. A parcela surgirá no Browser.
7.No browser das parcelas de adiantamento, clique no botão Confirmar novamente para efetuar a gravação da parcela.
8.Neste momento, o sistema efetuará a gravação da parcela e enviará os dados do adiantamento para geração do título no módulo financeiro.
9.Retorne à tela de adiantamentos do cliente e verifique que o número do título financeiro relativo à parcela de câmbio foi gravado na respectiva parcela
10.No módulo Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações/Contas a receber/ contas a receber.
11.Com base no título gerado pelo adiantamento, localize o mesmo no browser de títulos a receber do financeiro e clique no botão visualizar.
12.Verifique que o campo “Desconto Ctr”(E1_MDDESC) do título foi alimentado com base no decréscimo informado na parcela de adiantamento que se refere a este título.
...
Alteração da parcela de câmbio de exportação no embarque:
1.
...
Acesse Atualizações/
...
Financeiro / Câmbio, posicione sobre o
...
processo de embarque embarcado anteriormente e clique no botão
...
“Alterar”. O sistema irá exibir as parcelas, tanto a receber quanto a pagar (quando houver), com seus respectivos números de título financeiro gravados.
2.Selecione uma parcela, podendo esta ser uma parcela de câmbio a receber ou a pagar, e que possua saldo não adiantado e clique no botão “Outras Ações/
...
Alterar”.
3.Verifique que os campos “Acréscimo”(EEQ_ACRESC) e “Decréscimo”(EEQ_DECRES) estarão disponíveis para edição. Informe os valores nestes campos observando as seguintes restrições do sistema:
O sistema não permite informar acréscimo e decréscimo simultaneamente na mesma manutenção.
O sistema não permite informar valores negativos nestes campos.
4.O sistema irá gravar o registro e enviar os dados para alteração do título no módulo Financeiro.
5.No módulo Financeiro (SIGAFIN), caso a parcela alterada seja a receber, acesse Atualizações/Contas a receber/ contas a receber.
6.Conforme o número de título gravado na parcela de Câmbio a Receber do embarque, localize o título no browser e verifique as informações do título financeiro referente. Note que os campos de acréscimo e decréscimo foram atualizados com os valores informados para os respectivos campos no câmbio do SIGAEEC.
7.Caso a parcela alterada no Câmbio de Exportação seja uma parcela a pagar, no módulo Financeiro (SIGAFIN), acesse Atualizações/Contas a pagar/ contas a pagar.
8.Conforme o número de título gravado na parcela de Câmbio a Pagar do embarque, localize o título no browser e verifique as informações do título financeiro referente. Note que os campos de acréscimo e decréscimo foram atualizados com os valores informados para os respectivos campos no câmbio do SIGAEEC.
Liquidação da parcela de câmbio de exportação:
1.Acesse Atualizações/ Financeiro / Câmbio, posicione sobre o processo de embarque embarcado anteriormente e clique no botão “Alterar”. O sistema irá exibir as parcelas, tanto a receber quanto a pagar (quando houver), com seus respectivos números de título financeiro gravados.
2.Selecione uma parcela, podendo esta ser uma parcela de câmbio a receber ou a pagar, e que possua saldo do embarque não adiantado e clique no botão “Outras Ações/ Liquidar”.
3.Verifique os campos “Desconto”(EEQ_DESCON), “Multa”(EEQ_MULTA), “Juros”(EEQ_JUROS) estarão disponíveis para edição. Informe os valores nestes campos observando as seguintes restrições do sistema:
Se o valor informado em qualquer destes três campos faça com que a somatória dos decréscimos e descontos se iguale ou exceda valor original da parcela acrescida dos acréscimos, multa e juros, o sistema não permite editar o último campo com o valor que originou a invalidação.
O sistema não permite informar valores negativos nestes campos.
4.Ao finalizar a informação nos campos clique no botão “Salvar”. Verifique no browser de parcelas que os valores da parcela liquidada foram atualizados (“Vl.Fech.Camb”, “Desconto”, “Multa” e “Juros”).
5.Confira os dados e confirme. Neste momento o sistema irá enviar os dados para baixa do título no módulo financeiro.
6.No módulo financeiro (SIGAFIN), caso a parcela liquidada seja de um câmbio a receber, acesse Atualizações / Consultas / Contas a Receber / Posição de Títulos a Receber.
7.Posicione sobre o título referente à parcela de câmbio liquidada e clique no botão consulta.
8.O sistema exibirá as movimentações de descontos, juros e multas acerca da baixa efetuada no título do SIGAFIN conforme informado na liquidação do câmbio do SIGAEEC.
9. Caso a parcela de câmbio liquidada tenha sido uma parcela de câmbio a pagar, acesse Atualizações / Consultas / Contas a Pagar / Posição de Títulos a Pagar.
10.Posicione sobre o título referente à parcela de câmbio liquidada e clique no botão consulta.
11.O sistema exibirá as movimentações de descontos, juros e multas acerca da baixa efetuada no título do SIGAFIN conforme informado na liquidação do câmbio do SIGAEEC
4.Na tela de parcelas de adiantamento do cliente a associar no Pedido, verifique que o sistema exibe o campo de Decréscimo.
5.Selecione a parcela e clique no botão Confirmar.
6.No browser de adiantamentos do pedido selecionado, clique no botão “Outras Ações/Incluir” para inserir um novo adiantamento.
7.Na tela de dados da parcela, verifique que o sistema exibirá o campo de decréscimo. Informe um valor neste campo. Informe a data do adiantamento.
8.Informe os dados do banco do adiantamento e em seguida clique no botão Confirmar. As parcelas (vinculada e inclusa) surgirão no Browser.
9.No browser das parcelas de adiantamento, clique no botão Confirmar novamente para efetuar a gravação da parcela.
10.Neste momento, o sistema efetuará a gravação da parcela e enviará os dados do adiantamento para geração do título no módulo financeiro.
11.Retorne à tela de adiantamentos do cliente e verifique que o número do título financeiro relativo à parcela de câmbio foi gravado na respectiva parcela:
12.No módulo Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações/Contas a receber/ contas a receber.
13.Com base no título gerado pelo adiantamento, localize o mesmo no browser de títulos a receber do financeiro e clique no botão visualizar.
14.Verifique que o campo “Desconto Ctr”(E1_MDDESC) do título foi alimentado com base no decréscimo informado na parcela de adiantamento que se refere a este título.
Procedimentos
Para incluir Pagamentos Antecipados de um cliente:
...