Por que estamos fazendo isso? | Declaração do problema O módulo Fiscal Backoffice Protheus gera a obrigação acessória EFD ICMS/IPI (SPED FISCAL) em sua amplitude. Porém algumas informações complementares exigem dos usuários processos manuais, que oneram de forma significativa a operação nos clientes com grande volume de notas fiscais. Um exemplo é o Registro C113 Documentos Fiscal Referênciado, este registro tem por objetivo informar, detalhadamente, outros documentos fiscais que tenham sido mencionados nas informações complementares do documento que está sendo escriturado no registro C100, exceto cupons fiscais, que devem ser informados no registro C114. Automatizar este processo será importante na redução de custos operacionais e aumento da produtividade dos nossos clientes da base. Situações não atendidas atualmente. Para alguma situações a geração do registro C113 já ocorre de forma automática, porém existem cenários em que as chaves de busca do Protheus não identificam o documento originário e nestas situações para que o registro seja gerado corretamento é necessário o preenchimentos das informações dos documentos de origem manualmente. Abaixo será relacionados alguns exemplo de vinculos de documentos automaticamente. Operações por conta e ordem: Consiste na venda da mercadoria para um determinado cliente com entrega em outro. Dentro no normativo tributário estadual esta operação pode ser documentada por um único documento fiscal, normalmente em casos de operações estaduais, mas é muito comum a existência de dois documentos para acoberta esta operação. No segundo caso o vendedor remetente deverá emitir um documento em favor do destinatário para acobertar a operação, como "Remessa por conta e ordem de terceiros", e outra nota em nome do adquirente originário como "Remessa simbólica - venda à ordem". Neste caso temos que referênciar no documento de remessa simbólica a nota de remessa por conta e ordem crindo o vinculo das operações. - Documentos do tipo normal
- Emitida para participantes distintos.
- Operações de remessa e retorno para industrialização: Quando a empresa encomendante envia insumos, produtos intermediários e/ou embalagens para a empresas ou empresas que executarão os processos de industrialização. O normativo estadual prevê situações em que a mercadoria poderá transitar por mais de um indutrializador neste caso o documento de envio de mercadoria de um industrializador a outro será necessário referenciar o documento original original do encomendante (Artigos 526 á 534 da parte geral do Decreto 4.676/01-PA).
- Operações em consignação: A operação de remessa de mercadoria em consignação ocorre quando uma empresa (denominada consignante) envia mercadorias para outra empresa (denominada consignatária) para efetuar a revenda. A consignatária somente adquire efetivamente as mercadorias se a revenda se realizar.Caso contrário, a consignatária devolverá a mercadoria à consignante à consignante sem nenhum prejuízo ou vantagem. No entanto, se a venda acontecer, ocorrerá, simultaneamente, a venda pela consignante e assim oassim o negócio estará concluído, ou seja, na consignação, duas operações de venda acontecem ao mesmo tempo.Na operação de consignação deve existir contrato firmado entre as partes envolvidas. Contendo as condições em que a operação se realizará, como prazo em que a mercadoria ficará em poder da empresa consignatária, preço etc.
|