Páginas filhas
  • Manual de Treinamento Intellector - Conceitos Gerais

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 

Objetivo


O objetivo principal deste treinamento é que você seja capaz de compreender a função 
do sistema Intellector, suas principais funcionalidades e integrações com os sistemas vinculados a ele, conceituando, demonstrando e explicando suas principais transações. 

Esperamos levar até você informações relevantes que os auxiliem em seu trabalho, buscando esclarecer as principais questões referentes ao Intellector inteligência de crédito.

Uma ótima aula para você!

 

Conceitos do Intellector  

O Intellector – INTELIGÊNCIA DE CRÉDITO, é uma ferramenta de gestão de políticas da TOTVS FINANCIAL SERVICES, utilizada amplamente pelas Instituições Financeiras, de Seguro e Indústrias, para a automatização das Análises de Crédito. É uma solução de apoio a tomada de decisão, que permite ao cliente agilidade, segurança, baixo custo. Visa o gerenciamento de riscos durante o Processo Decisório nas Áreas de Crédito, Risco, Seguro, Cobrança, Indústrias, Varejo, etc. As tomadas de decisão decorrem da capacidade dos administradores em escolher a alternativa que melhor satisfaz às necessidades organizacionais, em função das circunstâncias temporais para assegurar os resultados desejados. 
As decisões precisam ser tomadas de forma ágil e correta, pois o Desempenho das Organizações depende da Qualidade de seu Gerenciamento. Permite a Análise dos Dados do Cliente em conjunto com Consultas a Instituições 
Externas, como SERASA e SPC, facilitando e dando segurança para suas empresas, Garantindo que a sua Política de Crédito está sendo Aplicada de forma Uniforme para todas as suas Transações. A comunicação entre o Intellector e as Instituições Financeiras será feita através de Web Services. E as mensagens enviadas ao Intellector são do tipo .xml que será gerado respeitando o layout aceito pelo Intellector.

Definição da Política
     
  • Política: É o conjunto de Regras e Diretrizes que norteiam o Processo de Tomada de Decisão nas Empresas.    
  • Finalidade de uma Política: Identificar possíveis Riscos de Inadimplência nas Operações de concessão de Empréstimos, Crédito Pessoal ou Financiamentos, além de identificar a verdadeira Capacidade de Crédito do Cliente. 
  • Aplicam-se também as áreas de Seguro, Indústrias, Empresas de Varejo na Automatização das Tomadas de Decisão. 
  • A Concessão de crédito representa uma das principais fontes de retorno numa Instituição Financeira e, consequentemente, de Riscos Associados. Entretanto, as Políticas na Tomada de Decisão podem ser aplicadas a empresas de diversos segmentos como Empresas de Varejo, Indústrias, Seguro, etc. Dentro dessa ótica, as empresa se veem continuamente obrigadas a adotar Ferramentas mais Eficientes para Análise e Controle dos Riscos Associados à Tomada de Decisão. Na Política são definidos os parâmetros básicos para a Tomada de Decisão como a Concessão ou não de Crédito, por exemplo.