Páginas filhas
  • Manual de Treinamento Intellector - Conceitos Gerais

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O Intellector – INTELIGÊNCIA DE CRÉDITO, é uma ferramenta de gestão de políticas da TOTVS FINANCIAL SERVICES, utilizada amplamente pelas Instituições Financeiras, de Seguro e Indústrias, para a automatização das Análises de Crédito. É uma solução de apoio a tomada de decisão, que permite ao cliente agilidade, segurança, baixo custo. Visa o gerenciamento de riscos durante o Processo Decisório nas Áreas de Crédito, Risco, Seguro, Cobrança, Indústrias, Varejo, etc. As tomadas de decisão decorrem da capacidade dos administradores em escolher a alternativa que melhor satisfaz às necessidades organizacionais, em função das circunstâncias temporais para assegurar os resultados desejados. 
As decisões precisam ser tomadas de forma ágil e correta, pois o Desempenho das Organizações depende da Qualidade de seu Gerenciamento. Permite a Análise dos Dados do Cliente em conjunto com Consultas a Instituições 
Externas, como SERASA e SPC, facilitando e dando segurança para suas empresas, Garantindo que a sua Política de Crédito está sendo Aplicada de forma Uniforme para todas as suas Transações. A comunicação entre o Intellector e as Instituições Financeiras será feita através de Web Services. E as mensagens enviadas ao Intellector são do tipo .xml que será gerado respeitando o layout aceito pelo Intellector.

 

Vantagens Estratégicas para as Empresas: 

  • Análise e Autorização Automática para Propostas de Crédito - Com o Intellector o seu processo de decisão fica automatizado, documentado, ágil e seguro, contribuindo para o refinamento contínuo das suas políticas através do banco de informações gerado pela ferramenta;
  • Integração às Bases de Dados dos Sistemas Internos (legados);
  • Obtenção do Risco Interno através do acesso a Base de Crédito Internas ou Externas - Baseado em informações recebidas das Aplicações Core e nos Acessos às Bases de dados dos Sistemas Internos (legados) e nas Consultas Externas aos Órgãos de Proteção ao Crédito, Órgãos Reguladores, Receita Federal, Prefeituras, etc.
  • Realização de Consultas Integradas a Órgãos Externos (SPC, SERASA, Gravame, Receita Federal, Prefeituras, etc.) - Com vários acessos externos implementados aos mais conhecidos órgãos de proteção ao crédito, é possível determinar a hora certa de solicitar uma consulta, Reduzindo assim o Custo da Análise. Além disso, é possível Configurar a Periodicidade da Consulta para uma determinada chave como, por exemplo, não efetuar mais de uma consulta ao mesmo Órgão no mesmo dia para o mesmo CPF; 
  • Segmentação de Políticas por Região, Loja, Produto;
  • Controle de Fraude através de CPF, Endereço, Telefone, Empresa (nome e CNPJ), etc - Ela permite a análise dos dados do cliente em conjunto com consultas a diversas instituições externas (Serasa, SPC etc.), facilitando e dando segurança para as empresas que a sua política de crédito está sendo aplicada de forma uniforme para todas as suas transações; 
  • Possibilita Montagem e Configuração de suas próprias Políticas pelos Usuários - Contando com uma interface amigável, a montagem das políticas é construída através de uma linguagem de fácil entendimento, visando possibilitar a sua manutenção diretamente pelos usuários finais.
Definição da Política
     
  • Política: É o conjunto de Regras e Diretrizes que norteiam o Processo de Tomada de Decisão nas Empresas.    
  • Finalidade de uma Política: Identificar possíveis Riscos de Inadimplência nas Operações de concessão de Empréstimos, Crédito Pessoal ou Financiamentos, além de identificar a verdadeira Capacidade de Crédito do Cliente. 
  • Aplicam-se também as áreas de Seguro, Indústrias, Empresas de Varejo na Automatização das Tomadas de Decisão. 
  • A Concessão de crédito representa uma das principais fontes de retorno numa Instituição Financeira e, consequentemente, de Riscos Associados. Entretanto, as Políticas na Tomada de Decisão podem ser aplicadas a empresas de diversos segmentos como Empresas de Varejo, Indústrias, Seguro, etc. Dentro dessa ótica, as empresa se veem continuamente obrigadas a adotar Ferramentas mais Eficientes para Análise e Controle dos Riscos Associados à Tomada de Decisão. Na Política são definidos os parâmetros básicos para a Tomada de Decisão como a Concessão ou não de Crédito, por exemplo.

Benefícios


  • Autonomia: Independência do cliente para configurar suas próprias políticas de acordo com suas necessidades;
  • Segurança: Garantia de sigilo das regras de negócio utilizadas na avaliação do crédito; Confiabilidade: Todas as vendas e cálculo de limite do cliente seguem sempre as mesmas regras. 
  • Eliminação de controles paralelos; Usabilidade: Interface amigável para configuração de políticas de análise de risco; 
  • Conectividade: Integração com as principais instituições de registro de restrições cadastrais (SERASA, SPC) e possibilidade de integração com qualquer sistema ou base de dados legados dos clientes; 
  • Agilidade: Reduz o tempo de análise com a segurança de que o processo está obedecendo 100% a política da instituição; 
  • Flexibilidade: Devido a este modelo de variáveis e a facilidade de construir novos acessos tanto internos quanto externos, passamos a ter maior abrangência na utilização do Intellector para outras áreas além da de crédito, tais como: Seguro, Risco, Cobrança, Aprovação de Transações de Cartão, Saúde, etc.; 
  • Economia: Evitando acessos redundantes para o mesmo cliente nos órgãos dentro de períodos configuráveis.

 

Intellector Client

Responsável pelo Desenvolvimento e Administração de Políticas, Importação e Configuração de Acessos (internos e externos), Configuração de Layouts de Políticas e Acessos, além da Administração de Políticas.
Interface amigável que permite aos usuários finais a Montagem de Políticas de forma fácil e ágil e em conformidade com suas necessidades.
Utilização do conceito drag-and- drop, onde as Estruturas, Comandos  e Elementos de uma Política podem ser arrastados para a área de criação.

Intellector Server

Responsável pela execução das Políticas, Acessos e Troca de Mensagens entre os Sistemas Relacionados, além do Gerenciamento de Políticas, Layouts, Usuários e Perfis de Usuários.Image Added

 

 

Funcionalidades do Intellector Client

O Intellector é uma ferramenta que o usuário pode configurar a regra de negócio conforme sua necessidade através da construção das políticas de crédito. Contando com uma interface amigável, a montagem das políticas é construída através de uma linguagem de fácil entendimento, visando possibilitar a sua manutenção diretamente pelos usuários finais.
Esta é uma tela do Intellector Client e é possível visualizar o componente de elementos, à direita, exibindo a lista de elementos possíveis para a construção de uma política. E a esquerda demonstra parte do código de uma política criada.Image Added

 

Definição da Política
     
  • Política: É o conjunto de Regras e Diretrizes que norteiam o Processo de Tomada de Decisão nas Empresas.    
  • Finalidade de uma Política: Identificar possíveis Riscos de Inadimplência nas Operações de concessão de Empréstimos, Crédito Pessoal ou Financiamentos, além de identificar a verdadeira Capacidade de Crédito do Cliente. 
  • Aplicam-se também as áreas de Seguro, Indústrias, Empresas de Varejo na Automatização das Tomadas de Decisão. 
  • A Concessão de crédito representa uma das principais fontes de retorno numa Instituição Financeira e, consequentemente, de Riscos Associados. Entretanto, as Políticas na Tomada de Decisão podem ser aplicadas a empresas de diversos segmentos como Empresas de Varejo, Indústrias, Seguro, etc. Dentro dessa ótica, as empresa se veem continuamente obrigadas a adotar Ferramentas mais Eficientes para Análise e Controle dos Riscos Associados à Tomada de Decisão. Na Política são definidos os parâmetros básicos para a Tomada de Decisão como a Concessão ou não de Crédito, etc.
Criação de Políticas ou Regras de Decisão

O Intellector utiliza-se de uma estrutura pré-definida que atende todas as necessidades para o desenvolvimento de uma Política de Decisão.

 Nessa estrutura apresentam-se os comandos:                                                                                                                                               

  • Condições: SE, ENTÃO, SENÃO e FIM-SE
  • Comparadores : > (diz-se: maior), < (diz-se: menor), = (diz-se: igual), <> (diz-se:diferente
  • Conjunções Lógicas: E, OU
  • Operadores: +(diz-se: adição), – (diz-se: subtração), * (diz-se: multiplicação), / (diz-se:divisão) , % (diz-se: resto) 
  • Ações: APROVA, NEGA, MESA DE CRÉDITO - o nome das ações é definido pela natureza do negócio.


A janela abaixo  lista os elementos disponíveis para a construção de uma política.                                                                                                                                                                                           

Image Added


Os Elementos de uma Política de Crédito são, portanto, recursos disponíveis para o desenvolvimento da Lógica da Política, sendo sua composição:

Acessos, Comandos, Comentário, Funções, Sub-políticas, Literal, Conjunções Lógicas, Comparadores, Operadores, Variáveis Internas, Variáveis Externas , Variáveis de Trabalho e Ações. 


Elementos de uma Política – Acessos

Os Acessos são as Consultas Disponíveis a qualquer Base de Dados ou Servidor de informações que possam ser acionados dinamicamente. Podemos citar como exemplo: Acesso as Consultas realizadas a Órgãos como o SERASA e SPC.Image Added



Acesso com Status Inválido

Caso um acesso não possua "Bind" de todas as variáveis ou não possua descrição, então ficará inválido e aparecerá com indicação desse status na tela de elementos. O termo “Bind” significa fazer Associações entre as Variáveis do Acesso e as Variáveis Internas da política. Enquanto não forem efetuadas associações, o Acesso permanece inválido.
O processo de associação entre as variáveis do Acesso e as variáveis internas da política, será explicado em outro treinamento.
Image Added


Neste item estão disponíveis os Comandos que serão aplicados numa política.
10
Elementos de uma Política – Comandos
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Os comandos disponíveis no sistema servem para criar árvores de decisão, retorno de
função e inserção de blocos na política.





É possível inclusão de comentários a respeito da codificação da política.
11
Elementos de uma Política – Comentário
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Através do elemento “Comentário” podemos inserir na linha desejada uma linha de
comentário para livre edição.





É possível utilizar códigos prontos, os quais retornam resultados de consultas ou
cálculos conforme o objetivo da função.
12
Elementos de uma Política – Funções
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Através do elemento “Funções” podemos inserir na linha desejada códigos prontos, os
quais retornam resultados de consultas ou cálculos conforme o objetivo da função.





As Subpolíticas são novas funções que podem ser criadas pelo usuário.
13
Elementos de uma Política – Subpolíticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Poderão ser criadas novas funções pelo usuário, utilizando todos os recursos
disponíveis.
As funções criadas por um usuário são chamadas de Subpolíticas.
As Subpolíticas devem criadas em casos onde existe a necessidade de repetir o mesmo
código em uma Política.
Com a Subpolítica criada, será possível executá-la sempre que desejado, bastando
incluí-la no código da política.
Uma Subpolítica pode chamar outra Subpolítica subsequente, mas não pode chamar
Subpolíticas anteriores, pois não existe recursividade.





Este elemento permite a passagem de valores para as variáveis do sistema.
14
Elementos de uma Política – Literal
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


O elemento “Literal” é utilizado para a passagem de valores para as variáveis do
sistema. Os tipos de literal disponíveis no compilador são: INTEGER, BOOLEAN, DATE,
DOUBLE e STRING.




Este é um dos elementos utilizados para comparações na política de crédito.
15
Elementos de uma Política – Conjunções Lógicas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


As Conjunções Lógicas é um dos recursos utilizados para comparações na política de
crédito, ampliando as possibilidades de desenvolvimento da política.
As comparações lógicas podem ser: E e OU.




Este é um dos elementos utilizados para comparações na política de crédito.
16
Elementos de uma Política –Comparadores
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Os comparadores são elementos utilizados para comparações nas políticas.
Os comparadores disponíveis no compilador são: IGUAL, DIFERENTE, MAIOR QUE,
MENOR QUE, MAIOR OU IGUAL e MENOR OU IGUAL.
Caso sejam feitas comparações de dados de tipos diferentes, na compilação o sistema
fará a crítica e informará o local do problema.





Este é um dos elementos utilizados para comparações na política de crédito.
17
Elementos de uma Política –Operadores
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Os Operadores são operadores matemáticos que podem ser utilizados em árvores de
decisão ou na atribuição de valores as variáveis de trabalho do sistema.
Os operadores matemáticos disponíveis no compilador são: adição, subtração,
multiplicação e divisão.
Parênteses também estão disponíveis para uso.




A variável é a fonte de consulta utilizada pela política para realizar as validações. O
compilador possui três tipos de variáveis:
• Variáveis Internas.
• Variáveis Externas.
• Variáveis de Trabalho.
18
Elementos de uma Política –Variáveis
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


A Variável é a fonte de consulta utilizada pela política para realizar as validações.
Nas variáveis temos as informações necessárias para identificar qual ação iremos
realizar para um determinado cliente.

O Compilador do Intellector trabalha com três tipos de variáveis:
Variáveis Internas: São as variáveis que foram informadas pelo aplicativo que chamou o
Intellector.
Variáveis Externas: São as variáveis oriundas de Acessos Externos, que podem compor
diretamente o layout de saída da política.
Variáveis de Trabalho: São as variáveis criadas durante a política, utilizadas, por
exemplo, para cálculos ou comparações. As variáveis de trabalho compõem o layout de
saída da política junto das variáveis externas, retornando informações para o aplicativo
que chamou o Intellector.




As Ações tem como objetivo finalizar uma rotina de uma política.
19
Elementos de uma Política –Ações
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


As Ações finalizam a rotina de uma política.
Sempre que desejamos definir o resultado de uma validação feita na política devemos
utilizar uma Ação.
Uma política sem uma ação não terá resultado algum para o processo.
O nome das ações é definido pela natureza do negócio.
Alguns exemplos de nomes de Ações são: "APROVA", "NEGA", "MESA DE CRÉDITO",
"AUTORIZA", "LIGA", "DESLIGA", etc.



Ao acessar o menu "Política/Novo" será aberta uma página em branco para a criação
de uma nova política.
20
Criação de Políticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Criação de Políticas

O processo de criação de uma política no Compilador é iniciado pelo menu “Política”,
opção “Novo”. Será aberta a página em branco para a criação de uma nova política.




O Compilador usa drag and drop para arrastar comandos.
21
Criação de Políticas – Inserindo Comandos
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Inserindo Comandos

No Compilador, iremos utilizar o mecanismo drag and drop para inserir árvores de
decisão e blocos na política.

A sequência básica de ações relacionadas ao drag and drop é:
•Clicar no comando desejado e manter o botão esquerdo do mouse pressionado, para
"agarrar" o comando.
•"Arrastar" (drag) o comando para o corpo da política, ou seja, para a página em
branco.
•"Largar" (drop) o comando, soltando o botão pressionado.

Ao realizar essa sequência de ações, os comandos desejados serão inseridos no corpo
da política com sucesso.




Inclusão de comentários no corpo da política:
22
Criação de Políticas – Inserindo Comentários
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Inserindo Comentários

Para incluir comentários, o primeiro passo é selecionar o item “Comenta” e por meio
do mecanismo drag and drop arrastá-lo para a linha desejada.
Ao arrastar o elemento “Comenta” para o corpo da política, serão inseridas duas barras
na linha escolhida, indicando que aquela linha está pronta para a inserção de um
comentário.
Após a inserção das duas barras, podemos inserir o comentário desejado utilizando o
teclado do computador.




Para inserir variáveis, devemos selecionar o bloco e em seguida clicar na variável
desejada.
23
Criação de Políticas – Inserindo Variáveis
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Inserindo Variáveis

Para inserir uma variável, primeiramente devemos selecionar um bloco no corpo da
política.
Para selecionar um bloco, basta posicionar o cursor do mouse no bloco e realizar um
duplo clique.




Variáveis inseridas no código.
24
Criação de Políticas – Inserindo Variáveis
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Para finalizar o processo de inserção de uma variável, na janela de elementos clique
duas vezes na variável que deseja inserir.
O bloco selecionado será automaticamente substituído pela variável escolhida.




Para apagar um elemento do código da política, será utilizado o botão “Apaga o
elemento selecionado”.
25
Criação de Políticas – Apagando Elementos
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Apagando Elementos

Para apagar um elemento do código da política, basta selecionar o elemento desejado
e clicar no ícone “Apaga o elemento selecionado”.
O elemento será apagado com sucesso.



Para apagar um bloco da política, será utilizado o botão “Apaga bloco selecionado”.
26
Criação de Políticas – Apagando Elementos
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Para apagar um bloco da política, marque a linha inicial que deseja apagar e, com a
tecla SHIFT pressionada marcar a linha final desejada.
Após marcar o bloco, selecione o ícone “Apaga bloco selecionado”.
O bloco será apagado com sucesso.



Podemos criar novas Variáveis ao invés de usar uma já existente.
27
Criação de Políticas – Criando novas Variáveis
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Criando novas Variáveis

O Compilador permite a criação de novas variáveis internas e de trabalho. No processo
de criação de uma política, podemos, portanto usar as variáveis já existentes no
compilador ou criar novas.
Para iniciar o processo de criação de uma nova variável interna ou de trabalho, clique
com o botão direito do mouse na categoria desejada para a nova variável e selecione a
opção “Nova Variável”.




Configurando uma Nova Variável:
28
Criação de Políticas – Criando novas Variáveis
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após selecionar a opção “Nova Variável”, será exibida a tela de configuração da nova
variável.
Deverão ser informados o nome e o tipo da variável.
Os tipos disponíveis são BOOLEAN, DATE, DOUBLE, INTEGER e STRING.
O campo “Tamanho” só estará habilitado para edição quando a variável for do tipo
STRING.
Também deverá ser informado um comentário a respeito da variável.
Após preencher corretamente todos os campos, confirme a operação selecionando o
botão OK.



Nova Variável criada com sucesso:
29
Criação de Políticas – Criando novas Variáveis
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após confirmar a criação, a nova variável será automaticamente adicionada à lista de
variáveis da categoria ao qual pertence.




Inserindo elemento de comparação na política:
30
Criação de Políticas – Inserindo Comparadores
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Para inserir um comparador no corpo da política, utilize as teclas direcionais do teclado
para posicionar o cursor à direita de uma variável e selecione o comparador desejado.



O elemento Literal permite a passagem de valores para variáveis da política.
31
Criação de Políticas – Inserindo um Literal
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após as inserções de uma variável e de um comparador, podemos passar um valor à
variável.
O Literal é o recurso utilizado para a passagem de valores para as variáveis de uma
política.
Para inserir um literal na política, utilize as teclas direcionais do teclado para posicionar
o cursor à direita do comparador e selecione o elemento LITERAL.
A tela de configuração do literal seja exibida.




Configurando um Literal:
32
Criação de Políticas – Inserindo um Literal
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após selecionar o elemento LITERAL, será exibida a tela de configuração.
Deverão ser informados o tipo e o valor da variável.
Após preencher corretamente todos os campos, confirme a operação selecionando o
botão OK.




Literal inserido com sucesso:
33
Criação de Políticas – Inserindo um Literal
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após a confirmação dos dados, o literal será automaticamente inserido à direita do
comparador.




Para realizar comparações na política, além dos Comparadores também podemos
utilizar as Conjunções Lógicas “E” e “OU”.
34
Criação de Políticas – Inserindo Conjunções Lógicas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


A imagem do slide apresenta uma pequena lógica de programação usando Variáveis,
Comparadores, Literais e Conjunções Lógicas.
Para inserir uma conjunção lógica na política, basta posicionar o cursor à direita do
Literal atribuído a uma variável e selecionar a conjunção que se deseja inserir.
A conjunção será automaticamente inserida na política.




Operador matemático sendo utilizado na atribuição de valor à variável:
35
Criação de Políticas – Inserindo Operadores
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Os operadores matemáticos podem ser utilizados em árvores de decisão ou na
atribuição de valores as variáveis da política.
No exemplo apresentado na imagem, utilizamos o operador adição junto com um
Literal para atribuir valor à variável NovaIdade.
Para adicionar um operador, basta posicionar o cursor à direita da variável e selecionar
o operador que se deseja inserir.
O operador será automaticamente inserido na política.




Inserir uma função no corpo da política significa utilizar códigos prontos, os quais
retornam resultados conforme o objetivo da função.
36
Criação de Políticas – Inserindo Funções
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Para inserir uma função, o primeiro passo é selecionar a função desejada e por meio do
mecanismo drag and drop arrastá-la para o corpo da política.
Ao arrastar a função, será inserida a chamada da função na linha escolhida.
Algumas informações devem ser informadas à função.
Essas informações são a variável que irá receber o resultado gerado pela função e os
parâmetros que serão utilizados na lógica da função.
Para Somar um número de dias à uma data e obter uma nova data, por exemplo,
podemos usar a função f_somaDiasData.
Vide a imagem do slide.
A variável DataFinal irá receber o resultado do cálculo.
Data e Número são os parâmetros utilizados pela função.
A variável DataInicial e o Literal Sete foram informados como valores para esses
parâmetros.
Todo o código será validado na compilação e caso exista algum erro na codificação será
criticado e informado o local no código onde ocorreu.




Através do menu Elementos/Subpolíticas/Nova Subpolítica podemos iniciar o
processo de criação de uma Subpolítica.
37
Criação de Políticas – Criando SubPolíticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Como já explicamos anteriormente, as subpolíticas são novas funções que podem ser
criadas pelo usuário.
Para iniciar o processo de criação de uma Subpolítica clique com o botão direito do
mouse no elemento Subpolíticas e selecione a opção “Nova Subpolítica”.




Configurando uma Subpolítica:
38
Criação de Políticas – Criando SubPolíticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após selecionar a opção “Nova Subpolítica”, será exibida a tela de configuração.
Deverão ser informados o nome da subpolítica e um comentário a respeito da
subpolítica.
Após preencher corretamente todos os campos, confirme a operação selecionando o
botão OK.




Nova Subpolítica criada com sucesso:
39
Criação de Políticas – Criando SubPolíticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após confirmar a criação, a nova subpolítica será automaticamente adicionada à lista
de subpolíticas.



Através do menu Elementos/Subpolíticas/ Abre Script podemos criar o Script para a
Subpolítica.
40
Criação de Políticas – Criando SubPolíticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após selecionar a opção “Nova Subpolítica”, o próximo passo é criar a lógica de
programação da Subpolítica.
Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse na subpolítica recém criada e
selecionar a opção “Abre Script”.




Tela de Criação da Subpolítica:
41
Criação de Políticas – Criando SubPolíticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após selecionar a opção “Abre Script”, será aberta uma página em branco para a
criação da lógica de programação da subpolítica.




Adicionando um Bloco que irá receber a variável de Trabalho:
42
Criação de Políticas – Criando SubPolíticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Vamos iniciar o processo de criação da Subpolítica adicionando um comentário e um
Bloco que irá receber uma variável de Trabalho.




Recebendo a variável escolhida:
43
Criação de Políticas – Criando SubPolíticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


A variável de Trabalho “MinhaIdade” será a escolhida para substituir o Bloco.




Atribuindo um Literal:
44
Criação de Políticas – Criando SubPolíticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Próximo passo será atribuir um valor à variável “MinhaIdade” através do Elemento
Literal.




Após a atribuição a variável está com o novo valor e estará disponível globalmente.
45
Criação de Políticas – Criando SubPolíticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após a atribuição a variável está com o novo valor e estará disponível globalmente.
Para salvar a Subpolítica, selecione o ícone “Salva as alterações da função” que se
encontra no menu lateral.




Inserindo a Subpolítica na Política:
46
Criação de Políticas – Criando SubPolíticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


De volta ao script da Política, para incluir a subpolítica, o primeiro passo é selecioná-la
e por meio do mecanismo drag and drop arrastá-la para a linha desejada.
A Subpolítica será inserida no corpo da política com sucesso.
A variável de trabalho ‘’MinhaIdade’’ estará com valor que lhe foi atribuído dentro da
subpolítica.
Uma variável de trabalho tem o conceito de variável global.
Será visualizada pela política e todas as suas subpolíticas.




Para inserir uma ação existente, devemos arrastá-la para a linha desejada por meio do
mecanismo drag and drop.
47
Criação de Políticas – Inserindo Ações
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Para inserir uma ação já existente no compilador, o primeiro passo é selecionar a ação
desejada e por meio do mecanismo drag and drop arrastá-la para o corpo da política.
A ação será inserida com sucesso na linha escolhida.




Podemos criar novas Ações ao invés de usar uma já existente.
48
Criação de Políticas – Criando uma nova Ação
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


O Compilador permite a criação de novas ações.
No processo de criação de uma política, podemos, portanto usar as ações já existentes
no compilador ou criar novas.
Para iniciar o processo de criação de uma nova ação, devemos clicar com o botão
direito do mouse no elemento "Ações" e selecionar a opção “Nova Ação”.




Configurando uma nova Ação:
49
Criação de Políticas – Criando uma nova Ação
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após selecionar a opção “Nova Ação”, será exibida a tela de configuração.
Deverão ser informados o nome da nova ação e um comentário a respeito da ação.
Pode-se escolher o ícone e a cor da ação.




Configurando o Ícone da Ação:
50
Criação de Políticas – Criando uma nova Ação
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Para configurar um ícone para a nova Ação, selecione o ícone da Lupa que se encontra
ao lado da opção “Ícone”.
O pop up “Ícones Ação” será exibido.
Selecione o ícone desejado e confirme a operação clicando no botão OK.




Configurando a cor da Ação:
51
Criação de Políticas – Criando uma nova Ação
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Para configurar uma cor para a nova Ação, selecione o ícone da Lupa que se encontra
ao lado da opção “Cor”.
O pop up “Cor” será exibido.
Selecione a cor desejada e confirme a operação clicando no botão OK.




Nova Ação criada com sucesso:
52
Criação de Políticas – Criando uma nova Ação
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após preencher corretamente todos os campos de configuração da nova ação,
confirme a operação selecionando o botão OK do pop up “Nova Ação”.
Após confirmar a criação, a nova ação será automaticamente adicionada à lista de
ações do compilador.




Para gravar a política deverá ser clicado o botão "grava" ou a opção
"Programa/Salvar" no menu principal.
53
Criação de Políticas – Salvando as Políticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após a criação do Script da Política, o próximo passo é salvá-la.
Para gravar a política deverá ser clicado o ícone "grava" ou a opção "Política/Salvar" no
menu principal.




Deverão ser informados o nome, o tipo e a descrição da política.
54
Criação de Políticas – Salvando as Políticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após selecionar a opção “Salvar” ou o ícone “Grava”, será exibida a tela de
configuração da Política.
Deverão ser informados o nome, o tipo e a descrição da política.
Após preencher corretamente todos os campos, confirme a operação selecionando o
botão OK.
A política será gravada com sucesso.




Através do menu "Política/Salvar Como" podemos criar uma política a partir de uma
política existente.
55
Criação de Políticas – Salvando as Políticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Para criar uma política a partir de uma política existente, deverá ser usada a opção
"Política/Salvar Como" no menu principal.




Enquanto a política não for publicada no servidor, o tipo poderá ser alterado através
do ícone "Propriedades" ou da opção "Políticas/Propriedades".
56
Criação de Políticas – Salvando as Políticas
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Enquanto a política não for publicada no servidor, o seu tipo poderá ser alterado.
Para alterar o tipo, deverá ser clicado o ícone "Propriedades" ou a opção
"Políticas/Propriedades" no menu principal.
Ao selecionar a opção Propriedades, será exibido o pop up “Propriedades do
Programa”.
Após alterar corretamente o tipo da política, confirme a operação selecionando o
botão OK.
A alteração será gravada com sucesso.




Segue abaixo sequência de atividades necessárias para realizar a implantação de uma
Política em produção:
• Atualizar os Parâmetros de Envio.
• Configurar Layout da Política.
• Publicar Layout da Política.
• Compilar Política.
• Publicar Política.
57
Implantação de Políticas em Produção
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Implantação de Políticas em Produção

Para que possamos iniciar a utilização de uma política, devemos implantar esta política
em produção, ou seja, disponibilizá-la para utilização do Intellector Server.
Para realizar esta operação, é necessário primeiramente a execução de uma sequência
de atividades no Intellector Client.

Essas atividades são:
•Atualização de parâmetros de envio,
•Configuração de layouts da política,
•Publicação do layout da política,
•Compilação da política,
•Publicação da política.

Vejamos então a seguir a descrição detalhada de cada uma dessas atividades.






Os parâmetros que devem ser atualizados são:
• Tipo de Conexão.
• Caminho do arquivo de inicialização do SendRequest.
• Endereço do Host para publicação.
• Temporização para os dados de Connect, Send e Receive.
58
Atualizar os Parâmetros de Envio
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Atualizar os Parâmetros de Envio

Os parâmetros que devem ser atualizados são:

•Tipo de Conexão.
•Caminho do arquivo de inicialização do SendRequest.
•Endereço do Host para publicação.
•Temporização para os dados de Connect, Send e Receive



O processo de Atualização dos Parâmetros de Envio é realizado acessando o menu
Layout” e selecionando a opção “Parâmetros de Envio”.
59
Atualizar os Parâmetros de Envio
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Nessa imagem é possível visualizar a tela que apresenta os Parâmetros de Envio. Para
visualizá-la basta acessar o menu “Layout” e depois selecionar a opção “Parâmetros
Envio”.

As informações que devem ser apresentadas são:
•O Tipo de conexão que será utilizada;
•O caminho do arquivo de inicialização do SendRequest;
•O endereço do Host para publicação da política;
•A temporização para os dados de Connect, Send e Receive.

É preciso clicar no botão reticências que levará a pasta onde o arquivo SendRequest.ini
está salvo. Clique no arquivo e as configurações serão automaticamente atualizadas.

A SendRequest é uma DLL escrita em C ou C++, responsável pela integração entre o
Compilador e o engine do Intellector, que é uma aplicação web server . Normalmente
esse arquivo fica localizado no diretório da instalação do Compilador. É importante
ressaltar que esse arquivo não deve ser alterado manualmente.

Essa configuração é necessária para a publicação bem sucedida da política, que será
explicada adiante.


O layout da política informa quais variáveis são de entrada na política e quais variáveis
são de saída da política.
• Variáveis de entrada disponíveis para montar o Layout:
 Variáveis internas usadas na Política;
 Variáveis de entrada de acessos usados na Política.
• Variáveis de saída disponíveis para montar o Layout:
 Variáveis de trabalho usadas na Política;
 Variáveis de saída de acessos usados na Política.
60
Configurar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Configurar Layout da Política

O layout da política informa as variáveis de entrada (enviadas pelo processo que
chamou a política) e as variáveis de saída (enviadas para o mesmo processo que
chamou a política).

Na tela do Layout das variáveis de entrada de Política, as seguintes variáveis estarão
disponíveis para montar o Layout:
• Variáveis internas usadas na Política;
• Variáveis de entrada de acessos usados na Política.

Na tela do Layout das variáveis de saída da Política, as seguintes variáveis estarão
disponíveis para montar o Layout:
• Variáveis de trabalho usadas na Política;
• Variáveis de Saída de Acessos usados na política.




A Configuração de Layouts é acessada através do menu "Layouts, opção “Políticas".
61
Configurar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


O processo de Configuração de Layouts das Políticas é iniciado ao acessar o menu
“Layout” e selecionando a opção “Políticas”.



Um novo registro na lista de layouts é incluído ao selecionar o ícone “Inclui”. Após
essa inclusão, é possível inserir um nome para o Layout no campo “Nome”.
62
Configurar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Para criar um Layout para uma Política, escolha o ícone “Inclui” que fica no menu
lateral esquerdo do Intellector e entre com um nome para o Layout.



Ao selecionar o botão “Envio”, as variáveis de entrada da política são exibidas na tela
“Detalhes”.
63
Configurar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Clique no botão "Envio" para abrir a tela “Detalhes”. A tela “Detalhes” apresenta as
variáveis de entrada da política.

Para escolher as variáveis de entrada que serão montadas pelo processo chamador da
Política, basta marcar as variáveis desejadas na tabela “Campos Disponíveis” e
selecionar o botão “Seleciona”. Isso fará com que a variável seja colocada na tabela
“Campos Utilizados”.

Para remover uma variável da tabela “Campos Utilizados”, basta marcar a variável e
selecionar o botão Exclui.

Para que várias variáveis sejam selecionadas ao mesmo tempo para inclusão ou
exclusão no layout da política, basta selecionar uma delas e apertar o botão SHIFT ou
CTRL do teclado.



Ao selecionar o botão “Retorno”, as variáveis de saída da política são exibidas na tela
“Detalhes”.
64
Configurar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Ao selecionar o botão "Retorno", a tela “Detalhes” apresentará as variáveis de saída da
política.

Observe que a tabela “Campos Utilizados” já apresenta as variáveis obrigatórias
devolvidas pela Política.
Essas variáveis obrigatórias são chamadas de: 'LPT_sAcao', 'LPT_sMsgErro' e
'LPT_iRetorno'.

É importante ressaltar que não será possível remover essas três variáveis.



É possível fazer associações “De x Para” para as variáveis de Entrada e Saída, não
sendo essa operação obrigatória.
65
Configurar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


É possível fazer associações “De x Para” para as variáveis de Entrada e Saída, não sendo
essa operação obrigatória.
A primeira opção de “De x Para” é registrar um valor no campo Default para uma
determinada variável; se na execução da política, não for informado um valor, ela
assumirá o valor informado no campo Default, senão, será usado um valor nulo.
O valor default evita, portanto, que uma variável receba um valor nulo.



É possível sofisticar a operação 'De x Para'.
66
Configurar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


É possível sofisticar a operação “De x Para” .
A explicação será feita através do exemplo apresentado na figura exibida: se a variável
de entrada vier com o valor 00000000191, ela vai assumir o valor de saída
00000000299; qualquer valor diferente de 00000000191 é o próprio valor informado
na entrada que será considerado.

Caso seja especificado um valor default, e então, o valor de entrada for 00000000191,
a saída será 00000000299, e, para qualquer valor diferente de 00000000191 será
assumido o valor default, no caso do exemplo, o valor 12300000000.



Após realizar uma associação utilizando o campo “De x Para”, é possível visualizar
esse campo uma string que representa a regra de associação criada. No caso do
exemplo, a string será 00000000191?00000000299;12300000000.
67
Configurar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Após realizar uma associação utilizando o campo “De x Para”, é possível visualizar esse
campo uma string que representa a regra de associação criada.



Para validar um Layout, selecione o ícone “Valida” e, observe o campo “Válido”
verificando se existe um Sim.
68
Configurar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Para saber se um Layout é válido, basta selecionar o ícone “Valida” que se encontra no
menu lateral. O campo “Válido” irá apresentar o valor “Sim” ou “Não” como feedback.



É possível copiar um layout já existente. Para isso deverá ser usado o botão 'Copia'.
69
Configurar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


É possível copiar um layout já existente.
Para isso deverá ser usado o botão 'Copia'.
Entretanto, ao copiar um layout, só serão mantidas as variáveis usadas na política. As
variáveis específicas da política do layout de origem serão automaticamente apagadas.



Ao passar o mouse sobre os botões que estão no menu lateral, um hint mostrará a
utilidade de cada um.
70
Configurar Layout da Política
Ícone Fecha
Ícone Grava
Ícone Exclui
Ícone Inclui
Ícone Primeiro
Ícone Anterior
Ícone Próximo
Ícone Último
Ícone Copia
Ícone Valida
Ícone Envia
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Observe os botões que se encontram no menu lateral à esquerda; ao passar o mouse
por cima, um hint mostrará a utilidade de cada um.

Ícone Fecha: Fecha a tela “Cadastro de Layouts”.
Ícone Grava: Grava os dados preenchidos.
Ícone Exclui: Exclui o registro selecionado.
Ícone Inclui: Inclui um novo registro na lista.
Ícone Primeiro: Posiciona o foco no primeiro registro.
Ícone Anterior: Posiciona o foco no registro anterior.
Ícone Próximo: Posiciona o foco no próximo registro.
Ícone Último: Posiciona o foco no último registro.
Ícone Copia: Copia um layout já existente.
Ícone Valida: Valida o Layout.
Ícone Envia: Publica Layout da Política.



Após configurar e validar um layout, o próximo passo é publicar esse acesso no
Intellector Server, para que fique disponível para a execução de Políticas.
71
Publicar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Publicar Layout da Política

Após configurar e validar um layout, o próximo passo é publicar esse acesso no
Intellector Server.
Publicar um layout significa torná-lo disponível para a execução de Políticas. Os dados
do servidor precisam estar corretos, para que a publicação ocorra com sucesso.

O processo de publicação de um layout é iniciado ao selecionar o ícone “Envia” no
menu lateral.
Ao clicar no ícone de publicação, será necessário informar um usuário e senha de
acesso para prosseguir com a publicação.



Uma mensagem de erro será exibida se não houver permissão de publicação, se
usuário ou senha estiverem inválidos ou se acontecer algum erro na conexão com o
servidor.
72
Publicar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Os dados de usuário, senha e tipo de política serão validados no servidor.
O usuário e a senha não são os mesmos do Compilador. Sendo assim, um usuário pode
ter permissão para montar políticas, mas não necessariamente para publicar o tipo de
política no Intellector Server.

Se a publicação não for efetuada com sucesso, uma mensagem informará o erro.
Os Erros que podem ocorrer são:
•Usuário sem permissão para publicar layout de política.
•Dados de usuário ou senha inválidos.
•Erro ao conectar com o servidor HTTP.



Se a publicação do Layout for efetuada com sucesso, a mensagem abaixo será
mostrada.
73
Publicar Layout da Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Se a publicação do Layout for efetuada com sucesso, uma caixa de diálogo exibirá uma
mensagem de sucesso.



O processo de compilação avalia a lógica da política, evitando problemas durante a
implantação em produção.
74
Compilar Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Compilar Política

É prudente que antes da tentativa de implantação de uma política, seja efetuado um
teste de compilação.
A compilação é a avaliação lógica da política, evitando, portanto, problemas durante a
implantação em produção.
Erros na lógica de programação impedem a publicação da política.
Para iniciar o processo de compilação, utilize o menu “Política” para selecionar a opção
“Compila Tudo”.



Ocorrendo erros de compilação, o compilador informará a linha onde ocorreu o erro e
a causa do problema.
75
Compilar Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Caso a política possua erros em sua lógica de programação, o compilador informará a
linha onde ocorreu o erro e a causa do problema. Ocorrendo erros de compilação, os
mesmos deverão ser corrigidos e, em seguida, recompilados, para assegurar que a
política não possui inconsistências lógicas.



Caso existam variáveis internas não mapeadas nos layouts de entrada da política,
serão exibidos warnings (avisos).
76
Compilar Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Caso existam variáveis internas não mapeadas nos layouts de entrada da política, serão
exibidos warnings.
Os warnings não impedem a publicação da política, são apenas avisos para evitar que o
mapeamento de variáveis nos layouts seja esquecido.



O processo de Publicação da Política é iniciado acessando o menu “Política” e
selecionando a opção “Coloca em Produção”.
77
Publicar Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Publicar Política

Após a atualização de parâmetros de envio, configuração de layouts, publicação de
layouts e compilação, finalmente podemos publicar a política.
Para iniciar o processo de publicação da política, utilize o menu “Política” para
selecionar a opção “Coloca em Produção” .

Como já mencionado anteriormente, erros na lógica de programação impedem a
publicação da política.
Ao selecionar a opção “Coloca em Produção” para uma política que apresenta erros na
sua lógica, o Compilador exibirá a mensagem de erro “Corrija os erros antes de gerar o
fonte SQL”.
Os erros que precisam ser corrigidos também serão informados pelo compilador.



É necessário informar um usuário e uma senha de acesso para efetuar a publicação
da política.
78
Publicar Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Ao selecionar a opção “Coloca em Produção” para uma política que não apresenta
erros na sua lógica, se faz necessário informar um usuário e uma senha de acesso para
efetuar a publicação da política.



O processo de validação do usuário e do tipo da política que está sendo publicada é
feito pelo servidor. Havendo algum problema uma mensagem de erro será exibida.
79
Publicar Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


O processo de validação do usuário e do tipo da política que está sendo publicada é
feito pelo servidor.
Se não houver autorização de publicação, se usuário ou senha estiverem inválidos ou
ocorrer algum erro na conexão com o servidor HTTP, uma mensagem de erro será
exibida.



• Por segurança, uma política implantada não pode ser excluída, mesmo que não
utilizada.
• Uma política também não pode ser publicada mais de uma vez com o mesmo
nome/tipo. Caso necessite fazer uma alteração numa política já publicada, a
mesma deverá ser renomeada e republicada.
80
Publicar Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


É importante ressaltar que, por segurança, uma política implantada não pode ser
excluída, mesmo que não utilizada.
Uma política também não pode ser publicada mais de uma vez com o mesmo
nome/tipo.

Caso necessite fazer uma alteração numa política já publicada, a mesma deverá ser
renomeada e republicada.




Se a publicação da Política for efetuada com sucesso, a mensagem abaixo será
exibida.
81
Publicar Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Se a publicação da Política for efetuada com sucesso, uma caixa de diálogo exibirá uma
mensagem de sucesso.



Uma política publicada não pode mais ser alterada. Haverá uma mensagem indicativa
ao abrir a política e o menu lateral ficará desabilitado.
82
Publicar Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Uma política publicada não pode mais ser alterada. Haverá uma mensagem indicativa
ao abrir a política...



83
Publicar Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


...ao selecionar o botão OK da mensagem, o menu lateral ficará desabilitado.
Caso precise alterar uma política, ela deverá ser gravada com outro nome e publicada
novamente.
Acesse o menu “Política” e utilize a opção "salvar como" para gravar a política com
outro nome.



Informações sobre a publicação da política podem ser visualizadas na janela de
propriedades.
84
Publicar Política
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Acessando o menu “Política” e selecionando a opção “Propriedades”, é possível
visualizar informações sobre a publicação da política.
São exibidas informações sobre a criação, alteração e compilação da política.



Neste treinamento, você conheceu um
pouco mais sobre:
• Características da Política
• Elementos de uma Política
• Criação de Políticas
• Atualizar Parâmetros de Envio
• Configurar Layout da Política (Entrada
e Saída)
• Publicar Layout da Política
• Compilar Política
• Publicar Política
85
Conclusão
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


Neste treinamento, você conheceu um pouco mais sobre:
• Características da Política
• Elementos de uma Política
• Criação de Políticas
• Atualizar Parâmetros de Envio
• Configurar Layout da Política (Entrada e Saída)
• Publicar Layout da Política
• Compilar Política
• Publicar Política



86
A TOTVS agradece a sua participação.
Este material é de propriedade da TOTVS S/A, sendo proibida a sua reprodução em qualquer meio, total ou parcial, sem
aprovação por escrito. Todos os direitos estão reservados. A informação contida aqui é confidencial e não pode ser
utilizada fora da empresa ou das franquias que fazem parte da nossa rede, não podendo ser divulgada para clientes,
parceiros ou outra empresa ou indivíduo sem o prévio consentimento de um diretor da TOTVS S/A. As opiniões
expressas aqui estão sujeitas a modificação sem aviso prévio.
Construção de Políticas - INTELLECTOR Inteligência de Crédito


A TOTVS agradece a sua participação.

 

Benefícios
  • Autonomia: Independência do cliente para configurar suas próprias políticas de acordo com suas necessidades;
  • Segurança: Garantia de sigilo das regras de negócio utilizadas na avaliação do crédito; Confiabilidade: Todas as vendas e cálculo de limite do cliente seguem sempre as mesmas regras. 
  • Eliminação de controles paralelos; Usabilidade: Interface amigável para configuração de políticas de análise de risco; 
  • Conectividade: Integração com as principais instituições de registro de restrições cadastrais (SERASA, SPC) e possibilidade de integração com qualquer sistema ou base de dados legados dos clientes; 
  • Agilidade: Reduz o tempo de análise com a segurança de que o processo está obedecendo 100% a política da instituição; 
  • Flexibilidade: Devido a este modelo de variáveis e a facilidade de construir novos acessos tanto internos quanto externos, passamos a ter maior abrangência na utilização do Intellector para outras áreas além da de crédito, tais como: Seguro, Risco, Cobrança, Aprovação de Transações de Cartão, Saúde, etc.; 
  • Economia: Evitando acessos redundantes para o mesmo cliente nos órgãos dentro de períodos configuráveis.

 

 

Intellector Client

Responsável pelo Desenvolvimento e Administração de Políticas, Importação e Configuração de Acessos (internos e externos), Configuração de Layouts de Políticas e Acessos, além da Administração de Políticas.
Interface amigável que permite aos usuários finais a Montagem de Políticas de forma fácil e ágil e em conformidade com suas necessidades.
Utilização do conceito drag-and- drop, onde as Estruturas, Comandos  e Elementos de uma Política podem ser arrastados para a área de criação.

Intellector Server

Responsável pela execução das Políticas, Acessos e Troca de Mensagens entre os Sistemas Relacionados, além do Gerenciamento de Políticas, Layouts, Usuários e Perfis de Usuários.

Image Removed

 

 

Funcionalidades do Intellector Client

O Intellector é uma ferramenta que o usuário pode configurar a regra de negócio conforme sua necessidade através da construção das políticas de crédito. Contando com uma interface amigável, a montagem das políticas é construída através de uma linguagem de fácil entendimento, visando possibilitar a sua manutenção diretamente pelos usuários finais.
Esta é uma tela do Intellector Client e é possível visualizar o componente de elementos, à direita, exibindo a lista de elementos possíveis para a construção de uma política. E a esquerda demonstra parte do código de uma política criada.

Image Removed