Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Chamado de TI

Índice


Flows Essentials

Tecnologia da Informação

Abertura de Chamado

O que esse Flow faz: Permite que o colaborador abra um chamado junto ao departamento de T.I, informando qual suporte necessita, direcionando para a  tratativa da equipe correta.

O que esse Flow não faz: Não está integrado ao ERP ou outro tipo de sistema de abertura de chamados.

Parametrizações:

  • Cadastro de Tipos de Ocorrência;
  • Parametrização de atribuição de responsável por atividade;
  • Personalização de SLA por atividade;
  • Definição de gestor do processo.

Requisitos:

  • Fluig instalado e parametrizado a partir da versão 1.7.1;
  • Utilização de processo padrão.

Restrições:

  • Não permite integrações com outros sistemas;
  • Não é customizável.

Processo:

  Image Added

Descrição do Processo:

  1. Atividade Início: Solicitante abre o processo, preenche as informações necessárias e envia;
  2. Processo é enviado para a atividade "Analisar a Solicitação";
    1. Atribuição:
      1. Se estiver configurada, será enviada para o responsável;
      2. Se não estiver configurada, o usuário precisará escolher um responsável;
  3. Atividade Analisar a Solicitação: Responsável entende a demanda e pode tomar as seguintes ações:
    1. Consegue resolver?

      1. Sim - envia para Analisar Serviço, de forma que o requisitante possa validar a solução dada;


      2. Não - Abrem duas opções:

        1. A atual solicitação possui inconsistências que impedem sua movimentação: nesse caso, a solicitação será finalizada;

        2. A atual solicitação carece de informações, o que limita o entendimento da real necessidade do usuário: nesse caso a solicitação será enviada para a atividade "Solicitar informações ao usuário" em que a atribuição deve ser automática e devolvida a quem requisitou o serviço pedindo mais informações;

  4. Atividade: Analisar Serviço
    1. O responsável deverá preencher com a informação se a situação foi resolvida em sim ou não. Caso tenha sido resolvida, o processo finaliza.Se for o contrário, retorna ao técnico responsável para ajuste da solução;
  5. Fim do processo.

Formulário:

Image Added

Detalhamento dos Campos:

Dados Gerais

Usuário de abertura: usuário que estiver identificado na plataforma ao abrir a solicitação. Carregado automaticamente.

Data: data de abertura da solicitação. Carregado automaticamente.

Usuário Solicitante: usuário que solicitou o atendimento, mas por qualquer motivo precisa que outra pessoa abra a solicitação. Permite a escolha entre todos os usuários ativos cadastrados na plataforma. Mesmo que esteja definido nesse campo, todas as interações e notificações do processo acontecerão diretamente para o usuário de abertura.

E-mail Solicitante: carregado automaticamente a partir do cadastro do usuário solicitante.

Gestor: O gestor do usuário ou do solicitante pode ser informado nesse campo. A consulta abre todos os usuários ativos cadastrados na plataforma.

E-mail do gestor: carregado automaticamente a partir do cadastro do usuário solicitante.

Estabelecimento/Filial: Campo descritivo e não obrigatório. Permite informar o estabelecimento ou a filial a que o usuário pertence, se houver.

Complemento: Campo descritivo e não obrigatório. Permite dar informações adicionais sobre como encontrar o solicitante, no caso de atendimento presencial.

Dados Técnicos

Tipo da Ocorrência: Campo obrigatório. Permite consultar a tabela de tipos de ocorrência, cadastradas no momento da instalação/edição do Flow. Pode auxiliar na classificação da solicitação no time de suporte e na transferência para as pessoas competentes.

Título da Ocorrência: Campo obrigatório e descritivo. Deve ser utilizado para descrever de forma sintética a ocorrência.

Descreva detalhadamente a situação: Campo obrigatório e descritivo. Deve ser utilizado para colocar os detalhes da ocorrência, de forma a auxiliar o time de suporte a resolver o problema reportado.

Análise da TI

Analista Técnico: usuário que estiver identificado na plataforma ao assumir a atividade ou ao recebê-la. Carregado automaticamente.

Data: data de análise da solicitação. Carregado automaticamente.

Consegue resolver? Sim/Não: 

  • Sim, analista técnico deve escrever as considerações e a solicitação será enviada para a avaliação do serviço. 
  • Não - Escolher entre duas opções adicionais:
    • A atual solicitação possui inconsistência que impedem a sua movimentação: escolhendo essa opção a solicitação será finalizada.
    • A atual solicitação carece de informações, o que limita o entendimento da real necessidade do usuário: escolhendo essa opção a solicitação será devolvida ao usuário requisitante para complementar as informações que faltam.

Considerações Técnicas:

Validação da Solução

Usuário Validador: usuário requisitante que abriu a solicitação. Carregado automaticamente.

Data: data de abertura da solicitação. Carregado automaticamente.

Situação Resolvida? Sim / Não: Se resolvida, a solicitação será finalizada. Se não resolvida, será devolvida ao analista técnico que atuou em sua solução.

Nível Satisfação (Estrelas): Satisfação com a solução, de 1 a 5 estrelas.

Considerações: Campo obrigatório e descritivo para informar o que achou do serviço prestado.


Suprimentos

Solicitação de Compras

Solicitação de Cotação

Solicitação de Equipamentos

Inclusão de Contratos

Lançamento de Documento

Financeiro

Solicitação de Adiantamento

Solicitação de Reembolso

Solicitação de Pagamento

Recursos Humanos 

Solicitação de Férias

Solicitação de Benefícios

Lançamento de Atestado Médico

Admissão

Demissão

Flows Advanced

Compras Digital

Solicitação de Compras

Cotação

Aprovação de Pedido de Compras

Recebimento de Nota Fiscal